Buscar

av1 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Norte Shopping; 
Curso: Psicologia – 4° período – manhã; 
Disciplina: PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE (4°P.) 
Av1
1. Defina e explique personalidade e como esta se forma.
A personalidade é o conjunto de características e comportamentos que definem a individualidade pessoal e social de cada pessoa, a tornando única, são padrões de pensamento que incluem seus interesses, impulsos, valores, autoconceito, suas capacidades, seu modo de sentir e agir perante a vida.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único de cada indivíduo, ela é moldada por muitas forças, hereditariedade, maturidade física, treinamento precoce, identificação com indivíduos e grupos significativos, valores e papéis culturalmente condicionados, e experiências e relacionamentos críticos são algumas das forças que constituem essa configuração de características e comportamento que forma a personalidade de cada indivíduo. 
2. Descreva e diferencie a 1º e a 2º tópica freudiana.
Em sua 1° tópica Freud dividi o sistema psíquico em Consciente, Pré-consciente e Inconsciente fazendo uma analogia com um iceberg, sendo a Consciência apenas a ponta iceberg, a parte da mente que lida com todas as informações das quais o indivíduo esta ciente; O Pré-consciente é a parte do iceberg que está logo a baixo do nível da água, ele pode ser facilmente acessado, lá ficam todas as memórias que podem ser resgatadas; O inconsciente é a parte mais submersa do iceberg, no inconsciente acontecem processos mentais que nunca foram conscientes e não podem ser acessados pelo consciente, lá também ficam guardadas as informações que foram reprimidas ou recalcadas pelo consciente, como lembranças traumáticas, que podem influenciar indiretamente a vida mental do indivíduo. 
Em sua 2° tópica Freud diz que individuo possui diversos conflitos internos e lida com eles fazendo acordos psíquicos, na ânsia de aliviar a ansiedade gerada por eles, buscando um equilíbrio interno que lhe permita minimizar o desprazer e maximizar o prazer, segundo ele essa tarefa é feita pelos três componentes da Psique, que ele dividiu em Id, Ego e Superego.
O Id é a estrutura original da personalidade é caótico, desorganizado, sem forma e totalmente inconsciente, ele é a fonte de energia das pulsões e busca a satisfação de forma irracional e egoísta, ele age pelo principio do prazer, é impulsivo, é cheio de energia, não possuí lógica, valores ou ética.
O Ego se desenvolve a partir do Id à medida que o indivíduo toma consciência de sua própria identidade, ele é lógico e racional e funciona como um mediador entre as exigências do Id e a realidade, tem a função de manter a saúde, segurança e sanidade da Psique, o Ego funciona pelo principio da realidade, protege o Id e intermédia a relação entre os seus desejos e a realidade externa.
O Superego freia, limita e até direciona, nele estão os códigos de conduta aprendidos no convívio social, as inibições e os ideais, ele age proibindo e limitando certos pensamentos e atitudes de forma muito exigente, severa e as vezes até inflexível, o que pode trazer culpa, mas ele também pode se desenvolver no sentido da compreensão e flexibilidade aprendendo a perdoar a si mesmo e aos ouros.
3. Ao direcionar o paciente para um tratamento psicológico, se reforçarmos sua conduta e seus posicionamentos, estaremos em qual vertente teórica. Explique
Nesse caso a vertente teórica seria a Terapia Cognitivo Comportamental que é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo com teorias Cognitivas, como o reforço (a conseqüência de um comportamento que o torna mais provável) e a psicoeducação (passar ao paciente conhecimento sobre a sua doença e seu processo de tratamento); Essa vertente teórica trabalha com a cognição enfatizando a aprendizagem de comportamento, na qual se entende que não são os acontecimentos em si que afetam o ser humano e sim a forma como ele os interpreta.
4. Descreva e explique testes psicológicos, explicando sua criação, objetivos e aplicabilidade.
Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituídos de técnicas de uso, foram criados com o objetivo de avaliar a personalidade, o quoeficiente de inteligência, habilidades e aptidões. Sua aplicação é de uso exclusivo do psicólogo e são comumente aplicados em avaliações para o processo de orientação profissional, seleção, avaliação clínica entre outros.
5. Explique e diferencie caráter e temperamento.
O Caráter é inerente somente a uma pessoa, ele engloba todos os atributos e traços particulares da personalidade de cada um, como suas atitudes morais, sociais e religiosas, sua índole, sua natureza e seu temperamento, é responsável pela forma habitual e constante de agir de cada indivíduo, em outras palavras é o seu modo der ser. 
Já o Temperamento é um aspecto básico e especial da personalidade, supõe-se que é biológico e já nasceria conosco trazendo consigo características pré-estabelecidas como nível de energia, responsividade emocional, tempo de resposta e disposição para explorar, o temperamento faz parte das particularidades de cada indivíduo ligadas à forma do comportamento como a afetividade, a atividade e a atenção "os três As da personalidade".

Continue navegando