Buscar

ATIVIDADE MOVIMENTOS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COLÉGIO POLIVALENTE DE CONCEIÇÃO DO COITÉ
DATA: _____/_____/2019 TURMA: ________________ DISCIPLINA: _____________ PROFº:____________________________________________________________________
I UNIDADE
TEMA GERADOR: CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS
O QUE É CIDADANIA?
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Cidadania pode ainda ser compreendida como o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação). É a a condição do cidadão, ou seja, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
COMIDA 
Titãs
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer, quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade.
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito.
Entendendo a canção:
01 – Esta canção em sua letra nos leva a refletir sobre o quê?
02 – Que crítica o autor faz?
03 – Retire do texto exemplos que simbolizam desejos, necessidades e vontades.
04 – Justifique o título da canção.
05 –Essa canção foi produzida nos anos 80, naquela época o país passava por séries crises políticas, mas ela serve muito bem para os dias atuais. Por quê?
a)   (  ) Atualmente ninguém passa fome nem tem problemas de cultura.
b)   (  ) Tem gente que só quer dinheiro, diversão e arte.
c)   ( ) Assim como nos anos 80, atualmente há muita gente passando fome não só de comida, mas também de cultura e diversão.
d)   (  ) N. D. A. (Nenhuma das alternativas).
06 – Ainda de acordo com a letra da canção, na parte que diz: “bebida é água, comida é pasto.” Você tem sede de que? Você tem fome de quê? O que isso questiona?
a)   (  ) A música questiona que realmente a gente tem sede e fome de arte, pois o governo precisa investir em Cultura e Arte, diversão, pois todos tem direito.
b)   ( ) A música questiona que as pessoas são acomodadas e não procuram seus direitos.
c)   (  ) A música questiona a fala de informação das pessoas menos favorecidas.
d)   (  ) N. D. A. (Nenhuma das alternativas.
07 – A leitura da letra da canção permite entender que:
a)   Os homens necessitam apenas de se alimentar para se sentirem satisfeitos.
b)   As necessidades humanas são impossíveis de serem alcançadas.
c)   Além de comer, o homem tem necessidades artísticas e de diversão que precisam ser satisfeitos.
d)   Teatro e balé são manifestações artísticas supérfluas.
e)   Para se sentir satisfeitos os homens devem se entregar ás artes e a diversão.
08 – De que verso você mais gostou? Por quê?
09 – O autor está expressando os desejos de quem?
10 - Quais as reivindicações presentes na música?
11- As reivindicações da sociedade se manifestam de que formas? Violência? Criminalidade? Movimentos? Cite exemplos.
O que é Movimento social?
Movimento social é a expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas onde os indivíduos tem como objetivo alcançar mudanças sociais através do debate político dentro de um determinado contexto na sociedade.
Este tipo de expressão é característica de uma sociedade plural, pois ela age de forma coletiva para representar um movimento de resistência que luta pelas diversas formas de inclusão social.
Grupos como os movimentos populares, sindicatos e organizações não governamentais (ONGs) são exemplos das formas coletivas de organização dos movimentos sociais.
Os grupos atuantes dentro de um movimento social estão sempre em busca da representação política destas formas de exclusão social e suas atuações tem sempre o objetivo de produzir pressão direta ou indireta no Estado.
Características do movimento social
Para a formação do movimento social, estes grupos se organizam conforme um projeto e uma ideologia em comum, que abarque toda as propostas e objetivos relevantes para o movimento.
Dentro deles ainda pode ser estabelecida uma hierarquia, que pode ter uma estrutura que possibilite várias lideranças. E desta forma, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, as greves, as marchas, entre outros. 
Nestas ações, os grupos apresentam as demandas que determinada classe social enfrenta de maneira a impulsionar a mobilização social e despertar a sensibilização na consciência dos demais indivíduos da sociedade para suas causas. O movimento social, quando bem articulado, é capaz de alterar a estrutura do sistema de poder estatal e por este motivo, as relações dos movimentos sociais e seus líderes são sempre conflituosas com o Estado.
Ciclo de vida dos movimentos
Movimentos Sociais apresentam aspectos que os diferenciam uns dos outros, Porém, todo movimento social tem em comum o fato de passar por quatro estágios:
a.       Inquietação> fase de insatisfação, exploração e injustiças constantes. Apesar da insatisfação, nessa fase, o grupo explorado ainda não sabe o que deve ser feito.
b.       Excitamento> Nesta fase, os envolvidos identificam a causa do seu sofrimento; começam a surgir lideranças que mobilizam o grupo em prol da luta. É a fase de agitação, onde os líderes passam a ser vistos como seus guias. É uma fase mais emocional do que racional.
c.        Formalização> Nesta fase, o grupo percebe que não conseguirá nada sem coordenar um conjunto de ações concretas em busca dos objetivos. É a fase mais racional do que emocional, pois é preciso organizar e coordenar as ações e administrar os conflitos internos.
d.       Institucionalização> é a fase culminante de qualquer movimento social vitorioso. Esta fase geralmente só ocorre após algum tempo de luta, onde o movimento passa a ser conhecido e reconhecido por toda ou por uma parcela da sociedade (dependendo do objetivo do movimento) simpática à sua causa. Em alguns casos, alguns políticos juntam-se à causa e o próprio governo cria comissões ou órgãos encarregados de administrar a questão. Em muitos casos, os líderes do movimento o usam com fins eleitoreiros, para iniciarem sua carreira política, tornando-se vereadores, deputados, ministros, governantes, etc.
Pré condições de existência de um Movimento Social
Descontentamento Social> se as pessoas estão felizes e satisfeitas com as condições sociais ninguém irá convencê-las a participar de qualquer movimento que resulte de mudanças dessas condições. Os movimentos sociais exigem uma massa de insatisfeitos, injustiçados, que estejam dispostos a lutar pela melhoria de suas vidas.
Bloqueio Estrutural> vamos supor que os policiais de uma determinado estado estejam insatisfeitos com o salário que recebem. Na assembleia, alguns propõem greve para pressionar o governo a dar aumento, porém a maioria da liderança argumenta que a greve provocaria um estado calamitoso de insegurança em toda a população e este não é o objetivo do movimento. Como resultado, a assembleia resolve formar uma comissão para negociar com o governo, contudo, o governo se nega a negociar com os policiais, argumentando que o estatuto da categoria proíbe movimentos reivindicatórios e  ameaça a liderança com demissão. A greve acontece e a população acaba sofrendo as consequências. Neste
caso, a incapacidade do governo em negociar representou um bloqueio estrutural, que á a falta de canais que possibilitem a resolução dos problemas.
Contato> os descontentes, agindo de forma isolada, não conseguirão formar um movimento social. É necessário haver reuniões, interação e encontros para viabilizar qualquer ação.
Eficácia> pessoas só participarão de um movimento se perceberem que o esforço empregado será compensado. Líderes trabalhistas dificilmente conseguirão apoio para uma greve que reivindique 1% de aumento – os trabalhadores perceberiam que o risco de terem o ponto cortado ou mesmo de serem demitidos é muito alto para um aumento tão pequeno.
Ideologia> é necessário que um conjunto de ideias justifique as mudanças que o movimento social pretende implantar na sociedade. É o conjunto de ideias utilizadas para fundamentar qualquer tipo de movimento social. Não existe movimento social sem ideologia. Há diversos tipos de ideologia: religiosa, liberal, comunista, anarquista, partidária, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando