Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois se fundamenta na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade.
Considerando esse fator, faça uma reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a valorização do multiculturalismo no Brasil.
Resolução:
O multiculturalismo em nosso país e visto como uma mistura de crença e raças, cada um com seus costumes, seus valores e seus modos de vida. A população no Brasil é coposta por descendentes do Índio, africanos e imigrantes vindo dos países de Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Japão e guardamos no nosso interior diversas culturas trazidas por esses imigrantes. Podemos afirmar que a política de ações positivas visa o respeito pelo multiculturalismo, visando à igualdade social, desde as cotas para negos e índios nas faculdades e universidades além da lei de proteção as mulheres, idosos e outros grupos, a política visa os grupos sociais específicos a vitimas de discriminação, violência, e tem como objetivo a corrigir e atenuar a desigualdade e a promoção da igualdade social.
A discriminação positiva e a discriminação para igualar as diferenças, e não para ofendê-la. E primordial que o Estado de Direito promova as condições para favorecerem a vida digna do individuo, como a promoção políticas inclusivas que ao menos amenizem as diferenças sociais. A Constituição Federal de 1988 prevê de forma pontual, a inclusão dessas ações na sociedade, devendo-se tomar os devido cuidado, pois, a lei não pode ser utilizada para obtenção de privilégios ou perseguições, mas como um mecanismo de regulamentador da vida e do bem estar para todos os cidadãos de maneira justa.
Assim é extremamente necessário identificar individualmente a vítima, a fim de não beneficiar pessoas erradas, invertendo o foco principal dessas ações.
Concluindo-se que no Brasil e um pais com as maiores variedade étnica, racial, religiosa e cultural do mundo deveria ser o primeiro a combater o preconceito e não somente com politicagem de ações positivas, isso não cabe somente ao governo e sim a cultura do ser humano brasileiro, onde cada um de nós deve começar a pensar que somos todos iguais sem distinção de cor, raça, crença etc... Para que possamos ter igualdade social sem preconceitos e discriminação.

Continue navegando