Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Kastrup et al. (2009, p. 256) definem o sistema de substituição tátil-visual (TVSS) como "[...] uma tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem aspectos visuais de seu ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. Para melhor entender o processo de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes cegos foram treinados com o Brainport, a última versão do TVSS, onde imagens visuais transformadas são exploradas pela língua. O artigo objetiva investigar o estágio inicial desse processo de aprendizagem, em termos tanto do desempenho dos participantes quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento, conduzido de acordo com um método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e em primeira pessoa. Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de entrevistas de explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à dissonância entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva.
Sobre a experiência perceptiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A percepção envolve os processos mentais e não processos multissensoriais. Por isso, recomenda-se que a criança seja exposta a estímulos multimodais, a interfaces digitais e físicas desde cedo. ( ) A diversidade, as qualidades físicas, cognitivas e emotivas de cada pessoa em nada interferem na experiência perceptiva. Isso ocorre porque a percepção de si mesmo é desvinculada de estímulos e do sensoriamento. ( ) A experiência perceptiva (que é corporal) surge da relação dinâmica do corpo como um sistema de forças no mundo, e não da associação que vem dos órgãos dos sentidos. Assim, o corpo é visto numa totalidade, na sua estrutura de relação com as coisas ao seu redor - como uma fonte de sentidos. ( ) Para compreender a pessoa com deficiência e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, cumpre considerar sempre suas estruturas perceptual e cognitiva, que exprimem, ao mesmo tempo, generalidade e especificidade (o conteúdo, a forma e a dialética entre ambas). O ponto de partida é, pois, saber de sua experiência perceptiva. ( ) Uma criança, por exemplo, que nunca enxergou, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou cega nos primeiros anos de vida. Da mesma forma, uma criança que desde a gestação nunca recebeu informações sonoras, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou surda aos dois ou três anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - F - V.
b) F - F - V - V - F.
c) V - V - F - V - F.
d) V - F - V - F - V.

"Os brinquedos educativos são propostas adaptadas de brinquedos; entretanto, algumas necessidades são próprias de cada indivíduo, ainda mais quando se trata de uma pessoa com deficiência múltipla" (FELÍCIO; SEABRA JUNIOR; RODRIGUES, 2019, p. 79). No que toca aos brinquedos educativos voltados à criança com deficiência múltipla, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Com relação à intervenção atinente à educação especial foi notório que o apoio disponibilizado enquanto o recurso estava sendo utilizado, afetou positivamente tanto na quantidade quanto na qualidade da interação estabelecida pela criança com o brinquedo educativo. ( ) Durante o momento da intervenção, a criança atribuiu função e interagiu com os brinquedos. Por conseguinte, ela deu mostras de que os brinquedos educativos escolhidos para a intervenção, associados à contação de histórias e às demais estratégias utilizadas, foram apropriados. ( ) A disponibilização do recurso, neste caso, representado pelo brinquedo educativo, por si só, foi satisfatória para promover e instigar o desenvolvimento de habilidades de interação da criança para com o brinquedo em questão. ( ) Mesmo antes do emprego de estratégias (auxílios verbais e físicos) e da contação de histórias, a criança já tinha efetivado uma interação significativa com os brinquedos educativos. Não foi perceptível o aumento da qualidade da interação depois da aplicação das estratégias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) F - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

A integração social é um processo de extrema importância para a pessoa com deficiência múltipla e está relacionada a diferentes habilidades. Sobre as habilidades da integração social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Comunicação, autocuidado, vida familiar e autonomia.
( ) Saúde e segurança, funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho.
( ) Transporte, locomoção, entretenimento e participação política.
( ) Vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica e lazer.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - F.

É importante que crianças com deficiência auditiva associada a outras deficiências tenham a consciência fonoarticulatória estimulada com exercícios de estimulação. "Consciência fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações dos sons da fala. É a capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos movimentos que os articuladores fazem para produzi-los. Essa habilidade, além de auxiliar a percepção e produção da fala, facilita a aprendizagem do sistema de escrita alfabético" (VIDOR-SOUZA; MOTA; SANTOS, 2010, p. 196). Sobre os exercícios de estimulação da consciência fonoarticulatória analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos.
II- Fazer bochecho e gargarejo com líquidos quentes e frios para que haja estímulo termo sensível.
III- Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros.
IV- Fazer vocalizações repetidas de sílabas tocando o corpo para sentir as vibrações.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Segundo Barata e Branco (2010, p. 134), "[...] a criança com Síndrome de Down apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que influenciam negativamente no processo de desenvolvimento. Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica. [...] Conclusão: a falta de estimulação e o encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas". Sobre as atividades que auxiliam o desenvolvimento fonoarticulatório e de fala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os exercícios fonoarticulatórios e de fala, visam ajudar a criança a perceber seus órgãos da fala, e a expandir sua produção fonoarticulatória, de consciência tônica e muscular para a emissão vocal. ( ) Brincar com massinha de modelar. Realizar atividades com lápis ou caneta para cobrir pontilhados. Recortar imagens e palavras. Colorir desenhos. Resolver atividades de cruzadinhas e de caça-palavras. ( ) Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. Fazer mímicas faciais. Brincar com os lábios, língua e as bochechas, incluindo a imitação de ruídos e movimentos diversos. ( ) Direcionar a língua para o palato, estalar, friccionar, deslizar a língua e outros. Encher balões. Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. Expressar movimentos variados com a mandíbula. ( ) Fazer movimentos com os lábios e língua para produzir fonemas como o T, D, S, R e outros. Sussurrar. Fazer vocalizações repetidas de sílabas como pa - pa - pa - pa, e outras que podem ser utilizadas, tocando o corpo para sentir as vibrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F - F.
b) F - F - F - V - F.
c) V - F - V - V - V.
d) F - V - F - F - V.

Azevedo e Santos (2006, p. 1) fizeram um estudo sobre pessoas com deficiência, relacionado à enfermagem em reabilitação e à psicologia social. "Este estudo objetivou analisar os significados do cuidar para cuidadores/familiares que compartilham o cuidado domiciliar de pessoas com deficiências físicas, por lesão medular traumática. Tendo como referencial metodológico a teoria das Representações Sociais (RS), a análise dos discursos obtidos por meio de entrevistas abertas, realizadas junto a oito cuidadores, apontou dois eixos condutores dos significados: o processo de sofrimento vivido pelos sujeitos na prática do cuidar e as águas turbulentas que permeiam sofrimento. Esses eixos, caracterizados como Núcleo Central e Sistema Periférico das RS, respectivamente, compuseram-se de temas como a visão da deficiência, a afetividade, a religiosidade, as mudanças socioeconômicas e a (falta de) suporte técnico-institucional. Os resultados desvelam um cuida-dor (d)eficiente, voltado para o cuidar de uma pessoa também com deficiência, tida como inválida, e esse cuidar realizado com muito sofrimento e privações, alicerçado na culpa e na religiosidade, suportado por ambiguidade afetiva e marcado por desgastantes mudanças socioeconômicas e falta de suporte técnico-institucional, para uma prática que pressupõe tantas especificidades. As alternativas de transformações do cotidiano desses cuidadores sinalizam, principalmente, para uma simbiose de invalidez com o outro - o viver pela pessoa com deficiência - ou, ainda, para poucos, um esboço de retomada dos projetos pessoais de vida - o viver com a pessoa com deficiência". Tendo em foco a afetividade e a deficiência múltipla, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As pessoas que convivem com a criança com deficiência múltipla podem colaborar para que ela desenvolva um entendimento psicologicamente significativo de emoção e afetividade, que contribui para a formação de sua identidade e relacionamento social. ( ) O ambiente favorável ao desenvolvimento inclui algumas características fundamentais, como a estimulação e o encorajamento socialmente receptivo, que acolha com afetividade. ( ) As deficiências múltiplas são limitantes, portanto, nada que os cuidadores ou professores façam pode favorecer as possibilidades de seu desenvolvimento. Por isso, é aconselhável que elas sejam poupadas da vida social. ( ) O apoio incide em respeitar a fase evolutiva das crianças, atuando no desenvolvimento das emoções e afetividade, para encorajar e estimular suas capacidades, favorecendo sua autoestima nas conquistas e avanços. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Kastrup et al. (2009, p. 256) definem o sistema de substituição tátil-visual (TVSS) como "[...] uma tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem aspectos visuais de seu ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. Para melhor entender o processo de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes cegos foram treinados com o Brainport, a última versão do TVSS, onde imagens visuais transformadas são exploradas pela língua. O artigo objetiva investigar o estágio inicial desse processo de aprendizagem, em termos tanto do desempenho dos participantes quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento, conduzido de acordo com um método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e em primeira pessoa. Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de entrevistas de explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à dissonância entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva.
Sobre a experiência perceptiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A percepção envolve os processos mentais e não processos multissensoriais. Por isso, recomenda-se que a criança seja exposta a estímulos multimodais, a interfaces digitais e físicas desde cedo. ( ) A diversidade, as qualidades físicas, cognitivas e emotivas de cada pessoa em nada interferem na experiência perceptiva. Isso ocorre porque a percepção de si mesmo é desvinculada de estímulos e do sensoriamento. ( ) A experiência perceptiva (que é corporal) surge da relação dinâmica do corpo como um sistema de forças no mundo, e não da associação que vem dos órgãos dos sentidos. Assim, o corpo é visto numa totalidade, na sua estrutura de relação com as coisas ao seu redor - como uma fonte de sentidos. ( ) Para compreender a pessoa com deficiência e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, cumpre considerar sempre suas estruturas perceptual e cognitiva, que exprimem, ao mesmo tempo, generalidade e especificidade (o conteúdo, a forma e a dialética entre ambas). O ponto de partida é, pois, saber de sua experiência perceptiva. ( ) Uma criança, por exemplo, que nunca enxergou, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou cega nos primeiros anos de vida. Da mesma forma, uma criança que desde a gestação nunca recebeu informações sonoras, tem a mesma experiência perceptiva do que aquela que ficou surda aos dois ou três anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - F - V.
b) F - F - V - V - F.
c) V - V - F - V - F.
d) V - F - V - F - V.

"Os brinquedos educativos são propostas adaptadas de brinquedos; entretanto, algumas necessidades são próprias de cada indivíduo, ainda mais quando se trata de uma pessoa com deficiência múltipla" (FELÍCIO; SEABRA JUNIOR; RODRIGUES, 2019, p. 79). No que toca aos brinquedos educativos voltados à criança com deficiência múltipla, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Com relação à intervenção atinente à educação especial foi notório que o apoio disponibilizado enquanto o recurso estava sendo utilizado, afetou positivamente tanto na quantidade quanto na qualidade da interação estabelecida pela criança com o brinquedo educativo. ( ) Durante o momento da intervenção, a criança atribuiu função e interagiu com os brinquedos. Por conseguinte, ela deu mostras de que os brinquedos educativos escolhidos para a intervenção, associados à contação de histórias e às demais estratégias utilizadas, foram apropriados. ( ) A disponibilização do recurso, neste caso, representado pelo brinquedo educativo, por si só, foi satisfatória para promover e instigar o desenvolvimento de habilidades de interação da criança para com o brinquedo em questão. ( ) Mesmo antes do emprego de estratégias (auxílios verbais e físicos) e da contação de histórias, a criança já tinha efetivado uma interação significativa com os brinquedos educativos. Não foi perceptível o aumento da qualidade da interação depois da aplicação das estratégias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) F - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

A integração social é um processo de extrema importância para a pessoa com deficiência múltipla e está relacionada a diferentes habilidades. Sobre as habilidades da integração social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Comunicação, autocuidado, vida familiar e autonomia.
( ) Saúde e segurança, funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho.
( ) Transporte, locomoção, entretenimento e participação política.
( ) Vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica e lazer.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - F.

É importante que crianças com deficiência auditiva associada a outras deficiências tenham a consciência fonoarticulatória estimulada com exercícios de estimulação. "Consciência fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações dos sons da fala. É a capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos movimentos que os articuladores fazem para produzi-los. Essa habilidade, além de auxiliar a percepção e produção da fala, facilita a aprendizagem do sistema de escrita alfabético" (VIDOR-SOUZA; MOTA; SANTOS, 2010, p. 196). Sobre os exercícios de estimulação da consciência fonoarticulatória analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos.
II- Fazer bochecho e gargarejo com líquidos quentes e frios para que haja estímulo termo sensível.
III- Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros.
IV- Fazer vocalizações repetidas de sílabas tocando o corpo para sentir as vibrações.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Segundo Barata e Branco (2010, p. 134), "[...] a criança com Síndrome de Down apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que influenciam negativamente no processo de desenvolvimento. Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica. [...] Conclusão: a falta de estimulação e o encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas". Sobre as atividades que auxiliam o desenvolvimento fonoarticulatório e de fala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os exercícios fonoarticulatórios e de fala, visam ajudar a criança a perceber seus órgãos da fala, e a expandir sua produção fonoarticulatória, de consciência tônica e muscular para a emissão vocal. ( ) Brincar com massinha de modelar. Realizar atividades com lápis ou caneta para cobrir pontilhados. Recortar imagens e palavras. Colorir desenhos. Resolver atividades de cruzadinhas e de caça-palavras. ( ) Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. Fazer mímicas faciais. Brincar com os lábios, língua e as bochechas, incluindo a imitação de ruídos e movimentos diversos. ( ) Direcionar a língua para o palato, estalar, friccionar, deslizar a língua e outros. Encher balões. Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros. Expressar movimentos variados com a mandíbula. ( ) Fazer movimentos com os lábios e língua para produzir fonemas como o T, D, S, R e outros. Sussurrar. Fazer vocalizações repetidas de sílabas como pa - pa - pa - pa, e outras que podem ser utilizadas, tocando o corpo para sentir as vibrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F - F.
b) F - F - F - V - F.
c) V - F - V - V - V.
d) F - V - F - F - V.

Azevedo e Santos (2006, p. 1) fizeram um estudo sobre pessoas com deficiência, relacionado à enfermagem em reabilitação e à psicologia social. "Este estudo objetivou analisar os significados do cuidar para cuidadores/familiares que compartilham o cuidado domiciliar de pessoas com deficiências físicas, por lesão medular traumática. Tendo como referencial metodológico a teoria das Representações Sociais (RS), a análise dos discursos obtidos por meio de entrevistas abertas, realizadas junto a oito cuidadores, apontou dois eixos condutores dos significados: o processo de sofrimento vivido pelos sujeitos na prática do cuidar e as águas turbulentas que permeiam sofrimento. Esses eixos, caracterizados como Núcleo Central e Sistema Periférico das RS, respectivamente, compuseram-se de temas como a visão da deficiência, a afetividade, a religiosidade, as mudanças socioeconômicas e a (falta de) suporte técnico-institucional. Os resultados desvelam um cuida-dor (d)eficiente, voltado para o cuidar de uma pessoa também com deficiência, tida como inválida, e esse cuidar realizado com muito sofrimento e privações, alicerçado na culpa e na religiosidade, suportado por ambiguidade afetiva e marcado por desgastantes mudanças socioeconômicas e falta de suporte técnico-institucional, para uma prática que pressupõe tantas especificidades. As alternativas de transformações do cotidiano desses cuidadores sinalizam, principalmente, para uma simbiose de invalidez com o outro - o viver pela pessoa com deficiência - ou, ainda, para poucos, um esboço de retomada dos projetos pessoais de vida - o viver com a pessoa com deficiência". Tendo em foco a afetividade e a deficiência múltipla, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As pessoas que convivem com a criança com deficiência múltipla podem colaborar para que ela desenvolva um entendimento psicologicamente significativo de emoção e afetividade, que contribui para a formação de sua identidade e relacionamento social. ( ) O ambiente favorável ao desenvolvimento inclui algumas características fundamentais, como a estimulação e o encorajamento socialmente receptivo, que acolha com afetividade. ( ) As deficiências múltiplas são limitantes, portanto, nada que os cuidadores ou professores façam pode favorecer as possibilidades de seu desenvolvimento. Por isso, é aconselhável que elas sejam poupadas da vida social. ( ) O apoio incide em respeitar a fase evolutiva das crianças, atuando no desenvolvimento das emoções e afetividade, para encorajar e estimular suas capacidades, favorecendo sua autoestima nas conquistas e avanços. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Prévia do material em texto

27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/8
Acadêmico: Andressa Neila Cesca (942354)
Disciplina: Deficiência Múltipla: Fundamentos e Metodologias (LEE14)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649102) ( peso.:1,50)
Prova: 24823182
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/8
1. Kastrup et al. (2009, p. 256) definem o sistema de substituição tátil-visual (TVSS) como "[...] uma
tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem aspectos visuais de seu
ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. Para melhor entender o processo
de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes cegos foram treinados com o Brainport,
a última versão do TVSS, onde imagens visuais transformadas são exploradas pela língua. O
artigo objetiva investigar o estágio inicial desse processo de aprendizagem, em termos tanto do
desempenho dos participantes quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento,
conduzido de acordo com um método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e
em primeira pessoa. Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de
entrevistas de explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram
relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à dissonância
entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva". Sobre a experiência perceptiva,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A percepção envolve os processos mentais e não processos multissensoriais. Por isso,
recomenda-se que a criança seja exposta a estímulos multimodais, a interfaces digitais e físicas
desde cedo. 
( ) A diversidade, as qualidades físicas, cognitivas e emotivas de cada pessoa em nada
interferem na experiência perceptiva. Isso ocorre porque a percepção de si mesmo é
desvinculada de estímulos e do sensoriamento.
( ) A experiência perceptiva (que é corporal) surge da relação dinâmica do corpo como um
sistema de forças no mundo, e não da associação que vem dos órgãos dos sentidos. Assim, o
corpo é visto numa totalidade, na sua estrutura de relação com as coisas ao seu redor - como
uma fonte de sentidos.
( ) Para compreender a pessoa com deficiência e sua maneira de se relacionar no mundo que
a cerca, cumpre considerar sempre suas estruturas perceptual e cognitiva, que exprimem, ao
mesmo tempo, generalidade e especificidade (o conteúdo, a forma e a dialética entre ambas). O
ponto de partida é, pois, saber de sua experiência perceptiva.
( ) Uma criança, por exemplo, que nunca enxergou, tem a mesma experiência perceptiva do
que aquela que ficou cega nos primeiros anos de vida. Da mesma forma, uma criança que
desde a gestação nunca recebeu informações sonoras, tem a mesma experiência perceptiva do
que aquela que ficou surda aos dois ou três anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KASTRUP, Virgínia et al. O aprendizado da utilização da substituição sensorial visuo-
tátil por pessoas com deficiência visual: primeiras experiências e estratégias metodológicas.
Psicol. Soc., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 256-265, ago. 2009. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
71822009000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 abr. 2020.
 a) F - V - F - F - V.
 b) F - F - V - V - F.
 c) V - V - F - V - F.
 d) V - F - V - F - V.
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/8
2. "Os brinquedos educativos são propostas adaptadas de brinquedos; entretanto, algumas
necessidades são próprias de cada indivíduo, ainda mais quando se trata de uma pessoa com
deficiência múltipla" (FELÍCIO; SEABRA JUNIOR; RODRIGUES, 2019, p. 79). No que toca aos
brinquedos educativos voltados à criança com deficiência múltipla, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Com relação à intervenção atinente à educação especial foi notório que o apoio
disponibilizado enquanto o recurso estava sendo utilizado, afetou positivamente tanto na
quantidade quanto na qualidade da interação estabelecida pela criança com o brinquedo
educativo.
( ) Durante o momento da intervenção, a criança atribuiu função e interagiu com os
brinquedos. Por conseguinte, ela deu mostras de que os brinquedos educativos escolhidos para
a intervenção, associados à contação de histórias e às demais estratégias utilizadas, foram
apropriados. 
( ) A disponibilização do recurso, neste caso, representado pelo brinquedo educativo, por si só,
foi satisfatória para promover e instigar o desenvolvimento de habilidades de interação da
criança para com o brinquedo em questão.
( ) Mesmo antes do emprego de estratégias (auxílios verbais e físicos) e da contação de
histórias, a criança já tinha efetivado uma interação significativa com os brinquedos educativos.
Não foi perceptível o aumento da qualidade da interação depois da aplicação das estratégias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FELÍCIO, Franciele Aparecida dos Santos; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar;
RODRIGUES, Viviane. Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a
uma Criança com Deficiência Múltipla. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 1, p. 67-84, mar.
2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
65382019000100067&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2020.
 a) V - V - F - F.
 b) F - V - V - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - F - V.
3. A integração social é um processo de extrema importância para a pessoa com deficiência
múltipla e está relacionada a diferentes habilidades. Sobre as habilidades da integração social,
classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comunicação, autocuidado, vida familiar e autonomia.
( ) Saúde e segurança, funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho.
( ) Transporte, locomoção, entretenimento e participação política.
( ) Vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica e lazer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V.
 b) F - V - V - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - V - F.
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/8
4. Carvalho (2000) aponta três fatores que influenciam o desenvolvimento de bebês com
deficiência múltipla. São eles: situação da pessoa, envolvimento da família e acesso aos
programas de atendimento especializado. Sobre esses fatores, analise as seguintes afirmativas:
I- O ambiente familiar constituirá no primeiro espaço para aprender a interagir com suas
necessidades básicas, destacando os primeiros atendimentos que devem ser ofertados.
II- O acesso aos programas de atendimento especializado deve ser ofertado pelo poder público,
em parcerias com a iniciativa privada, e devem estar de acordo com a capacidade de cada
família de financiar tais procedimentos.
III- A educação inclusiva contempla a oferta da oportunidade de relacionamentos sociais, com
trocas de experiências que favorecem o aprendizado de habilidades que cada criança precisa
para sua integração.
IV- As atitudes pessimistas, superproteção, desinteresse e descrença dos responsáveis,
educadores e outros que convivam com a criança devem ser estimulados, pois assim estará se
estimulando a autonomia e o autoconhecimento nas crianças com deficiência múltipla.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, E. N. S. Deficiênciamúltipla. v. 1. Fascículos I - II - III. Brasília: Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000.
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas II e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
5. É importante que crianças com deficiência auditiva associada a outras deficiências tenham a
consciência fonoarticulatória estimulada com exercícios de estimulação. "Consciência
fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações dos sons da fala. É a
capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos movimentos que os
articuladores fazem para produzi-los. Essa habilidade, além de auxiliar a percepção e produção
da fala, facilita a aprendizagem do sistema de escrita alfabético" (VIDOR-SOUZA; MOTA;
SANTOS, 2010, p. 196). Sobre os exercícios de estimulação da consciência fonoarticulatória
analise as afirmativas a seguir:
I- Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos.
II- Fazer bochecho e gargarejo com líquidos quentes e frios para que haja estímulo termo
sensível.
III- Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros.
IV- Fazer vocalizações repetidas de sílabas tocando o corpo para sentir as vibrações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VIDOR-SOUZA, Débora; MOTA, Helena Bolli; SANTOS, Rosangela Marostega. A
consciência fonoarticulatória em crianças com desvio fonológico. Revista CEFAC, v. 13, n. 2, p.
196-204, 2011.
 a) As afirmativas II e IV estão corretas.
 b) Somente a afirmativa III está correta.
 c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/8
6. Segundo Barata e Branco (2010, p. 134), "[...] a criança com Síndrome de Down apresenta um
atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este que tem sido
atribuído a características físicas e ambientais que influenciam negativamente no processo de
desenvolvimento. Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de
Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação em
suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica. [...] Conclusão: a falta de
estimulação e o encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório,
assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados,
fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas". Sobre as atividades que
auxiliam o desenvolvimento fonoarticulatório e de fala, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os exercícios fonoarticulatórios e de fala, visam ajudar a criança a perceber seus órgãos da
fala, e a expandir sua produção fonoarticulatória, de consciência tônica e muscular para a
emissão vocal.
( ) Brincar com massinha de modelar. Realizar atividades com lápis ou caneta para cobrir
pontilhados. Recortar imagens e palavras. Colorir desenhos. Resolver atividades de cruzadinhas
e de caça-palavras. 
( ) Assoprar velas, penas, barco de papel, bolhas de sabão e outros elementos. Fazer mímicas
faciais. Brincar com os lábios, língua e as bochechas, incluindo a imitação de ruídos e
movimentos diversos.
( ) Direcionar a língua para o palato, estalar, friccionar, deslizar a língua e outros. Encher
balões. Inspirar e expirar com movimentos bruscos, lentos, longos, seguindo um ritmo e outros.
Expressar movimentos variados com a mandíbula.
( ) Fazer movimentos com os lábios e língua para produzir fonemas como o T, D, S, R e outros.
Sussurrar. Fazer vocalizações repetidas de sílabas como pa - pa - pa - pa, e outras que podem
ser utilizadas, tocando o corpo para sentir as vibrações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARATA, Lívia Fernandes; BRANCO, Anete. Os distúrbios fonoarticulatórios na
síndrome de Down e a intervenção precoce. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 134-139, fev.
2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
18462010000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2020.
 a) V - V - V - F - F.
 b) F - F - F - V - F.
 c) V - F - V - V - V.
 d) F - V - F - F - V.
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 6/8
7. Azevedo e Santos (2006, p. 1) fizeram um estudo sobre pessoas com deficiência, relacionado à
enfermagem em reabilitação e à psicologia social. "Este estudo objetivou analisar os significados
do cuidar para cuidadores/familiares que compartilham o cuidado domiciliar de pessoas com
deficiências físicas, por lesão medular traumática. Tendo como referencial metodológico a teoria
das Representações Sociais (RS), a análise dos discursos obtidos por meio de entrevistas
abertas, realizadas junto a oito cuidadores, apontou dois eixos condutores dos significados: o
processo de sofrimento vivido pelos sujeitos na prática do cuidar e as águas turbulentas que
permeiam sofrimento. Esses eixos, caracterizados como Núcleo Central e Sistema Periférico das
RS, respectivamente, compuseram-se de temas como a visão da deficiência, a afetividade, a
religiosidade, as mudanças socioeconômicas e a (falta de) suporte técnico-institucional. Os
resultados desvelam um cuida-dor (d)eficiente, voltado para o cuidar de uma pessoa também
com deficiência, tida como inválida, e esse cuidar realizado com muito sofrimento e privações,
alicerçado na culpa e na religiosidade, suportado por ambiguidade afetiva e marcado por
desgastantes mudanças socioeconômicas e falta de suporte técnico-institucional, para uma
prática que pressupõe tantas especificidades. As alternativas de transformações do cotidiano
desses cuidadores sinalizam, principalmente, para uma simbiose de invalidez com o outro - o
viver pela pessoa com deficiência - ou, ainda, para poucos, um esboço de retomada dos projetos
pessoais de vida - o viver com a pessoa com deficiência". Tendo em foco a afetividade e a
deficiência múltipla, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As pessoas que convivem com a criança com deficiência múltipla podem colaborar para que
ela desenvolva um entendimento psicologicamente significativo de emoção e afetividade, que
contribui para a formação de sua identidade e relacionamento social.
( ) O ambiente favorável ao desenvolvimento inclui algumas características fundamentais,
como a estimulação e o encorajamento socialmente receptivo, que acolha com afetividade.
( ) As deficiências múltiplas são limitantes, portanto, nada que os cuidadores ou professores
façam pode favorecer as possibilidades de seu desenvolvimento. Por isso, é aconselhável que
elas sejam poupadas da vida social. 
( ) O apoio incide em respeitar a fase evolutiva das crianças, atuando no desenvolvimento das
emoções e afetividade, para encorajar e estimular suas capacidades, favorecendo sua
autoestima nas conquistas e avanços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: AZEVEDO, Gisele Regina de; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia. Cuida-dor
(d)eficiente: as representações sociais de familiares acerca do processo de cuidar. Rev. Latino-
Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 5, p. 770-780, out. 2006. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
11692006000500020&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2020.
 a) F - F - V - F.
 b) V - V - F - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - F - V.
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 7/8
8. Na adolescência, o corpo passa por umasérie de transformações físicas. Com as mudanças
hormonais, inicia o processo de definição da imagem corporal e psicológica. Para o adolescente
com deficiência múltipla, esse processo possui algumas especificidades. Nesse sentido são
necessários, através da família, amigos e professores alguns estímulos que auxiliem o
adolescente no processo de autoconceito e auto aceitação. Sobre o exposto, analise as
sentenças a seguir:
I- Compreender e respeitar as fases evolutivas da pessoa com deficiência, principalmente em
relação ao seu ritmo de desenvolvimento.
II- Contribuir para a superação de possíveis sentimentos relacionados à inferioridade e
autodesvalorização.
III- Despertar sentimentos relacionados à inferioridade e autodesvalorização para estimular seu
amadurecimento.
IV- Evidenciar as potencialidades, habilidades, criatividade, independência e iniciativa pessoal.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença II está correta.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença IV está correta.
9. "A categoria de 'crianças com necessidades educativas especiais', na qual se encaixam as mais
diversas 'necessidades', evidencia que não só de crianças 'normais' vive o ideário pedagógico"
(FOGAÇA, 2010, p. 253). Helen Keller foi uma criança que nasceu em 1880, e que se tivesse a
infância nos dias atuais, seria enquadrada nessa categoria. Ela perdeu a visão e a audição
durante a infância e, posteriormente se tornou palestrante. Ela deixou algumas frases famosas,
como: "Considero um grande consolo o fato de as coisas visíveis serem temporais e as invisíveis
serem eternas". Tendo em mente a surdocegueira, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FOGAÇA, Marcia Regina. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Pro-
Posições, Campinas, v. 21, n. 3, p. 251-254, Dez. 2010. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
73072010000300016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2020.
 a) Uma das diferenças entre a surdocegueira e as demais deficiências múltiplas é que a
surdocegueira não é subdividida em categorias. A única classificação para as pessoas com
surdocegueira é chamada "cegueira associada à surdez - congênita ou adquirida".
 b) A pessoa surdocega é surda e não consegue ver, ou é cega e não pode ouvir. Essa é a forma
mais apropriada de compreensão da deficiência. São pessoas que não desenvolveram
habilidades de linguagem, comunicativas ou cognitivas e, assim, não conseguiram construir
uma compreensão de mundo.
 c) A surdocegueira consiste numa deficiência única, que necessita de uma abordagem
específica que auxilie a pessoa com um sistema próprio de suporte para o atendimento
especializado. As pessoas que apresentam surdocegueira são divididas em categorias.
 d) A surdocegueira é considerada uma deficiência múltipla, por isso requer recursos e
equipamentos para o atendimento especializado. Afinal, a deficiência múltipla consiste na
associação de duas ou mais deficiências numa pessoa. Além da surdocegueira, é possível
apresentar ainda deficiências associadas, como as físicas ou intelectuais.
27/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 8/8
10.Castro e Macedo (2019, p. 1234) observaram que "[...] as diferenças de constituição das
categorias criança, adolescente e jovem nas políticas públicas brasileiras resultaram em
perspectivas um pouco distintas de reconhecimento. Nesse sentido, como mencionado, sujeito
de direitos na perspectiva intrinsecamente marcada pela participação social e pela emancipação
e autonomia estão mais presentes na definição de juventude do Estatuto da Juventude. Ao
passo que o ECA carrega na perspectiva da proteção e tutela, ainda que com mecanismos
importantes de participação social". No que se refere ao ECA, analise as afirmativas a seguir:
I- O ECA oferece subsídios com a intenção de proteger as crianças e adolescentes de serem
oprimidos, explorados, violentados e discriminados.
II- Alguns dos enfoques presentes no ECA são: saúde, vida, educação, esporte,
profissionalização, cultura, liberdade e convivência familiar.
III- O ECA observa as condições de liberdade e de dignidade, além de buscar promover o
desenvolvimento físico, espiritual, mental, moral e social de crianças e adolescentes.
IV- Para que o ECA seja respeitado, é necessário que escola, família e sociedade façam suas
contribuições, bem como o poder público. 
V- O ECA vem sendo criticado nos conselhos tutelares, principalmente porque não faz menção
a eles. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CASTRO, Elisa Guaraná de; MACEDO, Severine Carmem. Estatuto da Criança e
Adolescente e Estatuto da Juventude: interfaces, complementariedade, desafios e diferenças.
Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 1214-1238, jun. 2019. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-
89662019000201214&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jul. 2020.
 a) As afirmativas I e V estão corretas.
 b) As afirmativas III e V estão corretas.
 c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas II e V estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina