Buscar

APOL1 Negociação internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

APOL1 Negociação internacional
1)“Para efetivamente comunicar-se bem, estabelecendo um processo interativo, é extremamente importante que o negociador esteja atento às mensagens emitidas pela outra parte. Saber ouvir e prestar atenção à linguagem não verbal do interlocutor é fator-chave para avançar no processo de negociação, pois, dessa maneira, o negociador consegue perceber com mais clareza os interesses e as necessidades da outra parte, identificando pontos em comum que podem ser objeto de acordo” (IAMIN, 2015). 
É justamente por isso que afirma-se que o processo de negociação caracteriza-se pela comunicação entre duas ou mais partes que tem, ao mesmo tempo, interesses, diferentes e complementares. O diálogo, para que se chegue a um acordo, deverá ser: 
A Honesto e imparcial, com o propósito de alcançar mútuo entendimento sobre as diferentes necessidades das partes; 
B Honesto e parcial, com o propósito de alcançar mútuo entendimento sobre as diferentes necessidades das partes; 
C Honesto e coercitivo, com o propósito de alcançar mútuo entendimento sobre as diferentes necessidades das partes; 
D Honesto e unilateral, com o propósito de alcançar mútuo entendimento sobre as diferentes necessidades das partes; 
E Honesto e parcial porém com interesse integral na contemplação de vantagens únicas aos seus propósitos.
2“A comunicação está na raiz da evolução do ser humano e foi ela que viabilizou o desenvolvimento da espécie, possibilitando que as pessoas discutissem suas ideias, expressassem sua visão de mundo, compartilhassem seus desejos e, assim, construíssem uma sociedade organizada e em permanente transformação. Em sua caracterização mais básica, a comunicação tem como propósito transmitir uma mensagem. Dessa forma, a intenção do polo emissor pode ser simplesmente informar algo a alguém ou, mais do que isso, influenciar o receptor com o conteúdo que está sendo transmitido, buscando provocar nele algum tipo de mudança de pensamento e de comportamento” (IAMIN, 2015). 
Assim, pode-se afirmar que a comunicação faz parte da evolução do ser humano, tendo sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento da espécie, da ciência e dos conhecimentos. De forma elementar, comunicar é transmitir algo, seja um pensamento ou uma mensagem. No entanto, comunicação não é apenas falada, mas também a chamada “linguagem corporal”, que inclui: 
I – facial; II – dos membros; III – gesticular; IV – mandibular; V – de postura.
 Estão corretas as alternativas: 
A I, II, IV e V; 
B I, III e V; 
C II, III e IV; 
D III, IV e V. 
E V, II, IV.
3 A negociação é uma construção coletiva, uma vez que para que ela tenha sucesso, todas as partes envolvidas devem estar de acordo. Os interesses comuns e conciliáveis devem ser buscados para que se chegue a: 
AUma decisão individual que será imposta a todas as partes; 
B Uma decisão conjunta, ou seja, um esforço interativo pelo qual cada participante busca encontrar as interfaces existentes entre sua posição e as posições dos outros intervenientes;
 C Uma decisão individual, ou seja, um esforço interativo pelo qual cada participante busca encontrar as interfaces existentes entre sua posição e as posições dos outros intervenientes;
 D Uma decisão autoritária, ou seja, um esforço interativo pelo qual cada participante busca encontrar as interfaces existentes entre sua posição e as posições dos outros intervenientes.
4 Será que existem diferenças na hora de se negociar para importar ou para exportar? Como você já aprendeu, existem sim. Em ambos os casos, no entanto, o plano de fundo é o mesmo: a burocracia característica do comércio exterior brasileiro. São mais de 3600 normas diferentes emitidas por pelo menos 20 órgãos anuentes distintos. Todo esse cenário de complicação afeta drasticamente a competitividade das empresas, e seu poder na hora de se negociar. Aqueles que exportam, deverão prometer os produtos em prazos maiores do que os reais, para garantir que eventuais atrasos no embarque não atrapalhem futuras negociações. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 
A Negociações para importação são mais simples, uma vez que é mais fácil negociar para comprar do que para vender; 
B Negociações para exportação são mais simples, uma vez que é mais fácil negociar para comprar do que para vender;
 C Negociações para exportação são mais complexas, uma vez que é mais fácil negociar para comprar do que para vender; 
D Negociações para importação são mais complexas, uma vez que é mais fácil negociar para comprar do que para vender;
5 “Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” (Fischer; Ury; Patton, 2005, p. 50). Dentre as muitas características dos processos de negociação, destacam-se: 
A A negociação é momentânea, pois ocorre em vários momentos de nossas vidas e dos nossos dias; 
B A negociação é processual, pois desdobra-se em várias etapas; nas quais o processo de comunicação é pouco importante; 
C A negociação é momentânea, pois ocorre em vários momentos de nossas vidas; e o processo de comunicação é pouco importante; 
D A negociação é processual, pois trata-se de um conjunto de ações e etapas; nas quais o processo de comunicação é altamente importante.
6 Desde cedo, homens e mulheres engajam-se em atividades diversas, que proporcionam interações com outras pessoas, com interesses muitas vezes diversos.De forma mais ou menos primitiva, pode-se dizer que as negociações começam:
A A partir do momento em que o indivíduo entra na idade adulta;
B A partir do momento em que o indivíduo aprende a expressar-se através da fala;
C A partir do momento em que o indivíduo, em tenra idade, passa a ter uma leve noção do mundo que o 
cerca, e engaja-se em processos interativos com outras coisas ou pessoas;
D A partir do momento em que o indivíduo, na adolescência, passa a ter uma leve noção do mundo que o cerca, e engaja-se em processos interativos com outras coisas ou pessoas.
7 Globalização é um daqueles temas muito comentado mas pouco compreendido em sua real extensão. Em todo momento e a todo lugar, estamos cercados de produtos importados, marcas estrangeiras e até mesmo os nossos hábitos foram afetados pela integração mundial. Em alguns casos, se agimos como agimos, se nos vestimos como nos vestimos, é pela emergência de uma cultura e de alguns hábitos globais que tornaram-se uniformes no decorrer dos anos e dos tempos. Isso nos mostra que a globalização não é apenas econômica ou apenas cultural, mas abrange uma série de aspectos de nossa vida. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A Ainda que não seja possível estabelecer uma data correta de início, pode-se afirmar que a globalização foi alavancada pela Revolução Industrial e estimulada ainda mais pelas tecnologias do século XX, em especial pelas telecomunicações; 
B A globalização teve início na Revolução Industrial, e não antes dela. Foi a partir daí quando se passou a comercializar internacionalmente produtos industrializados. 
C A globalização fechou mercados para as empresas, que acabam buscando proteger-se dos efeitos danosos da concorrência. 
D Por conta da globalização as economias tornam-se menos integradas e os estilos de vida em muitos lugares – principalmente no ocidente – convergem para gostos e preferências distintos.
8 Nas negociações internacionais, o sucesso vai muito além da capacidade de uma empresa em adaptar seu produto ou serviço para que este possa ser comercializado em outros mercados. Passa por respeitar diferenças culturais, políticas e legais. Aquilo que, para nós brasileiros pode ser considerado normal, pode ser uma ofensa aos italianos. Algo que na Itália é costumeiro, pode ser criminoso em algum país árabe. É justamente daí que vem a necessidade de entender sobre os hábitos e culturas com as quais estou negociando. Dessa forma, considere a seguinte situação: uma empresa russa lança um produto com toda uma embalagem em vermelho na África do Sul (onde o vermelho é a cor do luto) e um branco no Japão (onde o branco também éa cor do luto). Neste caso, o erro da empresa foi: 
A Comercial; 
B Cultural; 
C Econômico; 
D Pessoal.
9 A visão do cliente engloba alguns princípios, ou pressupostos, que buscam nortear a atuação da empresa e proporcionar orientação a seus colaboradores”. Entender quem é o cliente da empresa, quais são suas expectativas e como atende-las da melhor maneira são fatores críticos de sucesso. Para isso: 
A É importante e necessário reconhecer apenas as expectativas básicas do cliente, uma vez que são somente essas as que devem ser satisfeitas; 
B É importante e necessária cortesia e profissionalismo, entendido como a capacidade de atender objetivamente a clientela demonstrando conhecimento profundo do produto; 
C É importante e necessária cortesia e entendimento das expectativas básicas do cliente, entendidas como a capacidade de atender objetivamente a clientela demonstrando conhecimento profundo do produto; 
D É importante e necessária a cortesia e o atendimento das dúvidas básicas do cliente.
10 Negociação é algo não apenas frequente, mas também faz parte da história humana desde os primórdios. O próprio ser humano, desde idade mais jovem, já sabe barganhar uma posição. Esse processo torna-se mais e mais frequente na medida em que usamos espaços compartilhados, nos quais nossas vontades e direitos esbarram nas vontades e direitos de outras pessoas. Uma justificativa da importância da negociação nos lembra que “Quer a negociação diga respeito a um contrato, uma discussão familiar ou um acordo de paz entre nações, as pessoas empenham-se rotineiramente na barganha posicional. Cada um dos lados toma uma posição, defende-a e faz concessões para chegar a uma solução de compromisso” (FISCHER, URY, PATTON, 2005, p. 21). 
Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre o real significado de negociação:
 A Negociação é um processo pelo qual uma parte busca impor sua vontade sobre a outra, de modo que seja capaz a fechar um acordo; 
B Negociação é um processo de comunicação entre duas ou mais partes que visam atingir um objetivo comum; 
C Negociação é um processo único de uma só pessoa que busca tomar uma decisão; 
D Negociação é o ato de ganhar concessões de alguém que não as deveria ter dado.