Buscar

Portifólio Ciclo 3- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: Fundamentos da Educação
	Tarefa: Portifólio Ciclo 3
	Nome: Alexandre de Oliveira
	RA: 8084964
	Turma: DGEFL - Educação Física, Licenciatura- 
2’ Semestre
	Parecer do Tutor: 
2
O uso de tecnologias além de criar novos espaços de possibilidades a serem explorados, também afeta diretamente o modo como as pessoas aprendem, pensam e se relacionam. Cada vez mais cedo presenciamos cenas de crianças usando e portando celulares, dominando jogos de vide-game, passando horas em frente à televisão e entrando em contato pessoas pela internet. Por esse motivo os recursos tecnológicos são instrumentos valiosos no processo de ensino/aprendizagem, pois favorecem o desenvolvimento da capacidade intelectual e afetiva ,proporcionando um aprendizado mais significativo e prazeroso. O seu uso como ferramenta pedagógica, se faz necessário antes de tudo que o professor tenha uma boa formação para que domine tanto os conteúdos quanto as T.I.Cs.
.Ferramentas (T.C.I) para uso pedagógico dentro da Educação Física escolar:
.Blogs e Sites de pesquisa na internet: A possibilidade da utilização de laboratório de informática na aula de Educação Física, pode tanto ampliar o conhecimento como propor ao aluno visualizar e ter contato com conteúdos de maneira mais dinâmica e intensificada, por exemplo pode-se trabalhar a ampliação dos conhecimentos da cultura corporal mais diversificadas, de modo que os alunos possam acessar, através de vídeos, fotografias, áudios, modalidades de atividades físicas que geralmente não são tão divulgadas pela mídia televisiva ou na sociedade que cerca o aluno. O professor pode inclusive propor discussões a respeito dos temas.
.Smartphones e tablets: Os dispositivos móveis trazem uma infinita possibilidade de recursos que podem inclusive enriquecer as aulas de Educação Física, Um bom exemplo é o uso das câmeras digitais, em que o aluno pode ser filmado ou fotografado, obtendo uma consciência visual de seu corpo e movimentos corporais. Além da infinidade de aplicativos que podem ser utilizados para assessorar a aula e trazer uma melhor experiência das atividades, tais como: aplicativos que permitem verificar a frequência cardíaca, distância percorrida com auxilio da localização dada pelo G.P.S, visualização de Atlas de Anatomia em 3d e aplicativos de demonstrações de movimentos, atividades e exercícios físicos. Inclusive em escolas que não possuem um laboratóride informática próprio, os dispositivos móveis surgem como uma boa alternativa para pesquisas e consultas à internet.
.Jogos Pedagógicos digitais: Existem vários sites e plataformas, além de dispositivos móveis que disponibilizam os chamados: Jogos pedagógicos digitais, tem a cacacidade de tornar a experiência teórica mais prazerosa e interessante ao aluno, além de ter o caráter de ensinar divertindo, proporciona uma ferramenta que conduz o aluno a pensar na resolução de problemas e adaptação à regras, estimula a criatividade. Pode também ser uma forma de apresentar aos alunos uma novo olhar sobre os games, podendo entender como conciliar ensino e diversão além de aprender que o uso requer limites, e saber sobre os riscos do seu uso excessivo.
.Aulas com auxilio de projetor de imagem: Estes aparelhos permitem hoje a apresentação dinâmica e ilustrativa para aulas teóricas, auxiliando o professor a criar no aluno uma melhor assimilação do que está sendo ensinado, associando o que está sendo dito pelo professor com imagens, levando em conta que nem todos alunos aprendem do mesmo jeito, sendo importante utilizar mais recursos sensoriais como imagens fotográficas, vídeos, captando inclusive uma maior atenção por parte dos alunos.
Portanto, além destas ferramentas existem muitas outras que podem e devem ser utilizadas como complemento dos conteúdos a serem aplicados, a fim de trazer uma experiência mais diversificada da metodologia de ensino. Sendo inclusive importante para que os alunos aprendam utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor trazendo benefícios a sua formação.
REFERENCIAS:
AVELINO, Amanda. Estante Mágica/Alunos e Sala de Aula, Tecnologia e Educação. Disponível em:< https://blog.estantemagica.com.br/jogos-educativos-digitais/>Acesso em 18 de Out. de 2019.
RODRIGUES, Rosenan Brum, TICs na Educação Física escolar: é preciso saber utilizar.Disponível em :< https://www.efdeportes.com/efd147/tics-na-educacao-fisica-escolar.htm>Acesso em 18 de Out. de 2019.
FONSECA, André Azevedo da, Como usar as Novas Tecnologias na Educação: sala de aula deve ser ambiente de criação. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=Zge9v2jIhRA> Acesso em 18 de Out de 2019.
CARDOSO, Renan de Omote, PALESTRA ON-LINE: O Vídeo como Recurso Facilitador da Aprendizagem. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=32myJzDqFYU>Acesso em 18 de Out de 2019.

Continue navegando