Buscar

avaliando 3


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	(FUNDAÇÃO UNIVERSA, DELEGADO-DF, 2009) Acerca dos crimes contra a dignidade sexual, com a nova redação dada pela Lei nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	c) Configura crime de estupro constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. 
	
	e) Se alguém der sonífero à vítima para, aproveitando-se do seu sono, manter com ela relação sexual, ele pratica o crime de estupro com violência presumida.
	
	b) A ação será pública incondicionada se a vítima for menor de dezoito anos de idade, se estiver em situação de vulnerabilidade ou se ocorrer o resultado morte ou lesão corporal grave ou gravíssima. 
	
	d) O crime de assédio sexual caracteriza-se quando o agente, prevalecendo-se de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função, constrange alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.
	
	a) Nos crimes contra a dignidade sexual, não mais haverá ação penal privada. 
	Respondido em 05/11/2020 17:32:24
	
Compare com a sua resposta: Pedro como causou o acidente responderá por lesão corporal culposa,majorada pela omissão de socorro( art. 303 c/c paragráfo único do CTB). Bruno, envolvido no acidente, responderá pela omissão de socorro ao volante de veículo automotor ( art. 304 do CTB) e Bobi e Beto responderão pela omissão de socorro capitulada no art. 135 do CP, podendo ser majorada caso a lesão seja grave.
	
		2
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Antenor e Braz, ambos com dezenove anos de idade, planejaram, em comum acordo, furtar bens dos pais de Antenor, quando estes estivessem trabalhando. Na data combinada, os agentes subtraíram joias e dinheiro, no valor total de R$ 5.000,00, da residência do casal, local onde reside Antenor. Os pais de Antenor contam, cada um, cinquenta e cinco anos de idade. Com base nessa situação hipotética e no que dispõe o CP, assinale a opção correta: (UnB/CESPE ¿ TJCE/2012. JUIZ SUBSTITUTO)
		
	
	Caso Braz seja primário, o juiz pode diminuir a pena de um a dois terços, ou aplicar-lhe somente multa.
	
	Independentemente da quantia e da utilidade dos bens subtraídos, Antenor está isento de pena.
	
	Por expressa disposição do CP, não há tipicidade material na ação de Antenor e Braz.
	
	Antenor e Braz estariam isentos de pena caso os valores subtraídos não ultrapassassem o de um salário mínimo.
	
	A ação penal, no caso, será pública condicionada à representação das vítimas da ação delituosa.
	Respondido em 05/11/2020 17:31:42
	
Compare com a sua resposta: No caso concreto em exame, caberá ao discente analisar, precipuamente, a incidência dos princípios de intervenção mínima, fragmentariedade e adequação social para fins de exclusão da tipicidade material da conduta e, consequente, descaracterização do delito previsto no art.229, CP. Neste sentido, vide decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, in verbis: EMENTA. PENAL. CASA DE PROSTITUIÇÃO. TIPICIDADE MATERIAL . RUFIANISMO. PROVA O moderno conceito de tipicidade não se satisfaz com a mera adequação da conduta ao tipo legal. Não basta a tipicidade formal. Exige-se a chamada tipicidade material, sendo indispensável que a conduta imputada tenha causado um resultado jurídico (ofensa ao bem jurídico) relevante (principio da insignificância) e intolerável (princípio da adequação social), além de outros requisitos (imputação objetiva, elemento subjetivo). A conduta clandestina de manter apartamento próprio para encontro sexual afeta o bem jurídico protegido de forma intolerável, não sendo aceita pela sociedade como adequada, pouco importando a tolerância policial. Penso que o exame da tipicidade desta infração depende do caso concreto, mormente o local em que a conduta habitual vem sendo praticada. Tratando-se de prédio situado em área residencial, o constante ingresso de garotas de programa e clientes ávidos para satisfazer o apetite sexual mediante o pagamento de preço acordado, inquestionavelmente, agride a moral pública protegida pelo tipo respectivo. Fato típico. De outro giro, sendo o imóvel ocupado por várias garotas de programa que praticam com clientes sexo no próprio local, o pagamento de um percentual recebido pelo serviço prestado para mantença do imóvel, ainda que a administração caiba a uma ou algumas delas, não tipifica o delito do artigo 230 do Código Penal, mormente quando residem no local e se prostituem pessoas maiores de idade, todas agindo livremente naquela atividade respectiva. No caso concreto, porém, inobstante a tipicidade reconhecida, não há nos autos elemento de prova a indicar o envolvimento do apelante naquele delito, certo que outros denunciados já foram condenados, apenas não havendo prova no sentido de que o apelante de alguma forma contribuía para os delitos lá praticados, sendo irrelevante a prova indiciária de que ele seria locatário do imóvel, circunstância não cabalmente demonstrada, até porque a Câmara, em procedimento similar, absolveu o proprietário do imóvel, devendo a mesma regra ser adotada para o eventual locatário que sublocou indevidamente a outras pessoas que passaram a utilizar o imóvel para fim ilícito. (TJRJ. 0161039-28.2005.8.19.0001- APELAÇÃO. DES. MARCUS BASILIO - Julgamento: 13/09/2011 - PRIMEIRA CAMARA CRIMINAL)
	
		3
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Tício furta um rádio da residência de Caio, inexistindo qualquer tipo de violência. Perseguido pela polícia, Tício dispara tiros para o alto e foge. Na hipótese ocorreu:
		
	
	crime de roubo. 
	
	crime de furto 
	
	crime de roubo qualificado.
	
	crime de roubo impróprio. 
	
	e) Por crime único de atentado violento ao pudor. 
	Respondido em 05/11/2020 17:31:18
	
Compare com a sua resposta: Pedro como causou o acidente responderá por lesão corporal culposa,majorada pela omissão de socorro( art. 303 c/c paragráfo único do CTB). Bruno, envolvido no acidente, responderá pela omissão de socorro ao volante de veículo automotor ( art. 304 do CTB) e Bobi e Beto responderão pela omissão de socorro capitulada no art. 135 do CP, podendo ser majorada caso a lesão seja grave.
	
		4
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Camila se dirigiu a uma locadora de video e fazendo uso de documento falso, preencheu o cadastro e locou vários DVDs já com a intenção de não devolvê-los. Nessa situação hipotética, por ter causado à casa comercial prejuízo equivalente ao valor dos DVDs, Camila praticou, segundo o Código Penal, o delito de:
		
	
	Uso de documento falso.
	
	Furto mediante fraude
	
	Apropriação indébita
	
	Furto 
	
	Estelionato
	Respondido em 05/11/2020 17:30:15
	
Compare com a sua resposta: .Com a nova redação dada pela Lei 12.015/09, o legislador unificou os antigos crimes de estupro e atentado violento ao pudor em um crime único de estupro, todavia, consoante entendimento majoritário, configura-se como tipo misto cumulativo em caso de penetrações distintas, o que não ocorreu no caso concreto. Dessa forma, de acordo com o art. 213 do Código Penal, Túlio responderá por um único delito de estupro sendo o ato libidinoso absorvido pela conjunção carnal .
	
		5
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Quando o agente, querendo matar a vítima, dispara tiros em direção a ela, mas não a acerta:
		
	
	responde por tentativa de lesão corporal, pois não chegou a lesionar a vítima
	
	responde por porte ilegal de arma apenas.
	
	responde por tentativa de homicídio, pois queria matar a vítima.
	
	não responde por crime nenhum, uma vez que a vítima não sofreu nenhuma lesão.
	
	Apenas as assertivas I e IV estão certas. 
	Respondido em 05/11/2020 16:35:20
	
Compare com a sua resposta: Por ser descendente da vítima que é menor de 60 anos, o fato será impunível de acordo com artigo 181, I,II do CP. Sendo assim João não será punido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando