Buscar

Movimentos sociais no Brasil

Prévia do material em texto

Movimentos sociais no Brasil
Nome: Samira Aparecida Francisco de Oliveira
Disciplina: Geografia
 Professor: João Carlos
· MST-Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
O MST, enquanto um movimento social, tem como principal instrumento de reivindicação a luta social. A mais conhecida forma de luta do Movimento são as ocupações de terra, quando um grupo de famílias Sem Terra ocupam alguma área, pública ou privada, que não esteja cumprindo com sua função social, e a reivindicam para que seja destinada para fins de Reforma Agrária - bem como designa a Constituição Federal.
Há, no entanto, diversas outras formas de lutas e mobilizações protagonizadas pelo MST com o objetivo de pressionar o poder público para que os direitos das famílias Sem Terra sejam atendidas, como marchas, atos políticos, ocupações de prédios públicos, trancamento de rodovias, entre outros.
· VIA CAMPESINA 
 
Via Campesina é uma organização internacional de camponeses composta por movimentos sociais e organizações de todo o mundo. A organização visa articular os processos de mobilização social dos povos do campo em nível internacional.
A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres camponesas e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa.
Trata-se de um movimento autônomo e pluralista. Está formada por organizações nacionais e regionais cuja autonomia é cuidadosamente respeitada. FalConferências: é a máxima instância de decisão, se reúne a cada três anos;As comissões estão integradas por 50% de mulheres e 50% de homens.
A Via Campesina trabalha na construção de uma política de alianças com outras forças sociais,econômicas e políticas, a nível mundial, para lutar pelos seus direitos.
A Via Campesina Brasil é composta pelos seguintes movimentos:
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB)
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Pastoral da Juventude Rural (PJR)
Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF)
Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
Pescadores e Pescadoras Artesanais
· MARCHA DAS MARGARIDAS
A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Por ser permanente, as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem conseqüências perversas à vida delas.
Realizada a partir de 2000, tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.
As três primeiras marchas, realizadas em 2000, 2003 e 2007, focaram na plataforma política e na pauta de reivindicações a luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. Já em 2011, o lema foi “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade.
A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e por várias organizações de mulheres parceiras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://fetase.org.br/mobilizacoes/marcha-das-margaridas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Via_Campesina#Prioridades
http://www.mst.org.br/lutas-e-mobilizacoes/

Continue navegando