Buscar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sociedade brasileira é marcada por uma profunda desigualdade social que se reflete tanto na divisão social do trabalho quanto na organização educacional. As constantes mudanças de direcionamento ideológico de governos trazem consigo inconstâncias nas políticas públicas educacionais e, por consequência, uma descontinuidade nos projetos já instituídos.
Em vista dessa realidade, argumente de forma dissertativa, buscando apresentar exemplos e conceitos sociológicos e filosóficos, quais as possíveis saídas, tanto políticas quanto pedagógicas, para essa situação de desigualdade e para a oferta de um sistema educacional mais crítico e possibilitador da emancipação dos indivíduos.
A sociedade brasileira é marcada por profundas desigualdades sociais desde sempre, o Brasil nasceu desigual, é essa desigualdade vem se tornando mais nítida a cada ano, ou seja, a população está numa crescente sem o mínimo de assistência em termo de Educação (entre outras esferas, claro)
Esse fenômeno é o fruto de divisões cada vez mais acentuadas economicamente, ou seja, em sua maioria os pobres tentem a possuir menores acesso a informação, para o seu crescimento intelectual, e as pessoas ricas tem esse acesso intelectual maior ou ilimitado. 
No sentido sociológico e filosófico, vou citar Karl Marx que foi um grande filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista.
 O socialismo seria uma forma de fazer uma luta contra as desigualdades, no sentido de divisão de riquezas, quando a riqueza é dividida de forma mais igualitária os acessos intelectuais são mais similares, traduzindo isso seria que o pobre teria acesso por meio do dinheiro informação intelectual que o rica já tem a tempos.
Atualmente vivemos em uma sociedade que se identifica e é regida pelos conceitos do capitalismo, e no Brasil o que, na minha opinião vem se desdobrando é uma forte onda de neoliberalismo, que é acentuada e desigual concentração de renda de um pequeno grupo social. 
Para falarmos no sentido atual da Educação, existem maneiras que podem melhorar de forma significativa a qualidade do ensino, por exemplo usar de modo eficiente o tempo em sala de aula com um currículo abrangente, universalizando a educação de verdade, de um modo onde o pensamento crítico fosse desenvolvido nos anos iniciais, usar mais tecnologia para que exista uma maior possibilidade de integração com os avanços o que possibilitaria uma maior emancipação em termos de conhecimento e preparação, trocar informações dentro da rede de ensino, ampliar educação técnica e profissional, combater a repetência com mais reforço escola, mais escolas de tempo integral.  
No sentido político, garantir escolas com infraestrutura decente, punir severamente os desvios da educação, o Estado de fato assumir primeiramente que a Educação precisa de reformas urgentes!
Acredito que um sistema educacional mais crítico e possibilitador da emancipação dos indivíduos.

Continue navegando