Buscar

Currículo e Avalição da EducaçãoProvaOnline

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Currículo e Avalição da Educação
1 - [223517] De acordo com Moreira e Candau (2007), à palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem assim para que currículo venha a ser entendido, no entanto, os autores concebendo, então, a palavra currículo como:
c) Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos(as) estudantes
2 - [223505] Sabe-se que a prática educacional requer um trabalho conectado com a realidade, que implica uma busca constante e intencional. Isso quer dizer exatamente que se devem buscar os principais parâmetros, ou eixos, curriculares na realidade social contemporânea. A questão fundamental para as novas concepções de currículo e programa são:
e) Questões como saúde, trabalho, violência, desigualdade social, miséria e, também, os avanços da ciência e da tecnologia, os direitos humanos, a proteção ou a devastação do meio ambiente são problemas do nosso cotidiano, pois atingem de formas diferentes nossas vidas, as de nossos alunos e de suas famílias. Portanto, podemos considerar que essas adversidades interferem, diretamente, no ambiente escolar.
1 - [110039] É importante conhecer a estrutura do currículo e suas diferentes dimensões, uma vez que apresentam várias nuances. Ao refletir sobre o contexto escolar, é possível afirmar que existem três tipos de currículo: o formal, o real e o oculto.
Estabeleça a relação entre os termos e respectivos conceitos e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Formal
2. Real
3. Oculto
(  2 ) É o que passa a ser realidade no espaço escolar com docentes e alunos a cada momento, em consequência de um Projeto Político-Pedagógico e dos propósitos de ensino.
( 3 ) Indica as práticas e mudanças educacionais que orientam e resultam nas aprendizagens não explícitas nem propostas pelos projetos educacionais, embora constitua importante fator de aprendizagem.
( 1  ) Refere-se àquele que é estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional estruturando o conhecimento acadêmico expresso em normas curriculares, desde seus objetivos até os conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. Também pode ser chamado de “oficial”.
b) 2 – 3 – 1
2 - [115056] Arroyo (2007) afirma que as indagações sobre os Currículos não devem privilegiar apenas que conhecimentos ensinar-aprender, mas como ordená-los, organizá-los, em que lógicas, hierarquias e precedências, em que tempos, espaços. Isto porque se reconhecemos o papel dos educandos sobre o currículo e deste sobre os educandos, somos obrigados a repensar os currículos e as lógicas em que os estruturamos. Isto se deve aos seguintes aspectos:
a) Os alunos não são apenas uma produção escolar, nem dos currículos, da docência e da administração.
b) Crianças, adolescentes, jovens ou adultos que chegam às escolas carregam imagens sociais com que os currículos, as escolas e a docência trabalham, reforçam-nas ou a elas se contrapõem. 
c) Os educandos trazem consigo identidades de classe, raça, etnia, gênero, território, campo, cidade, periferia e sobre essas imagens construímos as imagens de alunos, definimos funções para cada escola e priorizamos ou secundarizamos conhecimentos, habilidades e competências. 
d) Trazermos imagens sociais de crianças, adolescentes, jovens ou adultos nas hierarquias sociais, raciais ou de gênero, no campo e na cidade ou nas ruas e morros. Essas imagens sociais são a matéria-prima com que configuramos as imagens e protótipos de alunos e que arquitetaremos os currículos.
Podemos afirmar que os aspectos são
 (e) a) Verdadeiro.
 b) Verdadeiro.
 c) Verdadeiro.
 d) Verdadeiro.
(176464) Sabe se que a prática educacional requer um trabalho conectado com a realidade que implica uma busca constante e intencional. Isso quer dizer que se devem buscar os principais parâmetros, ou eixo, curriculares na realidade social contemporâneo. A questão fundamental para novas concepções de currículo e programa são:
e)Questões como saúde, trabalho, violência, desigualdade social, miséria e também, os avanços da ciência e da tecnologia, os direitos humanos, a proteção ou a devastação do meio ambiente são problemas do nosso cotidiano, pois atingem de forma diferente nossas vida, as de nossos alunos e de suas famílias. Portanto, podemos considerar que essas adversidades interferem diretamente no meio ambiente escolar.
(176520) De acordo com Moreira e Candau (2007) a palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influencias teóricas que afetam e se fazem hegemônica em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômico, política e culturais contribuem assim para que o currículo venha a ser entendido, no momento, os autores concebendo, então, a palavra currículo como;
c)Experiencia escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos(as) estudantes.
( 188708) De acordo com Sacristan (1996) o currículo é uma seleção da cultura, uma versão particular da cultura; não apenas pelo fato de ser uma seleção com determinados critérios, mas também pelo formato que adotam. Por esta razão, ao falar de cultura e currículo na escolarização é preciso estabelecer não apenas as relações entre ambos os termos, considerando que a cultura diz respeito a conteúdos, processos ou tendências externas à escola e o currículo a conteúdos e processos internos, tentando explicar o que ocorre neste último como consequência do que se trama na cultura exterior. A partir deste trecho retirado do livro "Perspectivas Curriculares Contemporâneas" e dos demais conteúdos estudados neste ciclo, assinale a alternativa que não apresenta aspectos referentes ao currículo. 
d)O trabalho pedagógico se realiza por meio das ações que dificultam colocar em prática um projeto educativo: desde o planejamento da escola como um todo (PPP) até o planejamento do currículo de modo mais específico, passando pelos movimentos que deles decorrem e culminam com o propriamente dito ato de ensinar e aprender, o currículo em ação, incluindo a avaliação do trabalho realizado
( 172148) A construção dos instrumentos quanto é feita a partir de programas r objetivos gerais, toma como referência tais programas e não as aprendizagens reais dos estudantes ou do grupo. Se por um lado ,isso faz com que a questão do tempo de aprendizagem especifico de cada estudante seja um fator quase inexistente na elaboração desse tipo de instrumento, por outro, é um importante fator de geração de eqüidade entre os objetivos e conteúdo que se espera que as escolas ensinem a seus estudantes .Sem isso creríamos o risco de que cada professor fixasse o seu próprio conteúdo ou nível de aprendizagem para seus estudantes. Os instrumentos que serão usados no processo de avaliação ,sejam referenciados nos programas gerais ou no estádio de desenvolvimento dos estudantes reais existentes em uma sala de aula, devem portanto partir de uma especificação muito clara do que pretendem avaliar. a elaboração de um instrumento de avaliação ainda deverá levar em consideração alguns aspectos importantes :
e ) ( ) a, b, c, d, e
(182372) É preciso cuidado para não ter uma visão mercantilizada dos educandos, que nesta perspectiva não passam de capital humano a ser capacitado para as demandas hierarquizadas do mercado. Nesse sentido o currículo passa a se organizar na lógica segmentada ,os profissionais que trabalham esse conteúdo serão segmentados, hierarquizados e valorizados ou desvalorizada do mercado .Arroyo (2007) destaca que o docente deve estar atento a este processo. assinale a alternativa quetraz as consequências ao trabalho do professor apontados pelo autor.
b)Atuação numa perspectiva pragmatista, utilitarista cientificista e positivista de conhecimento e de ciência.
(172216) O currículo , na área educacional, conceitua-se com um processo educativo de dialogo humano em torno dos conteúdos. O currículo, na área educacional, conceitua-se como um processo educativo de diálogo humano em torno dos conteúdos culturais e existenciais de interesse mútuo dos alunos e professores, mediante uma ação relativamente sistemática e em busca de uma transformação pessoal e social. Assim, podemos dizer que o currículo: 
I - é um processo educativo e não um momento, uma etapa.
II - propicia uma transformação que, na esfera pessoal, chamamos de aprendizagem. O objetivo é levar as pessoas a aprenderem os saberes, os valores, as competências, as habilidades que orientam as suas atitudes e suas relações na sociedade.
 III - direta ou indiretamente busca uma mudança na sociedade, partindo do nível mais imediato: a escola e a comunidade. 
IV - é um plano de estudo, uma proposta que orienta e normatiza o processo de administração curricular, proporcionando o acompanhamento e o monitoramento dessas ações, registrado em forma de documento e guardado na secretaria da escola.
d) IV
(2203090) Podemos afirmar que as relações entre a sociedade e a escola, entre os saberes e as práticas socialmente construídos originam os conhecimentos escolares constituindo assim o currículo, tornando, tais saberes acabam se tornando âmbito de referência dos currículos. Podemos entender como o âmbito de referência dos currículo.
I- O mundo do trabalho e os desenvolvimento tecnológicos.
II- As formas diversas de d exercício da cidadania e os movimentos socais.
III- As instituições produtoras do conhecimento cientifico ( universidade e centro de pesquisa).
IV- As atividades corporais e desportivas, o campo da saúde e a produção artística.
Assinale as definições acima classificando em V(verdadeira) e F (falsa) e assinale a alternativa eu melhor representa sua analise.

Continue navegando