Buscar

APS Cardio , Insuficiência Cardíaca

Prévia do material em texto

Insuficiência Cardíaca
Insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando seu coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo.
CAUSAS:
Doença arterial coronariana
Ataque cardíaco anterior (infarto do miocárdio)
Pressão alta (hipertensão)
Valvulopatias
Entre outras...
Os sintomas de insuficiência cardíaca são mais evidentes. Por causa da incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e fornecer a seus órgãos (como os rins e o cérebro), você pode experimentar uma série de sintomas, incluindo:
Falta de ar
Inchaço dos pés e pernas
Falta de energia, sensação de cansaço
Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios
Abdômen inchado ou mole, perda de apetite.
Para descartar ou confirmar o diagnóstico de insuficiência cardíaca, seu médico poderá prescrever um ou vários destes testes de diagnóstico:
Ecocardiograma
Eletrocardiograma (ECG)
Radiografia de tórax
Teste de esforço (teste de estresse):
Cateterização cardíaca
Referência: https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/heart-failure.html
Edema pulmonar pode ser fatal e deve ser tratado com urgência
O edema pulmonar é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões. Ele ocorre com mais frequência quando o coração encontra dificuldade para bombear o sangue, aumentando a pressão do sangue no interior dos pequenos vasos sanguíneos dos pulmões. Para aliviar essa pressão crescente, os vasos liberam líquido para dentro dos pulmões. Esse líquido interrompe o fluxo normal de oxigênio, resultando em falta de ar.
Além dos problemas cardíacos, há outro grupo de doenças de risco para o edema pulmonar. Pessoas que já tiveram um edema pulmonar ou doenças pulmonares, como tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ou com distúrbios vasculares estão mais propensas a desenvolver um edema pulmonar.
O edema pulmonar nem sempre é evitável, mas seu risco está relacionado, na maioria das vezes, a problemas cardíacos, algumas medidas podem ser tomadas no dia a dia para evitar os problemas. As orientações já são bem conhecidas: evitar fumar, manter o peso sob controle, praticar atividades físicas, medir a pressão arterial, controlar o nível de colesterol e triglicérides no sangue, limitar o uso de sal e evitar, na medida do possível, situações de estresse.
Referência: 
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/edema-pulmonar-pode-ser-fatal-deve-ser-tratado-urgencia-.aspx
O que é doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e como tratar
A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar. O primeiro causa um estado permanente de inflamação nos pulmões, enquanto o segundo destrói os alvéolos, estruturas que promovem trocas gasosas no órgão.
Sinais e sintomas
– Tosse
– Pigarro
– Falta de ar e fadiga
– Catarro em excesso
Um exame chamado de espirometria mede a força do sopro da pessoa e atesta a DPOC se o fluxo de ar for fraco. Para confirmar o diagnóstico, o médico avalia as queixas relacionadas à respiração e ao cansaço e solicita outros testes. É o caso da radiografia do tórax e do oxímetro, que mede o teor de oxigênio no sangue.
A doença não tem cura, mas uma série de medidas a mantém sob controle e, na medida do possível, devolve um pouco da função pulmonar. Os medicamentos bronco dilatadores, que melhoram a respiração, são os mais usados, mas anti-inflamatórios também podem acabam prescritos em alguns casos.
Referência:
https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc-e-como-tratar/
APS
Sistema Cardiorrespiratório

Continue navegando