Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
prova gestão de carteiras

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)
Considerando os conceitos sobre os mensuradores de risco e retorno, marque a sequência correta, de V (Verdadeiro) e F (Falso), dentre as afirmativas abaixo:
( ) Investimentos simultâneos em vários mercados internacionais de ações são mais atrativos do que aqueles realizados somente em um único mercado nacional.
( ) A diversificação internacional de aplicação que for mais integrada traria vantagens em termos de risco e retorno. 
( ) A definição do valor esperado pode ser realizada por fluxos de caixa descontados pelo risco, por análise dos dividendos futuros, pela análise histórica da cotação (a denominada Análise Técnica pelo mercado), pelo risco sistêmico do ativo (CAPM). 
( ) Para tomadores de decisão em ambiente de risco e incerteza, não basta usar apenas os modelos matemáticos, muitas vezes já desenvolvidos e testados.
( ) Uma carteira de investimentos não pode conter mais tipos de ativos, como títulos futuros, títulos públicos, opções de ações.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
	V – V – V – F – F.
	F – V – V – V – F.
	V – F – V – V – F.
checkCORRETO
	F – F – F – V – V.
	V – V – F – F – V.
Resolução comentada: 
a segunda e quinta afirmativas estão em desacordo com a literatura fundamental. De acordo com a pesquisa referenciada, a diversificação de ativos no recorte latino não se justifica. Por outro lado, a diversificação pode sim, acontecer em termos de carteiras de investimentos.
Código da questão: 39373
2)
Brasil (2015) indica pontos de atenção da profissão de _________ de investimentos, bem como a proposta de melhores práticas de __________ em ANBIMA (2016) e o exemplo de Loyall (2018) para constituição de fundos de investimentos e a mitigação de __________ aos investidores.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	Gestão de riscos; fundos de ações; capitalização.
	Gestão de riscos; fundos de investimentos; riscos e prestação de contas.
	Gestão de riscos; capitalização; capitalização.
	Gestão de portfólio; fundos de investimentos; riscos e prestação de contas.
checkCORRETO
	Gestão de portfólio; capitalização; capitalização.
Resolução comentada: 
para que você conheça uma das melhores práticas de mitigação de riscos de fundos de investimentos, serão apresentados os conceitos do IBGC (2007), que tratam de governança corporativa, porém com as devidas adaptações podem ser aplicáveis no presente contexto. Depois, você terá contato com Brasil (2015) para conhecer os pontos de atenção da profissão de gestão de portfólio de investimentos, bem como a proposta de melhores práticas de fundos de investimentos em ANBIMA (2016) e o exemplo de Loyall (2018) para constituição de fundos de investimentos e a mitigação de riscos e prestação de contas aos investidores.
Código da questão: 39391
3)
Sobre os passos do processo de investimentos, é correto afirmar que:
Alternativas:
	Monitoramento e gestão de riscos: tratado como o acompanhamento dos modelos do item anterior, com grau de confiança em 95% em termos nominais, para os diversos cenários projetados, comparativamente a cada período.
checkCORRETO
	Alocação estratégica de longo prazo: são apresentadas as possibilidades de distribuição do portfólio de acordo com a proposta do gestor do fundo.
	Seleção de produtos e gestores: apresentam a combinação de um portfólio que tenha robustez, um desempenho proposto pelos investidores.
	A mitigação de riscos foi realizada por meio de comparação do benchmark com o desempenho da carteira proposta.
	Definição dos objetivos de investimentos: em uma decisão de consenso entre o Conselho da ANBIMA sobre a definição de apetite de risco, contendo as premissas risco e retorno esperada, bem como os portfólios modelos a seguir, que são conhecidos como benchmarks.
Resolução comentada: 
para mitigar os riscos inerentes ao mercado de capitais, foram abordados os seguintes passos do processo de investimentos:
a) Definição dos objetivos de investimentos: em uma decisão de consenso entre o conselho de gestão dos fundos e o gestor profissional do fundo sobre a definição de apetite de risco, contendo as premissas risco e retorno esperados, bem como os portfólios modelos a seguir, que são conhecidos como benchmarks, estabelecendo os retornos esperados e a volatilidade de cada ativo financeiro.
b) Alocação estratégica de longo prazo: são apresentadas as possibilidades de distribuição do portfólio de acordo com o prazo de investimento entre 6 meses e 5 anos e proposta de diluição entre o perfil dos investidores entre conservador, moderado, moderado-agressivo e agressivo e os retornos esperados combinados com a volatilidade esperada.
c) Seleção de produtos e gestores: apresentam a combinação de um portfólio que tenha robustez, um desempenho adequado e escalabilidade dentre os vários ativos financeiros a investir durante o período do contrato de gestão. Depois, acontece a avaliação da capacidade gerencial da equipe de gestores e dos critérios de avaliação dos ativos financeiros a investir. Neste aspecto, foram sugeridas as metodologias de Resampling Portfolio Optimization, como a proposta em Sherer e Martin (2005), que é um método estatístico para entender os impactos dos erros da estimação nos meios e covariâncias na distribuição dos pesos ativos num portfólio, bem como Simulação de Monte Carlo, que uma das bases teóricas descrita como metodologia aleatória e repetitiva, que foi apresentada em Maletta (2005).
d) Monitoramento e gestão de riscos: tratado como o acompanhamento dos modelos do item anterior, com grau de confiança em 95% em termos nominais, para os diversos cenários projetados, comparativamente a cada período. 
Código da questão: 39395
4)
Considerando a noção de CAPM, ao tratar da _______ do risco de portfólio, o chamado _______ funciona de forma a combinar o conceito de _________ do retorno em um determinado nível de risco mínimo, bem como utilizar a chamada fronteira eficiente que seja aliada à diversificação.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:
Alternativas:
	Minimização; portfólio eficiente; maximização.
checkCORRETO
	Mitigação; portfólio eficiente; maximização.
	Mitigação; fronteira eficiente; minimização.
	Maximização; fronteira eficiente; minimização.
	Maximização; portfólio eficiente; maximização
Resolução comentada: 
para tratar da minimização do risco de portfólio, Miranda (2018), que é economista chefe da Empiricus, aborda o chamado portfólio eficiente, de forma a combinar o conceito de maximização do retorno num determinado nível de risco mínimo, bem como utilizar a chamada fronteira eficiente que seja aliada à diversificação.
Código da questão: 39397
5)
O ____________ possui um determinado risco e retorno esperado. Desta forma, o _______ a ser obtido de uma aplicação é a média esperada dos retornos obtidos no período e ponderado pela participação no _________ de investimentos.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:
Alternativas:
	Rendimento; retorno; rendimento.
	Portfólio; retorno; portfólio.
	Investimento; retorno; portfólio.
checkCORRETO
	Portfólio; retorno; rendimento.
	Retorno; risco; rendimento.
Resolução comentada: 
	o investimento possui um determinado risco e retorno esperado. Desta forma, levando-se em conta Mota (2017), o retorno a ser obtido de uma aplicação é a média esperada dos retornos obtidos no período e ponderado pela participação no portfólio de investimentos.
Fonte:  MOTA, Pedro L. Markowitz e a Teoria Moderna de
Portfólios. Terraço Econômico, 13 de
dezembro 2017. Disponível em: <http://terracoeconomico.com.br/markowitz-e-teoria-moderna-de-portfolios>.
Página12