Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Planejar é necessário para especificar um norte a ser perseguido e, assim, comprometer as pessoas para alcançar esses resultados. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir acerca do planejamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Ainda que o sucesso de uma estratégia não seja garantido, é melhor ter uma estratégia do que não ter nenhuma.
II. Com um plano bem definido, é possível concentrar os esforços, envolver as pessoas e organizar ações para assegurar a direção.
III. Planejar é uma forma de administrar a estratégia da empresa, envolvendo pessoas em todos os níveis, articulando suas ações para alcançar os objetivos propostos.
IV. Para que o planejamento estratégico não seja disseminado aos concorrentes, é necessário que os planos permaneçam ocultos dos colaboradores.

é necessário para especificar um norte a ser perseguido e, assim, comprometer as pessoas para alcançar esses resultados. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir acerca do planejamento.
A partir da premissa de que a gestão de pessoas deve compreender a missão, os valores e os objetivos da organização para atuar de forma estratégica indo ao encontro das expectativas da organização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) As expectativas de uma empresa e a forma como estas devem ser alcançadas são definidas nos objetivos e metas organizacionais.
II. ( ) É possível entender a expectativa que a empresa tem sobre seus funcionários ao ler, por exemplo, os valores estabelecidos pela organização.

Considerando esse contexto globalizado, as mudanças geradas com a administração estratégica na gestão de pessoas e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Agora, assinale a alternativa correta:
I. Atualmente, realizar uma administração com foco na estratégia de negócio é símbolo de ter uma vantagem competitiva e de se sustentar em um mundo em constante mutação. Dessa forma, esse direcionamento estratégico tem se tornado também o norte dos profissionais de gestão de pessoas.
II. Podemos afirmar que a estratégia corporativa das organizações é a base que os profissionais de gestão de pessoas devem utilizar para planejar suas ações, pois é o RH que conduz e ajuda as pessoas a responderem aos novos desafios e são os seres humanos que realizam os processos, dando vida às estratégias da organização.

Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Podemos afirmar que a gestão de pessoas tem um importante papel no momento da definição do planejamento estratégico da empresa. II. ( ) Um dos maiores desafios dos profissionais de RH é ajudar suas respectivas empresas a terem sucesso, o que significa auxiliar na redução de custos e no crescimento nos mercados globais, entre outros aspectos. III. ( ) As estratégias definidas pela organização podem afetar o funcionamento da gestão de pessoas, pois esta precisa se transformar para também se tornar um RH estratégico. IV. ( ) O RH se transforma a partir do momento em que entende o negócio, porque é a partir disso que nasce a lógica para sua atuação estratégica. V. ( ) Por se apropriarem da estratégia da empresa e ampliar a visão de negócio, os stakeholders se tornam capazes de transformar ativamente o RH. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Planejar é importante, mas nem sempre o que é planejado em uma organização acontece exatamente como foi definido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) São as ações planejadas de forma intencional pela organização.
( ) Diz respeito ao papel das pessoas que interpretam e traduzem a estratégia em termos operacionais ou táticos específicos.
( ) São as ações que a organização realiza repetidamente e que podem se tornar um padrão de comportamento.
( ) Diz respeito ao papel assumido pelos colaboradores que executam tarefas previstas no exercício do cotidiano.
( ) Diz respeito ao papel das pessoas que decidem a estratégia de toda a organização.

ar continuamente esse alinhamento. Só a partir dos resultados é possível perceber o quanto o RH está contribuindo com o desempenho da organização. Considerando essas informações e os conteúdos trabalhados pelo texto-base, associe, a seguir, cada um dos cinco passos que auxiliam o RH a manter o alinhamento com a estratégia a seu respectivo objetivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associação:
( ) Verificar se os componentes do sistema de RH se encaixem entre si para que possam respaldar os elementos da cadeia de valor da organização.
( ) Apresentar a maneira como a estratégia será implementada para a efetiva compreensão do papel dos colaboradores e da organização.
( ) Definir o que o RH produz, por meio de suas ações, que é capaz de respaldar a estratégia da organização.
( ) Verificar aquilo que o RH cria de valor por meio de seus sistemas e que impacta a implementação da estratégia da organização.
( ) Identificar o conjunto interligado das atividades da empresa, ou seja, a cadeia de valor da organização, identificando hipóteses de desempenho.

Apesar de a mudança estar presente em nossa existência, ela nem sempre é encarada como algo fácil e natural, e o mesmo ocorre no contexto organizacional. Desse modo, é muito comum encontrar resistência no ambiente de uma organização que deseja realizar um movimento de mudanças em seus processos, por exemplo. A gestão de pessoas tem um papel importante no contexto de mudanças, por isso, deve entender seus aspectos para poder conduzir da melhor forma os recursos da empresa.
Diante disso e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
I. O tipo de mudança denominado proativa ocorre devido à percepção de que fatores externos estão influenciando no desempenho da empresa.
II. É possível gerenciar a mudança e fazer com que ela ocorra levando em consideração, por exemplo, seu planejamento e a comunicação aos colaboradores.
III. Ao associar uma mudança à estratégia corporativa, os gestores podem dificultar um processo de mudança.
IV. As pessoas sabem da necessidade de mudança, mas, ainda assim, podem resistir, por se sentirem desconfortáveis ou com medo de perder algo de valor.
V. Os fatores técnicos comprometem muito mais um processo de mudança do que os fatores humanos.

Não só de planejamento vive o RH: ele precisa concretizar a estratégia. Para tanto, é necessário realizar a tradução da estratégia, ou seja, executá-la. Esta é uma parte considerada frágil pelos gestores, pois envolve bastante responsabilidade dos líderes e do RH que se envolve na execução, quando os objetivos se referem a recursos relacionados a pessoas.
Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um fator importante para as estratégias de RH é o alinhamento aos objetivos da organização, mas, para que isso aconteça, é preciso ter um bom entendimento do contexto organizacional e definir um modelo de gestão para que tudo aconteça.
II. O modelo de gestão se constitui em práticas, princípios, processos e políticas de RH que definem a maneira como a organização orienta o comportamento humano.

Vivemos em um mundo repleto de mudanças, que podem ocorrer tanto dentro como fora de uma organização e podem afetar diferentes públicos. Tais situações afetam também a postura do profissional de RH, por isso, é importante procurar entender o funcionamento do macroambiente para atuar junto às necessidades da empresa e de todos os stakeholders.
Conforme estudamos, o profissional de RH que atua em uma gestão estratégica precisa entender cada vez mais do contexto do negócio. A partir dessas informações e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. Para entender o contexto do negócio, os profissionais de gestão de pessoas precisam buscar informações diversas, como aquelas sobre a concorrência, fornecedores etc.
II. É necessário compreender o contexto do negócio para que possamos entender a lógica da atuação de gestão de pessoas.
III. O profissional de RH, quando entende do negócio da empresa em que atua, realiza serviços internamente que possibilitam criar valor externamente, aumentando a capacidade da empresa.
IV. Os stakeholders não são considerados clientes do RH, pois envolvem um público que faz parte do macroambiente, como os clientes e fornecedores externos.
V. Para oferecer serviços que agreguem valor e contribuam efetivamente com a formulação e execução da estratégia, o profissional de gestão de pessoas precisa olhar a empresa de dentro para fora.

Para gerar valor à organização, o RH precisa compreender como alinhar suas ações com as necessidades da organização. Atualmente, a existência do RH só se justifica se a área souber atender às necessidades do negócio, o que normalmente envolve resultados quantitativos. Por isso, têm sido desenvolvidas ferramentas para mensurar a valia das práticas de RH.
Conforme estudamos, podemos entender que é necessário ter um sistema de mensuração dos resultados da área. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Para entender como o RH gera valor, é possível utilizar uma ferramenta de gestão chamada Balanced Scorecard (BSC), que identifica os indicadores que apontam avanços no alcance dos objetivos organizacionais.
II. ( ) A leitura do BSC por meio da amplitude explica a conexão entre fatores financeiros e não financeiros referentes ao desempenho da empresa.
III. ( ) Uma dimensão da estratégia é a amplitude, que representa os elementos que afetam o desempenho da organização, considerados vetores.
IV. ( ) O fluxo causal constrói uma lógica causal, uma história de causa e efeito que indica os determinantes que afetam os fatores críticos de sucesso.
V. ( ) Antes da análise do fluxo causal do BSC, devem ser identificados os indicadores que mostram o quanto as ações de RH contribuem com os objetivos organizacionais.

Uma organização de trabalho está inserida em um contexto representado por seu ambiente interno e externo. Ambos podem afetar o desempenho da organização. O ambiente externo é denominado macroambiente e é representado pelo ambiente geral e o ambiente de negociação, que está fora da empresa, envolvendo-a.
Vimos que as mudanças que ocorrem no macroambiente também são objeto de estudo da gestão de pessoas, pois impactam os resultados. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para manter um RH estratégico, é necessário manter uma observação constante e saber, sobretudo, analisar e gerenciar o ambiente externo, que corresponde ao contexto do negócio (o ambiente em que a empresa está inserida, os atores envolvidos e sua dinâmica).
II. O ambiente de negociação, mesmo estando distante, exerce certa influência (ainda que a organização tenha pouco poder de intervenção sobre ele). Já o ambiente geral está mais próximo da organização e oferece maior espaço para que a empresa atue sobre ele.

Leia com atenção o excerto a seguir. “[...] movimentos de profundas alterações nas relações de trabalho, na forma de gerenciamento da área de recursos humanos e na concepção de seu papel dentro da organização. Essas mudanças, inseridas em um quadro contextual mais amplo – o de transformações na sociedade capitalista e no seu modo de produção –, tenderiam a conduzir a alterações na estrutura e função da área de recursos humanos nas organizações, aproximando-a de forma mais estreita da estratégia organizacional [...]”.
No contexto da gestão de pessoas, vimos que a área de Recursos Humanos (RH) passou por uma evolução, o que a fez trocar várias vezes o próprio nome para acompanhar as mudanças de conceito. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no textobase sobre a evolução do RH, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Durante o século XIX, o homem era tratado de acordo com o conceito de homo economicus. Foi a partir das primeiras décadas do século XX que essa perspectiva teve alterações e o foco do RH passou a ser o conceito de homo social.
II. Devido a mudanças nas relações de trabalho entre empregador e empregado e à necessidade das organizações de atrair e manter profissionais qualificados, houve uma popularização do termo que denominava a área de RH, que passou a se chamar, a partir do final do século XX, departamento pessoal.

A área de gestão de pessoas, ao realizar seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH), precisa integrar sistemas e inovar práticas para se manter alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Esse alinhamento é necessário para que os resultados obtidos pelas práticas da área impactem positivamente as expectativas da organização.
Assim, para a estratégia acontecer, é necessário que a empresa esteja preparada, capacitada. Conforme estudamos, as capacitações organizacionais são as competências da empresa, o que ela possui de diferente, como sua cultura e seu modelo de gestão. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Ao desenvolver um jeito próprio de ser e de operacionalizar as ações, o RH agrega valor a sua área, mas não capacita a organização.
II. ( ) As capacitações da organização impactam todos os stakeholders e são o resultado das práticas de RH, essenciais para a implementação da estratégia de negócio.
III. ( ) A gestão de pessoas deve agir com foco no presente, fazendo uma gestão de risco, o que aumenta a capacidade da organização de previsibilidade.
IV. ( ) A inovação é uma capacitação organizacional que pode ser tanto estratégica quanto administrativa, por exemplo quando o RH introduz novos processos.
V. ( ) Para fazer o alinhamento do RH com a estratégia do negócio, é preciso identificar as capacidades da organização, medi-las e monitorá- las.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Planejar é necessário para especificar um norte a ser perseguido e, assim, comprometer as pessoas para alcançar esses resultados. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir acerca do planejamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Ainda que o sucesso de uma estratégia não seja garantido, é melhor ter uma estratégia do que não ter nenhuma.
II. Com um plano bem definido, é possível concentrar os esforços, envolver as pessoas e organizar ações para assegurar a direção.
III. Planejar é uma forma de administrar a estratégia da empresa, envolvendo pessoas em todos os níveis, articulando suas ações para alcançar os objetivos propostos.
IV. Para que o planejamento estratégico não seja disseminado aos concorrentes, é necessário que os planos permaneçam ocultos dos colaboradores.

é necessário para especificar um norte a ser perseguido e, assim, comprometer as pessoas para alcançar esses resultados. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir acerca do planejamento.
A partir da premissa de que a gestão de pessoas deve compreender a missão, os valores e os objetivos da organização para atuar de forma estratégica indo ao encontro das expectativas da organização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) As expectativas de uma empresa e a forma como estas devem ser alcançadas são definidas nos objetivos e metas organizacionais.
II. ( ) É possível entender a expectativa que a empresa tem sobre seus funcionários ao ler, por exemplo, os valores estabelecidos pela organização.

Considerando esse contexto globalizado, as mudanças geradas com a administração estratégica na gestão de pessoas e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Agora, assinale a alternativa correta:
I. Atualmente, realizar uma administração com foco na estratégia de negócio é símbolo de ter uma vantagem competitiva e de se sustentar em um mundo em constante mutação. Dessa forma, esse direcionamento estratégico tem se tornado também o norte dos profissionais de gestão de pessoas.
II. Podemos afirmar que a estratégia corporativa das organizações é a base que os profissionais de gestão de pessoas devem utilizar para planejar suas ações, pois é o RH que conduz e ajuda as pessoas a responderem aos novos desafios e são os seres humanos que realizam os processos, dando vida às estratégias da organização.

Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Podemos afirmar que a gestão de pessoas tem um importante papel no momento da definição do planejamento estratégico da empresa. II. ( ) Um dos maiores desafios dos profissionais de RH é ajudar suas respectivas empresas a terem sucesso, o que significa auxiliar na redução de custos e no crescimento nos mercados globais, entre outros aspectos. III. ( ) As estratégias definidas pela organização podem afetar o funcionamento da gestão de pessoas, pois esta precisa se transformar para também se tornar um RH estratégico. IV. ( ) O RH se transforma a partir do momento em que entende o negócio, porque é a partir disso que nasce a lógica para sua atuação estratégica. V. ( ) Por se apropriarem da estratégia da empresa e ampliar a visão de negócio, os stakeholders se tornam capazes de transformar ativamente o RH. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Planejar é importante, mas nem sempre o que é planejado em uma organização acontece exatamente como foi definido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) São as ações planejadas de forma intencional pela organização.
( ) Diz respeito ao papel das pessoas que interpretam e traduzem a estratégia em termos operacionais ou táticos específicos.
( ) São as ações que a organização realiza repetidamente e que podem se tornar um padrão de comportamento.
( ) Diz respeito ao papel assumido pelos colaboradores que executam tarefas previstas no exercício do cotidiano.
( ) Diz respeito ao papel das pessoas que decidem a estratégia de toda a organização.

ar continuamente esse alinhamento. Só a partir dos resultados é possível perceber o quanto o RH está contribuindo com o desempenho da organização. Considerando essas informações e os conteúdos trabalhados pelo texto-base, associe, a seguir, cada um dos cinco passos que auxiliam o RH a manter o alinhamento com a estratégia a seu respectivo objetivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associação:
( ) Verificar se os componentes do sistema de RH se encaixem entre si para que possam respaldar os elementos da cadeia de valor da organização.
( ) Apresentar a maneira como a estratégia será implementada para a efetiva compreensão do papel dos colaboradores e da organização.
( ) Definir o que o RH produz, por meio de suas ações, que é capaz de respaldar a estratégia da organização.
( ) Verificar aquilo que o RH cria de valor por meio de seus sistemas e que impacta a implementação da estratégia da organização.
( ) Identificar o conjunto interligado das atividades da empresa, ou seja, a cadeia de valor da organização, identificando hipóteses de desempenho.

Apesar de a mudança estar presente em nossa existência, ela nem sempre é encarada como algo fácil e natural, e o mesmo ocorre no contexto organizacional. Desse modo, é muito comum encontrar resistência no ambiente de uma organização que deseja realizar um movimento de mudanças em seus processos, por exemplo. A gestão de pessoas tem um papel importante no contexto de mudanças, por isso, deve entender seus aspectos para poder conduzir da melhor forma os recursos da empresa.
Diante disso e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
I. O tipo de mudança denominado proativa ocorre devido à percepção de que fatores externos estão influenciando no desempenho da empresa.
II. É possível gerenciar a mudança e fazer com que ela ocorra levando em consideração, por exemplo, seu planejamento e a comunicação aos colaboradores.
III. Ao associar uma mudança à estratégia corporativa, os gestores podem dificultar um processo de mudança.
IV. As pessoas sabem da necessidade de mudança, mas, ainda assim, podem resistir, por se sentirem desconfortáveis ou com medo de perder algo de valor.
V. Os fatores técnicos comprometem muito mais um processo de mudança do que os fatores humanos.

Não só de planejamento vive o RH: ele precisa concretizar a estratégia. Para tanto, é necessário realizar a tradução da estratégia, ou seja, executá-la. Esta é uma parte considerada frágil pelos gestores, pois envolve bastante responsabilidade dos líderes e do RH que se envolve na execução, quando os objetivos se referem a recursos relacionados a pessoas.
Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um fator importante para as estratégias de RH é o alinhamento aos objetivos da organização, mas, para que isso aconteça, é preciso ter um bom entendimento do contexto organizacional e definir um modelo de gestão para que tudo aconteça.
II. O modelo de gestão se constitui em práticas, princípios, processos e políticas de RH que definem a maneira como a organização orienta o comportamento humano.

Vivemos em um mundo repleto de mudanças, que podem ocorrer tanto dentro como fora de uma organização e podem afetar diferentes públicos. Tais situações afetam também a postura do profissional de RH, por isso, é importante procurar entender o funcionamento do macroambiente para atuar junto às necessidades da empresa e de todos os stakeholders.
Conforme estudamos, o profissional de RH que atua em uma gestão estratégica precisa entender cada vez mais do contexto do negócio. A partir dessas informações e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. Para entender o contexto do negócio, os profissionais de gestão de pessoas precisam buscar informações diversas, como aquelas sobre a concorrência, fornecedores etc.
II. É necessário compreender o contexto do negócio para que possamos entender a lógica da atuação de gestão de pessoas.
III. O profissional de RH, quando entende do negócio da empresa em que atua, realiza serviços internamente que possibilitam criar valor externamente, aumentando a capacidade da empresa.
IV. Os stakeholders não são considerados clientes do RH, pois envolvem um público que faz parte do macroambiente, como os clientes e fornecedores externos.
V. Para oferecer serviços que agreguem valor e contribuam efetivamente com a formulação e execução da estratégia, o profissional de gestão de pessoas precisa olhar a empresa de dentro para fora.

Para gerar valor à organização, o RH precisa compreender como alinhar suas ações com as necessidades da organização. Atualmente, a existência do RH só se justifica se a área souber atender às necessidades do negócio, o que normalmente envolve resultados quantitativos. Por isso, têm sido desenvolvidas ferramentas para mensurar a valia das práticas de RH.
Conforme estudamos, podemos entender que é necessário ter um sistema de mensuração dos resultados da área. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Para entender como o RH gera valor, é possível utilizar uma ferramenta de gestão chamada Balanced Scorecard (BSC), que identifica os indicadores que apontam avanços no alcance dos objetivos organizacionais.
II. ( ) A leitura do BSC por meio da amplitude explica a conexão entre fatores financeiros e não financeiros referentes ao desempenho da empresa.
III. ( ) Uma dimensão da estratégia é a amplitude, que representa os elementos que afetam o desempenho da organização, considerados vetores.
IV. ( ) O fluxo causal constrói uma lógica causal, uma história de causa e efeito que indica os determinantes que afetam os fatores críticos de sucesso.
V. ( ) Antes da análise do fluxo causal do BSC, devem ser identificados os indicadores que mostram o quanto as ações de RH contribuem com os objetivos organizacionais.

Uma organização de trabalho está inserida em um contexto representado por seu ambiente interno e externo. Ambos podem afetar o desempenho da organização. O ambiente externo é denominado macroambiente e é representado pelo ambiente geral e o ambiente de negociação, que está fora da empresa, envolvendo-a.
Vimos que as mudanças que ocorrem no macroambiente também são objeto de estudo da gestão de pessoas, pois impactam os resultados. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para manter um RH estratégico, é necessário manter uma observação constante e saber, sobretudo, analisar e gerenciar o ambiente externo, que corresponde ao contexto do negócio (o ambiente em que a empresa está inserida, os atores envolvidos e sua dinâmica).
II. O ambiente de negociação, mesmo estando distante, exerce certa influência (ainda que a organização tenha pouco poder de intervenção sobre ele). Já o ambiente geral está mais próximo da organização e oferece maior espaço para que a empresa atue sobre ele.

Leia com atenção o excerto a seguir. “[...] movimentos de profundas alterações nas relações de trabalho, na forma de gerenciamento da área de recursos humanos e na concepção de seu papel dentro da organização. Essas mudanças, inseridas em um quadro contextual mais amplo – o de transformações na sociedade capitalista e no seu modo de produção –, tenderiam a conduzir a alterações na estrutura e função da área de recursos humanos nas organizações, aproximando-a de forma mais estreita da estratégia organizacional [...]”.
No contexto da gestão de pessoas, vimos que a área de Recursos Humanos (RH) passou por uma evolução, o que a fez trocar várias vezes o próprio nome para acompanhar as mudanças de conceito. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no textobase sobre a evolução do RH, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Durante o século XIX, o homem era tratado de acordo com o conceito de homo economicus. Foi a partir das primeiras décadas do século XX que essa perspectiva teve alterações e o foco do RH passou a ser o conceito de homo social.
II. Devido a mudanças nas relações de trabalho entre empregador e empregado e à necessidade das organizações de atrair e manter profissionais qualificados, houve uma popularização do termo que denominava a área de RH, que passou a se chamar, a partir do final do século XX, departamento pessoal.

A área de gestão de pessoas, ao realizar seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH), precisa integrar sistemas e inovar práticas para se manter alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Esse alinhamento é necessário para que os resultados obtidos pelas práticas da área impactem positivamente as expectativas da organização.
Assim, para a estratégia acontecer, é necessário que a empresa esteja preparada, capacitada. Conforme estudamos, as capacitações organizacionais são as competências da empresa, o que ela possui de diferente, como sua cultura e seu modelo de gestão. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Ao desenvolver um jeito próprio de ser e de operacionalizar as ações, o RH agrega valor a sua área, mas não capacita a organização.
II. ( ) As capacitações da organização impactam todos os stakeholders e são o resultado das práticas de RH, essenciais para a implementação da estratégia de negócio.
III. ( ) A gestão de pessoas deve agir com foco no presente, fazendo uma gestão de risco, o que aumenta a capacidade da organização de previsibilidade.
IV. ( ) A inovação é uma capacitação organizacional que pode ser tanto estratégica quanto administrativa, por exemplo quando o RH introduz novos processos.
V. ( ) Para fazer o alinhamento do RH com a estratégia do negócio, é preciso identificar as capacidades da organização, medi-las e monitorá- las.

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Analise atentamente o excerto a seguir.
“[...] a visão atual sobre a estratégia e o planejamento de RH pressupõe que a área dê 
conta da atração, provimento e retenção de pessoas; do alinhamento, mensuração e 
remuneração alinhada à performance da empresa e dos empregados; e do controle de 
investimento em pessoas de acordo com as demandas internas e externas à empresa. 
Para a área de RH atender tais expectativas é necessário abrir mão de funções 
operacionais, o que amplia a possibilidade de conhecer mais cada negócio e propicia 
condições para participar do planejamento estratégico da empresa [...]”.
FIGUEIREDO, M. D. et al. Atuação Estratégica do RH: uma proposta de 
categorização. In: ENCONTRO DA ANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de 
Janeiro: Anpad, 2008. Disponível em: <anpad.org.br/admin/pdf/GPR-
A2979.pdf>. Acesso em: 04/08/2016.
 
Vimos no texto-base que o RH tem se tornado atualmente e cada vez mais um 
parceiro estratégico das organizações. Nesse sentido, é correto afirmar que o RH atua 
de forma estratégica quando:
e. 
Consegue alinhar seus objetivos com os objetivos estratégicos do negócio da 
organização.
Feedback: Para que o RH se torne estratégico, ele precisa mudar seu pensamento e 
seu comportamento, transformando-se em um ativo estratégico.
Pergunta 2
A palavra estratégia está rodeada de significados diferentes e, apesar de alguns se 
complementarem, às vezes podem causar diversas confusões de entendimento. 
Dessa forma, podemos afirmar que a definição de uma estratégia pode estar 
relacionada a um plano, a um direcionamento, a um conjunto de escolhas, como, por 
exemplo, em um contexto organizacional, a conquista de novos mercados.
Conforme estudamos, podemos entender que a estratégia pode também auxiliar na 
administração dos processos da organização. Considerando as informações 
apresentadas e o conteúdo abordado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) No contexto administrativo, é necessária a criação de planos estratégicos que, ao 
serem definidos, podem garantir o foco nos objetivos organizacionais.
II. ( ) A estratégia pode ser uma forma de demonstrar o “jeito de ser” da organização, 
reforçando seus valores.
III. ( ) As decisões estratégicas influenciam na determinação das metas, limitando e 
dificultando o campo de atuação, inviabilizando o negócio.
IV. ( ) Um objetivo estratégico, como entrar no mercado internacional, pode ser 
apoiado por uma ação da área de Recursos Humanos, que poderá treinar profissionais 
para atuar no mercado externo.
V. ( ) A definição de uma estratégia pode ajudar a construir uma postura profissional 
ética – por exemplo, direcionada para o alcance das metas da organização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. 
V, V, F, V, V
A afirmativa I é verdadeira, pois, ao definir um caminho, ou seja, uma estratégia, a 
empresa pode focar melhor seus objetivos, viabilizando-os. A afirmativa II é 
verdadeira, já que um caminho pode ser a definição de valores éticos, de cultura; isto 
se constitui uma estratégia, uma forma de atuar em seus processos. A afirmativa III é 
falsa, uma vez que a definição de uma estratégia está baseada nos recursos e pontos 
fortes de uma empresa e visa sim viabilizar o negócio, buscando soluções e não 
dificuldades que inviabilizem o negócio. A afirmativa IV é verdadeira, pois as 
estratégias de uma empresa fazem com que todas as áreas atuem em prol dos 
objetivos definidos. A afirmativa V é verdadeira porque a estratégia pode estar 
relacionada com a forma de agir dos profissionais de uma empresa.
Pergunta 3
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] O posicionamento estratégico tem sido descrito como um instrumento de apoio ao 
processo de decisões estratégicas relacionadas à conceituação de produtos e 
empresas e à comunicação de suas características e atributos a segmentos de 
mercado específicos. O posicionamento tem experimentado uma evolução ao longo do 
tempo, partindo da procura pela definição de um conceito de produto e culminando 
com o desenvolvimento de um processo estratégico que decorre de postura 
segmentária por parte da empresa [...]”.
TOLEDO, G. L.; HEMZO, M. A. O Processo de Posicionamento e o Marketing 
Estratégico. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 15., 1991, Belo 
Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Anpad, 1991. Disponível 
em: <each.uspnet.usp.br/mahemzo/Toledo,GL-Hemzo,MA-O_processo-
de_posicionamento_e_o_Marketing-Estrategico.pdf>. Acesso em: 04/08/2016.
 
O processo de posicionamento estratégico envolve algumas definições por parte da 
empresa. Considerando esse contexto e os conteúdos abordados pelo texto-base, é 
correto afirmar que o posicionamento estratégico baseado em necessidade:
c. 
Diz respeito a atender e se posicionar frente a um determinado segmento de clientes.
Pergunta 4
Atualmente, a administração geral de uma organização vem utilizando muito a 
ferramenta denominada planejamento estratégico, que possui uma visão de negócio 
de longo prazo. Com isso, essa administração organizacional feita de forma mais 
planejada e com objetivos definidos necessita de uma gestão de pessoas que se volte 
para o alcance desses objetivos. Dessa forma, a gestão de pessoas passou a buscar 
uma adequação de suas ações e recursos, alinhando-os aos objetivos estratégicos 
definidos pela empresa.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado pelo texto-base 
sobre a atuação do RH nos novos tempos, analise as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas.
 
I. As diversas transformações do contexto empresarial conduziram a mudanças 
também no setor de RH das empresas. Assim, a atual gestão de pessoas passou a 
agir de duas formas: pela orientação centrada em questões funcionais e por outra 
mais abrangente, que influencia o desempenho da organização e direciona suas 
práticas de gestão de pessoas.
Porque:
II. O RH passou a desenvolver planos estratégicos baseados na estratégia corporativa 
das organizações para alinhar suas práticas de gestão aos objetivos da empresa, 
contribuindo com o negócio. Isso porque as diretrizes organizacionais são formadas de 
baixo para cima pelos profissionais que atuam nas empresas, isto é, começando pela 
aplicação nos níveis operacionais.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
b. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback: A asserção I está correta, pois a gestão de pessoas, que antes era restrita 
à administração de processos, começou a atuar além do campo operacional, 
contribuindo também com as estratégias do negócio da organização. A asserção II 
está incorreta, uma vez que as diretrizes organizacionais são estabelecidas e 
formadas primeiro no alto nível da organização, o qual inclui a área de gestão de 
pessoas, que é considerada estratégica. Assim, o que está errado na asserção II é 
que a formulação começa de cima para baixo, e não de baixo para cima.
Pergunta 5
Competências organizacionais também podem ser chamadas de capacidades 
organizacionais, pois se constituem nos valores e crenças da empresa, além das 
características de cada indivíduo que trabalha na organização. Assim, as capacidades 
que cada colaborador desenvolve por meio de seu próprio aprendizado e de suas 
experiências profissionais também se constituem em capacidades que a organização 
possui para enfrentar novos desafios.
As competências organizacionais estão diretamente ligadas às pessoas que 
constituem um grupo organizacional. Nesse sentido, podemos afirmar que a 
competência organizacional é:
b.
Um elemento essencial que se expressa por meio das particularidades dos recursos 
internos (tangíveis e intangíveis) de cada organização.
Feedback: É um conjunto, uma simbiose de recursos que, somados, se constituem em 
uma competência organizacional única e não imitável.
Pergunta 6
Leia com atenção o excerto a seguir.
 
“[...] Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizaçõesde maneira 
geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta 
ferramenta da administração. O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de 
atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que 
uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades 
encontradas em seu ambiente [...]”.
ALDAY, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração 
Estratégica. FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000. Disponível em
Leia com atenção o excerto a seguir.
 
“[...] Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira 
geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta 
ferramenta da administração. O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de 
atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que 
uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades 
encontradas em seu ambiente [...]”.
ALDAY, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração 
Estratégica. FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000. Disponível em: 
<fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/o_planejamento_estrategico.pdf>. 
Acesso em: 04/08/2016.
 
A administração estratégica pode ajudar as empresas a acertar cada vez mais em 
suas ações em prol dos objetivos organizacionais. Considerando essas informações e 
os conteúdos abordados pelo texto-base sobre a administração estratégica, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Devido à complexidade existente no mundo empresarial, as empresas buscam 
novas ferramentas para se manterem competitivas e atuantes em seus ramos de 
negócio. Definir uma estratégia, ou seja, planejar é uma forma de criar 
comprometimento com o objetivo estabelecido, isto é, com o caminho a ser trilhado. 
Porque:
II. O planejamento estratégico vem sendo usado como uma ferramenta importante em 
contextos de estabilidade nas organizações. Por isso, a administração estratégia é 
valorizada por permitir uma situação de controle, por exemplo, garantindo segurança 
econômica/financeira para a empresa. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
FeedBack:
A asserção I está correta, pois é devido às necessidades que surgem no novo milênio 
que as empresas precisam cada vez mais estabelecer estratégias e rumos a serem 
tomados. A asserção II está incorreta, pois, o planejamento estratégico não surge em 
cenários de estabilidade e sim em situações instáveis. O planejamento permite definir 
um norte a ser seguido, mas só planejar não garante segurança econômica ou 
financeira à organização que precisa muitas vezes retraçar as estratégias conforme o 
cenário que encontra.
Pergunta 7
Leia atentamente o excerto a seguir.
 
“[...] Com base na identificação das perspectivas e definição dos objetivos estratégicos 
da empresa é possível desenhar um mapa estratégico. [...] é necessário que o mapa 
apresente uma arquitetura lógica que seja capaz de representar graficamente a 
organização como um todo [...] em essência o mapa ajuda as empresas a delinear 
suas estratégias de maneira coesa, integrada e sistemática, servindo como alicerce 
para o sistema gerencial. [...]”.
IGARASHI, D. C. C. et al. Mapa Estratégico e Painel de Desempenho: um estudo 
numa empresa da grande Florianópolis. Enf.: Ref. Cont., Maringá, v. 27 n. 2, 
maio/ago. 2008. Disponível em: 
<periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/download/7276/4185>. Acesso em: 
05/08/2016.
 
Vimos no texto-base que o mapa estratégico é utilizado pela gestão para auxiliá-la na 
administração da estratégia da empresa. Considerando essas informações e os 
conteúdos abordados pelo texto-base, é correto dizer que o mapa estratégico:
d. 
Serve para esclarecer a lógica da estratégia, como uma ferramenta de aprendizagem 
e disseminação da estratégia.
Feedback: Um mapa estratégico explica a cadeia de valor, isto é, explica como a 
empresa converterá pessoas, cultura e processos, por exemplo, em resultados 
financeiros.
Pergunta 8
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações [...] 
organizações com objetivos bem definidos, com recursos suficientes para alcançar 
esses objetivos e com apoio grupal no esforço para alcance dos mesmos, são também 
organizações com colaboradores que demonstram melhores sentimentos 
relativamente ao trabalho e à motivação, e uma melhor percepção da organização. 
[...]”.
REAL, A. Objetivos Organizacionais. Jornal de Negócios, Lisboa, 27 jan. 2014. 
Disponível em: 
<jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/alexandre_real/detalhe/objetivos_organizacion
ais.html>. Acesso em: 01/07/2016.
 
No texto-base, vimos que uma organização, ao elaborar sua estratégia, precisa antes 
definir seus objetivos, que vão nortear o comportamento de seus colaboradores. 
Assim, é correto afirmar que o objetivo, no âmbito estratégico:
a. 
Diz respeito às ações voltadas para o futuro, mudanças, inovações e à tomada de 
decisão sobre alocação de recursos.
Feedback:Os objetivos estratégicos se orientam e têm foco nas expectativas com 
cumprimento de longo prazo.
Pergunta 9
A Visão Baseada em Recursos (VBR) “[...] sustenta que a chave para a formulação da 
estratégia está em compreender as relações entre recursos, capacidades, vantagem 
competitiva e lucratividade – em particular, uma compreensão dos mecanismos pelos 
quais a vantagem competitiva pode ser sustentada ao longo do tempo [...] 
Adicionalmente, a abordagem baseada em recursos vê as empresas como coleções 
muito diferentes de ativos tangíveis e intangíveis e capacidades, onde duas 
companhias não são iguais porque não tem ao longo do tempo o mesmo conjunto de 
experiências, não adquirem os mesmos ativos ou habilidades e não constroem a 
mesma cultura organizacional [...]”.
VALLANDRO, L. F. J.; TREZ, G. Visão baseada em recursos, estratégia, estrutura e 
performance da firma: uma análise das lacunas e oportunidades de pesquisas 
existentes no campo da administração estratégica. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM 
ESTRATÉGIA, 6., 2013, Bento Gonçalves. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2003. 
Disponível em: <anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2013/2013_3Es164.pdf>. 
Acesso em: 01/07/2016.
 
A VBR é uma perspectiva que considera os recursos da organização como base para 
sua estratégia. A partir desse contexto e do conteúdo trabalhado pelo texto-base, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Os recursos internos são o fundamento para a estratégia da organização na 
VBR.
II. ( ) Para a VBR, a fonte mais importante de retorno (lucratividade) em curto prazo 
está na combinação de recursos específicos do negócio e difíceis de substituir.
III. ( ) A perspectiva da VBR olha a empresa de maneira interna, valorizando os 
elementos que formam a organização, suas capacidades ou competências essenciais.
IV. ( ) De acordo com a VBR, o segredo de uma estratégia bem-sucedida está em 
explorar os recursos valiosos e únicos do próprio negócio.
V. ( ) Tanto os ativos tangíveis quanto os intangíveis podem ser considerados 
recursos valiosos. Contudo, se combinados, acabam trazendo prejuízo para o negócio.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
b. 
V, F, V, V, F
Feedback:A afirmativa I é verdadeira, pois na VBR os recursos internos e próprios da 
organização são levados em consideração para a formulação da estratégia do 
negócio. A afirmativa II é falsa, já que a perspectiva da VBR entende os recursos 
internos como a forma mais eficiente de retorno de investimento, ou seja, lucratividade 
em longo prazo. A afirmativa III é verdadeira, afinal, a VBR valoriza as competências 
organizacionais internas e asconsidera a força competitiva da instituição. A afirmativa 
IV é verdadeira,pois é no ambiente da empresa que estão os maiores valores, as 
pessoas e suas habilidades, seus conhecimentos. A afirmativa V é falsa porque os 
ativos tangíveis e intangíveis podem e devem ser combinados justamente para 
aumentar o desempenho da organização e ir ao encontro das estratégias corporativas
Pergunta 10
Leia com atenção o texto a seguir.
“[...] estamos inseridos em ambiente dinâmico e competitivo que exige uma alta 
capacidade de adaptação às demandas impostas pelo mercado. Diante 
destas transformações contínuas surge a necessidade de um novo modelo de gestão 
que melhor assegure às organizações maior competitividade no mercado em que 
atuam. Assim, o modelo de gestão por competências assume uma posição relevante 
por proporcionar nas organizações relações entre ‘a estratégia, as funções críticas, as 
competências essenciais e as competências das pessoas’”.
HOLANDA, L. S. P.; SOUZA, M. A. M. Processo de implantação da gestão por 
competências em organizações públicas federais: principais desafios. In: CONVIBRA 
ADMINISTRAÇÃO, 8., [s. l.], 2011.Anais... [S. l.]: Convibra, 2011. Disponível em: 
<convibra.org/upload/paper/adm/adm_3112.pdf>. Acesso em: 02/07/2016.
 
A gestão por competências revolucionou a forma de trabalhar do RH e de administrar 
as organizações. Diante das informações apresentadas e levando em consideração o 
conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir acerca da gestão 
por competências.
 
I. A gestão por competências pode ser conceituada como uma prática que tem o 
objetivo de desenvolver as competências das pessoas e da própria organização.
II. O foco da gestão por competências é recompensar, monitorar e fazer o alinhamento 
das capacidades das pessoas sob a perspectiva de seus objetivos particulares.
III. A gestão de pessoas, por meio do modelo de competências, procura identificar as 
competências individuais dos colaboradores que são necessárias às estratégias da 
empresa.
IV. Na gestão de competências, o RH executa o processo de aplicar, desenhando 
cargos e realizando avaliações de desempenho a partir das competências 
identificadas.
V. Na gestão de competências, o RH executa o processo de agregar, selecionando e 
recrutando pessoas de acordo com as competências exigidas pela organização.
 
Estão corretas:
a. 
Somente as afirmativas I, III, IV e V.
Feedback:A afirmativa I está correta, pois, ao desenvolver as competências das 
pessoas, a organização ganha competências organizacionais, afinal, as pessoas 
fazem parte de seu capital intelectual. A afirmativa II está incorreta porque o foco é 
alinhar as capacidades das pessoas aos objetivos da organização. A afirmativa III está 
correta, já que a organização deve buscar pessoas e desenvolvê-las de acordo com 
as competências de que necessita. A afirmativa IV está correta, uma vez que aplicar 
diz respeito ao processo do desenho de funções e do monitoramento do desempenho 
por meio das competências estabelecidas. A afirmativa V está correta, pois o trabalho 
de agregar envolve direcionar pessoas paraexercerem funções de acordo com suas 
competências individuais e que estão de acordo com as estratégias da empresa.
Pergunta 11
Leia com atenção o excerto a seguir.
“[...] No seu princípio, ‘estratégia’ tinha um significado militar e representava a ação de 
comandar ou conduzir exércitos em tempo de guerra, ou seja, um esforço de guerra 
[...] Significava uma forma de vencer o oponente, um instrumento de vitória na guerra, 
e que posteriormente foi levado a outros contextos e campos do relacionamento 
humano: político, econômico, empresarial, entre outros, porém mantendo em todos os 
seus usos a raiz semântica, a de definir caminhos [...]”.
MAINARDES, E. W.; FERREIRA, J.; RAPOSO, M. Conceitos de estratégia e gestão 
estratégica: qual é o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes de 
gestão? Facef Pesquisa, Franca, v. 14, n. 3, p. 278-298, set./out./nov./dez. 2011. 
Disponível 
em: <periodicos.unifacef.com.br/index.php/facefpesquisa/article/view/296>. Acesso 
em: 04/08/2016.
 
Vimos que o termo estratégia já foi utilizado em vários contextos. Considerando essas 
informações e os conteúdos abordados no texto-base sobre a estratégia no contexto 
da administração, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A estratégia no contexto da administração pode ser vista como uma solução de 
gestão para as empresas, no sentido de que pode funcionar como um “remédio” – 
mas, conforme é utilizada, também pode ser um “veneno”.
Porque:
II. A estratégia direciona uma organização, ou seja, oferece um norte para o alcance 
de objetivos, um foco de trabalho e orientação. Contudo, conforme a atuação dos 
gestores, pode diminuir a flexibilidade das decisões e impedir a visão periférica para 
novas oportunidades.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback:A asserção I está correta, pois a estratégia funciona como uma forma de 
buscar soluções para problemas, um foco de ação, um caminho que leva a objetivos. 
Mas, assim como qualquer remédio, é a dose que o torna um veneno. Já a asserção II 
está correta e justifica a primeira, pois explica por que a estratégia pode ser remédio e 
por que pode se tornar veneno, no sentido de que pode impedir novas 
ações/oportunidades, por seguir diretrizes impostas para uma situação ou um caminho 
único e definido como estratégia da empresa
Pergunta 12
Leia com atenção o excerto a seguir.
“[...] a estratégia pode ser uma forma deliberada ou não de a empresa lidar com 
mudanças do ambiente. [...] a estratégia focaliza o esforço coletivo, pois uma 
estratégia compartilhada pela organização tem o poder de orientar em uma mesma 
direção as forças individuais. A estratégia define a organização, o espírito de como ela 
se distingue das outras, provendo consistência como um modelo que representa a 
realidade, que, se bem elaborado, pode organizar as ações em torno de um objetivo 
claro, evitando duplicidade de esforços. [...]”.
CALDEIRA, A. et al. Estratégias emergentes e deliberadas: o processo de formação 
de estratégias sob o prisma do método do estudo de caso. Revista Eletrônica 
Sistemas & Gestão, Niterói, v. 4, n. 3, p. 221-237, set./dez. 2009. Disponível 
em: <revistasg.uff.br/index.php/sg/article/download/V4N3A3/V4N3A3>. Acesso em: 
25/08/2016.
 
Vimos em nossos estudos que existem estratégias deliberadas e emergentes. A partir 
desse contexto e do conteúdo abordado pelo texto-base, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) As denominadas estratégias deliberadas são aquelas planejadas de forma 
intencional pela empresa.
II. ( ) Ações realizadas de maneira repentina, que trouxeram resultados e que acabam 
formando um padrão de comportamento são denominadas estratégias emergentes.
III. ( ) Podemos afirmar que as estratégias que são realizadas também são 
pretendidas pela organização.
IV. ( ) Uma estratégia, seja deliberada ou emergente, pode ou não ser realizada, pois 
a estratégia não é um plano executado de maneira rígida.
V. ( ) Nenhuma estratégia é caracterizada como puramente deliberada ou emergente, 
até porque a estratégia é resultado de um conhecimento coletivo da organização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. 
V, V, F, V, V
Feedback:A afirmativa I é verdadeira, pois a deliberação de uma estratégia quer dizer 
que ela foi planejada e teve, portanto, um pretexto. A afirmativa II é verdadeira, já que 
algumas ações realizadas sem intenção, mas que trazem resultados, acabam se 
tornando um modelo e, assim, se tornam estratégias. A afirmativa III é falsa, pois nem 
tudo que é realizado foi pretendido, já que existem as ações emergentes, sem 
intenção, que são estratégias realizadas sem terem sido planejadas. A afirmativa IV é 
verdadeira, pois é possível ter estratégias, tanto deliberadas quanto emergentes, que 
acabam não sendo realizadas.A afirmativa V é verdadeira porque as ações da 
empresa podem ser intencionais ou não, dependendo do conhecimento que envolve 
as decisões e os processos, por isso, uma estratégia não se constitui em um plano 
rígido, imutável.
Pergunta 13
Leia atentamente o excerto a seguir.
 “[...] A estratégia por si não garante o sucesso ou o fracasso da empresa, mas ajuda 
na direção dos caminhos a serem seguidos. Cada empresa é única e precisa 
identificar suas competências e explorá-las para obtenção de maior vantagem 
competitiva. [...] a empresa desenvolve sua personalidade assim como os indivíduos 
desenvolvem seu caráter, interagindo com o ambiente externo e interno [...]”.
SILVA, V. A. F. da; RIBEIRO, S. M. C.; URBANAVICIUS JÚNIOR, V. Diagnóstico dos 
5 ps da estratégia em uma empresa de usinagem e caldeiraria. In: SIMPÓSIO DE 
EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 13., 2009, [s. l.]. Anais... [S. l.]: SEGeT, 
2009. Disponível em: <aedb.br/seget/arquivos/artigos09/209_5_ps.pdf>. Acesso em: 
10/08/2016.
 
Vimos no texto-base que a estratégia enriquece a capacidade de se administrar a 
organização. Ela pode ser definida com os chamados cinco Ps: plano, pretexto, 
padrão, posição e perspectiva. De acordo com essas informações e conforme o que 
estudamos, é correto afirmar que a estratégia como perspectiva:
d.
É conceitual, compartilhada por todos os membros da organização e pode ser 
reconhecida como um DNA organizacional.
Feedback: Engloba todos os conceitos, valores e perspectivas da organização, ou 
seja, o “jeito de ser” da instituição.
Pergunta 14
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] as principais questões em torno da identidade da organização são: ‘Quem nós 
somos?’; ‘Em que tipo de negócio nós atuamos?’; ‘O que nós queremos ser?’; entre 
outras. A identidade pode estar refletida em valores e crenças compartilhados, na 
missão, na estrutura e processos, nos objetivos, no clima organizacional, entre outros. 
Em termos organizacionais, a identidade é o aspecto mais forte da cultura, o mais 
saliente, o mais arraigado [...]”.
BARBOSA, S. Estratégia e Identidade Organizacional: uma aproximação mais que 
conceitual. Rio de Janeiro: Anpad, 2003. Disponível 
em: <anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2003/2003_3ES03.pdf>. Acesso em: 
01/07/2016.
 
Nesse sentido, podemos entender que a identidade organizacional exprime o DNA da 
empresa. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado pelo 
texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para 
as falsas.
 
I. ( ) A identidade organizacional pode ser considerada a base para a formulação da 
estratégia, pois representa as características e os elementos que distinguem a 
organização das demais.
II. ( ) O propósito da existência de uma empresa é declarado em sua missão e orienta 
as expectativas das pessoas que a integram.
III. ( ) É na formulação da estratégia que são incluídas informações sobre a identidade 
organizacional da empresa, como a definição de seus serviços e produtos.
IV. ( ) A implantação da estratégia consiste em traçar uma identidade da empresa, 
identificando o motivo de sua existência e a maneira como atuará no mercado.
V. ( ) Podemos perceber a identidade organizacional em fatores internos, como 
comportamento, e externos, como a imagem da marca.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
e. 
V, V, V, F, V.
Feedback: A afirmativa I é verdadeira, pois a identidade declara a visão, a missão e os 
valores da empresa, distinguindo-a no mercado. A afirmativa II é verdadeira, já que, ao 
declarar sua missão, a empresa também gera expectativas nas pessoas que 
interagem com ela. A afirmativa III é verdadeira, uma vez que, ao formular a 
estratégia, também se identifica a empresa, isto é, seus objetivos, metas, entre outros 
aspectos. A afirmativa IV é falsa, pois a implantação da estratégia envolve os 
processos de operacionalização de políticas e ações, e não da identidade da empresa. 
A afirmativa V é verdadeira porque a identidade é expressa dentro e fora da empresa.
Pergunta 15
Leia com atenção o excerto a seguir.
“[...] Planejamento é a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os 
recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente. A principal 
consequência do planejamento são os planos, estes não somente demonstram uma 
organização bem-sucedida na realização de suas metas e objetivos, como também 
funciona como verdadeiros guias ou balizamentos [...] Planejar significa olhar para 
frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos, é ajudar as 
pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do 
amanhã [...]”.
ALMEIDA, A. A.; MENEZES, J. F. A Importância do Planejamento Estratégico como 
Fator Preponderante ao Crescimento Organizacional. Revista Eletrônica da 
Faculdade José Augusto Vieira, Lagarto, ano 6, n. 8, set. 2013. Disponível 
em: <fjav.com.br/revista/Downloads/edicao08/Artigo_60_76.pdf>. Acesso em: 
04/08/2016.
 
Planejar é necessário para especificar um norte a ser perseguido e, assim, 
comprometer as pessoas para alcançar esses resultados. Diante desse contexto e 
levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as 
afirmativas a seguir acerca do planejamento.
 
I. Ainda que o sucesso de uma estratégia não seja garantido, é melhor ter uma 
estratégia do que não ter nenhuma.
II. Com um plano bem definido, é possível concentrar os esforços, envolver as 
pessoas e organizar ações para assegurar a direção.
III. Planejar é uma forma de administrar a estratégia da empresa, envolvendo pessoas 
em todos os níveis, articulando suas ações para alcançar os objetivos propostos.
IV. Para que o planejamento estratégico não seja disseminado aos concorrentes, é 
necessário que os planos permaneçam ocultos dos colaboradores.
V. O planejamento informal possibilita uma visão ampla da organização, alinhando as 
necessidades e expectativas futuras da empresa.
 
Estão corretas:
e. 
Somente as afirmativas I, II e III
Feedback:
A afirmativa I está correta, pois ter uma estratégia não garante que ela ocorra, mas 
ainda assim é melhor ter uma. A afirmativa II está correta porque o foco de um 
planejamento formal é justamente envolver as pessoas para disseminar a estratégia e 
comprometer os colaboradores para sua execução. A afirmativa III está correta, afinal, 
são as pessoas que definem a estratégia e também são elas que executam ações 
para buscar os objetivos definidos na estratégia da empresa. A afirmativa IV está 
incorreta, uma vez que o planejamento serve justamente para disseminar a estratégia 
para todos os interessados na organização. A afirmativa V está incorreta, pois é o 
planejamento formal que possibilita a administração e controle da execução da 
estratégia, inclusive formalizando junto aos colaboradores os planos da organização
Pergunta 16
Leia atentamente o trecho a seguir.
“[...] Stakeholder em uma organização é, por definição, qualquer grupo ou indivíduo 
que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa [...] inclui 
aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de 
uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la. [...] Ao negligenciarem esses 
grupos, algumas empresas já foram devastadas ou destruídas [...]”.
LYRA, M. G. et al. O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa: 
contribuições para construção de um modelo de análise. Revista de Administração 
Contemporânea, Curitiba, v. 13, jun. 2009. Disponível 
em: <scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-
65552009000500004>. Acesso em: 02/08/2016.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado pelo texto-base, 
analise as alternativas a seguir e aponte a que melhor explica a forma de agir do RH 
em relação aos stakeholders:
c.
Para criar valor e contribuir da melhor forma, os responsáveis pela gestão de pessoas 
precisam compreender a importância das principais expectativasdos stakeholders.
Feedback: Os stakeholders são os interessados na organização, por isso, o RH 
precisa agir em conjunto com eles em prol do melhor desempenho da instituição.
Pergunta 17
Leia com atenção o excerto a seguir.
“O gestor de pessoas deve ter sempre uma perspectiva do que quer, ele precisa 
pensar o futuro, portanto faz-se necessário um planejamento estratégico que deixe os 
objetivos e metas bem claros. Para que isso ocorra é imprescindível a participação de 
todos que compõem a empresa, neste sentido o espírito de equipe é essencial. O 
gestor deve ser um facilitador para que as relações ocorram dentro dos princípios e 
missão da instituição [...]”.
LIMA, R. F. O. Gestão Estratégica de Pessoas: uma ferramenta poderosa. In: 
SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. 
Anais... Resende: SEGeT, 2011. Disponível em: 
<aedb.br/seget/arquivos/artigos11/61914794.pdf>. Acesso em: 02/08/2016. 
A partir da premissa de que a gestão de pessoas deve compreender a missão, os 
valores e os objetivos da organização para atuar de forma estratégica indo ao 
encontro das expectativas da organização, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para as verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) As expectativas de uma empresa e a forma como estas devem ser alcançadas 
são definidas nos objetivos e metas organizacionais.
II. ( ) É possível entender a expectativa que a empresa tem sobre seus funcionários 
ao ler, por exemplo, os valores estabelecidos pela organização.
Resposta correta: V, V, V, F, F
Feedback: A afirmativa I é verdadeira, pois os objetivos são o que a empresa deseja 
alcançar e as metas representam a forma de medir o que se alcança. A afirmativa II é 
verdadeira, já que, ao estabelecer seus valores, a empresa demonstra sua 
identificação, seu modo de se relacionar e trabalhar, assim, os colaboradores devem 
agir de acordo com esses valores. A afirmativa III é verdadeira, uma vez que as 
crenças e os valores definem o tipo de comportamento que se pode encontrar no 
ambiente de uma determinada empresa, e isto se constitui no clima organizacional. A 
afirmativa IV é falsa, pois a gestão de pessoas não formula a estratégia da empresa e 
sim busca contribuir e orientar influenciando no desempenho e no cumprimento da 
missão organizacional. A afirmativa V é falsa porque atualmente a gestão de pessoas 
está realizando um trabalho mais orientado pelo ambiente interno, ou seja, pela 
própria empresa, colaboradores, entre outros.
Pergunta 18
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] No decorrer das mudanças, a organização deve estar afinada no tocante as suas 
estratégias, elas precisam ser claras, sustentadas por uma gestão com amplo 
envolvimento e participação. Uma organização que pretende ter de si mesma uma 
visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta 
a produção como um todo. Podemos afirmar que os seres humanos são a chave do 
sucesso ou insucesso das estratégias de uma organização [...]”.
LIMA, R. F. O. Gestão Estratégica de Pessoas: uma ferramenta poderosa. In: 
SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. 
Anais... Resende: SEGeT, 2011. Disponível em: 
<aedb.br/seget/arquivos/artigos11/61914794.pdf>. Acesso em: 03/07/2016.
 
Considerando esse contexto globalizado, as mudanças geradas com a administração 
estratégica na gestão de pessoas e os conteúdos abordados no texto-base, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Atualmente, realizar uma administração com foco na estratégia de negócio é símbolo 
de ter uma vantagem competitiva e de se sustentar em um mundo em constante 
mutação. Dessa forma, esse direcionamento estratégico tem se tornado também o 
norte dos profissionais de gestão de pessoas.
Porque: 
II. Podemos afirmar que a estratégia corporativa das organizações é a base que os 
profissionais de gestão de pessoas devem utilizar para planejar suas ações, pois é o 
RH que conduz e ajuda as pessoas a responderem aos novos desafios e são os seres 
humanos que realizam os processos, dando vida às estratégias da organização.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
Resposta correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma 
justificativa correta da I.
Feedback:
A asserção I está correta, pois todas as áreas de uma empresa devem agir em 
conjunto com as estratégias da organização, e o RH, por atuar diretamente com 
pessoas, está totalmente envolvido nesse processo. Dessa forma, a asserção II 
também está correta e justifica a primeira, pois explica que é devido ao fato de a 
gestão de pessoas ser o impulsionador do capital intelectual, ou seja, do ser humano, 
que deve seguir e ir ao encontro das estratégias da organização, contribuindo com a 
cultura e as ações que criem valor e resultado para o negócio
Pergunta 19
Leia atentamente o excerto a seguir. 
“[...] o intenso e profundo processo de reestruturação das empresas e seus negócios 
exige maior foco nas competências essenciais para realizar seus objetivos [...] as 
empresas com pessoas, estruturas e sistemas superiores são mais lucrativas não 
porque investem em barreiras de entrada ou em produtos diferenciados, mas porque 
se utilizam, estrategicamente, das capacidades específicas da empresa [...]”.
 Conforme nossos estudos sobre a Visão Baseada em Recursos (VBR) ou, em inglês, 
ResourceBasedView (RBV), vimos que essa perspectiva se baseia nas competências 
essenciais da empresa. Nesse sentido, é correto afirmar que a VBR:
d. 
Consiste em uma visão estratégica direcionada para o interior da empresa, em que 
todos os recursos internos, isto é, suas competências organizacionais, são levados em 
consideração.
Feedback: Os recursos internos da organização validam as estratégias e determinam 
sua capacidade de concretizar as metas e os objetivos estabelecidos.
Pergunta 20
Analise atentamente o excerto a seguir. 
“[...] a visão atual sobre a estratégia e o planejamento de RH pressupõe que a área dê 
conta da atração, provimento e retenção de pessoas; do alinhamento, mensuração e 
remuneração alinhada à performance da empresa e dos empregados; e do controle de 
investimento em pessoas de acordo com as demandas internas e externas à empresa. 
Para a área de RH atender tais expectativas é necessário abrir mão de funções 
operacionais, o que amplia a possibilidade de conhecer mais cada negócio e propicia 
condições para participar do planejamento estratégico da empresa [...]”. 
FIGUEIREDO, M. D. et al. Atuação Estratégica do RH: uma proposta de 
categorização. In: ENCONTRO DA ANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de 
Janeiro: Anpad, 2008. Disponível em: <anpad.org.br/admin/pdf/GPR-A2979.pdf>. 
Acesso em: 04/08/2016. 
Vimos no texto-base que o RH tem se tornado atualmente e cada vez mais um 
parceiro estratégico das organizações. Nesse sentido, é correto afirmar que o RH atua 
de forma estratégica quando: 
Resposta Correta: Consegue alinhar seus objetivos com os objetivos 
estratégicos do negócio da organização.
Pergunta 21
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] mudanças têm exigido uma redefinição das estratégias adotadas pelas 
organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação. A formulação e a 
implementação de estratégias, principalmente da estratégia corporativa, impõem 
vários desafios à organização: escolher entre reduzir de maneira defensiva, manter ou 
aumentar o seu escopo corporativo, escolha que envolve um grande esforço por parte 
da organização como um todo [...]”.
LIMA, S. A. P. Sobre a importância da estratégia corporativa para as 
organizações. Revista Científica Eletrônica de Administração, Garça, SP, ano 9, n. 
16, p. 1-6, jun. 2009. p. 2. Disponível em: 
<faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/QGdGuL5AbEkSF2Q_2013-
4-30-18-15-13.pdf>. Acesso em: 01/07/2016.
 
No contexto da gestão de pessoas, identificamos a abordagem macro, na qual está 
inserida a estratégia corporativa, istoé, um modelo de decisões. Considerando essas 
informações e os conteúdos abordados no texto-base sobre estratégia corporativa, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A análise estratégica macro é centrada nas pessoas e aborda, principalmente, as 
questões funcionais, os processos de agregar e recompensar, desenvolver e manter, 
além de monitorar os impactos da prática de gestão de pessoas nos indivíduos.
Porque:
II. A determinação dos objetivos, do escopo de negócio, tipo de empresa, propósitos 
ou metas é um exemplo do que podemos definir como a estratégia corporativa de uma 
organização.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma 
proposição verdadeira.
Pergunta 22
Leia com atenção o excerto a seguir.
“Em qualquer organização, manter as pessoas trabalhando de forma eficiente sempre 
foi um desafio. [...] Uma empresa é uma organização de pessoas que trabalham, 
coordenadas de algum modo, para atingir certas metas ou resultados. Geralmente, 
esses resultados traduzem-se na produção e distribuição de riqueza. [...] As empresas 
precisam do comprometimento dos seus colaboradores para alcançar as metas e os 
objetivos explicitados em seu planejamento estratégico [...]”.
NÓBREGA, M. F.; FERRUCIO, M. A. O impacto da gestão de pessoas no 
desempenho das empresas brasileiras. In: Encontro Nacional de Engenharia de 
Produção, 22., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: Anpad, 2002. Disponível 
em: <abepro.org.br/biblioteca/enegep2002_tr74_1145.pdf>. Acesso em: 10/08/2016.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Podemos afirmar que a gestão de pessoas tem um importante papel no 
momento da definição do planejamento estratégico da empresa.
II. ( ) Um dos maiores desafios dos profissionais de RH é ajudar suas respectivas 
empresas a terem sucesso, o que significa auxiliar na redução de custos e no 
crescimento nos mercados globais, entre outros aspectos.
III. ( ) As estratégias definidas pela organização podem afetar o funcionamento da 
gestão de pessoas, pois esta precisa se transformar para também se tornar um RH 
estratégico.
IV. ( ) O RH se transforma a partir do momento em que entende o negócio, porque 
é a partir disso que nasce a lógica para sua atuação estratégica.
V. ( ) Por se apropriarem da estratégia da empresa e ampliar a visão de negócio, 
os stakeholders se tornam capazes de transformar ativamente o RH.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta: V, V, V, V, F.
Pergunta 23
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] O posicionamento estratégico tem sido descrito como um instrumento de apoio ao 
processo de decisões estratégicas relacionadas à conceituação de produtos e 
empresas e à comunicação de suas características e atributos a segmentos de 
mercado específicos. O posicionamento tem experimentado uma evolução ao longo do 
tempo, partindo da procura pela definição de um conceito de produto e culminando 
com o desenvolvimento de um processo estratégico que decorre de postura 
segmentária por parte da empresa [...]”. TOLEDO, G. L.; HEMZO, M. A. O Processo 
de Posicionamento e o Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Anpad, 1991. Disponível 
em:<each.uspnet.usp.br/mahemzo/Toledo,GL-Hemzo,MA-O_processo-
de_posicionamento_e_o_Marketing-Estrategico.pdf>. Acesso em: 04/08/2016.
O processo de posicionamento estratégico envolve algumas definições por parte da 
empresa. Considerando esse contexto e os conteúdos abordados pelo texto-base, é 
correto afirmar que o posicionamento estratégico baseado em necessidade:
Resposta Correta: Diz respeito a atender e se posicionar frente a um 
determinado segmento de clientes.
Pergunta 24
Planejar é importante, mas nem sempre o que é planejado em uma organização 
acontece exatamente como foi definido. Assim, uma estratégia pode ser realizada ou 
não realizada ou também pode surgir uma nova estratégia a qualquer tempo, 
formando um novo padrão de comportamento. Desse modo, o papel das pessoas se 
torna importante na tomada de decisões em uma organização formal. Para tanto, os 
papéis são definidos em três níveis de autoridade.
 
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados pelo texto-
base, relacione corretamente cada tipo de nível e estratégia a seguir a sua respectiva 
definição.
 
1. Nível estratégico
2. Nível tático
3. Nível operacional
4. Estratégia deliberada
5. Estratégia emergente
 
( ) São as ações planejadas de forma intencional pela organização.
( ) Diz respeito ao papel das pessoas que interpretam e traduzem a estratégia em 
termos operacionais ou táticos específicos.
( ) São as ações que a organização realiza repetidamente e que podem se tornar 
um padrão de comportamento.
( ) Diz respeito ao papel assumido pelos colaboradores que executam tarefas 
previstas no exercício do cotidiano.
( ) Diz respeito ao papel das pessoas que decidem a estratégia de toda a 
organização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta: 4, 2, 5, 3, 1.
Pergunta 25
Para elaborar seu planejamento estratégico de recursos humanos e tomar decisões 
mais assertivas, a área de gestão de pessoas precisa entender do contexto do negócio. 
O RH precisa dominar aspectos que podem influenciar suas estratégias, tanto internos 
quanto externos à organização. Além disso, precisa compreender se há oportunidades 
ou ameaças que favoreçam ou não suas ações e práticas, tanto dentro como fora do 
ambiente organizacional. Nesse sentido, vimos que o RH conta com ferramentas como 
a análise SWOT para auxiliar na identificação de fatores que influenciam os resultados, 
ou seja, os produtos de sua área. De acordo com os conteúdos abordados no texto-
base, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explica corretamente os 
pontos fortes do RH:
Resposta Correta: São identificados nas condições internas da organização e 
representam vantagens, aspectos que favorecem, como o baixo índice de 
absenteísmo.
Pergunta 26
Os planos de ação de RH devem seguir um alinhamento necessário ao planejamento 
estratégico da organização, pois só assim os resultados agregam valor para a 
empresa. Dessa forma, para elaborar o plano de ação, a área de gestão de pessoas 
utiliza o PDCA, conceito que pode, além de melhorar os procedimentos de trabalho, 
incorporando ações cada vez mais adequadas ao ciclo produtivo, favorecer o trabalho 
em equipe. O RH precisa focar na melhoria e na qualidade de seus produtos e 
serviços, contribuindo sempre com o desempenho da organização. Considerando 
essas informações e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise atentamente as 
afirmativas a seguir.
I. O PDCA é uma ferramenta que incentiva e valoriza a participação dos indivíduos, 
potencializando o trabalho em equipe na busca por soluções de problemas.
II. A verificação e o acompanhamento da execução, por meio do ciclo PDCA, permite 
avaliar o quanto o resultado de uma ação está próximo da meta.
III. O ciclo PDCA é um ciclo de melhoria contínua, pois possibilita a revisão das etapas 
do plano, permitindo ações corretivas e ajustes.
IV. Após planejar, é preciso agir; para tanto, é necessário treinar e envolver as 
pessoas, mostrando como realizar as ações.
V. O ciclo PDCA provoca descrédito, pois faz modificações em processos planejados, 
prejudicando a imagem da empresa.
Resposta Correta: Somente as afirmativas I, II, III e IV.
Pergunta 27 
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] é muito importante para os profissionais de gestão de recursos humanos possuir 
um conjunto de indicadores que permitam conhecer e medir seu próprio desempenho, 
comparar seus resultados, identificar pontos de melhoria e subsidiar ações de 
transformação. [...] a mensuração de resultados no campo de gestão de pessoastem 
deixado de ser um mito e isso tem permitido a ampliação da sua comunicação e 
credibilidade dentro das organizações e, principalmente,demonstrado sua influência 
nos resultados organizacionais [...]”.PEREIRA, A. S. Utilização de indicadores de 
recursos humanos nas universidades federais brasileiras. In: ENCONTRO DE 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO, 2012, Salvador.Anais... Salvador: Anpad, 
2012. Disponível 
em:<anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnAPG/enapg_2012/2012_EnAPG254.pdf>. 
Acesso em: 18/08/2016. Vimos em nossos estudos que existem vários benefícios na 
adoção de indicadores
que avaliem o desempenho das ações estratégicas da área de RH. Diante desse 
contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente 
as afirmativas a seguir.
I. Ao serem avaliados, os profissionais de RH facilitam a construção de relações 
transparentes, ampliando a visão das expectativas da empresa em relação a seu 
trabalho.
II. Ao reconhecer suas potencialidades e limitações, o RH tem a possibilidade de saber 
como priorizar o trabalho que agrega valor para a organização.
III. As medidas de RH servem basicamente para reforçar o trabalho dos profissionais e 
avaliar a área, não representando valor para a tomada de decisões e os resultados da 
empresa.
IV. As atividades de monitoramento e avaliação dos resultados do PERH têm impacto 
negativo sobre o desempenho da organização e dos profissionais de RH.
V. Uma avaliação periódica permite a retroalimentação, ou seja, a reformulação da 
estratégia e a atualização do plano tático e operacional de acordo as mudanças 
detectadas.
Resposta Correta: Somente as afirmativas I, II e V.
 Pergunta 28
Vivemos em um mundo globalizado, marcado por constantes mudanças. Empresas 
que atuam de forma estratégica visam ao acompanhamento desse cenário de 
mudança e promovem tal condição em seu ambiente organizacional. O RH tem um 
papel importante em processos de mudança, afinal, ao assumir os
objetivos da organização, precisa mobilizar pessoas para a transformação, que 
envolve mudanças diversas.
Com relação à temática do envolvimento do RH em processos de mudança nas 
organizações, associe cada uma das etapas de um modelo de mudança 
organizacional, a seguir, a seu respectivo objetivo.
1. Comunicar o planejamento
2. Formar a equipe de implementação
3. Formar coalização dominante
4. Estabelecer a visão de futuro
5. Promover a mobilização e a participação
( ) Serve para direcionar o esforço da mudança, em que as lideranças, 
coordenadas por um líder, estabelecem e validam a visão.
( ) Envolve todo o processo de comunicação da visão estabelecida e das 
estratégias desenvolvidas.
( ) Identifica os grupos que têm poder e influência na organização e que estejam 
motivados para o trabalho em equipe e para liderar a mudança.
( ) Consiste em trabalhar com os stakeholders que se identificam com a visão de 
futuro, formando grupos de discussão e promovendo a comunicação contínua.
( ) Dirige o processo de mudança, realiza cronogramas, monitora e facilita o 
processo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta: 4, 1, 3, 5, 2.
 Pergunta 29
Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] para criar valor e obter resultados os profissionais de RH precisam começar não 
pelo foco nas
atividades, mas pela definição das metas, as quais garantem os resultados de seu 
trabalho. Com
as metas definidas, podem-se estimular os papéis dos gestores de RH. Os profissionais 
precisam
aprender a ser ao mesmo tempo estratégicos e operacionais, concentrando-se no 
longo e no curto
prazo [...]”.WERLANG, P. O Papel do Gestor de Recursos Humanos na Construção da 
Responsabilidade
Social Empresarial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-
GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2002, Salvador. Anais... 
Salvador: Anpad, 2002. Disponível 
em:<anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2002/GRT/2002_GRT1671.p
df>.
Acesso em:11/07/2016.
Vimos em nossos estudos que são várias as responsabilidades atuais do RH,afinal, 
gerenciar pessoas é tarefa presente no dia a dia das organizações. Considerando as 
informações apresentadas e o conteúdo abordado pelo textobase, é correto afirmar que 
a responsabilidade do RH:
Resposta Correta: Deve estar focada em desenvolver, contribuir, ajudar e 
aumentar a eficácia da organização.
 Pergunta 30
A gestão da área de Recursos Humanos se preocupa e olha de maneira especial para 
o comportamento das pessoas em uma organização. Afinal, sabemos que os 
indivíduos são fundamentais, pois são eles que executam as atividades e realizam os 
objetivos organizacionais. Dessa forma, como encontramos pessoas em todas as 
áreas da organização, a atuação do RH também deve ser abrangente. Vimos que o 
RH torna possível a operacionalização da estratégia da gestão de pessoas de maneira 
ampla em toda a organização. Considerando essas informações e os conteúdos 
abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre 
elas.
I. Em qualquer organização, podemos encontrar setores que não apresentam 
aspectos relacionados à gestão de pessoas. Afinal, é raro existir um contexto de 
trabalho em equipe ou o respeito a uma hierarquia para a tomada de decisões.
Porque:
II. As práticas de recursos humanos, ou seja, suas políticas e normas, devem estar 
vinculadas à filosofia da empresa, como sua cultura e seus valores, sendo flexíveis 
para que possam se adaptar aos objetivos da organização.
Resposta Correta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma 
proposição verdadeira.
 Pergunta 31
Para saber se as ações de RH realmente estão trazendo resultados para a 
organização, é necessário medir os resultados do RH. Ao avaliar a estratégia de RH e 
seus impactos na organização, é possível perceber o quanto o RH pode ser útil para o 
desempenho e para o rumo da organização, além de fortalecer a atuação da área e
a valorização dos profissionais de RH que demonstram alinhamento com os objetivos 
estratégicos.
Nesse sentido, vimos que pode ser estabelecido o levantamento de dois indicadores, 
um baseado no alinhamento interno e outro no alinhamento externo. Assim, é correto 
afirmar que o alinhamento externo diz respeito:
Resposta Correta: a um indicador estratégico que mede a contribuição do RH 
e revela o quanto seus produtos estão alinhados aos vetores estratégicos da 
organização.
 Pergunta 32
O RH tem um papel importante na execução da estratégia da organização, pois precisa 
alinhar estratégias, integrar sistemas e inovar práticas, além de agregar pessoas e 
disseminar a estratégia para que ela seja bem implementada e alcance os resultados 
propostos. No entanto, para fazer tudo isso acontecer, o RH precisa que a empresa 
apresente recursos compatíveis com a estratégia, isto é, a empresa precisa apresentar 
capacidades organizacionais. Com relação ao tema das capacitações organizacionais, 
vimos que elas representam o modo de ser, a cultura, os ativos intangíveis da empresa, 
sendo diferentes para cada organização. Considerando essas informações e os 
conteúdos abordados pelo texto-base, associe cada uma das capacidades 
organizacionais a seguir a sua respectiva descrição.
1. Mentalidade compartilhada
2. Talento
3. Responsabilidade social
4. Aprendizado
5. Colaboração
I. ( ) Ocorre quando a organização consegue realizar mais do que seus elementos 
poderiam alcançar individualmente.
II. ( ) Corresponde a ações filantrópicas, ao compromisso de sustentabilidade 
ambiental e à administração de instalações de baixo uso de energias, entre outras.
III. ( ) Refere-se à compatibilidade entre a imagem externa da organização (marca, 
reputação) e sua cultura interna.
IV. ( ) Acontece em nível individual e organizacional, por meio do abandono de 
antigas práticas, adoção ou adaptação a novas práticas e melhoria contínua.
V. ( ) Trata-se da capacidade da organização de atrair, reter e assegurar 
colaboradores competentes.
Agora, assinalea alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta: 5, 3, 1, 4, 2
Ppp3 
 Pergunta 1
Atualmente, entre tantos desafios que são expostos, a área de RH ainda tem que 
provar seu valor. Afinal, não adianta oferecer serviços sem saber se eles estão 
trazendo resultados efetivos para a maximização do desempenho da organização. 
Como se isso não bastasse, tais resultados precisam estar alinhados aos objetivos 
estratégicos da organização, ou seja, o valor criado internamente precisa agregar valor 
externo, preparar a empresa para o futuro, manter clientes e aumentar a capacidade 
da empresa, entre outros.
Considerando essas informações e o conteúdo do texto-base, analise atentamente as 
afirmativas a seguir.
 
I. Profissionais de RH que mantêm o conhecimento do negócio de dentro para fora 
melhoram o domínio sobre a formulação, implementação e execução da estratégia.
II. Conhecer as condições gerais do negócio em que se está inserido engloba 
identificar as expectativas de todos os stakeholders.
III. Unir os esforços da área com as estratégias para conduzir a organização em seu 
contexto de negócio é uma das maiores demandas do RH.
IV. Realizar leituras básicas sobre assuntos gerais que moldam a economia, sua área 
de atuação, assim como sobre informações geográficas e demográficas, auxilia o 
profissional de RH em sua atuação.
V. O RH pode fortalecer a reputação da empresa com seus stakeholders por meio de 
medidas filantrópicas e práticas socialmente responsáveis nas comunidades em que 
operam.
 
Resposta Correta: Somente as afirmativas II, III, IV e V.
 Pergunta 2
Para que possa elaborar um plano operacional que atenda aos objetivos 
organizacionais por meio da estratégia de RH, a área de gestão de pessoas precisa 
entender o negócio da empresa. Ao compreender o contexto de negócio, ela entra em 
contato com as necessidades dos stakeholders, que são as pessoas interessadas na 
organização e para as quais a organização responde. Assim, para o RH, os 
colaboradores não se constituem como seu único cliente; existem outros que a área 
precisa atender. Nesse sentido, vimos que, entre os stakeholders do RH, destacam-se 
também os gerentes, os clientes externos, fornecedores, entre outros. Assim, é correto 
afirmar que o RH consegue identificar as expectativas de seus clientes externos 
quando:
Resposta Correta: Procura acompanhar seus representantes de vendas e 
entender como funciona o mercado, quem são os clientes e o motivo por que se 
relacionam com a empresa.
 Pergunta 7
 
Leia com atenção o excerto a seguir:
“[...] O mercado acirrado pressiona as empresas que desejam se destacar a adquirir 
uma nova consciência em relação as suas práticas administrativas, principalmente 
as que são voltadas aos recursos humanos. Adotar uma postura diferente em 
relação aos colaboradores que são os responsáveis pelas ocorrências do 
absenteísmo e da rotatividade demonstra vantagem competitiva da empresa frente 
ao mercado de trabalho [...]”.
LARROYD, T. S. et al. Métodos Motivacionais e sua Contribuição para a 
Redução dos Índices de Absenteísmo e Rotatividade: caso de uma indústria de 
Caxias do Sul. São Paulo: Convibra, 2013. Disponível em: 
<convibra.org/upload/paper/2013/34/2013_34_7584.pdf>. Acesso em: 15/08/2016. 
Vimos que o RH constrói planos de ação para fatores de absenteísmo e 
rotatividade. De acordo com as informações apresentadas e os conteúdos 
abordados no texto-base, sobre o absenteísmo e a rotatividade podemos afirmar 
que:
Resposta Correta: São dois fatores que afetam e impactam diretamente a 
produtividade da organização, envolvendo custos diretos e indiretos.
 Pergunta 8
 
Alinhar os objetivos do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH) 
aos objetivos organizacionais e colocar em prática as ações mantendo esse 
alinhamento não é uma tarefa fácil. Para tanto, é necessário saber como isso 
acontece, definindo indicadores que tornem possível medir e acompanhar de 
alguma forma a execução da estratégia para verificar continuamente esse 
alinhamento. Só a partir dos resultados é possível perceber o quanto o RH está 
contribuindo com o desempenho da organização. Considerando essas informações 
e os conteúdos trabalhados pelo texto-base, associe, a seguir, cada um dos cinco 
passos que auxiliam o RH a manter o alinhamento com a estratégia a seu 
respectivo objetivo.
1. Definir a estratégia de negócio
2. Desenvolver um argumento de negócio
3. Criar um mapa estratégico
4. Identificar os produtos de RH
5. Alinhar a arquitetura de RH
( ) Verificar se os componentes do sistema de RH se encaixem entre si para que 
possam
respaldar os elementos da cadeia de valor da organização.
( ) Apresentar a maneira como a estratégia será implementada para a efetiva 
compreensão
do papel dos colaboradores e da organização.
( ) Definir o que o RH produz, por meio de suas ações, que é capaz de 
respaldar a
estratégia da organização.
( ) Verificar aquilo que o RH cria de valor por meio de seus sistemas e que 
impacta a
implementação da estratégia da organização.
( ) Identificar o conjunto interligado das atividades da empresa, ou seja, a 
cadeia de valor
da organização, identificando hipóteses de desempenho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associação:
 
 
Resposta Correta: 5, 1, 2, 4, 3.
 Pergunta 9
 
Apesar de a mudança estar presente em nossa existência, ela nem sempre é 
encarada como algo fácil e natural, e o mesmo ocorre no contexto organizacional. 
Desse modo, é muito comum encontrar resistência no ambiente de uma 
organização que deseja realizar um movimento de mudanças em seus processos, 
por exemplo. A gestão de pessoas tem um papel importante no contexto de 
mudanças, por isso, deve entender seus aspectos para
poder conduzir da melhor forma os recursos da empresa.
Um processo de mudança modifica as pessoas e as organizações, por isso, a 
gestão de pessoas necessita saber gerenciar esse contexto. Diante disso e levando 
em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a 
seguir.
I. O tipo de mudança denominado proativa ocorre devido à percepção de que 
fatores externos estão influenciando no desempenho da empresa.
II. É possível gerenciar a mudança e fazer com que ela ocorra levando em 
consideração, por exemplo, seu planejamento e a comunicação aos colaboradores.
III. Ao associar uma mudança à estratégia corporativa, os gestores podem dificultar 
um processo de mudança.
IV. As pessoas sabem da necessidade de mudança, mas, ainda assim, podem 
resistir, por se sentirem desconfortáveis ou com medo de perder algo de valor.
V. Os fatores técnicos comprometem muito mais um processo de mudança do que 
os fatores humanos.
 
Resposta Correta: Somente as afirmativas II e IV
 Pergunta 10
 
Não só de planejamento vive o RH: ele precisa concretizar a estratégia. Para tanto, 
é necessário realizar a tradução da estratégia, ou seja, executá-la. Esta é uma parte 
considerada frágil pelos gestores, pois envolve bastante responsabilidade dos 
líderes e do RH que se envolve na execução, quando os objetivos se referem a 
recursos relacionados a pessoas. Dessa forma, o RH precisa entender do negócio 
da empresa para poder executar a estratégia
com a maior excelência possível. Considerando essas informações e os conteúdos 
abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre 
elas.
I. Um fator importante para as estratégias de RH é o alinhamento aos objetivos da 
organização, mas, para que isso aconteça, é preciso ter um bom entendimento do 
contexto organizacional e definir um modelo de gestão para que tudo aconteça.
Porque:
II. O modelo de gestão se constitui em práticas, princípios, processos e políticas de 
RH que definem a maneira como a organização orienta o comportamento humano 
no ambiente de trabalho. Afinal, um plano operacional que ligue estratégia e 
pessoas para alcançar resultados é o grande desafio do RH na execução de seus 
objetivos.Resposta Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é 
uma justificativa correta da I.
 Pergunta 13
 
Para que o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos esteja alinhado com as 
estratégias da organização, é necessário que o RH faça um alinhamento dos 
objetivos. É possível perceber se os objetivos da organização estão alinhados com a 
estratégia do RH por meio de elementos que sinalizam o engajamento da gestão de 
pessoas. Dessa forma, são constituídos os modelos de gestão que orientarão as 
ações e o comportamento da organização.
Em nossos estudos, vimos que os modelos de gestão podem ser diferentes, pois 
devem refletir a estratégia da organização. Analise as alternativas a seguir e associe 
cada um dos conceitos apresentados a sua respectiva descrição.
1. Gestão do conhecimento
2. Gestão da cultura organizacional
3. Gestão por competências
4. Pensamento sistêmico
5. Visão baseada em recursos
( ) Realiza a gestão de pessoas por meio da definição de um conjunto de valores e 
regras que influenciam as interações dos colaboradores.
( ) Tem uma perspectiva ampliada do contexto e das relações que modelam o 
comportamento dos sistemas.
( ) Proporciona a captação, o armazenamento e a disseminação do conhecimento 
que é produzido na organização.
( ) Faz a gestão por meio da perspectiva de que a vantagem competitiva está 
nos recursos e nas capacidades da organização.
( ) Faz a gestão de pessoas por meio do conceito de CHAV (Conhecimento, 
Habilidade, Atitude e Valores).
Resposta Correta: 2, 4, 1, 5, 3.
 Pergunta 17
 
Mudanças são contínuas, mas, mesmo sabendo disso, as pessoas resistem 
naturalmente a elas. Os problemas mais recorrentes em processos de mudança 
organizacional enfrentados pela gestão de pessoas são os fatores humanos. Apesar 
de uma grande parte dos colaboradores compreender a necessidade de mudar o 
ambiente de trabalho, os processos e as atribuições, ainda é bem comum haver 
resistência a qualquer iniciativa de mudanças organizacionais.
Nesse sentido, vimos que o RH procura identificar quais fatores influenciam a 
resistência às mudanças. De acordo com os conteúdos abordados no texto-base, 
analise as alternativas a seguir e identifique aquela que explica corretamente a 
causa de resistência relacionada a uma noção equivocada sobre a mudança e suas 
implicações:
 
Resposta Correta: As pessoas podem resistir quando não compreendem os 
motivos das alterações e as consequências trazidas pela mudança, acreditando 
que serão prejudiciais.
 
 Pergunta 18
 
Vivemos em um mundo repleto de mudanças, que podem ocorrer tanto dentro como 
fora de uma organização e podem afetar diferentes públicos. Tais situações afetam 
também a postura do profissional de RH, por isso, é importante procurar entender o 
funcionamento do macroambiente para atuar junto às necessidades da empresa e de 
todos os stakeholders.
Conforme estudamos, o profissional de RH que atua em uma gestão estratégica 
precisa entender cada vez mais do contexto do negócio. A partir dessas informações e 
do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras 
e F para as falsas.
 
I. ( ) Para entender o contexto do negócio, os profissionais de gestão de pessoas 
precisam buscar informações diversas, como aquelas sobre a concorrência, 
fornecedores etc.
II. ( ) É necessário compreender o contexto do negócio para que possamos 
entender a lógica da atuação de gestão de pessoas.
III. ( ) O profissional de RH, quando entende do negócio da empresa em que atua, 
realiza serviços internamente que possibilitam criar valor externamente, aumentando a 
capacidade da empresa.
IV. ( ) Os stakeholders não são considerados clientes do RH, pois envolvem um 
público que faz parte do macroambiente, como os clientes e fornecedores externos.
V. ( ) Para oferecer serviços que agreguem valor e contribuam efetivamente com a 
formulação e execução da estratégia, o profissional de gestão de pessoas precisa 
olhar a empresa de dentro para fora.
Resposta Correta: V, V, V, F, F.
 Pergunta 19
Para gerar valor à organização, o RH precisa compreender como alinhar suas ações 
com as necessidades da organização. Atualmente, a existência do RH só se justifica 
se a área souber atender às necessidades do negócio, o que normalmente envolve 
resultados quantitativos. Por isso, têm sido desenvolvidas ferramentas para mensurar 
a valia das práticas de RH.
Conforme estudamos, podemos entender que é necessário ter um sistema de 
mensuração dos resultados da área. Considerando as informações apresentadas e o 
conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para 
as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Para entender como o RH gera valor, é possível utilizar uma ferramenta de 
gestão chamada Balanced Scorecard (BSC), que identifica os indicadores que 
apontam avanços no alcance dos objetivos organizacionais.
II. ( ) A leitura do BSC por meio da amplitude explica a conexão entre fatores 
financeiros e não financeiros referentes ao desempenho da empresa.
III. ( ) Uma dimensão da estratégia é a amplitude, que representa os elementos 
que afetam o desempenho da organização, considerados vetores.
IV. ( ) O fluxo causal constrói uma lógica causal, uma história de causa e efeito que 
indica os determinantes que afetam os fatores críticos de sucesso.
V. ( ) Antes da análise do fluxo causal do BSC, devem ser identificados os 
indicadores que mostram o quanto as ações de RH contribuem com os objetivos 
organizacionais.
Resposta Correta: V, F, V, V, F.
 Pergunta 21
 
Uma organização de trabalho está inserida em um contexto representado por seu 
ambiente interno e externo. Ambos podem afetar o desempenho da organização. O 
ambiente externo é denominado macroambiente e é representado pelo ambiente geral 
e o ambiente de negociação, que está fora da empresa, envolvendo-a. Vimos que as 
mudanças que ocorrem no macroambiente também são objeto de estudo da gestão de 
pessoas, pois impactam os resultados. Considerando essas informações e os 
conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas.
 
I. Para manter um RH estratégico, é necessário manter uma observação constante e 
saber, sobretudo, analisar e gerenciar o ambiente externo, que corresponde ao 
contexto do negócio (o ambiente em que a empresa está inserida, os atores 
envolvidos e sua dinâmica).
Porque:
II. O ambiente de negociação, mesmo estando distante, exerce certa influência (ainda 
que a organização tenha pouco poder de intervenção sobre ele). Já o ambiente geral 
está mais próximo da organização e oferece maior espaço para que a empresa atue 
sobre ele.
 
Resposta Correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa.
 Pergunta 22
 
Um dos grandes desafios da execução de um planejamento estratégico é ligar a 
estratégia às pessoas e aos resultados. A área de Recursos Humanos procura 
realizar um alinhamento da estratégia de negócio com as estratégias de RH por 
meio de suas práticas, processos e políticas. Assim, existem quatro elementos que 
podem sinalizar esse alinhamento: a arquitetura de RH, o desempenho 
organizacional, o contexto da organização e a relação entre o trabalho e a 
vantagem competitiva.
Nesse sentido, vimos que, quanto maior o envolvimento das pessoas, maior será o 
sucesso da estratégia. Assim, é correto afirmar que a arquitetura de Recursos 
Humanos:
 
Resposta Correta: Diz respeito ao alinhamento das estratégias de RH às 
estratégias da organização, por meio de políticas adequadas e profissionais 
especializados.
 Pergunta 23
 
Leia com atenção o excerto a seguir.
“[...] movimentos de profundas alterações nas relações de trabalho, na forma de 
gerenciamento da área de recursos humanos e na concepção de seu papel dentro 
da organização. Essas mudanças, inseridas em um quadro contextual mais amplo– 
o de transformações na sociedade capitalista e no seu modo de produção –, 
tenderiam a conduzir a alterações na estrutura e função da área de recursos 
humanos nas
organizações, aproximando-a de forma mais estreita da estratégia organizacional 
[...]”.
DIAS, C. G.; LOPES, F. T.; DALLA, W. D. Evolução dos Recursos Humanos nas 
empresas? Da retórica às práticas antigas com novas roupagens. In: ENCONTRO 
DA ANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007. 
Disponível em: <anpad.org.br/admin/pdf/GPR-A2389.pdf>. Acesso em: 11/07/2016.
No contexto da gestão de pessoas, vimos que a área de Recursos Humanos (RH) 
passou por uma evolução, o que a fez trocar várias vezes o próprio nome para 
acompanhar as mudanças de conceito. Considerando essas informações e os 
conteúdos abordados no textobase sobre a evolução do RH, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas. I. Durante o século XIX, o homem era tratado 
de acordo com o conceito de homo economicus. Foi a partir das primeiras décadas 
do século XX que essa perspectiva teve alterações e o foco do RH passou a ser o 
conceito de homo social.
Porque:
II. Devido a mudanças nas relações de trabalho entre empregador e empregado e à 
necessidade das organizações de atrair e manter profissionais qualificados, houve 
uma popularização do termo que
denominava a área de RH, que passou a se chamar, a partir do final do século XX, 
departamento pessoal.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa.
 Pergunta 24
 
A área de gestão de pessoas, ao realizar seu Planejamento Estratégico de 
Recursos Humanos (PERH), precisa integrar sistemas e inovar práticas para se 
manter alinhada aos objetivos estratégicos da
organização. Esse alinhamento é necessário para que os resultados obtidos pelas 
práticas da área impactem positivamente as expectativas da organização. Assim, 
para a estratégia acontecer, é necessário que a empresa esteja preparada, 
capacitada. Conforme estudamos, as capacitações organizacionais são as
competências da empresa, o que ela possui de diferente, como sua cultura e seu 
modelo de gestão. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para as
verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Ao desenvolver um jeito próprio de ser e de operacionalizar as ações, o 
RH agrega valor a sua área, mas não capacita a organização.
II. ( ) As capacitações da organização impactam todos os stakeholders e são o 
resultado das práticas de RH, essenciais para a implementação da estratégia de 
negócio.
III. ( ) A gestão de pessoas deve agir com foco no presente, fazendo uma 
gestão de risco, o que aumenta a capacidade da organização de previsibilidade.
IV. ( ) A inovação é uma capacitação organizacional que pode ser tanto 
estratégica quanto administrativa, por exemplo quando o RH introduz novos 
processos.
V. ( ) Para fazer o alinhamento do RH com a estratégia do negócio, é preciso 
identificar as capacidades da organização, medi-las e monitorá- las
 
Resposta Correta: F, V, F, V, V.
 Pergunta 25
A função de registro dos trabalhadores que deu origem ao departamento de RH não é 
mais a que o sustenta na atualidade. O mundo do trabalho mudou e, com isso, o 
sistema de gestão de pessoas tem acompanhado essa evolução. Ainda assim, em 
várias empresas, ainda persiste a percepção antiga de que o setor de RRH é uma 
área de processos centralizado, de controle e regulador de normas de conduta dos 
colaboradores. Conforme estudamos, podemos entender que a atual gestão de 
pessoas passou por diversas fases de adaptação e mudanças para chegar ao nível 
em que se encontra hoje. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Foi na fase tecnicista que as relações entre empregador e trabalhador foram 
fortalecidas.
II. ( ) A evolução do RH foi longa, saindo de um modelo centralizador para um 
modelo descentralizador.
III. ( ) Na fase administrativa, o foco era o indivíduo e suas relações, como, por 
exemplo, a sociedade, os sindicatos etc.
IV. ( ) A fase pioneira da gestão de pessoas foi a que se caracterizou pela 
preocupação com os custos da organização.
V. ( ) A fase contábil diz respeito ao momento em que os trabalhadores foram 
considerados ativos e se tornaram uma preocupação de longo
prazo.
Resposta Correta: V, V, V, V, F.
 
 Pergunta 26
 
A ferramenta de análise SWOT é um elemento importante que traz vários benefícios 
para a área de gestão de pessoas, principalmente no momento da elaboração de seu 
planejamento estratégico. Sua análise permite um levantamento de dados e está 
voltada para aspectos relacionados tanto para o ambiente interno quanto para o 
externo, proporcionando a verificação de elementos que podem ajudar ou atrapalhar 
na conquista de objetivos e, seguramente, no desempenho geral da área de RH. 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, 
associe cada um dos aspectos relacionados à leitura da ferramenta de análise SWOT 
a suas respectivas características.
1. Pontos fortes da área de RH
2. Oportunidades da área de RH
3. Pontos fracos da área de RH
4. Ameaças da área de RH
5. SWOT
I. ( ) Afetam o resultado ou o clima da organização, como exigências sindicais e 
crise econômica, o que implica reagir ativa ou reativamente.
II. ( ) Podem ser de causa estrutural ou atitudinal, como excesso de horas extras, 
alto índice de turnover, benefícios insatisfatórios etc.
III. ( ) Envolvem, por exemplo, programas que aumentem a satisfação dos 
colaboradores e políticas sobre inclusão.
IV. ( ) Proporciona uma análise dos atributos da organização e do ambiente.
V. ( ) São diferenciais da empresa que, por meio de ações de endomarketing, 
podem aumentar o sentimento de orgulho e de pertencimento à organização.
Resposta Correta: 4, 3, 2, 5, 1.
 Pergunta 1
“[...] O mercado acirrado pressiona as empresas que desejam se destacar a adquirir 
uma nova consciência em relação as suas práticas administrativas, principalmente 
as que são voltadas aos recursos humanos. Adotar uma postura diferente em 
relação aos colaboradores que são os responsáveis pelas ocorrências do 
absenteísmo e da rotatividade demonstra vantagem competitiva da empresa frente 
ao mercado de trabalho [...]”.
Vimos que o RH constrói planos de ação para fatores de absenteísmo e 
rotatividade. De acordo com as informações apresentadas e os conteúdos 
abordados no texto-base, sobre o absenteísmo e a rotatividade podemos afirmar 
que:
Resposta Correta:
a. são dois fatores que afetam e impactam diretamente a produtividade da 
organização, envolvendo custos diretos e indiretos.
Comentários da Resposta:
O absenteísmo e a rotatividade precisam ser controlados e as empresas 
necessitam de projetos relacionados a esses aspectos para controlar níveis 
adequados de produtividade.
 Pergunta 2
Para que o planejamento estratégico de Recursos Humanos funcione, é necessário 
ter uma boa gestão de pessoas. Isto é possível por meio da adaptação das políticas 
do RH aos objetivos organizacionais. Por meio desses procedimentos, o RH orienta 
sua atuação e as práticas do setor. Tais práticas se dividem em processos que 
tornam possível a operacionalização da gestão de pessoas.
Nesse sentido, vimos que são seis os processos de RH: agregar, aplicar, 
recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Assim, é correto afirmar 
que o processo de aplicar pessoas diz respeito a:
Resposta Correta: 
Orientar e integrar pessoas, esclarecendo sua função e seu posicionamento na 
estrutura da organização e avaliando seu desempenho.
Comentários da Resposta: 
Socializa a pessoa no ambiente de trabalho, colocando-a a par de suas 
responsabilidades e da cultura da empresa.

 Pergunta 3
A gestão da área de Recursos Humanosse preocupa e olha de maneira especial 
para o comportamento das pessoas em uma organização. Afinal, sabemos que os 
indivíduos são fundamentais, pois são eles que executam as atividades e realizam 
os objetivos organizacionais. Dessa forma, como encontramos pessoas em todas 
as áreas da organização, a atuação do RH também deve ser abrangente.
Vimos que o RH torna possível a operacionalização da estratégia da gestão de 
pessoas de maneira ampla em toda a organização. Considerando essas 
informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Em qualquer organização, podemos encontrar setores que não apresentam 
aspectos relacionados à gestão de pessoas. Afinal, é raro existir um contexto de 
trabalho em equipe ou o respeito a uma hierarquia para a tomada de decisões.
:
II. As práticas de recursos humanos, ou seja, suas políticas e normas, devem estar 
vinculadas à filosofia da empresa, como sua cultura e seus valores, sendo flexíveis 
para que possam se adaptar aos objetivos da organização.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta: 
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta: 
A asserção I é falsa, pois encontramos aspectos do contexto da gestão de pessoas 
em toda organização e em todos os setores de uma empresa, pois há indivíduos 
em todos os ambientes de trabalho. A asserção II, por sua vez, é verdadeira, pois 
explica que as práticas de RH precisam estar subordinadas às características da 
empresa para que o RH seja realmente estratégico e leve em consideração toda a 
organização, seguindo os objetivos desta.
 Pergunta 4
O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH) conta com o apoio de 
projetos para auxiliar na implementação das estratégias. Esses projetos 
representam um conjunto de recursos organizacionais que atuam juntos para criar 
ações ou desenvolver algo que não existia e que seja útil para melhorar a 
capacidade de desempenho e de execução dos planos estratégicos da 
organização.
Vimos que os projetos funcionam como planos de ação coordenados para o 
alcance dos objetivos da organização. Diante desse contexto e levando em 
consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a 
seguir.
 
.
II. É essencial que os projetos de RH ocorram simultaneamente e com o mesmo 
grau de importância destinado às outras atividades da organização.
III. A temporariedade e a individualidade impactam no desempenho dos projetos e 
acentua os gaps dos objetivos estratégicos.
Resposta Correta: 
b. somente as afirmativas I e IV.
Feedback da resposta: 
A afirmativa I está correta, pois os projetos são criados com fins específicos para 
melhorar o resultado em relação aos objetivos estratégicos. A afirmativa II está 
incorreta porque os projetos devem se diferenciar do restante das atividades da 
empresa, já que se constituem na realização de ações pontuais para um fim 
específico e em um determinado prazo. A afirmativa III está incorreta, afinal, 
temporariedade e a individualidade são características dos projetos. E os projetos 
são possibilidades para realizar ações quando se encontram lacunas, ou seja, gaps 
nos objetivos estratégicos. A afirmativa IV está correta, uma vez que os projetos de 
PERH servem para fins específicos e se diferenciam por isso.
 Pergunta 5
A execução do planejamento estratégico de RH conta com o auxílio de ferramentas 
para gerenciar o processo de dimensionamento de pessoas. A gestão por 
competências auxilia na parametrização dos comportamentos ou das entregas 
profissionais necessárias e consideradas importantes para o alinhamento com a 
estratégia da organização. Assim, as competências organizacionais se sustentam 
nas competências das pessoas. 
Em nossos estudos, vimos que o RH pode fazer sua gestão de pessoas baseado 
nas competências individuais que são necessárias para a organização cumprir seus 
objetivos. De acordo com os conteúdos abordados no texto-base, analise as 
alternativas a seguir e identifique aquela que explica corretamente o conceito de 
competência pessoal:
Resposta Correta: 
e. É a soma dos conhecimentos, habilidades e também das atitudes e valores 
que uma pessoa possui e que agrega valor a si e à organização.
Comentários da Resposta: 
As competências são consideradas as capacidades que as pessoas têm de saber, 
saber fazer e saber agir, ao realizar seu trabalho, contribuindo para a organização.
 Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
Para realizar a gestão estratégica de pessoas, é necessário haver na 
organização processos interligados e que atuem de forma harmônica entre si. 
Ao agirem em conjunto e com o foco nos objetivos organizacionais, esses 
processos formam um sistema aberto que é influenciado pelo ambiente 
externo e interno. Dessa forma, a gestão de pessoas torna possível a 
operacionalização de seu planejamento estratégico, dando vida a suas 
políticas, procedimentos e normas.
Um dos processos de RH se constitui em agregar pessoas, sendo composto 
pelo recrutamento e seleção. Diante disso e levando em consideração o 
conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
 
I. Recrutar pessoas consiste em atrair qualquer pessoa disponível no mercado 
de trabalho por meio da comunicação e divulgação das oportunidades 
existentes na organização.
II. A seleção de pessoal pode melhorar o desempenho da empresa, pois 
escolhe o candidato que melhor se adequa ao perfil de cargo e às 
competências necessárias à organização.
III. Para identificar o perfil dos profissionais, é possível realizar a aplicação de 
técnicas de seleção, como testes e entrevistas.
IV. Contratar pessoas que se encaixem nos valores e na cultura da 
organização, e não só na qualidade exigida do currículo, pode reduzir o 
absenteísmo e a rotatividade.
V. O recrutamento de pessoas não pode ser feito internamente, ou seja, 
quando a gestão busca profissionais de dentro da organização.
 
Estão corretas:
Resposta Selecionada: d. 
somente as afirmativas II, III e IV.
Resposta Correta: d. 
somente as afirmativas II, III e IV.
Comentários da Resposta: 
Feedback 
da 
resposta:
A afirmativa I está incorreta, pois o recrutamento busca atrair 
os melhores profissionais que se adequem às necessidades da 
empresa, e não qualquer pessoa. A afirmativa II está correta 
porque a seleção consiste em escolher o candidato que traga o 
maior número de competências alinhadas com as 
necessidades da organização e com o cargo específico. A 
afirmativa III está correta, afinal, as técnicas de seleção podem 
auxiliar na avaliação e escolha dos candidatos. A afirmativa IV 
está correta, uma vez que, quanto melhor for o processo de 
recrutamento e seleção, ajustando as necessidades da 
organização, melhor será a escolha do profissional e sua 
adequação ao cargo, o que pode diminuir o índice de 
afastamento de profissionais pela não identificação com a 
empresa. A afirmativa V está incorreta, pois o recrutamento 
pode ser tanto interno como externo e ambos trazem 
benefícios para a organização.
 Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
Para fazer a gestão estratégica de pessoas, o RH orienta suas ações e 
práticas pela estratégia da organização. Para que isso aconteça, a área conta 
com um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos que impacta 
diretamente em sua estratégia. Esse conjunto de processos se constitui em: 
agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver 
pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas.
Com base no que estudamos sobre os processos de RH que auxiliam na 
execução das práticas de gestão estratégica de pessoas, associe cada um 
dos processos de RH a seguir a suas respectivas características.
 
1. Agregar pessoas
2. Manter pessoas
3. Desenvolver pessoas
4. Recompensar pessoas
5. Aplicar pessoas
6. Monitorar pessoas
 
( ) Retribui a dedicação e o esforço dispendidos pelos colaboradores para o 
alcance dos objetivos organizacionais.
( ) É compostopelo recrutamento e seleção, tendo o RH como assessoria 
interna.
( ) Orienta, integra e posiciona as pessoas na estrutura da organização, além 
de avaliar seu desempenho.
( ) Envolve programas de mudanças e de comunicação e está diretamente 
ligado à educação dos colaboradores.
( ) Assegura condições físicas, psicológicas e sociais para garantir a 
permanência do colaborador na organização.
( ) Envolve acompanhar o comportamento das pessoas em relação a suas 
atividades, por meio de bancos de dados e sistemas de informações 
gerenciais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de 
associação:
Resposta Selecionada: d. 
4, 1, 5, 3, 2, 6.
Resposta Correta: d. 
4, 1, 5, 3, 2, 6.
Feedback 
da 
resposta:
O conceito de recompensar pessoas (4) se refere a retribuir a 
dedicação e o esforço dispendidos pelos colaboradores para 
atingir os objetivos da organização. O conceito de agregar 
pessoas (1) é composto pelo recrutamento e seleção, tendo o 
RH como assessoria interna. O conceito de aplicar pessoas (5) 
se refere a orientar, integrar e posicionar as pessoas na 
estrutura da empresa e avaliar seu desempenho. O conceito de 
desenvolver pessoas (3) se refere aos programas de mudanças 
e de comunicação e está relacionado com a educação dos 
colaboradores. O conceito de manter pessoas (2) se refere a 
assegurar condições físicas, psicológicas e sociais para 
garantir a permanência do funcionário na organização. O 
conceito de monitorar pessoas (6) se refere a acompanhar e 
orientar o comportamento das pessoas em relação a suas 
atividades para alcançar os objetivos traçados.
 Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
Alguns planos do PERH podem estar alinhados com a necessidade de 
redução de fatores que prejudiquem a produtividade, como a alta rotatividade 
e o absenteísmo. Assim, para dirimir tal realidade, a gestão de pessoas pode 
e deve criar ações para controlar esses fatores que prejudicam os resultados 
da organização.
Vimos em nossos estudos do texto-base que o RH se baseia nas causas para 
criar as ações relacionadas ao controle da rotatividade e do absenteísmo. 
Assim, podemos afirmar que um alto índice de rotatividade pode estar 
relacionado a:
Resposta 
Selecionada:
b.
Salários incompatíveis com a função, valores e cultura da 
organização diferentes das do profissional contratado e 
ausência de um plano de carreira.
Resposta 
Correta:
b.
Salários incompatíveis com a função, valores e cultura da 
organização diferentes das do profissional contratado e 
ausência de um plano de carreira.
Comentários da 
Resposta:
A falta de identificação com a empresa, bem como salários 
incompatíveis e falta de perspectiva profissional são 
fatores que causam rotatividade, prejudicando o 
desempenho da organização.
 Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
Após elaborar seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH), 
a gestão de pessoas precisa colocá-lo em prática, lembrando-se sempre de 
alinhar suas ações aos objetivos da organização. Para tanto, são definidas as 
práticas do RH estratégico, isto é, suas políticas, procedimentos e normas. 
Estas estão subordinadas à cultura e aos valores da organização e devem ser 
flexíveis, facilitando sua adaptação às estratégias traçadas.
Conforme estudamos, podemos entender que as práticas de RH regulam os 
processos básicos da área. A partir desse contexto e dos conteúdos 
trabalhados no texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as 
verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) A adequação da administração de cargos e salários conforme a dinâmica 
do mercado de trabalho é um dos propósitos das práticas de RH.
II. ( ) Por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), o RH reúne 
orientações específicas sobre como o colaborador deve realizar suas 
atividades.
III. ( ) As práticas de RH podem estabelecer programas e incentivos que 
tenham como objetivo, por exemplo, ações relacionadas ao processo de 
manter pessoas.
IV. ( ) As políticas de RH funcionam como orientações, instrumentos de apoio 
para a tomada de decisão dos gestores em situações desconhecidas.
V. ( ) Os objetivos da área de RH devem ser iguais aos da organização para 
facilitar a determinação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada: a. 
V, V, V, V, F.
Resposta Correta: a. 
V, V, V, V, F.
Feedback A afirmativa I é verdadeira, pois as práticas de RH auxiliam nos 
da 
resposta:
processos de RH, e ações relacionadas ao salário dos 
colaboradores podem estar ligadas ao processo de 
recompensar pessoas. A afirmativa II é verdadeira, já que o 
POP define padrões e normas de realização das atividades 
conforme cada cargo, auxiliando o RH na orientação de 
pessoas. A afirmativa III é verdadeira, uma vez que são as 
práticas de RH que dão base aos processos, e estes se 
orientam pelas políticas e procedimentos estabelecidos pela 
gestão de pessoas para realizar suas ações. A afirmativa IV é 
verdadeira, pois as políticas definidas pela área de RH estão 
apoiadas na cultura da organização e servem de orientação 
para a tomada de decisões em situações em que o gestor 
ainda não sabe o que fazer. A afirmativa V é falsa porque os 
objetivos estratégicos da organização não são iguais ao do RH, 
mas servem de norte para que o RH crie seus objetivos com a 
finalidade de alcançar as expectativas da organização. Já os 
Procedimentos Operacionais Padrão, são orientações para 
execução de tarefas, criadas pelo RH e que auxiliam nas suas 
ações estratégicas.
 Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
Para realmente realizar o que foi planejado, não basta fazer um bom 
planejamento estratégico: é necessário também realizar uma boa gestão 
desse plano. Quando se trata do Planejamento Estratégico de Recursos 
Humanos (PERH), é importante realizar a gestão de pessoas por meio da 
aplicação de ferramentas que possam auxiliar, sobretudo, no 
acompanhamento das ações que serão executadas.
Conforme estudamos, podemos entender que uma das formas de gerir 
pessoas é feita por meio da utilização da ferramenta denominada gestão por 
competências. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Para que um plano de gestão estratégica de pessoas seja eficiente, é 
necessário clareza e direção, isto é, saber o objetivo e como chegar a ele.
II. ( ) Para que uma organização desenvolva certa competência 
organizacional, ela precisa de pessoas com essa competência.
III. ( ) A gestão por competências se originou na teoria da Visão Baseada em 
Recursos, que enxerga os recursos da empresa como uma forma de 
alavancar o negócio.
IV. ( ) Conforme a perspectiva da gestão por competências, a organização 
passou de um olhar coletivo para uma observação individual, ou seja, das 
pessoas.
V. ( ) A capacidade de uma organização é medida pelo conjunto de suas 
habilidades, conhecimentos e atitudes desenvolvidos ao longo de sua 
existência, sem vínculo com as pessoas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada: a. 
V, V, V, F, F.
Resposta Correta: a. 
V, V, V, F, F.
Feedback 
da 
resposta:
A afirmativa I é verdadeira, pois, para realizar um plano, é 
importante saber como alocar os recursos para alcançar o 
objetivo. A afirmativa II é verdadeira, já que a capacidade de 
uma organização diz respeito a suas competências 
organizacionais, que envolvem a soma das competências das 
pessoas em relação a seu trabalho. A afirmativa III é 
verdadeira, uma vez que a Visão baseadas em recursos 
valoriza os recursos internos da empresa que a tornam 
diferente e competitiva no mercado. A afirmativa IV é falsa, pois 
o olhar passou a ser tanto coletivo quanto individual, 
valorizando as competências da organização e também das 
pessoas que a compõem. A afirmativa V é falsa porque a 
capacidade de uma organização se constitui de um conjunto, 
de ativos tangíveis e intangíveis, queconferem vantagem 
competitiva e são difíceis de imitar pelos concorrentes. Já 
conhecimentos, habilidades e atitudes são capacidades das 
pessoas.
 Pergunta 11
0,2 em 0,2 pontos
Para que o planejamento estratégico de recursos humanos realmente traga 
efeitos para a organização, é necessário realizar a gestão, isto é, o 
acompanhamento de suas ações. Assim, para fazer essa gestão, é preciso 
recorrer a ferramentas que auxiliem nesse acompanhamento e na execução 
das estratégias. Além disso, saber para onde a organização está se 
encaminhando favorece a tomada de decisões e, inclusive, a readequação da 
rota quando necessário.
Vimos que o RH utiliza algumas ferramentas para realizar seu plano de gestão 
estratégica de pessoas, entre as quais a gestão por competências. 
Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Podemos afirmar que a gestão por competências trouxe uma transformação 
para a gestão de pessoas, pois essa abordagem possibilitou ver os recursos 
das organizações como elementos de alavancagem para o negócio. 
Porque: 
II. A visão da gestão por competências trouxe a percepção de que são os 
ativos intangíveis que constituem verdadeiramente as competências 
organizacionais, e não os ativos tangíveis.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta 
Selecionada: 
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa.
Resposta Correta: a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa.
Feedback 
da 
resposta: 
A asserção I é verdadeira, pois a visão baseada em recursos 
possibilitou o entendimento das competências como recursos 
internos da organização. Já a asserção II é falsa, afinal, para a 
gestão por competências, todos os recursos – tangíveis e 
intangíveis – são considerados para que o desempenho da 
organização aconteça.

Mais conteúdos dessa disciplina