Buscar

Técnica do uso do portfólio acadêmico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnica do uso do portfólio acadêmico
O artigo escolhido “O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia. Adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem”, descreve uma pesquisa realizada no segundo semestre letivo de 2010 no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Foi aplicada aos acadêmicos regularmente matriculados nas disciplinas de Metodologia Científica aplicada a Odontologia I e Saúde Coletiva II, totalizando 60 alunos e aos 03 professores das referidas disciplinas. Através de alguns questionários, os dados foram coletados, analisados em um programa estatístico, chegando à conclusão que 100% dos alunos avaliaram o portfólio como excelente ou bom como método de avaliação, pois há um maior rendimento e aprendizagem dos alunos. Pessoalmente, acredito no uso do portifólio como uma ferramenta inovadora de avaliação e que pode sim, ser uma alternativa às provas parciais. Ele serve, exatamente, como um diário de aprendizagem, no qual deve constar tudo e todo material que serviu para que o aluno entendesse o conteúdo dado pelo docente, com comentários, opiniões, resenhas e resumos, mapas mentais, projetos, seminários, todos os encontros, entre outras atividades propostas em aula. Esses tipos de registro, que podem compor um portfólio, são excelentes instrumentos para que o professor realize uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem, mediante relatos narrativos dos próprios alunos, pois cada um é singular e seu processo de entendimento também.
O artigo trata o portfólio como um instrumento facilitador da construção e reconstrução do processo ensino-aprendizagem que permite o aluno refletir sobre a realidade local, identificando os problemas e analisando-os criticamente com incentivo à escrita e à criatividade. Entretanto, na pesquisa feita, uma alta porcentagem dos alunos afirmam que a maior dificuldade em confeccionar o portfólio foi devido a necessidade de pesquisar artigos científicos, mas que é muito mais proveitoso do que provas tradicionais. 
“Há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva. Atualmente, nos cursos de graduação em Odontologia os currículos possuem uma enorme carga horária, não havendo tempo para estudo, o que resulta no repasse de conteúdos prontos e acabados, sem espaço para argumentação e dúvidas” (Lazzarin, 2007)
Como falei, cada aluno tem um ritmo único no processo de evolução, uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Desta forma, na minha visão, a aplicação de provas gera exclusão, pois todos os estudantes são colocados em um mesmo patamar ensino sem respeitar as diferenças e limitações de cada um, sendo assim, o uso do portifólio acadêmico só vêm para acrescentar, pois, através da análise de toda a evolução na aprendizagem durante o semestre, o professor avaliará se o aluno está apto ou não para prosseguir na sua vida acadêmica. 
Posto isso, acho que o portifólio mostra mais do que seu conhecimento técnico ou senso estético; ele apresenta a sua capacidade de expor um ponto de vista e de como articular uma possível solução para um problema ou desafio proposto. 
FROTA, Myrna Maria; MENEZES, Léa Maria; ALENCAR, Carlos Henrique; JORGE, Lidiane da Silva; ALMEIDA, Maria Eneide. O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia. Adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Revista Abeno, 2011. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/34/34. Acesso em: 25 de jul. de 2011.
Laura Maria Becker
Fundamentos Biológicos - 2020

Continue navegando