Buscar

projeto_de_estagio II 1 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
GEICILANE NOGUEIRA CARVALHO
MATRICULA: 965222
(HID0526)
PROJETO DE ESTÁGIO II
MARABÁ - PA
2019
SUMÁRIO
1 PARTE I: PESQUISA
 
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 03
1.2 OBJETIVOS 03
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA 05
2.2 CRONOGRAMA 05
REFERÊNCIAS 06
ANEXOS 
ANEXOS A – ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 07
ANEXOS B – ENTREVISTA 09
ANEXOS C – PLANOS DE AULA 10
	
	
	
	
	
	
1 PARTE 1: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
A partir da área de concentração “Ensino e aprendizagem da História”	 delimitando o tema “Metodologia do ensino da História no ambiente Militar”, este projeto consiste na reflexão da metodologia pedagógica do educador em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental em especifico 8º ano pretende salientar a importância da contextualização dos conteúdos ensinados traçando um elo entre o que ensinado e o que está no entorno do estudantes, tentando assim fazer com que os educandos tirem mais proveito das aulas e vejam o quanto a história está presente no cotidiano, com a pretensão que o aluno desenvolva uma visão crítica da matéria estudada.
O professor está no ponto central do método de educação, pois é ele o responsável por propagar conhecimentos aos alunos, os alunos, tem objetivos a cumprir como realizar atividades lidadas no dia a dia. 
O ensino da história muitas das vezes é conceituado como chato, tendo em vista o método de ensino de alguns professores, que se conservam há períodos, esquecendo que o mais relevante para o aluno é obter uma junção dos episódios anteriores com a realidade, compreendendo o propósito de cada acontecimento.
1.2 OBJETIVOS
Através da observação analisar e compreender os métodos empregados em sala de aula, entender o pleno de aula, desenvolver uma boa regência e posteriormente atividades que conectem melhor o aluno ao conteúdo, explorar meios que facilitem a comunicação entre o professor e o estudante, verificar o aprendizado dos alunos diante métodos de ensino, ampliar conhecimentos e experiência entendendo a construção dos planos de aula, grade curricular, e por fim fortalecer a relação professor-aluno.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
A educação, é um dos bens mais importantes, haja vista que tem o acompanhamento durante toda a vida do ser humano, e sobre isso o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, diz: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
Do dever do Estado, nascem obrigações que devem ser respeitadas tanto da parte de quem tem a responsabilidade de efetivá-las, como os poderes constituídos, quanto da colaboração vinda da parte de outros sujeitos implicados nessas obrigações (Cury, 2002).
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LBD 1996, decreta no artigo 1º que: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
“Como se trata de um direito juridicamente protegido, em especial como direito público subjetivo no âmbito do ensino fundamental, é preciso que ele seja garantido e cercado de todas as condições...” (Castro, 1998).
Diante disso podemos dizer que o ensino da história como um todo, é uma importante orientação na vida das pessoas, em relação a isso Freire, refere-se que:
Pensar a História como possibilidade é reconhecer a educação também como possibilidade. É reconhecer que se ela, a educação, não pode tudo, pode alguma coisa. Sua força, como costumo dizer, reside na sua fraqueza. Uma de nossas tarefas, como educadores e educadoras, é descobrir o que historicamente pode ser feito no sentido de contribuir para a transformação do mundo, de que resulte um mundo mais “redondo”, menos arestoso, mais humano, e em que se prepare a materialização da grande Utopia: Unidade na Diversidade. (FREIRE, 2001).
O benefício da História na formação social e racional dos cidadãos no modo reflexivo e consciente, tem a necessidade do diálogo para que evoluam o entendimento de si, dos demais e de sua introdução em uma sociedade histórica e da responsabilidade na construção de sociedades mais igualitárias, mais justas e mais democráticas.
Nesta condição entende-se que o Professor de História, deve estar sempre atualizado em formas diferentes de ensino, em que tenha dinâmicas que incentivem o aluno a pensar e debater ideias, despertando nele o senso crítico, produzindo conhecimentos e representações a respeito da história. Nesse sentido, Freire (2001) afirma: “A importância do papel interferente da subjetividade na História coloca, de modo especial, a importância do papel da educação”. 
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Tocantins, localizada na Folha 13, Quadra e Lote Especial, Bairro Nova Marabá, na Cidade de Marabá – PA, CEP: 68.508-970, Telefone: 94 99147-3843, representada pela Supervisora Walglene F. Gomes da Paz. A referida escola atende crianças, adolescentes e jovens fornecendo educação do ensino fundamental e médio.
Este estágio teve como objetivo, conhecer a formação docente e a prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental. Para isso, se buscou realizar uma pesquisa bibliográfica, roteiro de observação, e questionário para aplicação das entrevistas, observação do professor regente em sala de aula, observando os métodos e recursos por ele utilizados, recursos como: livro didático; aulas expositivas e dialogadas; exercícios de fixação; uso de ferramentas gráficas; interpretação de fatos do cotiando envolvendo conteúdos históricos que estavam sendo estudados ao professor Edinaldo, que tem experiências docentes no Ensino Fundamental. 
2.2 CRONOGRAMA
	Data
	Turno e horário
	Atividades
	29/04/2019
	Matutino / 07:30 às 11:30
	Observação em sala de aula
	30/04/2019
	Vespertino / 07:30 às 11:30
	Observação em sala de aula
	02/05/2019
	Matutino / 07:30 às 11:30
	Observação em sala de aula
	06/05/2019
	Matutino / 07:30 às 11:30
	Regência em sala de aula
	07/05/2019
	Matutino / 07:30 às 11:30
	Regência em sala de aula
	09/05/2019
	Matutino / 07:30 às 11:30
	Regência em sala de aula
	10/05/2019
	Matutino / 07:30 às 12:30
	Entrevista
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 8
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. lbd 1996
CASTRO, M. L. O. de. A Educação na Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: André Quincé, 1998.
CURY, C. R. J. et al. Medo à Liberdade e Compromisso Democrático: LDB e Plano Nacional de Educação. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
ANEXOS
ANEXO A – ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO – ESTÁGIO II
Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica: 
A escola organiza-se em dois turnos, com total de 28 turmas, as modalidades de ensino disponíveis na escola são: Ensino Fundamental e Ensino Médio com turnos da matutino e vespertino, dispostos em 14 salas, com média de 40 alunos por sala, não existe dias específicos para reuniões com os pais, porém, eles podem ir à escola sempre que necessário.
Infraestrutura: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Tocantins CAIC, apresenta boa estruturação, e passou por uma reforma recente, contendo as seguintes salas: 01 Diretoria; 02 Secretarias; 01 Coordenação; 01 Supervisão; 01 Biblioteca; 01 Laboratório de Informática; 01 Laboratório de Biologia; 01 Sala para o Reforço; 01 Dispensa, 01 Copa, 01 Cozinha, 01 Refeitório; 01 Quadra Poliesportiva; 01 Campo de Futebol; Área coberta; Varanda e Banheiros; a escola oferece lanche aos turnos matutino e vespertino, com horários separados entre Ensino Fundamental e Médio, os reparos são de responsabilidade do poder público.
A acessibilidade para pessoas com necessidades especiais é possível através de rampas e corrimão, não tendo acesso para cadeirantes por falta de elevador na escola. O espaço destinado às refeições possui uma área grande com mesas e cadeiras para que os alunos realizem suas refeições. A escola possui poucos equipamentos de multimídias, dispondo apenas de 4 data shows, 1 quadro digital e 1 caixa de som. Os alunos recebem da gestão pública os livros didáticos e os uniformes.
Projeto Político-Pedagógico e Regime escolar: A escola tem por missão o compromisso de envolver a todos na promoção das condições favoráveis ao desenvolvimento da “pessoa humana” através de um ensino de qualidade que proporcione a formação de cidadãos críticos, solidários, criativos e capacitados para enfrentar os desafios desse mundo em constate transformação. Pretendemos manter a escola como referência, pela maneira construtiva, eficaz e participativa com que desenvolve seu trabalho, envolvendo pais, alunos, equipe escolar e demais membros da comunidade num ambiente em que predomine o respeito mútuo, a cooperação, o espirito de equipe e o compromisso com o desenvolvimento da capacidade cognitiva, socioafetiva e cultural de cada sujeito no processo ensino-aprendizagem.
2 Caracterização do corpo docente:
	Todos os professores são licenciados na área em que atuam com total de 17 professores nos períodos matutinos e vespertinos atuando nos anos finais do Ensino Fundamental. A quantidade de profissionais que atuam na gestão escolar é de 1 diretora, 1 vice-diretora, 1 orientador, 1 supervisor, 2 coordenadores, 5 auxiliares e um efetivo da PM. Todos os professores são residentes do município de Marabá.
3 Caracterização do professor entrevistado
Aspectos Gerais e planejamento.
	O professore entrevistado é licenciado em história, concursado para o cargo em que atua, com mais de cinco anos de experiência docente, segue uma tendência pedagógica que incentiva os alunos a pensarem terem autonomia, e sempre usam aula expositiva e dialogada como incentivo aos seus educandos e mesmo com a grade curricular apertada (muito conteúdo para pouco tempo) sempre que possível usam filmes sobre vivencia escolar com intenção de fazê-los refletir sobre o seu próprio meio. As provas previamente marcadas junto a gestão da escola, são elaboradas pelo seu respectivo professor, as diretrizes a serem seguidas nas aulas como de costume são planejadas no início do ano letivo, entre tantas várias adaptações são feitas ao longo ano letivo.
ANEXO B – ROTEIRO DE ENTREVISTA – ESTÁGIO II
Entrevista: Nesta entrevista foram feitas um total de 8 perguntas ao Professor Edinaldo, responsável por ministrar aulas da disciplina de História na E. M. E. F Rio Tocantins.
I. O que é indispensável para o aprendizado do aluno?
II. Qual é o real papel do Professor na sociedade?
III. Quais os recursos didáticos que utiliza para a explanação do conteúdo em sala de aula?
IV. Há lugar para novas metodologias na sua maneira de ensinar?
V. A falta de infraestrutura das escolas públicas atrapalha o processo de ensino dos estudantes?
VI. Qual método você Professor (a) usa para desenvolver a análise crítica de seus alunos?
VII. É importante formar um vínculo com os estudantes?
VIII. Quais as principais diferenças entre o ensino da escola particular e da escola pública? Você prefere atuar em qual delas?
	
	
	
_1156253328.bin
 
_1156253328.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando