Buscar

trabalho de hematologia apresentação

Prévia do material em texto

Hematologia clinica:
Atividade complementar 1 e 2.
Marcos adriano dos santos silva
Paciente do sexo masculino, 48 anos, branco, radiologista aposentado, praticante de atividade fisica, ex-atleta, ex-tabagista (20 anos/maço), apresentou  anemia há dez meses e dores nos ossos há 1 mês. O quadro de anemia iniciou-se de maneira rapida sem explicaçao, evoluindo com piora nos últimos três meses, impossibilitando a realização de atividades rotineiras como tomar banho, pentear os cabelos e se vestir, associado a sangramentos nas mucosas, fraqueza, palidez.
Paciente diagnosticado com leucemia mieloide aguda.
O hemograma do paceinte apresenta anemia severa; pancitopenia, niveis baixos em todas as celular do sangue; trobocitopenia, devido ao niveis baixos de plaquetas; RDW um pouco elevado, mostrando um leva diferenciaçao nos globulos vermelho; eritrocitos fragmentados; porem sem leocositose; promielocitos em alta, alguns com bastoes de auer.
Encontrado na lamina, celular hemotapoeticas com núcleos arrendando ou oval com cromatina condensada, apresentando núcleolo evidentemente. Citoplasma e basófilo contendo granulos de colocarão azul violeta. Alguns promielocitos com bastões de auer.
Anemia falciforme
Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmenteo ou sao sequetrada causando anemia.
Essa anemia e indetificada quando a  uma troca de aminoácidos (glutamato pela valina). Modificando não so o seu formado, mais tambem suas caracteristicas fisico-quimica:
Diminuiçao da  afinidade da hemoglobina pelo oxigênio;
falcização, que é a mudança da forma da hemacia;
alterações na viscosidade dos glóbulos vermelhos e da membrana eritrocitária;
Tactóides o sequestro de hemacias, as hemacias começao se agrega nos vasos;
desidratação celular, aumenta a concentração de hemoglobina corpuscular.
Todas essas manifestaçoes se expressa em forma de doenca variadas.
A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.
Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo;
Síndrome mão-pé: nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sangüíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local;
Infecções: as pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites;
Seqüestro do Sangue no Baço: o baço é o órgão que filtra o sangue. Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração.
Úlcera (ferida) de Perna: ocorre mais freqüentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa, se não forem bem cuidadas no início do seu aparecimento.
Diagnostico
A detecção é feita através do exame de hemograma,  eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.
A eletroforese é um método habitualmente usado para separar e também purificar macromoléculas, principalmente ácidos nucleicos e proteínas. Essas macromoléculas são submetidas a um campo elétrico, na qual migram para um polo positivo ou negativo de acordo com a sua carga. No caso de uma carga positiva, seguirá para o polo negativo e se for negativa, irá na direção do polo positivo.
O fluxo migratório é determinado pelo peso molecular, na qual moléculas de menor peso migram mais rápido que as de maior peso, formando as bandas características que serão visualizadas posteriormente.
Observa-se que a amostra 1 é um padrão normal (Hb AA), a amostra 2 (Hb AS) representa o portador assintomático de falciforme, a amostra 3 (Hb SS) a anemia falciforme, a amostra 4 (Hb S Beta-Tal) caracteriza o aumento de Hb A2 e Hb F, a amostra 5 exemplifica a dupla heterozigose entre a Hb S e a Hb C (Hb SC), e a amostra 6 também é o exemplo de dupla heterozigose entre Hb S e Hb D (Hb SD), que apresentam migrações similares em eletroforese alcalina.
Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.
As alteraçoes no hemograma de um pct com anemia drepanocítica vai varia de acordo com o estagio da sindrome. Mais sempre contara RDW  elevado mostrando que a diferencas entre as celulas do sangue.
Esfregaço sanguineo
Tratamento
Não a um cura, nem um tratamento específico para essa sindrome. Possuimos tratamento para as enfermidades que são originada pela mesma. Entretando a eficacia dessas medidas tem inicio no diagnostico precoce, que muitas vezes e feito no pre-natal ou atravez do teste do pezinho, dai em diante  toda a importancia da atençao primaria.
E importante salientar que nos como futuros farmaceuticos devemos esta sempre bem atualizados e informado sobre essa sindrome, pois fazemos parte dessa atençao primaria na saude.

Continue navegando