Buscar

Avaliação On Line 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
Tópico da discussão
Parte superior do formulário
Olá alunos! Tudo bem com vocês?
Bem-vindos ao desafio colaborativo da disciplina de Introdução à EaD!
Como o próprio nome diz, o objetivo desta atividade é desafiá-los a buscar mais conhecimento, potencializando o aprendizado de maneira colaborativa. Assim, a pesquisa e a contribuição de cada aluno são complementadas pelos comentários dos demais colegas de disciplina e pelo tutor.
Esta é uma excelente oportunidade para você pesquisar um pouco sobre os temas que serão abordados nessa disciplina e que vai vivenciar durante a prática profissional. Antes de postar, procure pesquisar no conteúdo disponibilizado no curso, mas também fora do nosso ambiente virtual de aprendizagem. Pesquise em livros, monografias, dissertações, teses, artigos científicos e em páginas confiáveis da internet, mas não esqueça de citar todas as fontes.
Talvez você tenha dúvidas ou já tenha recebido questionamentos de pessoas próximas sobre a eficácia da Educação a Distância. Para obtermos o melhor resultado em nosso processo de aprendizado, é fundamental que estejamos seguros e confiantes de que fizemos a escolha certa.
Vamos lá?
Leia o texto a seguir:
Nem mesmo os maiores entusiastas poderiam prever o sucesso da EaD no Brasil. Tecnicamente falando, as primeiras formas de educação a distância no mundo começaram por meio de correspondências antes mesmo de 1900 e, no país, até mesmo a Marinha lançou um curso nessa modalidade em 1939. Com os avanços tecnológicos, o rádio e a televisão também foram adotados como canais para a educação a distância, acompanhando o aumento do acesso a estes veículos. E não foi diferente com a popularização da internet e desenvolvimento de novas plataformas digitais.
[...]
No entanto, por melhor que seja, toda metodologia tem suas lacunas. E não seria diferente neste caso: o modelo de ensino presencial tem suas limitações ao depender completamente de horários fixos e um espaço físico para funcionar. Não é possível uma aula acontecer sem ter um local ou uma data de encontro. Esta condição inerente acaba afastando vários estudantes – de diversas idades – do aprendizado por terem dificuldades de tempo, deslocamento ou até falta de recursos financeiros. É um desafio participar todas as noites da aula para quem trabalha o dia inteiro, ou então fazer um curso em Harvard ou em Oxford alguém que não tem condições de viajar até os Estados Unidos ou Inglaterra.
Agora que você leu o texto, responda os questionamentos a seguir:
●      Pesquise sobre o crescimento do quantitativo de alunos matriculados em graduações a distância no Brasil nos últimos 5 anos;
Com mensalidades com preços chamativos, avanço da tecnologia de conectividade, menos gasto com transporte, maior segurança, comodidade, flexibilidade de horários. Esses são os principais fatores apontados pelos Especialistas do Ensino a Distância (EaD) que tem influenciado para o crescimento galopante da modalidade no país. 
O Ensino à distancia foi regulamentado há 14 anos, por decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas em 2017 o Ministério da Educação (MEC) alterou as regras. Pois agora as instituições de ensino não precisam mais de autorização prévia do governo para oferecer cursos a distância, muito menos está credenciada para cursos presenciais. E não há mais necessidade de vistoria para abertura de curso, onde a mudança na legislação permitiu que apenas apresentassem alguns indicadores de qualidade.
Com isso o crescimento da EAD deu um salto expressivo a partir de 2018, onde pela primeira vez, a oferta de vagas em EaD superou a da educação presencial no país. Conforme o Censo 2018 da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram oferecidas 7,1 milhões de vagas a distância, ante 6,3 milhões de vagas presenciais. Valores esses divulgado em meados de setembro de 2019, o que revelou crescimento de 52,44% em relação ao ano anterior (segundo o Censo, em 2017 foram oferecidas 4,7 milhões).
Mas vale lembrar que, esse fenômeno ainda não se reflete em adesão efetiva ao EaD. Pois a rede de educação presencial recebeu mais alunos novos em 2018 do que a rede a distância. Onde dados do censo, mostram 2,07 milhões de ingressos em vagas presenciais (28,9% do total disponível), e 1,3 milhão nas vagas à distância (21,5% da oferta). 
https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/01/por-que-o-ensino-a-distancia-cresceu-tanto-e-quais-os-desafios-do-setor-ck4yclkh201bn01ockas6mo0h.html
●      Existe algum perfil requerido para o estudante que opta pela Educação a Distância?
Sim. O perfil ideal de aluno para EAD é aquele que possui várias características tais como:
 1 Comprometimento: Exercer o hábito de assistir e rever as aulas programas, resolver os exercícios, estudar fora da plataforma digital e valorizar o conteúdo complementar.
2 Ter foco: Não deixar que as distrações do mundo externo atrapalhem o seu horário de estudo.
3.      Ser organizado: Aprender a organizar suas atividades de rotina com o estudo online, e isso não é simples de ser feito. Desenvolver seu próprio método de estudo e distribuir ao longo dos dias exige disciplina na organização.
4.      Mais interatividade: Interagir mais com os colegas, pois é por meio da interação que desenvolve melhor suas habilidades e o progresso no curso.
5.      Aprende a lidar melhor com a tecnologia: Há cursos conseguem ser 100% digitais, por isso possibilita que o aluno lide mais com as tecnologias, como o computador, celular, tablet etc. Isso melhora o desenvolvimento como pessoa e torna o aluno mais atualizado, logo, tem mais chances no mercado.
6.      O aluno ideal tem autonomia: Buscar de conhecimento. O ensino online favorece isso e incentiva quase que 100% do tempo, o que desenvolve melhor autonomia, disciplina e comprometimento.
7.      Enxerga o professor como orientador: Não depender somente do professor para aprender e sim dele mesmo. O professor no EaD está como tutor e solucionando dúvidas pontuais, enquanto o trabalho árduo fica por conta do aluno que irá atrás das aulas programadas, estudos dirigidos e fóruns de dúvidas e debates. 
https://www.estudiosite.com.br/site/moodle/qual-e-o-tipo-de-perfil-de-aluno-ideal-para-ead#:~:text=O%20aluno%20ideal%20tem%20autonomia,melhor%20autonomia%2C%20disciplina%20e%20comprometimento
●      Identifique pelo menos duas características que você julgar mais importantes para o sucesso nos estudos na metodologia EaD;
Creio que Comprometimento e Autonomia são as características que o aluno ideal em EAD deve possuir quando iniciar um curso. As outras surgirão de acordo com a necessidade e o tempo. Mas todas as características são relevantes, pois são dependentes uma das outras formando o pacote do perfil de aluno ideal para EaD. 
●      Por que você acredita que a EaD é tão eficaz quanto a modalidade presencial?
Devido eficácia do ensino a distância ter sido comprovada cada dia mais, seja pelo crescimento de cursos ofertados, números de inscritos e das novas propostas do governo em criar universidades federais online.
Especialistas afirmam que a modalidade é o futuro da educação, devido às inúmeras vantagens do método como possibilidade de alcance e custo consideravelmente inferior, seja para o desenvolvimento do curso ou para o aluno. 
 
Fonte: https://www.ead.com.br/4-fatores-que-comprovam-a-eficacia-do-ensino-a-distancia

Outros materiais