Buscar

conhecimento juridico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conhecimento juridico aula 1
	
	
		1.
		Uma empresa de pesquisa e consultoria pretende estudar as prioridades de consumo entre jovens da classe média que residem nas cidades do Fortaleza e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso, o tipo de pesquisa mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos é:
 
	
	
	
	Experimental 
	
	
	Comparativo 
	
	
	Estudo de caso
	
	
	Documental
	
	
	Pesquisa teórica
	Explicação: 
A pesquisa comparada significa que o pesquisador pretende efetuar comparções entre dois fenômenos, duas situações históricas, dois elementos, etc. Na comparação poderá destacar semelhanças ou diferenças.
	
	
	
	
		2.
		Analise a citação e marque a opção que interpreta corretamente sua ideia central.
 
"Pesquisar é pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, é buscar uma visão, uma explicação, uma ideia, uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam; é construir, formar e organizar um pensamento (próprio ou não); é alcançar um resultado que apazigúe ou que confirme a inquietude inicial. Saber pesquisar é uma maneira para enfrentar qualquer desafio novo, e a vida dos profissionais é uma constante renovação destes desafios." 
 
(MARQUES, Cláudia de Lima. Pesquisa de Iniciação Científica: da 
inquietude ao sucesso! Palavra do orientador. Disponível em: . 
Acesso em: 14 mar. 2003.)
	
	
	
	A pesquisa é um tipo de investigação que resulta sempre em fontes secundárias.
	
	
	A pesquisa é um procedimento reflexivo e sistemático.
	
	
	A pesquisa não possui compromisso com o procedimento exploratório.
	
	
	A pesquisa é uma atividade a metódica e maleável.
	
	
	A pesquisa não possui compromisso com o procedimento descritivo.
	Explicação: 
Segundo Pedro Demo, pesquisar coincide com criação e emancipação. É através da pesquisa que se constrói um pensamento crítico e se estabelece conexão com a realidade. Por essa razão, não basta copiar o que já foi dito, mas recriar, reconstruir, com novas possibilidades.
Assim, a resposta para o questionamento é que a pesquisa é um procedimento reflexivo e sistemático. Trata-se de levantar o que foi dito por outros e perguntar, analisar, refletir e descobrir, permitindo a reconstrução do que já foi dito.
	
	
	
	
		3.
		Um grupo de estudantes universitários pretende realizar uma pesquisa aplicada para verificar os comportamentos diferenciados das pessoas, que residem em um centro urbano, em relação à reciclagem do lixo como uma das soluções para este problema ambiental. Foram selecionados três bairros distintos para realizar a coleta de dados, a serem analisados com a professora orientadora da pesquisa. Com este procedimento grupo está elaborando um projeto que se identifica com o tipo de pesquisa denominada: 
	
	
	
	Pura
	
	
	Documental 
	
	
	Experimental
	
	
	Análise de conteúdo
	
	
	Comparativa
	Explicação: 
Os estudantes realizarão uma pesquisa aplicada para verificar os comportamentos diferenciados das pessoas, que residem em um centro urbano, em relação à reciclagem do lixo como uma das soluções para este problema ambiental. Foram selecionados três bairros distintos para realizar a coleta de dados. Assim, farão uma análise comparativa como os três bairros agem quanto a coleta de lixo.
	
	
	
	
		4.
		Leia atentamente o trecho a seguir e depois marque a opção correta. "A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados" (RAMPAZZO, 2005, p.49). Entende-se por procedimento reflexivo e sistemático: 
	
	
	
	A consulta bibliográfica em catálogos para coleta de dados.
	
	
	O pensar, refletir, discutir, perguntar, criticar, descobrir, seguindo um método rigoroso, minucioso aceito pela comunidade científica.
	
	
	A leitura rápida, sem a necessidade de fichamentos, ponderações e de forma livre.
	
	
	O estudo que se reduz à mera cópia ou transcrição, um relatório dos resultados.
	
	
	O estudo que reflete a opinião dos autores sem a necessidade de comentários do estudante.
	explicação: 
A pesquisa envolve um pensamento crítico que analisa, discute, repensa, condutas típicas do pensamento científico.
	
	
	
	
		5.
		Em relação ao tema pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, analise as quatro afirmativas abaixo e verifique se as informações são verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a letra que apresenta a única opção correta.
I - A pesquisa bibliográfica configura a etapa fundamental em todo e qualquer trabalho científico, porque não há pesquisa sem referencial teórico.
II - Na pesquisa bibliográfica classificamos as fontes em primárias e secundárias. Por fontes primárias: trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam outros trabalhos. 
III - A pesquisa bibliográfica é uma pesquisa realizada através de documentos que serão interpretados pelo pesquisador.
IV - Monografias, teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas, anais de congressos são exemplos de fontes primárias.
 
	
	
	
	I e IV estão corretas.
	
	
	III e IV estão corretas.
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	II e IV estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas. 
	Explicação: 
 A pesquisa bibliográfica configura a etapa fundamental em todo e qualquer trabalho científico, porque não há pesquisa sem referencial teórico - CERTO.
Na pesquisa bibliográfica classificamos as fontes em primárias e secundárias. Por fontes primárias: trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam outros trabalhos ERRADO. Fontes primárias são trabalhos originais dos autores.
A pesquisa bibliográfica é uma pesquisa realizada através de documentos que serão interpretados pelo pesquisador. ERRADO: são livros, artigos, teses, dissertações etc.
Monografias, teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas, anais de congressos são exemplos de fontes primárias - CORRETO
	
	
	
	
		6.
		Ao estudamos a classificação da pesquisa, observamos que há um procedimento em que os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. Este procedimento de pesquisa é denominado de:
	
	
	
	 pesquisa comparada.
	
	
	pesquisa bibliográfica.
 
	
	
	pesquisa de campo.
 
	
	
	 estudo de caso.
	
	
	pesquisa histórica.
	Explicação: 
Quando os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação temos o estudo de caso como um procedimento de pesquisa.
	
	
	
	
		7.
		Leia com atenção a seguinte definição: 
"Uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade sendo uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente." (MINAYO, 1999). 
A definição acima refere-se ao conceito de:
	
	
	
	Conhecimento
	
	
	Senso comum
	
	
	Pesquisa
	
	
	Metodologia
	
	
	Método
	Explicação: 
A citação "Uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade sendo uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente." (MINAYO, 1999) expressa o sentido de pesquisa como atividade rigorosa e que segue um método - sendo importante para o desenvolvimento de novos saberes.
	
	
	
	
		8.
		Observa-se que em qualquer trabalho de pesquisa, exige-seum levantamento do estado da arte do tema escolhido, seja para fundamentá-lo, seja para justificar os limites e contribuições da pesquisa. Busca-se conhecer e analisar as contribuições científicas sobre determinado assunto. Este tipo de pesquisa chama-se:
	
	
	
	aplicada
	
	
	bibliográfica
	
	
	descritiva
	
	
	exploratória
	
	
	estudo de caso
	Explicação: 
A pesquisa bibliográfica é fundamental para qualquer tipo de pesquisa, pois será a partir do levantamento bibliográfico que o pesquisador terá o embasamento teórico que se baseará o trabalho. Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa, que dará, ao pesquisador, o conhecimento do material científico já produzido, sobre o tema escolhido.
Considerando o conceito identificamos que:
1 - Pesquisa descritiva não se enquadra, pois esta trata-se de pesquisa cujo objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos
2 - Pesquisa exploratória também não se enquadra, pois esta trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade.
3 - Estudo de caso também não se enquadra, pois este trata-se de casos que apresentam situações onde empresas e pessoas reais precisam tomar decisões sobre um determinado dilema, como fossem parte em tempo real do caso.
4 - Pesquisa aplicada também não está correto, já que esta tem como objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
5 - A pesquisa bibliográfica é a resposta correta, pois através dela, o pesquisador vai embasar sua pesquisa e tomar conhecimento do material científico produzido sobre o tema.

Outros materiais