Buscar

ED Biotermologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicação da Biotermologia
Questão 08:
Os transtornos de temperatura corporal podem ser divididos de uma forma geral em hipertermia e hipotermia. Com base na Biotermologia defina estes dois distúrbios e traga exemplos com dos mecanismos regulatórios envolvidos.
Resposta:
A hipertermia é o aumento da temperatura corporal, devido a incapacidade do corpo de perder calor ou reduzir a sua produção, que pode ser influenciada por fatores como a resposta do nosso organismo aos patógenos ou fatores externos. Quando um indivíduo chega ao estado de hipertermia, os mecanismos de termorregulação acabam se sobrecarregando e com isso há possibilidade do mesmo ter convulsões, desidratação intensa com perda de eletrólitos, aumento da pressão arterial e da função cardiorrespiratória, e pode levar à morte. Uma resposta que o corpo dá quando está em situações como essa é a sudorese, afim de causar um resfriamento corporal por vaporização, porém em situações mais graves, há necessidade de um resfriamento por meio de fluidos administrado por via intravenosa. Além disso, ocorre também a vasodilatação, para que haja a transferência de energia para o exterior. 
A hipotermia é o contrário da hipertermia, ou seja, é quando o corpo se encontra em uma temperatura abaixo de 35 graus, isso se dá quando a perda de calor corporal está maior do que a capacidade de gerar calor. Neste caso, quando um indivíduo chega ao estado de hipotermia, o corpo reage com calafrios e tremores, afim de produzir calor pela contração muscular. Ademais, ocorre também a vasoconstrição para que diminua a perda do calor. Em alguns casos, há necessidade do uso de cobertores térmicos para ajudar na transferência de calor por condução. A hipotermia, geralmente é causada pela exposição prolongada a ambientes frios.
Questão 09:
Traga o exemplo de técnicas terapêuticas baseadas na produção e dissipação do calor. Explique seus princípios e aplicações.
 Resposta:
A termoterapia é um recurso terapêutico utilizado no processo de reabilitação que, através de fontes de calor de origem química, elétrica, magnéticas e mecânica, aumentam a agitação molecular e consequentemente o metabolismo também.
Os recursos da termoterapia são classificados em superficiais e profundos. Dentre os recursos classificados como calor superficial, podemos citar as lâmpadas infravermelhas, compressas e bolsas quentes, banhos de parafina, turbilhões ou imersão aquecidas. Nesse caso, é muito utilizado para diminuir a dor e provocar efeitos analgésicos nas condições subagudas. Nos recursos para aplicação de calor profundo, podemos citar a diatermia de micro-ondas, diatermia de ondas curtas e o ultrassom. Nesse caso, é muito utilizado para a cicatrização tecidual e maior relaxamento estrutural. As indicações para a aplicação de calor profundo são as condições inflamatórias crônicas e subagudas, dor crônica ou subaguda.

Outros materiais