Buscar

Exercicios Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
Atualmente na literatura existem diferentes metodologias de AIA que auxiliam os profissionais da área na identificação dos impactos e suas causas. Não existe nenhum método que se aplique a todos os casos, pois cada empreendimento e ambiente possui suas peculiaridades, sendo necessária a adaptação ou fusão entre duas ou mais metodologias. A escolha da metodologia aplicada caso a caso dependerá de vários fatores, tais como: a disponibilidade de dados, os requisitos legais dos termos de referência, recursos técnicos e financeiros, tempo e características dos empreendimentos.
Disponível em: <https://labhidrogeo.paginas.ufsc.br/files/2016/08/AIA-UMA-REVIS%C3%83O-DA-LITERATURA-SOBRE-AS-PRINCIPAIS-METODOLOGIAS.pdf >. Acesso em 16 jan. 2020 (adaptado)
Observe o quadro abaixo sobre os métodos de Avaliação e Impacto Ambiental e relacione corretamente o método apresentado no quadro a sua descrição logo abaixo.
	1.    Listas de Controle (CHECK-LIST)
2.   Métodos Espontâneos (AD HOC)
3.    Redes de Interações (NETWORKS)
4.    Modelos de Simulação
5.    Matrizes de Interações
(  ) Consiste em técnicas bidimensionais onde são relacionados os aspectos e impactos ambientais.(CREMONEZ et al. 2014, p. 3823). A eficiência desse método está na identificação dos impactos diretos, com isso, é possível conhecer os aspectos que proporcionam maior impacto e aqueles que afetam os fatores ambientais mais relevantes. Existem diferentes modelos, podendo destacar-se o modelo de LEOPOLD et al. (1971), reconhecido mundialmente, onde as colunas correspondem as interações entre as ações do projeto, enquanto que as linhas representam os impactos ambientais gerados. Em seguida, os resultados são valorados de 1 a 10, considerando critérios como magnitude, importância, severidade, e classificando-os em positivos ou negativos (LOHANI et al., 1997, p. 15; ABBASI e ARYA, 2000, p. 11. Apresenta como vantagens a possibilidade de comparar diversas alternativas de intervenção, abrangendo os meios físico, biótico e socioeconômico. A desvantagem está na subjetividade em relação a magnitude, a não identificação dos impactos indiretos e das características temporais, assim como a impossibilidade de projeções futuras (SÁNCHES, 2013, p. 223).
 (  ) É um método prático e de fácil utilização, consiste em uma relação de fatores e parâmetros ambientais que servem de referência, sendo abordados os elementos mais importantes (MEDEIROS, 2010, p.44; SÁNCHES, 2013, p. 221). O modelo consiste na identificação e enumeração dos impactos, a partir de um diagnóstico ambiental, que deverá contemplar os meios físico, biológico e socioeconômico. Após o diagnóstico, os especialistas irão relacionar os impactos acarretados nas fases de implantação e operação, e classifica-lós em positivo e negativo (COSTA et al. 2005, p.7; MEDEIROS, 2010, p. 44). Como vantagens, esta metodologia facilita a compreensão das informações e as utiliza imediatamente na avalição qualitativa dos impactos mais relevantes. Reúne os mais prováveis impactos associados a determinado projeto, facilitando seu entendimento para profissionais de outras áreas. As desvantagens são a não ilustração das interações do meio ambiente com os efeitos do projeto, a possibilidade de extensas listas de controle, dificultando o entendimento, e a identificação dos efeitos de maneira qualitativa e subjetiva (MEDEIROS, 2010, p.44; STAMM, 2003, p. 45)
 (  ) São criados matematicamente para simular e reproduzir o comportamento dos parâmetros ambientais e suas inter-relações entre causas e efeito. O objetivo é fornecer diagnósticos e prognósticos da qualidade ambiental da área de influência do projeto e que pode ser aplicado em todas as fases do projeto. Os resultados são gerados em formas de gráficos representando o comportamento dos sistemas ambientais dentro dos parâmetros pré-estabelecidos. Esse método utilizado para reproduzir e estimar os impactos das emissões atmosféricas e o lançamento de efluentes. As vantagens são a consideração da dinâmica dos sistemas ambientais, suas interações entre fatores e impactos e as variáveis temporais. Por ser um método bastante sofisticado, exige profissionais qualificados e programas computacionais adequados, implicando em altos custos, sendo associado como principal desvantagem (SUREHMA/GTZ, 1992, p. 5; MEDEIROS, 2010, p. 46)
 (  ) Utilizam o conhecimento empírico dos profissionais envolvidos, ou seja, são descritos os impactos ambientais positivos e negativos do empreendimento baseado nas experiências dos técnicos que atuarão no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) (FEDRA et al., 1991, p. 9; LOHANI et al., 1997, p. 5). O exemplo mais conhecido é o método Delphi ou Delfos, baseado em uma pesquisa qualitativa através de rodadas com perguntas e questionamentos nos quais a equipe multidisciplinar descreverá suas impressões sobre determinado projeto, até a obtenção de uma conclusão a respeito (ABBASI e ARYA, 2000, p. 12), ao final, deverá ser elaborado um relatório descritivo (FEDRA et al., 1991, p. 9; LOHANI et al., 1997, p. 5; STAMM, 2003, p. 43).
 (  ) O método estabelece relações do tipo causa-condição-efeito, associadas a parâmetros de magnitude, importância e probabilidade, retratando as ações que possam ser desencadeadas direta ou indiretamente (ABBASI e ARYA, 2000, p. 16; FINUCCI, 2010, p. 68; MEDEIROS, 2010, p. 45). O método é sistêmico e permite simular o projeto antecipadamente, beneficiando a avalição dos parâmetros de forma simultânea (ABBASI e ARYA, 2000, p. 16; STAMM, 2003, p. 50). Para Finucci (2010, p. 68) os componentes ambientais estão interconectados e formam redes a partir da identificação dos efeitos, os quais se desdobram em diversos fatores causadores, que desencadeiam impactos ambientais iniciais. Geralmente, uma ação produz mais de um impacto ambiental, o que acarreta em novos impactos, resultando em uma cadeia ou rede de impactos.
 Marque a alternativa que apresenta a sequencia correta:
A -1; 5; 4; 2; 3
B -3; 2; 1; 4; 5
C -3; 2; 1; 5; 4
D -5; 1; 3; 2; 4
E -5; 1; 4; 2; 3
Resposta correta E
Questão 2 de 5
Existe uma Lei criada com a finalidade de estabelecer padrões de qualidade ambiental; zoneamento ambiental; criar áreas de proteção ambiental; instrumentalizar a avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades que possuem potencial poluidor. Ela também tem como instrumento a concessão dos recursos ambientais com fins econômicos, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico e as penalidades pelo não cumprimento das medidas de preservação ambiental.
Essa lei refere-se à:
A -Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998
B -Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012
C -Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981
D -Lei nº 7.805 de 18 de julho de 1989
E -Lei nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997
Resposta correta C
Questão 3 de 5
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
A citação acima se refere:
A -Ao Art. 10º da Lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais
B -Ao Art. 1º da Lei nº 12.651/12 – Código Florestal
C -Ao Art. 225 da Constituição Federal de 1988;
D -Ao Art. 2º da Lei nº 6.938/ 81, que dispõe sobre a PNMA
E -Ao Art. 9º da Lei 12.305/10 que dispõe sobre a PNRS
Resposta correta C
Questão 4 de 5
No Brasil, o licenciamento ambiental foi instituído pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que introduziu a Avaliação de Impacto ambiental (AIA) para promover o controle prévio à instalação e à operação de empreendimentos que utilizem recursos ambientais, considerados potencialmente poluidores. Dentre as atividades que necessitam de licenciamento ambiental destacam-se as de extração e tratamento de minerais, as indústrias química e metalúrgica, e as atividades que utilizam recursos naturais. A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) determina os tipos de empreendimentos que dependerão da elaboração dos EIA/RIMA para a obtenção de licença ambientale que deverão abordar alguns aspectos.
Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/csc/2012.v17n2/299-310>. Acesso em 14 jan. 2020 (adaptado)
Observe o quadro abaixo onde são apresentados os aspectos que deverão ser abordados em uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e relacione corretamente cada um ao seu objetivo.
	Aspectos da AIA
	Objetivos
	( I )Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto.
( II ) Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas.
( III )Estudo de medidas mitigadoras.
( IV ) Estabelecimento de programas de acompanhamento e monitoramento.
	(  ) São destinadas a corrigir ou anular os impactos negativos ou a reduzir sua magnitude;
(  ) São feitas através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes (diretos e indiretos; imediatos e a médio e longo prazos; temporários e permanentes; e seu grau de reversibilidade e de distribuição dos ônus e benefícios sociais);
( ) Deverá conter a descrição dos recursos ambientais e suas interações, caracterizando as condições ambientais antes da implantação do projeto, contemplando os meios físico, biótico e socioeconômico; .
(  ) De modo que se possam comparar, durante a implantação e operação da atividade, os impactos previstos com os que efetivamente ocorreram.
Marque a alternativa que apresenta a sequencia relacionada corretamente:
A -I; II; III;IV
B -I; III; IV; II
C -III; II; I; IV
D -III; IV; II; I
E -IV; III; II; I
Resposta correta C
Questão 5 de 5
A Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil surgiu como resposta jurídica para o desenvolvimento econômico dos Estados alinhado a uma proteção ambiental de seus recursos naturais, sendo hoje tida como um dos principais instrumentos do Direito Ambiental, tanto na esfera interna quanto internacional. Ocorre que com a alteração da classificação do desenvolvimento econômico brasileiro de país subdesenvolvido para Estado em desenvolvimento, a avaliação de impacto ambiental passou a ser cada vez mais necessária, porém nem sempre observada em seus resultados quanto à concessão da licença ambiental, o que pode ocasionar prejuízos para as gerações futuras.
Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/direito/article/viewFile/446/226 >. Acesso em 13 jan. /2020 (adaptado)
Leia atentamente as asserções abaixo e marque V para verdadeiro e F para Falso.
 (  ) Buscando evitar ou, ao menos, minimizar o agravamento da poluição e outras formas de impactos ambientais negativos, medidas de proteção ao meio ambiente vinculadas ao desenvolvimento vêm sendo utilizadas no Brasil, incluindo nesse rol a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
 (   ) Embora avanços venham acontecendo, a Avaliação de Impacto Ambiental não faz parte da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), porém, ela é hoje um dos instrumentos preventivos mais disseminados no mundo, inclusive no que tange à possibilidade de criar soluções diante de casos marcadamente degradantes ao meio ambiente, mas de significativo interesse para o desenvolvimento sustentável, motivo pelo qual passou a exercer grande importância no campo da proteção ambiental.
 (  ) A Avaliação de Impacto Ambiental passou a ter significativa importância nacional e internacional a partir de meados do Século XX em virtude de um progressivo desenvolvimento econômico-social e da necessidade de vinculá-lo a uma proteção ambiental dos recursos necessários a esse desenvolvimento.
 (   ) A Avaliação de Impacto Ambiental como instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente tem por escopo avaliar previamente os impactos ambientais diante da instalação de atividades consideradas potencialmente poluidoras, antevendo riscos decorrentes do empreendimento sendo a AIA uma das etapas procedimentais para a concessão da licença ambiental.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A -F;F;V;F
B -F;V;V;V
C -V;F;V;F
D -V;F;V;V
E -V;V;V;V
Resposta correta D

Continue navegando