Buscar

Apol 4 Prática de Estágio Projeto de Intervenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática de Estágio: Projeto de Intervenção
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ( ABEPSS), através da Politica Nacional de Estágio de 2010 (p.19)  estabelece:
A supervisão de estágio na formação em Serviço Social envolve duas dimensões distintas, mas não excludentes de acompanhamento e orientação profissional: uma supervisão acadêmica que caracteriza a prática docente e, portanto, sob responsabilidade do(a) professor(a)-supervisor(a) no contexto do curso e a supervisão de campo, que compreende o acompanhamento direto das atividades prático-institucionais da(o) estudante pelo(a) assistente social, nos campos de estágio. Estas dimensões devem estar diretamente articuladas em todo processo de supervisão.
Baseado nas responsabilidades inerentes à supervisão de estágio podemos entender que: Analise as afirmativas e marque a opção correta.
 I A supervisão de estágio requer diálogo constante entre os atores envolvidos no estágio supervisionado.
II A supervisão de estágio requer a consonância com as dimensões da prática do assistente social- teórico metodológica, ético político e técnico operativa.
III O estágio supervisionado contribui na formação da identidade profissional do aluno sendo de extrema relevância o compromisso dos supervisores e seu alinhamento com as dimensões da prática do assistente social.
IV A pesquisa não se constitui em ação requerida para a supervisão de estágio.
	
	A
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	
	B
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	C
	As assertivas I e IV estão corretas.
	
	D
	As assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	As assertivas I, II e III estão corretas.
Questão 2/5 - Prática de Estágio: Projeto de Intervenção
A supervisão em Serviço Social, que se configura pelo acompanhamento conjunto de supervisores acadêmicos e de campo deve propiciar a discussão com os alunos e, demonstrar os elementos que compõe a dimensão ético-política da profissão e, além desta discussão o aluno deve conseguir identificar de forma objetiva nas intervenções dos supervisores o compromisso assumido com o projeto ético político da profissão .BAGLIOLLI e SANTOS (2018). Analise a afirmação e aponte a assertiva correta.
	
	A
	È muito difícil realizar coerentemente as ações no espaço de atuação do assistente social o que nos leva a afirmar que na prática a teoria não consegue se concretizar.
	
	B
	Durante a supervisão de estágio o acompanhamento ao aluno deve ser realizado pelo supervisor de campo, pois as ações no campo de estágio são de sua responsabilidade.
	
	C
	A supervisão de estágio é construída no cotidiano de trabalho, ocorrendo continuadamente de forma reflexiva e crítica.
	
	D
	O aluno durante a supervisão deve absorver e considerar como totalmente procedente a atuação do assistente social no campo de estágio, não devendo pontuar dúvidas quanto aos processos de trabalho e condução dos mesmos.
	
	E
	Não cabe ao estagiário levantar questionamentos e contribuir com informações em campo de estágio.
Questão 3/5 - Prática de Estágio: Projeto de Intervenção
O estágio supervisionado necessita para sua efetivação de utilização de documentos técnicos e administrativos. A cada fase do estágio o aluno constrói as documentação  técnica exigida como Plano de Estágio, Diário de Campo , Relatórios, realizando a proposta interventiva através da construção do Projeto de Intervenção. A respeito do projeto de intervenção podemos afirmar que: Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I. O Projeto de intervenção deve ser construído pelo supervisor de campo, buscando formar no estagiário  habilidades necessárias a proposição, execução, monitoramento e avaliação de projetos.
PORQUE
II. Além de construir o projeto de intervenção o aluno deve ter em mente a necessidade de monitorar as ações propostas avaliando o projeto desde a sua concepção.
	
	A
	As afirmativas I e II estão corretas e se complementam.
	
	B
	A afirmativa I está correta e a afirmativa II está incorreta.
	
	C
	A afirmativa I e a afirmativa II estão corretas mas não se complementam, sendo contraditórias.
	
	D
	A afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta.
	
	E
	As afirmativas estão incorretas.
Questão 4/5 - Prática de Estágio: Projeto de Intervenção
A respeito da importância da pesquisa como dimensão Investigativa, a ABESS (1996) concede à  pesquisa o papel de identificar as mediações históricas da realidade requalificando a ação do assistente social. A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se segundo Alcoforado (2009)  como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação,  os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados. Com relação a pesquisa podemos entender que:  Leia as assertivas e marque a alternativa correta.
	
	A
	A pesquisa não se constitui em elemento embasador da proposta interventiva.
	
	B
	Realizar pesquisa no campo de estágio é impossível pois não se possui no campo de estágio oportunidade para a coleta de dados.
	
	C
	Arquivos, produção bibliográfica, relatórios e fotos constituem base de dados para a pesquisa.
	
	D
	O estagiário não pode realizar pesquisa e coleta de dados em campo de estágio pois precisa realizar atendimentos diversos e o trabalho que realiza como auxiliar do assistente social esgota todo o tempo disponível para a atividade.
	
	E
	Pesquisa e Serviço Social não estão diretamente relacionados, pois o assistente social deve executar as ações proposta nas políticas públicas, não sendo de sua competência realizar pesquisas.
Questão 5/5 - Prática de Estágio: Projeto de Intervenção
A investigação segundo CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB(2001) está diretamente inserida na prática profissional do assistente social,buscando desvelar a realidade efetivando uma práxis transformadora. A exigência de conhecimentos sólidos e rigorosos da vida social demonstra ser necessário não apenas  para a execução de políticas sociais, programas e projetos, mas  o planejamento e avaliação a partir do que emerge  do/no cotidiano. Aqui reside a natureza investigativa das competências profissionais das/dos assistentes sociais. GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CFESS/ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais.  Brasília: CFESS/ABEPSS, p. 701-717, 2009
Considerando as ideias do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I O assistente social em sua prática profissional possui como atividade inerente  a profissão a realização de estudos e pesquisa, que subsidiam a intervenção profissional.
                                   PORQUE
II O assistente social deve desvelar a realidade a fim de manter a organização da sociedade e as relações nela encontradas.
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras mas não se complementam.
	
	B
	As asserções I e II são verdadeiras e se complementam.
	
	C
	A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	D
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.

Outros materiais