A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Saúde Coletiva AOL4

Pré-visualização | Página 1 de 2

Saúde Coletiva - 20202.AB
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) – Questionário: Unidade 3 - Sistema público de saúde no Brasil: leis orgânicas e organização da assistência
Pergunta 1
/0,25
Leia o excerto a seguir:
“A Constituição da República afirma em seu artigo 198 que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser descentralizado e possuir uma direção única. A Lei nº 8.080/90 reitera essa afirmação dispondo que cada esfera do governo deve possuir uma direção única, sendo essa direção exercida pelas secretárias de saúde, Ministério da Saúde ou ainda por órgão equivalente a estes.”
Fonte: SANTOS, L. A direção única em cada esfera de governo: a melhor hermenêutica. Direito Sanitário: Saúde e Cidadania, 2012. Disponível em: <http://blogs.bvsalud.org/ds/2012/08/28/a-direcao-unica-em-cada-esfera-de-governo-a-melhor-hermeneutica/>. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir sobre a gestão do SUS em cada esfera do governo:
I. É responsabilidade da União a gestão das secretarias estaduais de saúde.
II. Os municípios são incumbidos da gestão das secretarias municipais de saúde.
III. A gestão do SUS é atribuída à União, aos estados e aos munícipios.
IV. O Ministério da Saúde é atribuído ao âmbito da gestão estadual.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
I e II.
3. 
II e IV.
4. 
I e IV.
5. 
II e III.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/0,25
Leia o excerto a seguir:
“A insuficiência de recursos financeiros é um dos principais problemas do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a maior parte das transferências financeiras realizadas através do SUS estão inseridas nas modalidades conhecidas como ‘fundo a fundo’, a qual é condicional, ou seja, devem, necessariamente, ser aplicadas em fins específicos na área da saúde.”
Fonte: SIMAO, J. B.; ORELLANO, V. I. F. Um estudo sobre a distribuição das transferências para o setor de saúde no Brasil. Estud. Econ., São Paulo, v. 45, n. 1, p. 33-63, mar. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir em relação ao orçamento do SUS e ao repasse de verbas às esferas do governo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os recursos monetários são repassados conforme os dados demográficos e epidemiológicos de cada região.
II. ( ) A performance econômica do ano anterior dos estados e municípios é um parâmetro analisado para o repasse de verbas.
III. ( ) Quanto menor o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um município, maior é o repasse de verbas à saúde.
IV. ( ) O orçamento do SUS é determinado com base na Lei nº 9.961, conhecida como Lei Nacional de Saúde Suplementar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F.
2. 
F, V, F, F.
3. 
V, F, V, V.
4. 
F, F, F, V.
5. 
V, V, F, F.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,25
Leia o excerto a seguir:
“Promulgada em 1988, a Constituição vigente atualmente é conhecida como Constituição Cidadã; está é a sétima adotada no Brasil e tem como um de seus fundamentos dar maior liberdade e direitos ao cidadão. As Constituições anteriores são as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967. Das sete constituições, quatro foram promulgadas por assembleias constituintes e duas foram impostas.”
Fonte: Senado Federal. Uma breve história das Constituições do Brasil. Disponível em: <https://bit.ly/2Uk4Knn>. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a lei do tipo orgânica, é correto afirmar que a total autonomia dos municípios de instituírem as suas próprias leis orgânicas se deu com a Constituição Federal de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
1988.
Resposta correta
2. 
1891.
3. 
1967.
4. 
1824.
5. 
1946.
4. Pergunta 4
/0,25
Leia o trecho abaixo:
“Em 1990, foi editada a Lei número 8.080; está é designada como Lei Orgânica da Saúde, a qual por meio dos seus artigos 5º e 6º atribui os objetivos e responsabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), tentando dessa forma explicitar melhor o artigo número 200 da Constituição Federal da República brasileira.”
Fonte: LENIR, S. Saúde: conceito e atribuições do Sistema Único de Saúde. Revista Jus Navigandi, Teresina, a. 10, n. 821, 2 out. 2005. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/7378>. Acesso em: 25 mar. 2020. (Adaptado).
Considerando o trecho apre¬sentado e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90 e os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. De acordo com a Lei nº 8.080/90, a assistência prestada pelo SUS deve sempre obedecer a um padrão de complexidade decrescente, ou seja, do nível mais complexo para o mais simples.
Porque:
II. A busca inicial pelo nível de assistência de alta complexidade proporciona um melhor atendimento clínico, com mais recursos tecnológicos, garantindo maior sobrevida ao paciente.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta correta
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. Pergunta 5
/0,25
Leia o trecho a seguir:
“A regionalização e a hierarquização dos serviços de saúde buscam impedir a sobreposição de serviços, almejando a articulação da saúde em níveis de complexidade divididos em: atenção básica, de média e de alta complexidade. A atenção de média e alta complexidade compreendem um conjunto de serviços ambulatoriais, hospitalares e de urgência e emergência, cuja prática clínica exige a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos.”
Fonte: AGUILERA, S. L. V. U. et al. Articulação entre os níveis de atenção dos serviços de saúde na Região Metropolitana de Curitiba: desafios para os gestores. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 4, p. 1021-1040, ago. 2013. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a organização do sistema de saúde, pode-se afirmar que é considerado como porta de entrada no SUS:
Ocultar opções de resposta 
1. 
os serviços de urgência e emergência.
2. 
os serviços hospitalares pediátricos.
3. 
o nível de atenção à saúde de média complexidade.
4. 
a atenção básica de saúde.
Resposta correta
5. 
o nível de atenção à saúde de alta complexidade.
6. Pergunta 6
/0,25
Leia o excerto a seguir:
“As redes de atenção são organizações poliárquicas à saúde; estas operam de forma cooperativa e interdependente; intercambiam constantemente seus recursos; focam-se no ciclo completo de atenção a uma condição de saúde e convocam uma atenção integral com intervenções promocionais, preventivas, curativas, cuidadoras, reabilitadoras e paliativas.”
Fonte: MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p. 2297-2305, ago. 2010. (Adaptado).
Considerando o trecho apre¬sentado e o conteúdo estudado sobre as redes de atenção à saúde, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A constituição da equipe de saúde deve sempre ser multiprofissional no sistema de redes.
Porque:
II. O sistema de redes determina que as doenças são unicausais, requerendo distintos conhecimentos profissionais.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta correta
4. 
As asserções I e II são proposições falsas.
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
7. Pergunta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.