Buscar

exercicio economia 2

Prévia do material em texto

Exercício de Economia - Exercício de Fixação 2 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
1Estudamos em nosso livro da disciplina sobre o Pleno emprego que significa o grau máximo de utilização dos recursos produtivos, materiais e humanos de uma economia. Em uma economia dinâmica e que sofre constante mudança é muito difícil que ocorra a eliminação total do desemprego. São consideradas razões para que o desemprego não seja totalmente eliminado:
I. Há atividades, como a agricultura, que não ocupam continuamente a mesma força de trabalho.
II. Indicadores não confiáveis dos órgãos que fazem as pesquisas.
III. É necessário certo tempo para que as pessoas troquem de emprego.
IV. Má administração dos recursos públicos.
V. Muitas pessoas podem optar por viverem desempregadas.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as alternativas I e V estão corretas.
B - Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
C - Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
check_circle
Resposta correta
D - Somente as alternativas II e V estão corretas.
E - Somente as alternativas II e V estão corretas.
2 O poder público de uma maneira geral usa seus recursos de forma alternativa na produção de bens públicos, semipúblicos e subsídios à sociedade e empresas. No entanto algumas decisões governamentais são ineficientes e podem trazer prejuízos à sociedade.
Duas das principais falhas de governo são a burocracia e a corrupção. O burocrata tentará maximizar o orçamento para sua jurisdição, dentro das restrições de orçamento do governo. Como ele não consegue aumentar sua remuneração, ele tentará aumentar seus retornos não pecuniários, como poder ou reputação. Isso faz com que o resultado seja socialmente ineficiente, pois o produto escolhido por esse burocrata será mais caro que o produto eficiente, gerando desperdício. Mesmo assim, a ação de um burocrata é uma atividade legítima apesar de ineficiente.
A corrupção é diferente da burocracia, pois nesta há a apropriação de dinheiro público, por parte do governante, em benefício próprio, o que é ilegítimo. O corrupto irá usar de seu poder como governante para maximizar sua renda pessoal e/ou em benefício de familiares. Um efeito da corrupção é a redução do crescimento econômico do país.
Julgue as asserções abaixo com base no assunto apresentado acima:
O fato de o estado não ter acesso a todas as informações adequadas aumenta a chance de erros e falhas em suas decisões, por isso, muitas vezes o governo não consegue corrigir as ineficiências econômicas de forma centralizada. 
Porque
No cenário político é a atuação dos grupos de interesse (rent-seeking), em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios do governo e os custos são distribuídos para a população.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
B - A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
C - As asserções I e II são falsas.
D - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a primeira.
cancel
Respondida
E - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II não justifica a primeira.
check_circle
Resposta correta
3 No 1º semestre desse ano, vimos as exportações agrícolas atingirem um total de US$51,63 bilhões em receita, valor 9,7% superior ao mesmo período de 2019. A China foi o principal destino, sendo responsável por importar 40% desse montante, um aumento de 30%, puxado principalmente pelas carnes, que cresceram 114% e pela soja que avançou 30%, esses dois produtos foram responsáveis por 87% da receita de exportação do Brasil para a China. A alta demanda externa somada à desvalorização do real frente ao dólar, fez com que os produtores focassem nos clientes internacionais, ocasionando uma escassez no mercado nacional. Enquanto isso no mercado interno, o consumo das famílias aumentou desde meados de março com as medidas de isolamento, o auxílio emergencial concedido pelo Governo também ajudou no aumento da demanda por esses itens.
Disponível em < https://uxcomex.com.br/2020/09/agroexportacao-e-o-mercado-brasileiro-de-alimentos/> Acesso em 25 out 2020. (Adaptado). 
Sobre o período da inclusão da economia brasileira na economia mundial, denominado de modelo agroexportador, analise as afirmações a seguir. 
O modelo agroexportador é a forma de incluir a economia brasileira na economia mundial desde a época colonial.
O modelo agroexportador se apresentava como a variável quase que exclusiva na determinação da renda nacional e de seu dinamismo.
O modelo agroexportador versa que é um modelo de desenvolvimento voltado para o mercado interno, pois se caracterizava por possuir alto peso relativo do setor interno na estrutura econômica.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
C - Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
E - Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. 
4 Os bens econômicos são definidos como coisas ou objetos que possuem utilidade e servem para atender uma necessidade humana, eles podem ser trocados ou vendidos numa relação jurídica por causa de seu valor econômico ou pelo interesse que desperta. Sabemos que o objetivo de uma empresa é produzir bens e serviços, denominados de bens privados, para que possam ser vendidos e, assim, fazer com que a empresa obtenha lucro. Na comercialização desses bens podem ocorrer falhas de mercado, principalmente quando os mercados funcionam livremente, gerando nestes casos resultados econômicos não eficientes ou indesejáveis do ponto de vista social, sendo necessária a presença do Governo como uma forma de intervir no equilíbrio competitivo e a melhoria do bem-estar social, fornecendo ainda bens públicos e semipúblicos. 
Sobre os bens públicos, bens semipúblicos e Bens privados, analise as afirmações a seguir: 
Os bens públicos possuem como características principais a sua impossibilidade de exclusão de determinadas pessoas ou grupos da sociedade, do seu uso/consumo, após a definição do seu montante de produção.
Os bens semipúblicos podem ser ofertados pelo mercado ou pelo governo, dado o valor social que a sociedade atribui a esses bens como forma de melhorar seu bem-estar social.
Bens privados são aqueles cujo consumo não pode ser compartilhado simultaneamente sendo considerado como um bem rival e excludente, uma vez que o consumo por parte de um indivíduo reduz o consumo pelos demais.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
B - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E - Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
 5 A política monetária é considerada como um conjunto de medidas que um governo adere visando controlar a oferta da sua moeda para estabilizar e equilibrar o sistema financeiro, que é o dinheiro de uma economia. Cada país possui uma política monetária, variando o que se deve alcançar e seu conteúdo. Faz parte da estrutura da política econômica de uma economia a política monetária, a fiscal e a cambial. A política monetária é responsável pela emissão do dinheiro, que pode gerar efeitos na inflação ou na taxa de juro. Quando a economia de um país encontra-se em crise caracterizada pela diminuição da atividade econômica, como queda na produção e desempregos, para o controle da economia o governo faz uso de uma política monetária expansionista, no entanto quando um país está em crescimento excessivo, com a inflação fugindo do controle, o governo faz uso de uma política monetária restritiva.
Julgue as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
O controle da emissão de moeda é um dos instrumentos monetários controlados pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Quando o Bacen emite moeda seu objetivo é de aumentar a liquidez da economia estimulando astransações econômicas.
Porque
Aumentar a emissão de moeda é uma política monetária expansionista, com mais moeda em circulação nas mão dos agentes econômicos mais transações são efetivadas, estimulando no médio prazo o crescimento econômico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
cancel
Respondida
B - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D - As asserções I e II são proposições falsas.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
check_circle
Resposta correta
6 O Patrimônio Financeiro é uma das partes mais importante do Balanço Patrimonial de uma entidade governamental. Nele são identificados vários elementos, dentre os quais o superávit ou o déficit financeiro, que, se depois de fazer a conta de receitas menos despesas, o governo consegue um saldo positivo, ele pode ter então um superávit primário, que pode servir para pagar os juros da dívida pública. O superávit primário tem sido um dos fatores mais importantes para a estabilidade econômica. 
Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente o que é superávit primário. 
A - Superávit primário - quando se calcula a diferença entre arrecadação e gastos no período, excluindo os juros das dívidas interna e externa. 
check_circle
Resposta correta
B - Superávit primário - impostos indiretos que incidem sobre transações com bens e serviços.
C - Superávit primário - receitas, taxas, multas, pedágios.
D - Superávit primário - a parcela da renda nacional que não é consumida no mesmo período.
E - Superávit primário – gasto com bens produzidos e não consumidos no período. 
7 O Governo tem a função de produzir bens e serviços públicos para atender às necessidades sociais através dos mecanismos de que dispõe, tais como a tributação e os gastos públicos, de modo que contribua para uma melhor qualidade de vida da sociedade. Com o desenvolvimento da sociedade, a tendência é um aumento no consumo dos bens e serviços para satisfazer as necessidades tanto coletivas quanto individuais. Estes bens e serviços podem ser produzidos apenas pelo setor privado, apenas pelo setor público e ainda existem os bens que são oferecidos à sociedade tanto pelo setor privado quanto pelo setor público. Destacam-se, então, nesta análise, os bens públicos e os bens semipúblicos. 
Sobre os bens semipúblicos, analise as afirmações a seguir: 
São excludentes, mas podem ser ofertados pelo mercado ou pelo governo.
Possuem parte das características dos bens públicos e são definidos pelo mérito da sua oferta.
Possuem como característica crucial a sua capacidade de gerar externalidades negativas relevantes.
Benefícios advindos de seu consumo não se internalizam integralmente pela pessoa que o consome, tendo uma capacidade de repercussão por toda a sociedade.
São chamados de meritórios pelo fato de serem disponibilizados às pessoas que adquirem mérito para tal, sendo um exemplo a Universidade Pública, onde somente aqueles que possuem o mérito de passar no vestibular é que terão o mérito de cursar gratuitamente o ensino superior.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. 
C - As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. 
E - Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
 8 No século XX, a economia brasileira passou por diversas transformações econômicas, aumentando seu grau de industrialização após a crise de 1929 demonstrar a obsolescência do modelo agroexportador brasileiro.
Associe os períodos listados abaixo, da formação econômica brasileira no século XX, com suas respectivas características.
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
A década perdida
O crescimento acelerado
O milagre econômico
( )O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) marcou o integral comprometimento do setor público com uma explícita política de desenvolvimento. O plano de metas constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia brasileira: o plano foi implementado com sucesso alcançando a maioria das metas estabelecidas tanto para o setor público como para o setor privado.
( )Foi um processo de acumulação apoiado em endividamento externo, com uma política gradual de combate à inflação. No entanto, o crescimento experimentado nos anos 70 do século XX não corrigiu a grave concentração de renda, ao contrário, caracterizou-se também pela concentração de renda.
( )Durante a segunda metade da década de 80 do século XX, a política econômica brasileira concentrou-se no combate à inflação. A Nova República instalou-se em março de 1985, após 21 anos de regime militar.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II - III - I
check_circle
Resposta correta
B - I - II - III
C - III - II - I
D - II - I - III
E - III - I - II
9 Sobre a economia brasileira, mais precisamente sobre o último período conhecido, de 1999 até os dias atuais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil alcançou a estabilidade econômica, mas isso teve como efeito uma taxa de juros elevadas, ataques especulativos internacionais e descompasso no crescimento econômico.
II. O governo Lula não conseguiu reverter as altas taxas de juros decorrentes do Plano Real, mantendo os efeitos decorrentes do Plano Real, executado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
III. Os principais beneficiários do Plano Real foram os exportadores em geral, os funcionários públicos federais e militares.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e III.
B - Somente na afirmativa I.
check_circle
Resposta correta
C - Somente na afirmativa II.
D - Somente na afirmativa III.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
10 De maneira geral, o poder público usa seus recursos de forma alternativa na produção de bens públicos, semi públicos e subsídios à sociedade e empresas. Porém nem sempre as decisões governamentais são eficientes podendo acarretar em prejuízos a sociedade.
Sobre as falhas de governo, leia e analise as asserções abaixo: 
I- Um sistema inflexível de impostos é considerado como uma das falhas de governo.
Porque
II - A atuação dos grupos de interesse, em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios e os custos são socializados por muitos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
B - A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
C - As asserções I e II são falsas.
D - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a primeira
E - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II não justifica a primeira.

Continue navegando