Buscar

Produção e gestão ad1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

5 de 5 estrelas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
PRODUÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
AD1
Com base na leitura dos planos nacionais de segurança pública apresentados em 2000 (gestão de Fernando Henrique Cardoso) e 2002 (gestão de Luís Ignácio Lula da Silva), disponíveis na internet, responda as perguntas a seguir:
Plano Nacional de Segurança Pública (2000): disponível em http://www.dhnet.org.br/3exec/novapolicia/plano_segpub.htm
Projeto Segurança Pública para o Brasil (2002): disponível em http://carceraria.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Plano_Nacional_Segurana_Pblica.pdf
1) Compare os contextos de criação e apresentação dos planos.
2) Indique os fatores que são apresentados nos diagnósticos como de maior gravidade.
3) Assinale qual é o objetivo de cada plano.
4) Analise os limites de cada plano.
Resposta 1) Antes de contextualizar cada plano proposto, vale destacar que as políticas públicas, promovidas pelo Estado brasileiro até o início dos anos 1980, caracterizavam-se pela centralização decisória e financeira na esfera federal. A "Constituição Cidadã", promulgada no Brasil em 1988, não culminou, concomitantemente, na construção de uma política de segurança pública democrática por parte dos órgãos responsáveis, estabelecidos no "Estado democrático de Direito".
O PNPS de 2000, pela primeira vez, após o processo de democratização, emergiu a possibilidade de uma reorientação estratégica, com tratamento político-administrativo direcionado a colocar a questão da segurança pública como política prioritária de governo. Com ênfase aperfeiçoar o sistema de segurança pública brasileiro, de forma a reprimir e prevenir o crime e reduzir a impunidade.
O PNPS para o Brasil de 2002, buscava uma maior imersão quanto a questões estratégicas de politicas públicas e sociais que combatessem a pobreza e suas consequências em múltiplas dimensões. Objetivando a redução das modalidades da violência que se manifestam sob a forma da criminalidade. Era o reconhecimento que em nosso país, a violência criminal atinge todos os segmentos sociais, dos mais ricos aos mais pobres, o que faz da insegurança uma experiência amplamente compartilhada.
Resposta 2) Após analise do PNSP de 2000, tomamos que seu maior desafio está na integração das ações de segurança pública, tanto na instância Federal, quanto nas Secretárias Estaduais, com participação da Sociedade Civil. Dessa forma, o projeto deste Plano é mais genérico, não definindo um objetivo principal a ser combatido, preocupando-se com problema da violência de forma paliativa e em curto prazo. Mas podemos destacar: foco no combate ao narcotráfico e ao crime organizado; redução da violência urbana; e capacitação e reaparelhamento das polícias. 
O PNSP de 2002 foi mais objetivo ao diagnosticar fatores de maior gravidade, a citar: a articulação entre tráfico de drogas e de armas que resultam num maior aumento de poder bélico por parte dos marginais, e o recrutamento do jovem da periferia ao crime organizado.
Resposta 3) O Plano de 2000, contemplava uma diversificada gama de atividades, mas objetivava uma maior articulação e reestruturação das polícias e das ações públicas de segurança nas instâncias Federal e Estadual. Assim, contribuindo para a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública que oferecesse alcance amplo e eficaz, na solução do complexo problema da violência. 
O Projeto de 2002, foi marcado por priorizar políticas públicas de prevenção a violência. Dessa forma, efetivava e ampliava o entendimento da antiga gestão a respeito dos desafios da questão da segurança. Temos o combate a violência em sentido amplo, com objetivos e resultados em longo prazo, visando o futuro e uma melhor qualidade de vida para a sociedade como um todo. Portanto aborda temas mais complexos como o recrutamento dos jovens para o crime organizado, a reforma nas policias, violência contra minorias, acesso à justiça, desarmamento, entre outros temas.
Resposta 4) O PNSP de 2000, apesar de ter sido um avanço teórico considerável com a questão da segurança pública, enfrentou limites práticos consideráveis no âmbito da gestão, fracassando nos seus objetivos principais. O plano possibilitou a institucionalização de significativos encaminhamentos de diretrizes para ações de gestão, porém poucos avanços práticos. Sem recursos definidos, sem delineamento de metas e de processos de avaliação.
O PNSP de 2002 foi além nas questões de reconhecimento, gestão e desenvolvimento de políticas e ações públicas, porém, os avanços foram extremamente tímidos frente a complexidade do problema da violência. Nesse contexto, para que as questões relativas ao combate a violência logre êxito não se pode dispensar a participação e a contribuição da sociedade.