Buscar

trabalho historia unicesumar 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	R.A.
	 
	Curso:
	 Licenciatura em Matemática 
	Disciplina:
	 Fundamentos históricos e filosóficos da educação 
Ao avaliarmos a importância da Filosofia e seu papel na sociedade devemos voltar ao passado e ver que os primeiros educadores eram grandes filósofos, que nasceram para justificar certos fatos naturais de maneira mais racional, além de ensinar e procurar soluções aos problemas sociais da época. Um desses filósofos foi Platão que “fundou a Academia de Atenas. A primeira instituição acadêmica oficial do mundo ocidental um modelo que se propagaria e daria os moldes ao conhecimento desenvolvido pela civilização ocidental. ” (AGUIAR E CASTELEIRA, 2017, P. 20)
Com o conhecimento sendo ensinado pelos filósofos que atuavam em várias áreas como matemática, astronomia, física entre outras. Esse papel multifuncional do filosofo, foi de grande importância na sociedade, onde podemos destacar Aristóteles que foi discípulo de Platão e por divergir das ideias de Platão que acreditava na teoria da existência de dois mundos, o inteligível (das ideias) e o sensível. Para ele ao nascer o indivíduo saia do mundo das ideias e passaria por uma espécie de amnésia, e já no mundo sensível o ser humano através de estímulos deveria recuperar este conhecimento ou parte dele. Para Aristóteles existia apenas um mundo o sensível, onde através de sua teoria das causas desenvolver um raciocínio logico para entender o porquê de algo estar naquele lugar, ou o porquê de ter sido feito dessa forma e se o objetivo foi alcançado para qual foi designado, tudo que nos cerca na natureza seria fonte de conhecimento e estaria sempre em evolução. Ele também foi o primeiro filosofo que separou as áreas do conhecimento dedicando e se aprofundando no que considerava mais importante. Ao longo do tempo ainda foi utilizado este método multifuncional do conhecimento, mas nos séculos XVI e XVII a evolução da ciência moderna se fragmentou e cada área ganhou formações especificas com o desenvolvimento de tecnologias. Após a fragmentação do conhecimento onde cada pensador pode desenvolver de maneira especifica sua área de atuação e com isso a melhoria continuada ao longo do tempo.
Nesse contexto é inserido o professor que historicamente foi influenciado por uma herança da filosofia e suas correntes de pensamentos. Que ao longo do tempo foi moldando uma sociedade e suas particularidades ao qual se identificam uma nação. Costumes, crenças, ditos populares e todo folclore fazem parte de uma cultura de um povo ao qual o educador tem que entender e extrair o melhor de cada um visando um todo.
Atualmente os educadores vivem os desafios da atualidade, em um mundo globalizado cheio de tecnologias e vários meios de comunicação levando informações de várias formas e de maneira muito rápida. As informações são transmitidas de rádio, televisão, sites, blogs, jornais de papel, aplicativos entre outros meios. Os profissionais devem estar atualizados para confrontar essas informações levando os alunos a questionarem se é realmente verdade aquilo que estão recebendo.
Segundo a educadora Claúdia Zuppini Dalcorso (2017) o bom professor:
 {...} é aquele que será o mediador entre a informação e a capacidade de transforma-la em conhecimento, isto é, ser um profissional que seja capaz de conduzir seus alunos na busca da produção de conhecimento no vasto mundo de informação no qual vivemos nos dias de hoje. Para isso, este profissional precisa entender a necessidade da formação continuada como uma questão imprescindível. As novas exigências do nosso século geram a necessidade de que o professor se forme continuamente. 
Portanto devemos concluir que as questões filosóficas devem fazer parte de um aprendizado de uma busca pela verdade ou o mais próximo disso, através do questionamento. Esse é o dever do educador propor um caminho e um interesse pela informação correta na busca pelo conhecimento, na formação do indivíduo e no exercício da cidadania. 
REFERÊNCIAS
 KOBAYASHI, Eliza. Qual atual papel da Filosofia? Nova Escola, 2009.Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/1619/qual-o-atual-papel-da-filosofia>.Acesso em:10 jun. 2020.
MENEZEZ, Thales de. Zygmunt Bauman: pensamentos profundos num mundo líquido.SuperInterresante,2019.Disponível em: <https:superabril.com.br/cultuta/zygmunt-bauman-pensamentos-profundos-num-mundo-liquido/>.Acesso em: 25 maio 2020.
DALCORSO. Zuppini Claudia. O que é necessário para ser um bom professor?Geekie,2017.Disponívelem:https://www.geekie.com.br/blog/bom-professor/>. Acesso em: 23 maio 2020.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação à Distância. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá, Unicesumar,2017,240p.

Continue navegando