Buscar

APS Estrutura e Função Humana

Prévia do material em texto

A. 1. Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. R: Sim 
Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame. 
R: Os tipos de secções utilizadas para realizar o exame são: Cortes Sagitais, Cortes Coronais e cortes Transversais. 
B. 2. Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância. 
Magnética. 
R: Após avaliação do caso clinico chegamos à conclusão que o corte seccional utilizado foi o Transversal ou horizontal. 
C. O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa 
Conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico. 
MAPA MENTAL DO TRONCO ENCEFALICO. 
 
 
D. Quais as células que constituem o tecido nervoso? 
R: O sistema nervoso é constituído por neurônios e células de neuroglias, as células das neuroglias são: Astrocitos, Oligondendocitos, Células de Schawann, Célula da micróglia e os ependimócitos. 
E. O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo. 
R: Nervos são cordões formados através de uma junção de fibras nervosas (múltiplos axônios) unidas por um tecido conjuntivo que tem como função levar e trazer estímulos para o SNC. 
F. Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico. 
R: O sinal demostrado pelo paciente é característico de alterações na região tronco encefálica, pois a região tronco encefálico é dividida em três partes, cada parte tem sua devida função, o mesencéfalo é responsável pela visão, audição, movimentação, a ponte é responsável pelo controle da respiração, em caso de descompensarão ele entra em ação tentando realizar o controle, a o bulbo responsável pelos nossos controles autônomos vitais, batimentos, pressão, respiração e etc... Alguns sinais e sintomas apresentados pelo paciente no caso clinico tem como envolvimento a região tronco encefálica. 
G. Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso. 
Nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização 
E repolarização da membrana celular. 
R: A fase de despolarização é caracterizada pela mudança da carga liquida de dentro do axônio que muda de negativa para positiva e a repolarização é o retorno das cargas negativas a seu estado de origem, tudo isso acontece por conta de um potencial de ação ou impulso nervoso que é a permissão da passagem de íons de sódio e potássio na membrana celular. 
 H. A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: Condução atonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem Comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse Química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação. 
R: A sinapse é a região de comunicação de um neurônio para o outro, e tem duas divisões que são: 
 Sinapse química: Que é o impulso de comunicação caracterizado de unidirecional atrás de neurotransmissores localizado em vesículas dentro do botão pré-sináptico que transmite informação para o botão pós-sináptico através da fenda sináptica e seus neurotransmissores. Sinapse Elétrica: Neurônios que contem proteínas chamadas de conexionas que tem como função permite a passagem de íons de um neurônio para o outro através da junção comunicante sua comunicação é bidirecional 
 
Objetivo desse conteúdo é responder as questões nos direcionadas na matéria de estrutura e função, abordando um tema de caso clinico de um tumor encefálico, através das aulas formulamos alguma resposta que se encaixa com as perguntas direcionadas a nos alunos, e realizamos um mapa mental sobre a região tronco encefálica. Grato pela oportunidade nos dada para desenvolver esse trabalho e pesquisas. 
 
:

Continue navegando

Outros materiais