Buscar

aps gestão

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1: O aluno deverá fazer a leitura do artigo: “Principais parâmetros biológicos avaliados em erros na fase pré-analítica de laboratórios clínicos: revisão sistemática”, disponibilizado em: http://www.redalyc.org/pdf/3935/393541966003.pdf
 
 
ATIVIDADE 2: O aluno deverá responder as questões:
Quais são os principais analitos, apontados no artigo, que mais sofrem erros em suas dosagens em decorrência de falhas na fase pré-analítica?
Quais são as causas de erros na fase pré-analítica que geram erros no resultado dos exames?
 
 
ATIVIDADE 3: O aluno deverá fazer a leitura do artigo: “A utilidade dos indicadores da qualidade no gerenciamento de laboratórios clínicos”. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3935/393541960002.pdf
 
ATIVIDADE 4: O aluno deverá responder as questões:
Caracterize a filosofia da qualidade na saúde.
Discuta sobre a importância da utilização de indicadores na gestão da qualidade em laboratórios clínicos?
Atividade 2: 
a) Os principais analitos que sofreoram mais erros foram. glicose, colesterol, triglicérides, enzimas e hormônios e as causas desses erros foram tempo de armazenamento e de torniquete, técnicas de flebotomia, falta de informação aos pacientes, relação incorreta sang ue/anticoagulante, tubos inadequados, amostras contaminadas, medicamentos e alterações Inter laboratoriais. 
b)As principais alterações que resultaram em erros foram tempo de armazenamento, tempo de torniquete, téc nica de flebotomia, falta de informação aos pacientes, incorreta relação sangue/anticoagulante, tubos inadequados, amostras contaminadas, medicamentos e variações Inter laboratoriais. 
Atividade 4: 
a) A aplicação do controle de qualidade na saúde não é diferente da aplicação na indústria, pois devemos nos adequar ao produto ou aos anseios do cliente, esse fundamento da qualidada é facilmente aplicado aos serviços de saúde.Devido as novas descobertas de tecnologias , conhecimento , o aumento de serviços mais complexos e o número de pacientes com doenças crônicas tenha aumentado, o gasto com a saúde aumentou.É nescessário que o setor mantenha um atendimento humanizado , com alta pruditividade e baixo custo.
b) A definição do número e dos tipos de indicadores costuma ter como base a complexidade e o tamanho da organização, assim como a missão e os objetivos do serviço. A falta de um padrão internacional, ou mesmo nac ional, dificulta a definição d e metas ou objetivos, assim como a prática de benchmarking, visto que um mesmo indicador pode diferir no modo de reportar os dados, na coleta dos mesmos e na metodologia utilizada para expressar o indicador (percentual ou núme ros absolutos).
 Alguns aspectos necessitam de maior atenção na fase pré -analítica, conforme descritos a seguir: 
-orientações acerca do preparo adequado para a 
coleta;
 - identificação correta do paciente;
 - informações relevantes, como idade, sexo, raça, uso de medicamentos, entre outros; 
- coleta, identificação e transporte da amostra biológica; 
 - processamento da amostra (centrifugação e aliquotagem). Sendo assim, um diferencial importante para apontar e diminuir os erros dentro do laboratório.

Continue navegando