Buscar

Respostas de provas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A integração dos sistemas nervoso e hormonal serve de auxílio para que o controle neural regule o controle hormonal em respostas aos estímulos externos e internos. A ligação dos hormônios aos receptores depende totalmente dos níveis de concentração hormonal no sangue, da quantidade de receptores e da sensibilidade dos receptores ao hormônio, que atuam como reguladores fisiológicos responsáveis pela aceleração ou diminuição da velocidade das reações e das funções biológicas que acontecem e que são fundamentais para o funcionamento do corpo durante o exercício.
Com o aumento do exercício moderado a intenso, o hormônio adrenalina:
 
A- Estimula a taxa metabólica, regula o crescimento e a atividade das células, reduz a concentração plasmática de cálcio e promove a retenção de sódio pelos rins
B- promove o transporte dos carboidratos (CHO), aminoácidos e ácidos graxos para dentro das células e reduz a glicose sanguínea.
C- facilita a atividade simpática, eleva o débito cardíaco, regula os vasos sanguíneos e aumenta o catabolismo do glicogênio e a liberação de ácidos graxos. (resposta certa).
D- acelera o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e regula o crescimento corporal e o desenvolvimento de características relacionadas à fertilidade.
Durante o exercício, o volume de ejeção ou volume sistólico (VS) se modifica, de modo a permitir que o coração trabalhe de forma mais eficiente, aumentando para valores superiores aos de repouso. Esse aumento do volume de ejeção durante o esforço ocorre de maneira paralela ao aumento na intensidade do exercício. Analise os seguintes fatores:
I. Volume de sangue venoso que retorna ao coração. II. Distensibilidade ventricular. III. Contratilidade ventricular. IV. Pressão nas artérias aorta e pulmonar.
São fatores que controlam diretamente a resposta do volume de ejeção, relacionado à intensidade de esforço durante o exercício:
A- I, II e III e IV – RESPOSTA CERTA
B- I e III, apenas.
C- II e IV, apenas.
D- II e III, apenas.
Para o normal funcionamento do metabolismo humano, é necessária energia, armazenada em todas as células sob a forma de ATP (trifosfato de adenosina). O músculo é um tecido especialmente adaptado para a transformação de energia química (ATP) em mecânica (tensão muscular decorrente do mecanismo fisiológico da contração muscular). No processo de transformação de energia química em mecânica consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a anaeróbia láctica e a aeróbia.
Essas vias utilizam, respectivamente, os sistemas de produção de energia
A- energético fosfato, ATP-CP e glicolítico.
B- glicolítico, ciclo de Krebs e oxidativo.
C- C- ciclo de Krebs, oxidativo e ATP-CP. 
D- D- ATP-CP, glicolítico e oxidativo. – RESPOSTA CERTA
O exercício é um estímulo que provoca desequilíbrios no sistema respiratório, levando em consideração sua intensidade, duração e volume. O consumo máximo de oxigênio, representado pela sigla VO2 max, é um parâmetro de avaliação da potência aeróbia máxima, correspondente à taxa máxima de captação, transporte e utilização de O2 pelo organismo.
Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao consumo máximo de oxigênio durante o exercício.
I. A determinação do VO2 max pode ser realizada por meio de métodos diretos, pela análise dos gases expirados enquanto o indivíduo realiza esforço incremental – normalmente prolongado até a exaustão voluntária – ou pela interrupção do teste.
II. De forma geral, o VO2 max é 25% superior nos homens em comparação com as mulheres, em função da composição corporal ou da massa muscular total.
III. Após a fase adulta, principalmente nas pessoas não treinadas, ocorre uma forte tendência de declínio da variável VO2 max com a idade e, principalmente, com a inatividade.
Estão corretas as afirmativas
A- I e II, apenas
B- I e III, apenas.
C- II e III, apenas.
D- I, II e III. RESPOSTA CERTA
A resistência é a capacidade determinante para o rendimento do atleta nas provas de média e longa duração na natação e no atletismo, por exemplo, além de ser fundamental para a manutenção da técnica e do desempenho em esportes de longa duração, como o futebol, sendo caracterizada como a capacidade de resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade moderada.
Analise as seguintes afirmativas sobre a classificação da resistência de acordo com a sua predominância energética e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Resistência de curta duração, de 6 a 15 segundos: predominância do sistema da glicólise anaeróbia. ( ) Resistência de média duração, de 15 a 90 segundos: predominância do sistema energético de ATP e ATP-CP. ( ) Resistência de longa duração, entre 90 segundos e 8 minutos: predominância do metabolismo aeróbio-anaeróbio. ( ) Resistência de longa duração, acima de duas horas: predominância do metabolismo aeróbio e degradação de gorduras.
Assinale a sequência correta.
A- V F V F
B- F V F V
C- F F V V RESPOSTA CERTA
D- V V F F

Outros materiais