Buscar

Resenha Critica - Interdiciplinar - Felipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRITICA: A REFORMA PSIQUIÁTRICA NO SUS E A LUTA POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS
AMARANTE, Paulo; NUNES, Mônica de Oliveira. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. 2018.
Felipe dos Santos Martins¹
Estudos afirmam que o movimento pela Reforma Psiquiátrica iniciou no Brasil no final dos anos setenta. Com o objetivo de lutar pelos direitos de dignidade aos pacientes psiquiátricos. Ela também foi conhecida como luta Antimanicomial, luta essa com um olhar para o ser humano como sujeito de todas as ações, tendo como princípios a desinstitucionalização do manicômio. No entanto a Reforma Psiquiátrica perpassou por um período marcado por impasses, tensões, conflitos com o foco voltado para as bases de reorientação da assistência psiquiátrica, visando fazer uma reflexão do modelo assistencial hegemônico.
As mudanças ocorridas na realidade social, política, econômica e cultural que impulsionaram a reforma psiquiátrica não se deram ao acaso, senão com um movimento de revolução e transformação com repercussões na vida do doente mental, de sua família e na sociedade. Em suma, destaca o desafio da Reforma Psiquiátrica pela dor, sofrimento, exclusão da sociedade, negligência, maus tratos, desumanidade, falta de privacidade, superlotação dos manicômios e entre outras situações que poderiam ter sido poupados na vida de milhares de pessoas que muitas vezes perderam o direito de viver.
No entanto, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelo sistema público de saúde é visível que esse retrato psiquiátrico vem destacando com novos avanços que podemos exemplificar a criação e implementação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com uma missão e visão de assistência à saúde mental com qualidade. Destaca-se nesse âmbito a relevância da sistematização da assistência de enfermagem psiquiátrica, vista que a SAE tem um propósito de inclusão dos padrões de resposta humanas focalizada na essência da totalidade, olhar humanístico para o doente mental.
Apesar de todos os avanços, ainda temos muitos obstáculos a serem enfrentados, ampliação da rede do atendimento, capacitação e qualificação dos profissionais na área da Saúde Mental.
1. Acadêmico de Psicologia Da Faculdade Metropolitana de Manaus; fe.lipemartins@outlook.com.br.

Continue navegando