Buscar

APS1 - Reeducação postural e exercícios físicos 2

Prévia do material em texto

Exercícios que ajuda a melhorar a postura corporal
Reeducação Postural Global (RPG)
A reeducação postural global, é uma técnica criada unicamente para a pratica fisioterapêutica, criada em 1983, pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard. O RPG foi criado para o uso desportivo com a finalidade de prepara para esforços físicos, recuperação e na prevenção de lesões após as práticas físicas.
A autopostura do RPG foi um método que teve resultados evidentes, e satisfatórios entre os atletas, e por esse motivo reparou-se que esse método deveria não só ser aplicado nos atletas mais também nos trabalhadores.
Cada vez mais nos dias atuais, as patologias devido à má postura atingem não somente aqueles profissionais que trabalha em ambiente que exigem mais esforços físicos, como também aqueles que trabalham em frente aos computadores, trabalho que exige ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé.
O RPG é recomendado para a prevenção e tratamentos de alterações posturais como escoliose, Hipercifose, pés cavos entre outras...
A individualidade de cada trabalho, os gestos repetitivos e o prejuízo de má postura prolongada, tem como consequência as retrações musculares que estão na origem de alterações da postura corporal. Atualmente 80% das lesões causadas no musculoesquelético é por alterações morfológicas.
Por fim o objetivo do RPG é o alinhamento das articulações e músculos, aliviando dores e diminuindo a sobrecargas.
RPG – Princípios fundamentais 
· Individualidade: Cada paciente será único, ou seja, cada um manifestará a patologia de forma individual.
· Causalidade: Precisa fazer uma anamnésia e exames, pois a verdadeira patologia pode estar longe dos sintomas.
· Globalidade: Deve trabalhar o paciente em uma mesma sessão, o corpo como um todo.
A avaliação é feita por um especialista, que analisa os desiquilíbrios das cadeias musculares, que identifica o problema a serem tratados e as limitações apresentada pelo paciente, para o melhor tratamento personalizado. 
O método RPG não pode ser aplicado de forma única, ou seja, cada paciente tem um tratamento único e individual. O tempo do tratamento é variável.
O RPG é recomendado para a prevenção e tratamentos de alterações posturais como escoliose, hipercifose, pés cavos entre outras... 
Cadeia musculares
Músculos que trabalham na mesma direção, na mesma coordenação motora: Cadeia inspiratória, Cadeia mestra anterior, Cadeia mestra posterior, Cadeia superior do ombro, Cadeia ântero-interna do ombro, Cadeia anterior do braço, Cadeia ântero-interna do quadril, Cadeia lateral do quadril.
Posturas
O RPG aplica posturas estáticas com a finalidade de atuar no conjunto na cadeia muscular, e com isso os músculos estáticos são alongados e os dinâmicos contraídos. 
Cada postura deve ser mantida por um determinado tempo, com a finalidade do paciente se a acostumar com o encaixe. A postura é sobreposta aos poucos de forma lenta e suave.
· RPG
Postura Rã no chão, braços fechados
https://www.scielo.br/img/revistas/fm/v24n2/a07fig02.jpg / https://www.scielo.br/img/revistas/jbpneu/v33n6/a11fig01.jpg 
Permite que o terapeuta insiste principalmente sobre a nuca, ombros, cotovelos, tórax e respiração, mãos, pés, quadris e joelhos.
Postura Rã no chão, braços fechados 
https://www.clinicadeckers.com.br/wa_images/05.jpg 
Permite que o terapeuta insisti principalmente sobre a nuca, ombros, cotovelos, tórax e respiração, mãos, pés, quadris e joelhos.
Postura em pé na parede
https://www.clinicadeckers.com.br/wa_images/05.jpg
Permite que o terapeuta insisti principalmente sobre os joelhos, quadris, ombros, pés, tórax e respiração.
Postura sentada
https://www.clinicadeckers.com.br/wa_images/05.jpg
Permite que o terapeuta insisti principalmente sobre o esquema corporal, dorso, joelhos e quadris.
Postura bailarina
https://www.clinicadeckers.com.br/wa_images/05.jpg
Permite que o terapeuta insisti principalmente sobre a região lombar, quadris, joelhos, pés e o dorso.
· Yoga
A prática yoga permite o alinhamento do corpo, além de melhorar a postura com mais naturalidade. O método é conhecido pelos seus alongamentos que consideram o equilíbrio, alinhamentos e técnicas de respiração para que o paciente cria uma noção corporal.
Cada vez mais, notamos que as más posturas vêm atingindo os jovens e trabalhadores que ficam muito tempo sentado em frente aos computadores, vídeo games, entre outros e com isso ao ficar muito tempo em uma única postura, acaba retraindo os músculos de forma involuntárias.
Por meio de atividades respiratórias e das posturas realizada ao longo do tempo, é possível relaxar o corpo e assim aliviando as tensões nos músculos e articulações.
Por fim a pratica da yoga ajuda na diminuição de dores e permite o alinhamento do corpo, além de melhora a postura.
Posições de yoga
· Balasana (Postura de criança) 
Esta foto por Autor Desconhecido
 Posição inicial: Pernas flexionadas e os glúteos apoiados sobre os calcanhares.
Em seguida: Flexionar o tronco em direção ao solo com os braços estendidos. Fique por 30 segundos.
Realize a postura três vezes, com o intervalo de 30 segundos.
Respirando por três vezes nessa posição.
· Posição de gato
https://gilbertoschulz.files.wordpress.com/2018/03/marjaryasana-espreguicamento-gato-yoga-em-casa-recolhimento.jpg?w=470&h=314 
Postura inicial: Pernas flexionadas e braços estendidos, envolvendo a coluna e o pescoço. Expire puxando o umbigo pra dentro curvando a coluna para dentro
Em seguida: Respire com calma, três vezes nessa posição. E volte na posição inicial.
Pilates
O Pilates é uma ótima opção para os pacientes que queiram melhorar a postura. O método consiste em dois tipos de técnica, no solo e em aparelhos. A pratica tanto no aparelho quanto no solo consiste em exercícios para mobilizar as articulações, estabilizar a pelve, controlar o abdome, fortalecer e alonga os membros inferiores e superiores. 
A pratica do Pilates trabalha toda a estrutura corporal, os músculos maiores aumentam o trofismo e a mobilidade, já os músculos mais fracos são fortalecidos. O objetivo dessa técnica é que o indivíduo tenha um autoconhecimento do seu corpo.
Os movimentos utilizados são executados de forma lenta e rítmica que permite que os músculos mais fracos sejam de mais fácil localização e com isso ser bem trabalhados.
Quando trabalhamos os músculos das costas, ele oferece uma sustentação para a coluna que deixa ela mais ereta, e com isso evita as más posturas.
Por fim o Pilates ajuda no tratamento de várias patologias como por exemplo Hérnia de disco, Hiperlordose, escoliose entre outras. Ajudando na reabilitação e no tratamento dos pacientes. O método trabalha a musculatura do abdome e com isso promove uma articulação a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga.
Princípios do Pilates 
Respiração: A respiração sempre deve ser entrosada com o movimento. A expiração é forçada feita no momento de maior esforço de movimento e a inspiração o mais natural possível.
Controle: O objetivo é o recrutamento da musculatura. É feita de uma forma suave e hormônica de movimentos.
Precisão: É o refinamento do equilíbrio e controle de diferentes músculos envolvidos em um movimento, fazendo que com isso não ocorra um gasto de energia desnecessário. 
Concentração: Deve-se dar atenção a todas as partes do corpo, para que o movimento seja realizado com eficiência. A mente que irá guia o corpo, que transforma o movimento em pensamento.
Fluência do movimento de força: A fluidez e a leveza dos movimentos permitem que que só utilize a energia necessária para o movimento.
Centro de força: É usada quando aciona o Power House proporcionando o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna, e assim favorece uma postura mais ereta.
Benefícios do Pilates na Postura
O Pilates traz benefícios significativo para a postura, ajudando na sua correção. A pessoa que pratica começa a ter uma consciência corporal e também o fortalecimento da musculatura, contribui para uma sustentação eficaz na coluna. 
Execução dos exercícios 
A praticado Pilates deve-se começar sempre com o aquecimento, a execução dos exercícios deve ser de forma devagar, mantendo a respiração regular. Ao expira deve-se aplica os esforços no exercício. Deve ser manter sempre a postura, concentrando-se no que o corpo está fazendo, construir lentamente a resistência dos músculos. Lembrando que a qualidade é mais importante do que a quantidade e evitando a hiperextensão das articulações.
Exercício de Pilates
· The Spine Stretch
https://www.easyvigour.net.nz/pilates/an_spinestretchfrwrd.gif 
Posição inicial: O paciente deve estar sentando com as pernas estendidas, a coluna neutra e os braços estendidos horizontal, a pelve e o abdome conectados.
Em seguida: O paciente deve inspirar movendo o tronco para frente, olhando pra parte média dos membros inferiores. 
Por fim: Repita esse mesmo movimento três vezes, para que se ganha mais amplitude.
· The One Leg Stretch
https://s3.amazonaws.com/s3.pilates.com/img/main/pilates/your-sport/swimmer-single-leg-stretch.jpg
Posição inicial: O paciente deve estar com as costas na superfície, com o corpo estendido, segurando uma perna, e o braço com a mão externa do corpo com a mão no tornozelo, e a perna fica flexionada. Com o braço interno a mão do joelho da mesma perna. 
Em seguida: O tronco deve descer devagar cada vertebras, mantendo o tronco superior elevado, olhando na direção da perna flexionada.
Em terceiro: o paciente deve inspira em uma posição e troca as pernas espirando. Lembrando-se que sempre segura o joelho com a mão que está externamente ao corpo.
Por fim: Termina o exercício com as duas mãos apoiadas no joelho.
· Swimming
https://www.spotebi.com/wp-content/uploads/2016/06/pilates-swimming-exercise-illustration-spotebi.jpg 
Posição inicial: O paciente deve estar em decúbito ventral, com os braços e pernas estendidos e o pé em posição de Pilates, e inspirar nessa posição.
Em seguida: O paciente deve inspira colocando os braços estendido para frente, e as pernas para trás. Ao mesmo tempo ele irá elava os quatros membros do chão, logo após ele irá eleva a cabeça olhando para baixo.
Por fim: Ele irá realiza a inspiração e expiração, subindo e descendo os membros superiores e inferiores.
· Spine stretch
https://magarticles.magzter.com/articles/1264/356023/5d1a4ace6e5f4/1562003560_loc.jpg
Posição inicial: o paciente deve ficar se, o meio abaixado de costas para o barrel, com o quadril encostado no aparelho.
Em seguida: o paciente irá começa o movimento pra extensão do quadril e hiperextensão da coluna, se mobilizando sobre o aparelho. Juntamente ele irá flexiona os ombros até o alongamento do corpo. Deve-se inspira e expira até a posição inicial.
· Swan dive
https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/583310a99de4bb0ca867feee/1499161236572-YA91OXU1OSWH15C6IEC2/ke17ZwdGBToddI8pDm48kLSuWeOVf8RKMuO44-hTpU57gQa3H78H3Y0txjaiv_0fDoOvxcdMmMKkDsyUqMSsMWxHk725yiiHCCLfrh8O1z4YTzHvnKhyp6Da-NYroOW3ZGjoBKy3azqku80C789l0hHMyhIh2kKzuOL3ydJCryA2fVlgtqqMtONwzM81etR3meMlpWMyWogJSUthAW5IXw/Barrel+Swan.jpg?format=1500w
Posição inicial: O paciente fica com a barriga apoiada no Ladder Barrel, com os ombros a 90º de flexão.
Em seguida: Os membros superiores deverão ficar voltado para o solo, e os pés em rotação externa de primeiro grau do espaldar. O tronco deve ser feito em extensão e deve ser feita acompanhando os membros superiores.
Segurança
O paciente deverá realizar os exercícios de forma consciente, respeitando o limite do próprio corpo, assim desenvolvendo o corpo gradualmente, ganhando força e flexibilidade.
Os movimentos com o máximo de perfeição possível, mantendo o alinhamento postural, ao sentir um desconforto parar imediatamente o movimento.
Alongamento
Muitas das atividades apontadas anteriormente, tem como finalidade ajuda na reeducação e melhora da má postura, pois fazem uso de alongamento.
Um simples exercício de alongamento pode ser ajustado para cada paciente, que pode ser feito com o terapeuta, ou em casa, incluindo o tempo que fica sentado na frente do vídeo game por um logo período por exemplo, ou muito tempo em pé.
O alongamento é uma estratégia terapêutica que tem como finalidade o aumento do comprimento de estrutura de tecidos moles no encurtamento, e com isso aumentando a amplitude de movimento, recuperando o comprimento dos musculo com a redução de tensão e aumento de flexibilidade. o corpo fica mais estruturado ajudando na melhora da postura. 
O indivíduo que pratica alongamento deve-se se presta a atenção na pratica, pois grande parte das pessoas costumam força suas articulações acima do limite natural, podendo gerar lesões.
Por fim o alongamento oferece uma série de vantagens como correção postural, alivio de dores musculares e flexibilidade, porem devemos alonga de forma segura e adequada para cada indivíduo, sempre respeitando limite natural do corpo. 
Tipos de alongamentos 
Estático: É feito com alcance de uma amplitude de movimento até a compreensão da resistência. O paciente deve ficar nessa posição por 10 a 30 segundos, com o objetivo de viscosidade. 
Dinâmico: É realizado com movimentos amplos até que seja percebido uma resistência na amplitude no final do movimento.
Balístico: Sequência de exercício dinâmico com maior velocidade e intensidade.
Ativo: Auto alongamento, paciente realiza sozinho.
Passivo: É aplicado com uma força externa.
Concluído
A musculatura do centro do corpo tem como objetivo relativo na correção postural, quando fortalecida ela irá ajudar na estabilidade, flexibilidade, força e equilíbrio. Dessa forma o exercício ajuda na melhora da má postura e na prevenção. 
 Referências Bibliográficas
· Autoposturas RPG: O método do Stretching Global ativo (SGA). Phillippe Souchard, Summus editorial (4 de fevereiro 2019)
· RPG Reeducação postural global, Phillippe Souchard. GEN Guanabara Koogan; 1º Edição, 2012
· RPG: www.olhaafisio.blogsport.com
 
· Alongamento e postura (recurso eletrônico): um guia prático / Christina Ribeiro, Victor Liggieri. – São Paulo: Summus, 2016.
· Alongamento: Kisner C, Colby LA. Exercícios terapêuticos. Fundamentos e Técnicas. Manole: São Paulo, 2016.
· 
· Pilates: www.revistapilates.com

Continue navegando