Buscar

Noção de constituição

Prévia do material em texto

Noção de constituição
1. Pode ser conceituada como um conjunto de normas e princípios constitucionais relativos à economia , ou seja, a ordem constitucional e a economia. É a parte econômica da constituição do estado. 
2. Pode ser classificada em material que abrange todas as normas que definem os pontos fundamentais da organização econômica , estejam ou não incluídas no documento formal que é a constituição escrita.
E a formal que é conjunto de Normas que incluídas na constituição escrita, formal do estado, versam o econômico.
3. Na medida que em que suas muitas de suas normas definiram programas e estabeleceram diretivas para ordem econômica, a constituição econômica deixou de ser um estatuto organizado liberal para erigir uma constituição programáticadirigente. 
4. O fundamento e natureza da constituição econômica instituída trazem em seu bojo os valores presentes no seio da sociedade com a função de garantir a esfera axiológica, a justiça do sistema jurídico, bem como a abrir o sistema jurídico à realidade, além de orientar a hermenêutica constitucional, cuja atuação direta do Estado está limitada à necessidade para a segurança nacional e relevante interesse coletivo.
5. permite que o Estado controle o mercado de forma a estabelecer quais países e empresas terão, ou não, acesso ao mercado brasileiro, a fim de proteger o país, sem deixar que importantes oportunidades de crescimento econômico escapem ao mercado nacional.
6. A Constituição Federal de 1988 reconhece o sistema econômico capitalista.
· A liberdade de iniciativa. A base deste sistema econômico é a liberdade econômica, cuja livre iniciativa é um dos seus corolários. Ao afirmar a livre iniciativa como fundamento da ordem econômica, a Constituição reconhece a “autonomia empreendedora do homem na conformação da atividade econômica, aceitando a sua intrínseca contingência e fragilidade, de modo a reconhecer a iniciativa privada como centro da ordem econômica, e não a atividade estatal. 
· A livre concorrência .Trata-se de princípio basilar do direito empresarial, bem como princípio constitucional da ordem econômica, que visa coibir práticas de concorrência desleal e atos que configurem infração contra a ordem econômica.
· Defesa do consumidor. A economia de livre mercado não se coaduna com abusos aos direitos dos consumidores, dessa forma é que se protege o polo mais frágil da relação consumerista com normas especificas no sistema jurídico e econômico.
· Soberania Nacional: As decisões tomadas devem representar a vontade absoluta do Estado Nacional.
· O princípio importa em uma limitação da propriedade privada, prescrevendo um tratamento diferenciado, conforme o impacto que se verifique ao meio ambiente, dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação.
· O princípio da defesa do meio ambiente conforma a ordem econômica (mundo do ser), informando substancialmente os princípios da garantia do desenvolvimento e do pleno emprego. Além de objetivo, em si, é instrumento necessário e indispensável à realização do fim dessa ordem, o de assegurar a todos, existências dignas.
· Princípio da função social é o instrumento relacionado à dignidade da pessoa humana no que refere à sua moradia. É um critério de justiça social, igual justiça distributiva (interesse coletivo sobre individual) mais interesse público sobre o particular
· Princípio redução das desigualdades sociais e regionais. O princípio busca orientar busca orientar as políticas públicas no sentido de atingir os anseios, demandas, especificas de cada cidade ou estado ou região. Ou sejas as necessidades entre as diversas regiões do país são muito especificas e devem ser individualizadas.
· Busca do pleno emprego e a valorização do trabalho humano trabalha o princípio da eficiência: identificar as potencialidades do empregado investindo nelas abordando não só a empregabilidade como sua manutenção. Relaciona com o fundamento do trabalho humano e políticas públicas de redução do desemprego. Componente jurídico: desempenha o trabalho com fiscalização das leis (insalubridade, décimo terceiro).Fator social: ter direito de desempenhar fator laborativo), Fator jurídico: desempenhar trabalho com apoio da lei, Fator econômico
· Tratamento favorecido aas empresas de pequeno porte art. 179 cf: simplificar obrigações tributarias creditícias, previdenciárias e administrativas confirmando o preceituado no princípios da isonomia constitucional (art. 5) tratar os iguais na medida da sua igualdade e os desiguais na medida em que desiguala.
7. Tratados X leis do CADE: identificar (somente tratados sobre direito humanos entra como estado de direitos) logo o que versa sobre direitos econômicos entra como lei do CADE. Não são tratados de cunho penal. Entram como lei ordinária.
8.  Na interpretação conforme a Constituição, dentre as várias interpretações possíveis, o STF declara a constitucionalidade da norma em um determinado sentido que seja compatível com a Constituição, afastando as demais interpretações.

Continue navegando