Buscar

tcc correto para finalizar talita

Prévia do material em texto

TALITA PÂMELA FÉLIX HENRIQUE 
A IMPORTÂNCIA DA FISOTERAPIA NA PROMOÇÃO A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
SANTA BARBARA D’ OESTE
2017
TALITA PÂMELA FÉLIX HENRIQUE
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
Trabalho para a conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara d’ Oeste. 
Orientador: Profª Juliana Pinarelli
SANTA BARBARA D’ OESTE
2017
11
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
	1.1 PROBLEMA	4
2.	OBJETIVOS	5
	2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO	5
	2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS	5
3.	JUSTIFICATIVA	6
4.	FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	6
5.	METODOLOGIA	7
6.	CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO	10
7.	REFERÊNCIAS	11
APÊNDICE	12
ANEXO	13
	
1. INTRODUÇÃO
O envelhecimento é um processo normal, individual e gradativo, que caracteriza uma etapa da vida onde ocorrem modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas em conseqüência da ação do tempo. É uma fase onde ocorrem manifestações somáticas no ciclo natural da vida, pois se caracteriza pela perda progressiva da capacidade de adaptação e de reserva do organismo diante das mudanças que irão influenciar de maneira decisiva na vida do idoso. 
É um processo vital inerente a todos os seres humanos, sendo uma etapa da vida, parte integrante de um ciclo natural, constituindo-se como uma experiência única e diferenciada. Considerando-se as questões de envelhecimento populacional e a conseqüente ampliação das demandas sociais relacionadas à velhice, a preocupação com a qualidade de vida para essa faixa etária está cada vez mais presente. O envelhecimento da população é considerado um fenômeno mundial e que vem aumentando cada vez mais e adquirindo características próprias no Brasil com a rapidez em que vem se instalando. 
Estima-se que em 2050, a população idosa mundial será de 1,9 bilhões de pessoas, montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade, ou um quinto da população mundial. Este autor baseia-se nos seguintes argumentos: a esperança de vida ao nascer mundial aumentou 19 anos desde 1950; atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos ou mais e em 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo e de uma para três nos países desenvolvidos; segundo as projeções; entre 1999 e 2050, o coeficiente entre a população ativa e inativa isto é, o número de pessoas entre 15 e 64 anos de idade por pessoa de 65 ou mais diminuirá em menos da metade, nas regiões desenvolvidas, e em uma fração ainda menor nas áreas menos desenvolvidas (ANDREWS, 2000).
A temática da promoção a saúde, vem transpondo desafios para a ampliação das práticas buscando ressaltar os componentes socioeconômicos e culturais da saúde, como também a necessidade de políticas públicas e da participação social no processo de sua conquista.
Ainda é grande o esforço para se definir a atuação desse profissional na assistência primária pelo fato de haver pouca experiência acumulada nesse nível assistencial. Isso talvez decorra de inadequações nas grades curriculares, da formação dos cursos de graduação e das legislações vigentes, que caracterizam a assistência fisioterapêutica com caráter predominantemente curativo e reabilitador. Além disso, os próprios atores sociais desconhecem a prática de integralidade, conforme Silva e Da Ros (2006) apontaram recentemente. 
Sendo assim a fisioterapia tem como objetivo básico que fundamenta a promoção de saúde, procurando manter esses idosos com o máximo de capacidade funcional e independência física e mental na comunidade e no ambiente familiar. Logo a promoção de saúde deve ter em foco mudanças no estilo de vida dos indivíduos, o que acarretaria uma diminuição dos riscos de adoecer e morrer (BRITO e RAMOS 2007.
PROBLEMA
Quais os benefícios e importância da Fisioterapia na promoção na melhora a saúde e qualidade de vida dos idosos? 
12
1. OBJETIVOS 
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O objetivo desse trabalho é verificar a melhora na qualidade de vida dos idosos com a atuação da Fisioterapia na promoção e prevenção de patologias decorrentes do envelhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 
- Descrever os déficits decorrentes do processo do envelhecimento.
- Analisar a atuação direta da Fisioterapia na promoção a saúde desses idosos.
- Verificar os benefícios na qualidade de vida dos idosos.
2. JUSTIFICATIVA
 A Fisioterapia é uma área do setor da saúde responsável pela manutenção e recuperação das habilidades funcionais do movimento humano. Devido ao fato de uma crescente demanda de idosos potencialmente dependentes em busca de serviços públicos precisam estar preparados para fazer frente a essa realidade, cada vez mais crescente. 
A longevidade com qualidade de vida é um ideal convergente com premissas da promoção da saúde, uma idéia antiga na saúde pública que, nas últimas duas décadas, tem sido apontada como estratégia mais ampla e apropriada para enfrentar os problemas de saúde do mundo contemporâneo (TERRIS, 1996). O conceito emerge como paradigma para as políticas públicas no sentido de ampliar o foco de atenção para dimensões positivas da saúde, além do controle de doenças.
Atualmente, a importância do desenvolvimento de ações voltadas à promoção da saúde vem sendo destacada em nível mundial. Trata se de uma idéia antiga na Saúde Pública e que tem origem no reconhecimento de que para a melhoria da saúde da população é necessário garantir o acesso a boas condições de vida e de trabalho. 
A grande vontade de ser útil à sociedade e principalmente a estes pacientes faz com que se busque um tratamento fisioterapêutico complementar que visando contribuir e incentivar o desenvolvimento de pesquisas realizadas à promoção e prevenção a saúde dos idosos, proporcionando assim uma vida melhor a estes pacientes.
Neste contexto, a melhoria da qualidade de vida dos idosos torna-se um desafio no século XXI, na medida em que pode ocasionar conseqüências inquietantes nos níveis econômico, social, epidemiológico e familiar, necessitando de uma concentração de esforços nas diferentes áreas profissionais, objetivando um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento e principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo (FREIRE, 2000). 
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 O PROCESSO DO ENVELHECIMENTO
4.2 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
4.3 BENEFÍCIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico. 
Apresente citações de diversos autores, lembrando-se de conceituar o problema.
A citação acima de 3 linhas deve ocorrer desta forma, letra Arial 12, espaçamento simples, recuo de 4 cm. A citação de 3 linhas ou menos, pode ficar no próprio parágrafo entre “aspas” ou em itálico. Colocar sempre a referência da obra citada ao final do parágrafo. (AUTOR, ano, página).
Para exemplificar as citações com até três linhas, traga a cópia literal do texto do autor desta forma, na própria frase, em itálico ou com aspas, e, ao final, as referências. Desta forma, entende-se que apenas a parte em itálico é cópia literal do texto do autor. (AUTOR, ano, p. 5)
Note-se que após a citação, deve constar a referência da fonte onde foi retirada a frase constando sobrenome do autor em caixa alta (maiúsculo), ano da obra, e página (se houver). 
METODOLOGIA 
Este trabalho foi elaborado a partir de uma revisão de literatura baseando-se no banco de dados indexado da Medline, Pub Med, Lilacs, Scielo e PEDro publicados no período compreendido entre 2005 e 2016, tendo como descritores: saúde do idoso, níveis de atenção, processo do envelhecimento, promoção a saúde. Foram adotados como critério de inclusão artigos científicos, textos, monografias e pesquisas que abordem assuntos relacionados ao processodo envelhecimento, promoção e qualidade de vida, de vários idiomas e na íntegra.
Como critério de exclusão, não foi utilizado artigos que não tenham sido publicados antes dos últimos 15 anos, que não possuam metodologia específica, que não obtenha resultados significativos ou que não foram realizados com pacientes idosos.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
Quadro 1 – Calendário de execução das atividades do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso 
	ATIVIDADES
	2017
	2017
	
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	JAN
	FEV
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	Escolha do tema. Definição do problema de pesquisa
	 
	 
	 
	 
	 
	 X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Definição dos objetivos, justificativa.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X
	X 
	X 
	 
	 
	 
	Definição da metodologia.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X
	 
	 
	 
	Pesquisa bibliográfica e elaboração da fundamentação teórica.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X
	X 
	X 
	X 
	 
	 
	Entrega da primeira versão do projeto.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X
	 
	 
	 
	Entrega da versão final do projeto.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	Revisão das referências para elaboração do TCC.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X
	X 
	Elaboração do Capítulo 1 .
	 X
	X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2.
	 
	 X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Revisão e reestruturação dos Capítulos 1 e 2. Elaboração do Capítulo 3.
	 
	 
	X 
	X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Elaboração das considerações finais. Revisão da Introdução.
	 
	 
	 
	 X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Reestruturação e revisão de todo o texto. Verificação das referências utilizadas.
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração de todos os elementos pré e pós-textuais. 
	 
	 
	 
	 X
	X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Entrega da monografia.
	 
	 
	 
	 
	 X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Defesa da monografia.
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
REFERÊNCIAS
· ANDREWS, G. A. Los desafíos del proceso de envejecimiento en las sociedades de hoy y del futuro. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y CARIBE-O SOBRE LAS PERSONAS DE EDAD. Anais. CELADE, Santiago: 2000. p. 247-256.(Seminarios y Conferencias -CEPAL, 2).
· TERRIS, M. Conceptos de la promoción de la salud: dualidades de la teoría de la salud publica. In: OPS. Promoción de la salud: una antología.Washington: OPS. 1996. p.37-44. (Publicación científica, 557). 
· BRITO, Fernando C; RAMOS, Luiz R. Fisioterapia Motora no Idoso. In: Papaléo Netto. Tratado de Gerontologia. São Paulo: Atheneu. 2007.p.458-550
· FREIRE, S. A. Envelhecimento bem-sucedido e bem-estar psicológico. In: NERI, A. L.; FREIRE, S. A. (Orgs) E por falar em boa velhice. Campinas: Papirus, 2000. p.21-32.
· SILVA, D. J.; DA ROS, M. A. Inserção de profissionais de fisioterapia na equipe de saúde da família e SUS: desafios na formação. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12. n. 6, p. 673-681, 2007. 
· 
Inserir as obras citadas no texto. Em livros, ela deve ser realizada da seguinte forma:
SOBRENOME, Nome. Título da obra: subtítulo (se houver). 5. ed. rev. atual. (informar se houver edição, e se for edição revisada e atualizada inserir “rev. atual”). Cidade: Editora, ano. 
Exemplos: 
ATALIBA, Geraldo. Hipótese de incidência tributária. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.
FREGONEZE, Gisleine Bartolomei; TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes; RICIERI, Marilucia; BOTELHO, Joacy M. Metodologia científica. Londrina: Educacional, 2014.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
APÊNDICE
O Apêndice e o Anexo são campos opcionais (se não houver apêndice e/ou anexo a ser colocado, exclua estas páginas e também a menção destes itens do sumário).
Aqui o autor do projeto (aluno) poderá inserir algum texto, artigo, relatório, dentre outro documentos que ele próprio elaborou, e julga importante inserir no projeto para elucidar, esclarecer, ilustrar algum ponto específico no projeto. O Apêndice também segue esta mesma regra tanto no Projeto de TCC quanto no TCC, ou seja, se o autor do trabalho julgar importante inserir algum documento para melhor esclarecer algum item, pode ser colocado nesta parte. 
O projeto ou monografia pode apresentar apenas apêndice, ou apenas anexo, ou ambos, ou nenhum deles. Um não depende do outro. 
ANEXO
Os anexos são documentos elaborados por outros autores, e, assim como os apêndices, devem ser inseridos quando o autor do projeto entender ser importante a inserção de documento (relatório, artigo, texto, cronograma, pesquisa, reportagem, decisão judicial, etc.) para esclarecer, exemplificar, ilustrar algum aspecto importante de seu projeto ou de sua pesquisa. 
Podem existir mais de um anexo ou apêndice, e eles devem ser enumerados: Anexo 1, Anexo 2, e devem estar relacionados no sumário.
Não necessariamente apêndices e anexos são inseridos no projeto ou na monografia. O aluno pode não inserir anexos/apêndices no projeto, mas optar inserir na monografia; e vice versa.

Mais conteúdos dessa disciplina