Buscar

Plano de Aula: Direito Penal - Controle Social Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: 
			 DIREITO PENAL - TEORIA DO CRIME - ARA0225
			
		
		
 
 
 
 Tema
		 2 . CONTROLE SOCIAL PENAL E ESTADO DEMOCR�TICO DE DIREITO
		
		 Objetivos
		 Avaliar as missões do Direito Penal em um Estado Democrático de Direito enquanto sistema de controle social formal, sua relação com as demais Ciências Sociais Aplicadas, de modo a fomentar sua aplicação crítica e eficaz;
Analisar o controle social penal a partir da subsunção aos princípios norteadores e à ordem constitucional vigente para fins de construção de um de um sistema penal de garantais;
 
 
 
 
 
 Tópicos
 2 .1  SISTEMAS DE GARANTIAS
 Procedimentos de Ensino - Aprendizagem
 Nesta aula, estaremos conectados com o conteúdo digital. O aluno explora e estuda, previamente, o conteúdo digital disponível em seu ambiente virtual. Durante a aula, este conteúdo será discutido em sala em atividade mediada pelo professor, detalhada abaixo.
	Situação-problema: 
1.	Ao afirmar que a função do Direito Penal é a limitação do poder punitivo, tem-se que isso vai ao encontro do mandamento do Estado Democrático de Direito que determina a tutela dos Direitos Humanos. Em outras palavras, ao afirmar que a função do Direito Penal é limitar o poder punitivo, reconhece-se que o Direito Penal e o Processo Penal são eficazes instrumentos de efetivação dos Direitos Humanos, considerados através de uma nova perspectiva, integradora, crítica e contextualizada, nos termos da chamada Teoria Crítica dos Direitos Humanos. (CANTERJI, 2008, p.114).
Obs. Trecho extraído do Livro: CANTERJI, Rafael Braude. Política Criminal e Direitos Humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. ISBN 978-85-7348-523-3.
2.	É ilícita a prova obtida por meio de revista íntima realizada com base unicamente em denúncia anônima. De início, é inarredável a afirmação de que a revista íntima, eventualmente, constitui conduta atentatória à dignidade da pessoa humana, em razão de, em certas ocasiões, violar brutalmente o direito à intimidade, à inviolabilidade corporal e à convivência familiar entre visitante e preso. Em verdade, a adoção de revistas íntimas vexatórias e humilhantes viola tratados internacionais de Direitos Humanos firmados pelo Brasil e contraria recomendações da Corte Interamericana de Direitos Humanos, das Organizações das Nações Unidas e da Corte Europeia de Direitos Humanos. Para compatibilizar os direitos e deveres envolvidos na questão relativa ao controle de ingresso de visitantes em estabelecimentos penitenciários, existem, basicamente, duas correntes. A primeira considera não ser possível a realização de revista íntima em presídios, por ser ela vexatória e atentatória à dignidade da pessoa humana, valor básico ensejador dos direitos fundamentais. Ainda, invoca a proibição constitucional de se submeter qualquer pessoa a tratamento desumano ou degradante (art. 5º, III). Há, no entanto, uma segunda corrente, para a qual é possível, sim, a realização de revista íntima em estabelecimentos prisionais, com base em uma ponderação de interesses, pois existe a necessidade de controlar a entrada de produtos proibidos nos presídios armas, bebidas, drogas etc., de forma que, por questão de segurança pública e em nome da segurança prisional, estaria autorizada a medida (desde que, obviamente, fossem tomadas as cautelas devidas, tais como a realização de revista em mulheres por agentes públicos do sexo feminino). No caso, a acusada foi submetida à realização de revista íntima com base, tão somente, em uma denúncia anônima feita .
Perguntar à turma: "Ante o exposto, diante da análise da adoção de um Sistema Penal de Garantias pelo Estado Democrático de Direito descrita no texto acima e comparando-a à ementa do Informativo de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça transcrito, avalie as duas correntes suscitadas e formule argumentações jurídicas voltadas a mitigar o referido conflito".
Metodologia: a partir da situação problema apresentada, deverá o docente criar um jogo entre grupos de alunos para que formulem argumentações jurídicas acerca das correntes indicadas no Informativo de Jurisprudência com base nas controvérsias sobre o tema na literatura jurídica e jurisprudência, bem como correlacioná-las com o material indicado para leitura específica. 
Ainda, sugere-se que após a aula, o discente aprofunde os conhecimentos construídos na sala de aula por meio da leitura do material indicado no Aprenda + e demais conteúdos indicados pelo docente em sala de aula.
Atividade verificadora de aprendizagem: retomar a situação-problema apresentada no início da aula para que, por meio da realização do jogo entre os grupos, sejam analisados os instrumentos de política criminal a serem adotados para fins de adoção de um sistema penal de garantias.
 Recursos Didáticos
 Sala de aula equipada com quadro branco, projetor multimídia, caixa de som, acervo bibliográfico no ambiente virtual.
 Leitura Específica
 Assista ao vídeo do Canal TED, "Como entender o poder - Eric Liu", disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=c_Eutci7ack&t=4s> 
Leia mais no artigo "Uma análise crítica do sistema garantista de Luigi Ferrajoli ante o abolicionismo de Louk Hulsman" (BARRETO, 2016,p. 91-109), disponível em: http://www.revistaliberdades.org.br/_upload/pdf/26/Liberdades21_EscolasPenais01.pdf
 Aprenda Mais
 Assista ao vídeo sobre Controle Social, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCk2SwOwqmg
Assista ao vídeo sobre Conflito social - sanções formais e informais - tipos de controles, poder e burocracia no Canal do Youtube Direito em 8 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0EIB04mARo0
 
 
 Procedimentos de Ensino
	 
	 Recursos Físicos
	 
 Avaliação
 
 
 Considerações Adicionais

Continue navegando