Buscar

1-2 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-2

Prévia do material em texto

Nome Completo: Luiz Fernando Kashihabara Correia
	RGM: 22898646
	Instituição: UNIFRAN
	Data:31/10/2020
	Curso: Letras Português e Espanhol
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola
ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise e comente (com suas próprias palavras) as propostas gerais e as competências gerais (fundamental e médio) ou os campos de experiências (infantil) da educação básica e como essas são relevantes para a formação do estudante (fundamental e médio) ou para o desenvolvimento da criança na primeira infância (infantil). Destaque uma das competências da educação básica e depois comente como essa competência se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação (você encontrará as competências gerais na introdução do documento da BNCC). A sua análise deve conter, no mínimo, uma lauda (página).
Digite aqui seu texto:
Encontramos no documento da BNCC muitos avanços realmente significativos para o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. Isso é especialmente importante, em nossa década, pelo fato de vivermos em um período recheado de informações e conhecimentos historicamente construídos. Correlacionando esse fato com os objetivos propostos na BNCC, vemos que a implementação das normas educacionais propostas por esse documento são essências para que seja desenvolvido nos alunos, desde bem cedo, a curiosidade e a vontade de conhecer e explorar esses novos conhecimentos. É proposto pela BNCC que os alunos em todas as etapas da Educação Básica, não sejam colocados como sujeitos passivos, mas sim indivíduos participativos que identificam problemas, compreendem conceitos, propõem e testam soluções, interagem, argumentam e que possam expressar princípios e valores. Ela busca por meio de tecnologias, manifestações culturais, meios de informação e outros, potencializar a formação de um cidadão consciente e que preze por valores igualitários e uma sociedade justa.
As dez competências gerais propostas pela BNCC, se articulam em várias áreas de atuação, como a do conhecimento, da comunicação, argumentação, responsabilidade e cidadania, cultura digital, entre outros. É interessante observar as finalidades específicas de cada competência e ver como elas podem ser usadas para a construção de uma base sólida de desenvolvimento dos alunos em nosso país, vê-se que a preocupação nesse documento não é apenas com o conhecimento específico de uma área de estudo, mas sim em proporcionar ao aluno uma rica experiência de aprendizagem e respeito por sua cultura, sociedade e meio ambiente. 
Cultura digital, essa é uma das competências gerais dispostas na BNCC, ela explica que a partir dessa competência, o aluno deve ser capaz de “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2017). Sabemos que hoje as tecnologias informativas nos rodeiam por todos os lados, e a BNCC propõe usar dessas tecnologias para intensificar o aprendizado e usa-las para auxiliar suas experiências educacionais. Visto que a cultura digital é cada vez mais presente na vida dos alunos, podemos entender plenamente a motivação desta competência a ser desenvolvida na educação básica do nosso país.
Concluída assim a visão de importância desta competência no aprendizado dos discentes, apliquemos isso no componente curricular que se desenvolve na área de linguagens. Quando conhecemos e compreendemos as normas da BNCC para esta área de ensino, vemos que aplicar essa metodologia acaba sendo prazerosa pelo fato de haver tantas particularidades com a cultura digital mencionada anteriormente. Vemos que no ensino de línguas o processo de aprendizagem se torna consideravelmente mais eficiente, o fato de a tecnologia da informação englobar todos os tipos de assuntos e em praticamente todos os lugares, dá ao sistema de ensino brasileiro a oportunidade de oferecer aos alunos um intercâmbio virtual de conhecimento realmente significativo. Possibilitar aos discentes o acesso a práticas de linguagens diversificadas o instigará a também a querer expressar suas ideias em forma de “Manifestações artísticas, corporais e linguísticas” (BNCC, 2017). Essa ampliação da participação do aluno na sociedade traz grandes mudanças em sua vida, mudanças das quais o ajudarão posteriormente na escolha de sua carreira e em como poderá, como cidadão, contribuir com o desenvolvimento do país.
Por meio do conhecimento adquirido sobre linguagem em respeito á pluralidade linguística e cultural, o estudante poderá desenvolver plenamente o respeito por essa diversidade lutando contra todo e qualquer tipo de preconceito. A formação do estudante, neste caminho, proporcionará uma rica experiência de conhecimento e de protagonismo dentro da sociedade diversificada da qual vivemos atualmente. Promover esses conceitos dispostos na BNCC em harmonia com os Direitos Humanos, garantirá o futuro dos nossos discentes e contribuirá para o pleno desenvolvimento social, educacional, econômico, cultural e ambiental do nosso planeta.

Continue navegando