Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA - EXISTENCIAL HUMANISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE DISCURSIVA
MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA - EXISTENCIAL HUMANISTA
O filósofo Martin Heidegger (1986/2002) classificou de Dasein o ser-aí, como forma de diferenciar o conceito comum de homem. Dizendo de uma outra forma, o Dasein significa possibilidades, não é passível de ser caracterizado originariamente e precisa dos sentidos e dos significados encontrados no mundo para se manifestar e se movimentar. 
Tendo em mente que o Dasein está sempre em movimento e em constantes mudanças advindas dos compartilhamentos do homem no mundo, discorra sobre como a Daseinsanalyse se tornou uma metodologia para atendimento a pacientes com transtornos psíquicos. Justifique sua resposta. 
Partindo do fato que homem é um ser em constante transformação, incompleto, que é lançado no tempo e possuí um passado, um presente e que se projeta para um futuro, sendo composto a parti de suas relações com outros, sob as mais diversas influências do momento histórico e fatores econômicos, culturais e sociais. Assim constituindo os devidos significados a essas experiências ao longo da sua vida. 
A parti disso podemos afirma que o problema da saúde não se restringe aos limites do corpo humano. O processo saúde-doença transcende a individualidade corporal, ele alcança os espaços que dizem respeito à vida humana.
 Junto a essa esta questão está uma concepção de homem. Pois há um entendimento de que o homem não é uma unidade material autossuficiente, dentro de um processo biomecânico que gera saúde ou doença. Desta forma, não se busca as causas determinantes do comportamento apresentados pelo sujeito como sintomas que precisam ser diagnosticados e encaixados em algum transtorno, para que então se proponha intervenções, mas sim de estabelecer uma relação confiável para que esse sujeito se sinta livre para expressar livremente os seus sentimentos, pensamentos, escolhas, desejos, fantasias, sua posição nas relações, sejam elas construtivas ou destrutivas, respeitando as formas desse sujeito de existir no mundo e proporcionar a ele buscar seu próprio significado e sentido, tornando o mais consciente e livre para conseguir acessar novos aspectos sobre si mesmo.
Entende-se que o “Ser-aí” (expressão de Dasein) faz o uso da Fenomenologia 
de Heidegger, para que possa esclarecer a questão do existencialismo no 
aspecto relacionado ao estudo da psicologia, embora Heidegger não se nomeie
como existencialista, por que o que pesquisava era diferente do que 
Kierkggard, que buscava analisar a existência do sujeito livre que escolhe a 
sua maneira de viver. Mas Heidegger também estava introduzido em uma 
escola existencialista, pois também considerava o sujeito um ser existente e 
presente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando