A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
ESTUDOS DE LAZER- Projeto de Prática- Portifólio Ciclo 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: ESTUDOS DO LAZER 
	Tarefa: Projeto de Prática- Portifólio Ciclo 3
	Nome: Alexandre de Oliveira
	RA: 8084964
	Turma: Ed. Física Licenciatura- DGEFL1901SPOASOS
4° Semestre
	Parecer do Tutor: 
DESCRIÇÂO DA ATIVIDADE:
PROJETO DE PRÁTICA:
Título do Projeto: Limites e possibilidades para o ensino do Lazer na escola
Entrega do Projeto 10ª Semana
1) Descrição do Projeto
A formação do(a) professor(a) exige, atualmente, uma forte interação entre os conhecimentos acadêmicos e a sua utilização no contexto de exercício profissional, em nosso caso a escola. Desta forma, torna-se fundamental a criação e o desenvolvimento de projetos que visem promover tal interação, além de propiciar aos(as) acadêmicos(as), reflexões acerca das demandas sociais impostas à sua área de atuação profissional.
Para atender a essa proposição, o presente Projeto de Prática visa problematizar os conteúdos de ensino da educação básica, a partir da reflexão sobre a atuação dos cidadãos na sociedade e a utilização daquilo que se aprende na escola como ferramenta para a construção contínua da cidadania.
Estabelecendo como referência o campo teórico e legal, que aponta como objetivos principais da educação escolar, promover a aprendizagem de conhecimentos que auxiliem na formação humana dos indivíduos, desejamos possibilitar aos(as) futuros(as) professores(as) a análise crítica do lazer como um direito social.
2) Objetivos
• Identificar as principais atividades de lazer realizadas em canais do Youtube de Instituições de Ensino Superior (IES públicas e/ou privadas) que oferecem propostas de Práticas de Lazer (utilizar, no mínimo dois canais).
• Relacionar as Práticas de Lazer propostas em tais canais com a Cultura Corporal de Movimento de aulas de Educação Física para Educação Básica.
3) Público-alvo
Aluno do curso de Educação Física Licenciatura, modalidade EaD, do Claretiano – Centro Universitário.
4) Metodologia
Este Projeto de Prática será desenvolvido em duas etapas conforme segue:
1ª Etapa
Realização de uma pesquisa de levantamento de Canais do Youtube de Instituições de Ensino Superior (IES públicas e/ou privadas) que ofereçam propostas de Práticas de Lazer e analisar as principais práticas corporais apresentadas.
Para o desenvolvimento desta etapa, você deverá se orientar pelos seguintes procedimentos:
• Levante, pelo menos, dois Canais do Youtube de Instituições de Ensino Superior (IES públicas) e identifique práticas corporais de Lazer
• Levante, pelo menos, dois Canais do Youtube de Instituições de Ensino Superior (IES Privadas) e identifique práticas corporais de Lazer
• Dos Canais do Youtube pesquisados, escolha dois: anote nome, endereço, IES e práticas de Lazer.
Com tais dados coletados, elabore o Quadro 1 para a apresentação deles:
Por exemplo:
QUADRO 1: Levantamento de Práticas de Lazer
Canal Youtube 1: (identificação completa: Nome, endereço, IES)
Prática Corporal de Lazer 1: (descrição completa)
Canal Youtube 2: (identificação completa: Nome, endereço, IES)
Prática Corporal de Lazer 2: (descrição completa)
2ª Etapa
Análise de práticas corporais de lazer levantadas na Etapa 1, com os temas da Cultura Corporal de Movimento,trabalhadas em aulas de Educação Física Escolar e proposta de uma atividade de Lazer para aula de Educação Física na Educação Básica. Para tanto:
- Identifique o tema da Cultura Corporal de Movimento (Ginásticas, Esportes, Lutas, Jogos, Atividades Rítmicas Expressivas, Conhecimentos sobre o Corpo) trabalhada em cada Prática de Lazer levantada na Etapa 1,- Apresente uma proposta de Prática de Lazer para ser aplicada em uma aula de Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio) a ser trabalhada dentro do EnsinoRemoto.
Com tais dados, elabore o Quadro 2 para a apresentação deles:
Por exemplo:
QUADRO 2: Cultura Corporal e Proposta de Lazer para Educação Física na Educação Básica
Prática de Lazer 1: (identificar o Tema da Cultura Corporal pertinente)
Prática de Lazer 2: (identificar o Tema da Cultura Corporal pertinente)
Tema da Cultura Corporal escolhido: (escolher um dos temas da Cultura Corporal acima citados)
Proposta de Prática de Lazer para Aula Remota de Educação Física Escolar: (descrever a atividade completa e o nível escolar indicado).
___________________________________________________________________________
2
QUADRO 1:
	Canais do :YouTube – Levantamento de Propostas de Práticas de Lazer
	(1)-Programa Birigui Integral
Descrição: “Oficinas artísticas e pedagógicas desenvolvida por mediadores nas escolas municipais de tempo integral de Birigui/SP.
Práticas corporais de lazer: Danças, jogos e brincadeiras lúdicas, atividades circenses e culturais diversificadas.
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCZgbdIVQCifHFx3JZpgMlIQ
Parte superior do formulárioParte inferior do formulário
	(2)-GEL Grupo de Estudos do Lazer
Descrição: O Grupo de Estudos do Lazer, originado em março de 2000, agrega pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), oriundos de diferentes formações e instituições. O lazer, entendido como "colonização do lúdico" (ou ainda como enquadramento da cultura e normalização do usufruto do tempo livre na sociedade contemporânea) é estudado tanto como prática social, objeto de políticas, ou produto do conhecimento.
Práticas corporais de lazer: Propostas de esportes de aventura.
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCJYkPN2OnHzWi9KpsyEjWwgParte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	 (3)-Vivências em Lazer
Descrição: O projeto “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” (DEFMH-PPGE-ProEx/UFSCar), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior, é desenvolvido desde 1999. Tem como objetivo geral a educação para e pelo lazer de crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis da cidade de São Carlos-SP. Enquanto objetivos específicos visa promover: a) atividades diversificadas de lazer; b) formação cidadã crítico-participativa-solidária; c) educação para e nas relações étnico-raciais, de gênero e inter-etárias; d) educação ambiental. O referencial pauta-se na Pedagogia Dialógica (Paulo Freire), Motricidade Humana (Manuel Sérgio), Ecologia de Saberes (Boaventura de Sousa Santos) e Fenomenologia Existencial (Maurice Merleau-Ponty). A partir de 2013 passou a contar com parceria do projeto “Mais Que Futebol”, da Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos (ADESM) e, desde então, conta com apoio da terre des hommes Alemanha (tdhA).
Práticas corporais de lazer: Jogos e brincadeiras diversas, atividades lúdicas e culturais múltiplas.
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCuJ0sVGX1Fvm2jZSzsYAUdg
	(4)- Canal Da Educação Física
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Descrição: O Canal da Educação Física traz vídeos para ajudar os professores de Educação Física e os pedagogos com o planejamento de aulas e repertório de jogos e brincadeiras. 
Práticas corporais de lazer: jogos e brincadeiras diversas, atividades lúdicas culturais, ciclismo, aventura, lutas, esportes com bola e outros adaptados.
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCB0ARgmpA9XbA2ddU0j1AkQ
QUADRO 2:
	Cultura Corporal e Proposta de Lazer para Educação Física na Educação Básica
	
ESPORTES
	CANAL 1: N/A
CANAL 2: Golf7(adaptado), esportes de aventura: escalada, parkour, slackline e skate.
CANAL 3: N/A
CANAL 4: Esportes com adaptações:Futebol (brincadeira bobinho), futebol sem bola, ciclismo, Basquete (brincadeira reloginho), Atletismo (corridas e gincanas), badminton, goal ball e flag futebol.
	
JOGOS/BRINCADEIRAS E AT. LÚDICAS E CULTURAIS
	CANAL 1: Brincadeiras: Pé-de-lata (brinquedo), circo: malabares, equilíbrio de pratos, trapézio fixo, swing poi, diabolô( ioiô chinês), equilibrismo. Jogos: pong hau ki (jogo chinês), dama-reciclável (jogo) e outros jogos pedagógicos diversos.
CANAL 2: Jogo de tabuleiro.
CANAL 3: brincadeiras: amarelinha, bilboquê (brinquedo), brincadeiras

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.