Buscar

PCC de Aspectos Antropologicos e Sociologicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 
NOME E MATRÍCULA DO ALUNO(A)
TRABALHO DA DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO,
PROFª: ................................................... 
BOA VISTA/RR
2019
RELATÓRIO
Realizou-se uma análise sobre educação e cultura e como objetivo analisou-se as manifestações culturais em uma escola municipal voltada à pré-escola.
Tal problema foi levantado com intuito de averiguar quais processos culturais estão incorporados ao currículo escolar e comunidade de forma a promover o exercício do processo pedagógico.
A educação é vista como uma educação multicultural, sendo uma entidade socializadora onde as diversas culturas devem ser incorporadas e que o ambiente sociável permita toda e qualquer manifestação de ideais com ausência do medo por serem discriminados pela cultura.
Bourdieu (1996) retrata que a cultura é de fato o conteúdo essencial para a educação, sendo a fonte e que ambas não devem ser pensadas isoladamente, uma vez que uma justifica a outra, pois é um elemento que subsidia todo o processo educacional, cujo seu papel é extrema importância na formação crítica e social do indivíduo.
Nos tempos atuais, o conceito de cultura passou a ser analisado sob a perspectiva bilateral em que o próprio homem cria a cultura e é influenciado por ela. Laraia (2004) enfatiza a necessidade de o indivíduo perceber sua cultura e assim poder assimilá-la para então tornar-se parte dela e posteriormente, transformá-la.
A educação sendo um processo de aperfeiçoamento humano implica nas possibilidades e na realização do ser, como desenvolvido, mais culto, mais intelecto. No entanto, cabe à educação proporcionar os meios para uma escolha melhor e mais adequada para os processos da vida de modo consciente em busca do desenvolvimento pessoal.
A cultura pode ser vista através de um processo que envolve um produto que modifica o sujeito produzindo um resultado, ou seja, tudo o que resulta no agir humano da construção do sujeito à torna-se culto e, as modificações feitas pelo homem na natureza de forma geral.
Diante do cenário atual, observa-se que a educação e a cultura estão ligadas ao dia a dia, uma vez que a tradição das práticas culturais, estão cada vez mais incorporadas na escola. São realizadas dentro do calendário festas comemorativas como, carnaval, pascoa, festa junina, dia das mães, dia dos pais e das crianças, assim como celebrações religiosas e cívicas. Observa-se também os bens culturais aplicados no ambiente escolar como material de apoio, sendo eles, computadores, calculadoras, etc.
A escola analisada através deste relatório está localizada em um bairro de periferia em que a população é classe média, com práticas culturais comum. A escola realiza diversos eventos culturais e que envolvem os alunos e a comunidade, além das datas comemorativas em que são realizadas atividades, as crianças também aprende no meio ambiente, como exemplo o dia da reciclagem em que toda a turma de tal período saem à rua praticando a limpeza e as formas corretas de descartar o lixo.
Contudo, é evidente que o processo de interferência que o conhecimento influencia em ambos os lados. Tao logo, presume-se que a cultura e a educação como processos complementares apresentam-se contraditórios. No entanto, percebe-se que ambos são essenciais, pois a cultura abastece a função pedagógica seja formal ou não.
Resume-se à questão de que a cultura estaria de fato aprimorando a prática pedagógica, como também se a educação melhorando a produção cultural? E quais praticas pedagógicas poderiam torna-se cultura?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A importância da cultura no processo de aprendizagem. Disponível em > https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educação/a-importancia-cultura-no-processo-aprendizagem.htm
DUARTE, Cleia Zanatta Clavery Guarnido. WERNECK, Vera Rudge. CARDOSO, José Augusto Renato. A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental. Psicologia e Saber Social, 2 (2), 204 – 216, 2013.
Bourdieu, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais