Buscar

8º ano Ciências - Araribá Mais - Resumo Unidade 1 Tema 4 (carboidratos, lipídeos e proteínas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Objetivos
Identificar e perceber a função dos nutrientes e as possibilidades de uma dieta equilibrada.
Reconhecer que uma alimentação equilibrada deve conter nutrientes variados em quantidades 
adequadas para atender às necessidades de cada organismo; bem como considera práticas 
relacionadas ao ambiente, ao horário da refeição, à higiene e outros cuidados com o corpo.
Unidade 1: A nutrição e o sistema digestório humano
Tema 4: Carboidratos, lipídios e proteínas (resumo páginas 18 e 19)
· 
· As grandes moléculas de importância crucial para todas as coisas vivas – desde bactérias até elefantes – podem ser agrupadas em 4 classes principais: carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos. Na escala molecular, membros de três dessas classes – carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos – são enormes e, por isso, denominados macromoléculas. Por exemplo, uma proteína consiste em milhares de átomos que formam uma molécula colossal, de massa superior a 100.000 dáltons.
· Carboidratos: açúcares e polímeros de açúcar. Fontes de energia, por isso chamados de alimentos energéticos.
· Fórmula geral: Cx(H2O)y. Não possuem água em sua estrutura.
· Simples: monossacarídeos, ou açúcares simples; os monômeros a partir dos quais carboidratos mais complexos são formados. Trioses: C3H6O3 – gliceraldeído, di-hidroacetona; pentoses: C5H10O5 – ribose, ribulose; hexose: C6H12O6 – glicose, galactose e frutose.
· Dissacarídeos: são açúcares duplos, compostos por dois monossacarídeos unidos por uma ligação covalente (glicosídica,
· 
 formada por desidratação). Maltose (glicose + glicose - malte), sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose).
· Polissacarídeos: compostos por várias unidades de açúcar. Estruturais: Celulose, hemicelulose, pectina, lignina (fibras alimentares, importantes na formação do bolo fecal), quitina; armazenamento: glicogênio, amido. 
· Lipídios: popularmente conhecidos como óleos e gorduras, são compostos pouco solúveis em água, que podem ser de origem animal ou vegetal.
· A principal função das gorduras é o armazenamento de energia. Um grama de gordura armazena o dobro de energia que um grama de polissacarídeo, como o amido.
· Gordura: composta por dois tipos de moléculas menores: glicerol (1 molécula - álcool) e ácidos graxos ( 3 moléculas) = triacilglicerol ou triglicerídeo.
· As gorduras se separam da água, pois as moléculas de água se ligam umas às outras por meio de ligações de hidrogênio, excluindo as gorduras. Essa é a razão pela qual o óleo vegetal (uma gordura líquida) se separa da solução aquosa de vinagre nas embalagens de molhos para saladas.
· Gordura saturada: se não houver ligações duplas entre os átomos de carbono da cadeia, então o maior número possível de átomos de hidrogênio liga-se ao esqueleto carbônico. Essa estrutura é saturada por átomos de hidrogênio. 
São as gorduras animais, como banha e manteiga (são sólidas a temperatura ambiente). Uma dieta rica em gorduras saturadas é um dos vários fatores que contribuem para a doença cardiovascular conhecida como aterosclerose.
· Gordura insaturada: tem uma ou mais ligações duplas, com um átomo de hidrogênio a menos ligado a cada átomo de carbono da ligação dupla. Quase todas as ligações duplas de ocorrência natural em ácidos graxos são ligações duplas cis. São as gorduras vegetais e dos peixes. São chamadas de óleos (óleo de oliva, óleo de fígado de bacalhau, óleo de girassol, no abacate, no amendoim, nas castanhas e nas nozes etc). São líquidas a temperatura ambiente.
· Óleo vegetal hidrogenado/ gordura vegetal hidrogenada: as gorduras insaturadas foram convertidas sinteticamente em gorduras saturadas pela adição de hidrogênio. A manteiga de amendoim, a margarina e muitos outros produtos são hidrogenados para evitar que os lipídeos se separem na fase líquida (óleo). O processo de hidrogenação dos óleos vegetais produz não só gorduras saturadas, mas também gorduras insaturadas com ligações duplas trans. Essas gorduras trans podem contribuir mais que as gorduras saturadas para a aterosclerose. Foram banidas da Suíça e Dinamarca.
· Fosfolipídeos: essenciais para as células, pois fazem parte das membranas celulares. Possuem 1 molécula de glicerol + 2 de ácido graxo + 1 fosfato. Colina, camada fosfolipídica (bicamada lipídica).
· Esteroides: lipídios que possuem um esqueleto carbônico composto por quatro anéis fusionados. Colesterol – componente das membranas celulares e precursosr de hormônios, produzido no fígado.
· Proteínas: grego proteios, “primeiro” ou “primordial”. Contribuem com mais de 50% da massa seca da maioria das células e são imprescindíveis em quase tudo que os organismos fazem.
· Algumas proteínas aceleram reações químicas, outras desempenham papéis de defesa, armazenamento, transporte, comunicação celular, movimento e sustentação estrutural.
· Todas as proteínas são compostas pelo mesmo conjunto de 20 aminoácidos, ligados na forma de polímeros não ramificados. A ligação entre aminoácidos é chamada ligação peptídica, e um polímero de aminoácidos é chamado polipeptídeo.
· Uma proteína é uma molécula biologicamente funcional, formada por um ou mais polipeptídeos, cada um enovelado e organizado em uma estrutura tridimensional específica.
· Glicina, alanina, valina, leucina, isoleucina, metionina, fenilalanina, triptofano, prolina, serina, treonina, cisteína, tirosina, asparagina, glutamina, ácido aspártico, ácido glutâmico, lisina, arginina e histidina.
· Estrutura primária = cadeia linear de aminoácidos.
· Estrutura secundária = regiões estabilizadas por ligações de hidrogênio entre os átomos da cadeia principal do polipeptídeo.
· Estrutura terciária = forma tridimensional estabilizada por interações entre as cadeias laterais.
· Estrutura quaternária = associação de dois ou mais polipeptídeos (somente em algumas proteínas).
· Desnaturação proteica: processo no qual uma proteína perde sua estrutura original devido à quebra de ligações químicas fracas e de interações, tornando-se inativa biologicamente. A desnaturação ocorre sob condições extremas de pH, salinidade e temperatura.

Continue navegando