Buscar

Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa - Exercicio Avaliativo 1 ao 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa
1. Painel
2. Meus cursos
3. Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa
4. Módulo 1 - A Educação na Formação Profissional
5. Exercício Avaliativo 1
	Iniciado em
	quarta, 4 nov 2020, 14:25
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 4 nov 2020, 14:36
	Tempo empregado
	11 minutos 1 segundo
	Notas
	6,00/6,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública preocupa-se com a capacitação profissional de seus servidores, o Decreto 5.707/2006 define:
	Processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais.
	Resposta 1 
	Cursos presenciais e a distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
	Resposta 2 
	Gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição.
	Resposta 3 
Feedback
A resposta correta é:
Gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição = Gestão por Competências.
Processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais = Capacitação.
Cursos presenciais e a distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional = Eventos de Capacitação.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, relacione os itens:
	Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.
	Resposta 1 
	Nesta abordagem, que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligadaà interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.
	Resposta 2 
	As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.
	Resposta 3 
	A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.
	Resposta 4 
	Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.
	Resposta 5 
Feedback
Nesta abordagem, que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada à interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos = Sócio-interacionista.
As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo = Interacionista.
A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta = Interacionista.
Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas = Behaviorismo.
Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes = Behaviorismo.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Relacione as descrições às formas de Educação Corporativa:
	Objetivo principal era desenvolver habilidades específicas, sem nenhuma interação com os objetivos estratégicos da organização, enfatizando necessidades individuais, atuando no nível tático operacional.
	Resposta 1 
	A condução da Educação Corporativa passa a ser planejada e executada com foco em competências. Busca-se, então, desenvolver os domínios das competências das pessoas e, assim, desenvolver e qualificar a organização continuamente.
	Resposta 2 
	Confere às organizações um desempenho alinhado com a Missão, a Visão de Futuro, os Valores e os Objetivos Estratégicos.
	Resposta 3 
Feedback
A resposta correta é:
Objetivo principal era desenvolver habilidades específicas, sem nenhuma interação com os objetivos estratégicos da organização, enfatizando necessidades individuais, atuando no nível tático operacional = Programas de Treinamento.
Confere às organizações um desempenho alinhado com a Missão, a Visão de Futuro, os Valores e os Objetivos Estratégicos = Gestão por Competências.
A condução da Educação Corporativa passa a ser planejada e executada com foco em competências. Busca-se, então, desenvolver os domínios das competências das pessoas e, assim, desenvolver e qualificar a organização continuamente = Gestão de Pessoas.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Relacione o tipo de Educação a sua descrição:
	O centro de atenção está nas tarefas: trata-se da educação que visa qualificar tecnicamente as pessoas, por meio da transmissão de conceitos, valores e técnicas profissionais.
	Resposta 1 
	Tem como centro de atenção o conhecimento da própria pessoa e o desenvolvimento de habilidades que a credenciem a assumir a responsabilidade pelo seu futuro pessoal e profissional. É uma educação que possibilita à pessoa conhecer a si mesma, identificando seu potencial para saber utilizá-lo no momento certo, e para planejar estrategicamente o próprio futuro, desenvolvendo habilidades para ser criativa e crítica.
	Resposta 2 
	Focaliza o conhecimento da realidade organizacional, suas origens e tendências. Trata dos valores, da cultura da organização, que propiciam a integração dessa pessoa à equipe e à organização, resultando em uma educação que torna a pessoa conhecedora do seu papel e da sua importância como parte de uma equipe de trabalho, compreendendo toda a trajetória da organização, visão, missão, valores, objetivos, estruturas e sistemas, o que leva ao desenvolvimento das habilidades para atuar com eficiência e efetividade.
	Resposta 3 
Feedback
A resposta correta é: 
Focaliza o conhecimento da realidade organizacional, suas origens e tendências. Trata dos valores, da cultura da organização, que propiciam a integração dessa pessoa à equipe e à organização, resultando em uma educação que torna a pessoa conhecedora do seu papel e da sua importância como parte de uma equipe de trabalho, compreendendo toda a trajetória da organização, visão, missão, valores, objetivos, estruturas e sistemas, o que leva ao desenvolvimento das habilidades para atuar com eficiência e efetividade = Educação Profissional. 
O centro de atenção está nas tarefas: trata-se da educação que visa qualificar tecnicamente as pessoas, por meio da transmissão de conceitos, valores e técnicas profissionais = Educação Técnica.
Tem como centro de atenção o conhecimento da própria pessoa e o desenvolvimento de habilidades que a credenciem a assumir a responsabilidade pelo seu futuro pessoal e profissional. É uma educação que possibilita à pessoa conhecer a si mesma,
identificando seu potencial para saber utilizá-lo no momento certo, e para planejar estrategicamente o próprio futuro, desenvolvendo habilidades para ser criativa e crítica = Educação Pessoal.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São finalidades da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:
	Melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
	Resposta 1 
	Desenvolvimento permanente do servidor público.
	Resposta 2 
	Adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano de capacitação do executivo.
	Resposta 3 
	Divulgação e gerenciamento das ações de capacitação.
	Resposta 4 
	Ampliação e efetividade dos gastos com capacitação.
	Resposta 5 
Feedback
Conforme estudamos, o governo federal implementou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que tem por finalidade priorizar atividades de desenvolvimento que devem ser conduzidas no âmbito dos órgãos da Administração com:  
i) eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
ii) desenvolvimento permanente do servidor público.
iii) adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o Plano Plurianual (PPA).
iv) divulgação e gerenciamento das ações de capacitação.
v) racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Da combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), expressos pelo desempenho profissional dentro de um contexto organizacional, chamamos de:
 
a. Competências 
b. Qualidades
c. Virtudes
Feedback
Conforme estudado, vimos que Fleury e Fleury (2001) afirmam que competência "é o saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo". Os autores afirmam ainda que competência para o fazer laboral decorre da combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) expressa pelo desempenho profissional dentro de um contexto organizacional.
Parte inferior do formulário
Capacitação
Eventos de capacitação
Gestão por competências
Behaviorista
Sócio-interacionista
Interacionista
Interacionista
Behaviorista
Programas de Treinamento
Gestão de Pessoas
Gestão por competências
Educação Técnica
Educação Pessoal
Educação Profissional
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Falso

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais