Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL - ATIVIDADE 2 - Pergunta 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	No período de escravidão diversos escravos, como luta de resistência, se refugiavam para lugares distantes das fazendas com o intuito de obter a sua liberdade. A partir disso foram desenvolvidas as comunidades quilombolas, e diversos negros se reuniam nesse lugar para viver em comunhão e reproduzir o seu modo de vida antigo. Portanto, nos quilombos os negro praticavam os seus cultos religiosos, as suas danças e diversos outros tipos de expressões culturais.
 
Considerando os desafios dos escravos em relação a formação de quilombos, analise as assertivas a seguir.
 
I. Os quilombos eram considerados refúgios para que os negros pudessem se livrar da escravidão, mas, além de abrigo, esse era o local onde os africanos reproduziam a sua cultura, de forma a não deixá-la se acabar.
II. Nos quilombos, os negros viviam em comunidade, de modo que eles praticavam a agricultura, plantando verdura, frutas e outros tipos de alimentos, caça e pesca.
III. Após a libertação dos escravos, as comunidades quilombolas deixaram de existir, afinal não tinha mais sentido continuar com esses locais de refúgios se os negros eram mais considerados escravos.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os quilombos eram locais nos quais os negros se refugiavam e conseguiam praticar os seus rituais, religiões e danças, afinal nas senzalas, os escravos não podiam expressar a sua cultura. Nesses quilombos, os negros viviam como comunidade, cada um ajudando uns aos outros na produção de alimentos e em outras atividades.

Outros materiais