Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei nº 6.938, de 1981, instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. Esta Lei conta com diversos instrumentos, necessários à preservação dos recursos naturais. Sobre estes instrumentos, analise as opções a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O licenciamento ambiental.
II- O zoneamento ambiental.
III- A outorga de recursos hídricos.
IV- A avaliação de impactos ambientais.
V- Os planos de resíduos sólidos.
a) As opções II, III e V estão corretas.
b) Somente a opção I está correta.
c) As opções I, II e IV estão corretas.
d) As opções I e III estão corretas.

Não é verdade que os organismos geneticamente modificados (OGMs) vão acabar com a fome no mundo. Acabar com a fome no mundo necessita de vontade política e financeira - não é uma questão de produção e distribuição. Sobre os OGMs, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Organismos geneticamente modificados: organismos criados em laboratório com técnicas avançadas que permitem alterar sua estrutura genética, inclusive através da utilização de genes de outros organismos, mudando a forma da estrutura original e obtendo características específicas.
II- Organismo é toda entidade biológica capaz de reproduzir ou transferir material genético, inclusive vírus e outras classes que venham a ser conhecidas.
III- A responsabilidade por danos ambientais causados pela exploração de OGMs possui natureza de responsabilidade compartilhada, que difere da responsabilidade solidária.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Toda e qualquer mudança que ocorra no meio ambiente causa um impacto ambiental, alterando as condições do meio e pode ocorrer direta ou indiretamente. Partindo do exposto, observe a imagem e analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- As indústrias são as únicas responsáveis pelo efeito estufa.
II- As plantas e as algas são responsáveis por reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera.
III- Os meios de transportes possuem uma parcela da responsabilidade do aquecimento global.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O mercado de créditos de carbono surgiu a partir do Protocolo de Quioto e está centrado em projetos que sequestrem ou reduzam as emissões de Carbono na atmosfera. Dentre os setores que podem se beneficiar com os projetos de crédito de carbono, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Aterros sanitários.
( ) Áreas degradadas.
( ) Usinas termoelétricas.
( ) Usina de energia Eólica.
a) V - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - V - F - V.

Desde que foi o criado o direito ambiental, temos um questão recorrente quanto ao destinatário da proteção ambiental: o ser humano ou a natureza? Benjamin (2001) pondera que nos últimos anos tem ganhado força a ideia de que a natureza deve ser protegida por razões ecológicas e éticas, independentemente de sua utilidade econômica ou sanitária para o ser humano. Sobre o Direito Ambiental, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Proteger a fauna e a flora, salvo em casos que sejam de interesse público, as práticas são autorizadas, sem se preocupar se colocam em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
II- A Constituição de 1988 traz regra expressa que veda práticas que submetam os animais a crueldade e, já serviu de fundamento para que o STF se pronunciasse sobre a inconstitucionalidade da prática de 'briga de galo' e da manifestação conhecida como 'farra do boi'.
III- Para assegurar o direito ao meio ambiente equilibrado, a Constituição de 1988 veda a exploração de recursos minerais que implique degradação do meio ambiente natural, devendo ser responsabilizada criminalmente pessoa física ou jurídica que desenvolva a atividade.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O tombamento do patrimônio cultural (ex.: igreja antiga) trata-se de uma maneira de se conservar o patrimônio para que a história de um povo seja mantida e repassada às gerações futuras. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O proprietário de um imóvel tombado não é responsável por sua manutenção.
( ) O patrimônio cultural pode ser classificado em imaterial e material.
( ) O artesanato é classificado como patrimônio imaterial.
( ) O folclore é tido como patrimônio imaterial de um povo.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.

Para que uma Política Ambiental Pública seja bem-sucedida, é necessário que se adote alguns instrumentos. Esses instrumentos apresentam mecanismos da Política Ambiental Pública.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Gastos governamentais.
b) Instrumentos de comando e controle.
c) Instrumentos voluntários e econômicos.
d) Projetos e programas de planejamento urbano.

Produção mais limpa (P + L) é um mecanismo que deve ser utilizado pelas empresas para reduzir a quantidade de resíduos e águas contaminadas no processo de produção. Sobre o princípio básico da metodologia de Produção Mais Limpa (P+L) ou (PML), analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Melhorar o desempenho econômico da empresa.
II- Reduzir gastos com o tratamento dos resíduos.
III- Eliminar a poluição durante o processo de produção.
IV- Reutilizar os produtos no processo produtivo.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Ao solicitar uma auditoria ambiental em uma empresa, vários benefícios são observados após os trabalhos. Quais as vantagens obtidas com a auditoria ambiental em uma empresa?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Identificação e registro de não conformidades.
II- Gastos não previstos com não conformidades encontradas.
III- Aumento do impacto ambiental da unidade.
IV- Prevenção de acidentes ambientais.
a) As opções II, III e IV estão corretas.
b) As opções I e IV estão corretas.
c) As opções I, II e IV estão corretas.
d) As opções I e III estão corretas.

(ENADE, 2016) Em um estudo, avaliou-se a Produção mais Limpa (P+L) como ferramenta da sustentabilidade empresarial. Para tanto, aplicou-se a metodologia de P+L em três indústrias, conforme assinalado no quadro a seguir. Considerando o estudo descrito, avalie as seguintes afirmacoes, no que diz respeito às ações de P+L categorizadas como reúso da água:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A indústria alimentícia utiliza a água da chuva em banheiros e jardinagem.
II- A indústria metalúrgica utiliza a água de resfriamento de fornos para limpeza de maquinários e veículos.
III- A indústria têxtil utiliza energia solar para alimentação da estação de tratamento de efluente.
IV- A indústria têxtil utiliza a água do banho de enxágue a frio para tingimento com corantes.
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) II e IV.
d) II e III.

(ENADE, 2013) Conforme o Decreto nº 4.297/2002, Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas. Esse instrumento estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinadas a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. Além disso, visa organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.
Considerando o tema do decreto mencionado, assinale a alternativa correta:
a) O mapeamento de terras indígenas, as unidades de conservação e as áreas de fronteiras estão dispensadas do diagnóstico de recursos naturais.
b) O ZEE prevê que as áreas degradadas sejam excluídas do zoneamento, por não assegurarem a manutenção dos serviços ambientais.
c) O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região, levando em consideração suas peculiaridades.
d) As potencialidades naturais, os corredores ecológicos, as tendências de ocupação e as condições de vida da população são alguns dos aspectos que devem ser contemplados no diagnóstico de recursos naturais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Lei nº 6.938, de 1981, instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. Esta Lei conta com diversos instrumentos, necessários à preservação dos recursos naturais. Sobre estes instrumentos, analise as opções a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O licenciamento ambiental.
II- O zoneamento ambiental.
III- A outorga de recursos hídricos.
IV- A avaliação de impactos ambientais.
V- Os planos de resíduos sólidos.
a) As opções II, III e V estão corretas.
b) Somente a opção I está correta.
c) As opções I, II e IV estão corretas.
d) As opções I e III estão corretas.

Não é verdade que os organismos geneticamente modificados (OGMs) vão acabar com a fome no mundo. Acabar com a fome no mundo necessita de vontade política e financeira - não é uma questão de produção e distribuição. Sobre os OGMs, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Organismos geneticamente modificados: organismos criados em laboratório com técnicas avançadas que permitem alterar sua estrutura genética, inclusive através da utilização de genes de outros organismos, mudando a forma da estrutura original e obtendo características específicas.
II- Organismo é toda entidade biológica capaz de reproduzir ou transferir material genético, inclusive vírus e outras classes que venham a ser conhecidas.
III- A responsabilidade por danos ambientais causados pela exploração de OGMs possui natureza de responsabilidade compartilhada, que difere da responsabilidade solidária.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Toda e qualquer mudança que ocorra no meio ambiente causa um impacto ambiental, alterando as condições do meio e pode ocorrer direta ou indiretamente. Partindo do exposto, observe a imagem e analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- As indústrias são as únicas responsáveis pelo efeito estufa.
II- As plantas e as algas são responsáveis por reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera.
III- Os meios de transportes possuem uma parcela da responsabilidade do aquecimento global.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O mercado de créditos de carbono surgiu a partir do Protocolo de Quioto e está centrado em projetos que sequestrem ou reduzam as emissões de Carbono na atmosfera. Dentre os setores que podem se beneficiar com os projetos de crédito de carbono, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Aterros sanitários.
( ) Áreas degradadas.
( ) Usinas termoelétricas.
( ) Usina de energia Eólica.
a) V - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - V - F - V.

Desde que foi o criado o direito ambiental, temos um questão recorrente quanto ao destinatário da proteção ambiental: o ser humano ou a natureza? Benjamin (2001) pondera que nos últimos anos tem ganhado força a ideia de que a natureza deve ser protegida por razões ecológicas e éticas, independentemente de sua utilidade econômica ou sanitária para o ser humano. Sobre o Direito Ambiental, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Proteger a fauna e a flora, salvo em casos que sejam de interesse público, as práticas são autorizadas, sem se preocupar se colocam em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
II- A Constituição de 1988 traz regra expressa que veda práticas que submetam os animais a crueldade e, já serviu de fundamento para que o STF se pronunciasse sobre a inconstitucionalidade da prática de 'briga de galo' e da manifestação conhecida como 'farra do boi'.
III- Para assegurar o direito ao meio ambiente equilibrado, a Constituição de 1988 veda a exploração de recursos minerais que implique degradação do meio ambiente natural, devendo ser responsabilizada criminalmente pessoa física ou jurídica que desenvolva a atividade.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O tombamento do patrimônio cultural (ex.: igreja antiga) trata-se de uma maneira de se conservar o patrimônio para que a história de um povo seja mantida e repassada às gerações futuras. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O proprietário de um imóvel tombado não é responsável por sua manutenção.
( ) O patrimônio cultural pode ser classificado em imaterial e material.
( ) O artesanato é classificado como patrimônio imaterial.
( ) O folclore é tido como patrimônio imaterial de um povo.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.

Para que uma Política Ambiental Pública seja bem-sucedida, é necessário que se adote alguns instrumentos. Esses instrumentos apresentam mecanismos da Política Ambiental Pública.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Gastos governamentais.
b) Instrumentos de comando e controle.
c) Instrumentos voluntários e econômicos.
d) Projetos e programas de planejamento urbano.

Produção mais limpa (P + L) é um mecanismo que deve ser utilizado pelas empresas para reduzir a quantidade de resíduos e águas contaminadas no processo de produção. Sobre o princípio básico da metodologia de Produção Mais Limpa (P+L) ou (PML), analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Melhorar o desempenho econômico da empresa.
II- Reduzir gastos com o tratamento dos resíduos.
III- Eliminar a poluição durante o processo de produção.
IV- Reutilizar os produtos no processo produtivo.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Ao solicitar uma auditoria ambiental em uma empresa, vários benefícios são observados após os trabalhos. Quais as vantagens obtidas com a auditoria ambiental em uma empresa?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Identificação e registro de não conformidades.
II- Gastos não previstos com não conformidades encontradas.
III- Aumento do impacto ambiental da unidade.
IV- Prevenção de acidentes ambientais.
a) As opções II, III e IV estão corretas.
b) As opções I e IV estão corretas.
c) As opções I, II e IV estão corretas.
d) As opções I e III estão corretas.

(ENADE, 2016) Em um estudo, avaliou-se a Produção mais Limpa (P+L) como ferramenta da sustentabilidade empresarial. Para tanto, aplicou-se a metodologia de P+L em três indústrias, conforme assinalado no quadro a seguir. Considerando o estudo descrito, avalie as seguintes afirmacoes, no que diz respeito às ações de P+L categorizadas como reúso da água:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A indústria alimentícia utiliza a água da chuva em banheiros e jardinagem.
II- A indústria metalúrgica utiliza a água de resfriamento de fornos para limpeza de maquinários e veículos.
III- A indústria têxtil utiliza energia solar para alimentação da estação de tratamento de efluente.
IV- A indústria têxtil utiliza a água do banho de enxágue a frio para tingimento com corantes.
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) II e IV.
d) II e III.

(ENADE, 2013) Conforme o Decreto nº 4.297/2002, Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas. Esse instrumento estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinadas a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. Além disso, visa organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.
Considerando o tema do decreto mencionado, assinale a alternativa correta:
a) O mapeamento de terras indígenas, as unidades de conservação e as áreas de fronteiras estão dispensadas do diagnóstico de recursos naturais.
b) O ZEE prevê que as áreas degradadas sejam excluídas do zoneamento, por não assegurarem a manutenção dos serviços ambientais.
c) O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região, levando em consideração suas peculiaridades.
d) As potencialidades naturais, os corredores ecológicos, as tendências de ocupação e as condições de vida da população são alguns dos aspectos que devem ser contemplados no diagnóstico de recursos naturais.

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Andressa Vial Provenci (2980957)
	
		Disciplina:
	Ciências Ambientais (GAM16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650475) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24343394
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei nº 6.938, de 1981, instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. Esta Lei conta com diversos instrumentos, necessários à preservação dos recursos naturais. Sobre estes instrumentos, analise as opções a seguir:
I- O licenciamento ambiental.
II- O zoneamento ambiental.
III- A outorga de recursos hídricos.
IV- A avaliação de impactos ambientais.
V- Os planos de resíduos sólidos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 de setembro de 1981.
	a)
	As opções II, III e V estão corretas.
	b)
	As opções I e III estão corretas.
	c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a opção I está correta.
	2.
	Não é verdade que os organismos geneticamente modificados (OGMs) vão acabar com a fome no mundo. Acabar com a fome no mundo necessita de vontade política e financeira - não é uma questão de produção e distribuição. Sobre os OGMs, analise as sentenças a seguir:
I- Organismos geneticamente modificados: organismos criados em laboratório com técnicas avançadas que permitem alterar sua estrutura genética, inclusive através da utilização de genes de outros organismos, mudando a forma da estrutura original e obtendo características específicas.
II- Organismo é toda entidade biológica capaz de reproduzir ou transferir material genético, inclusive vírus e outras classes que venham a ser conhecidas. 
III- A responsabilidade por danos ambientais causados pela exploração de OGMs possui natureza de responsabilidade compartilhada, que difere da responsabilidade solidária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	O gás natural é um composto formado em sua maioria por metano (CH4) e outras substâncias, tais como o etano e o propano. À temperatura ambiente e pressão atmosférica, este composto permanece no estado gasoso. Sobre o gás natural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Trata-se de um recurso renovável.
(    ) É empregado em usinas termoelétricas.
(    ) A América do Sul conta com as maiores reservas deste recurso.
(    ) Pode ser utilizado em automóveis e aviões.
(    ) É encontrado em rochas porosas no subsolo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F - V.
	b)
	F - F - V - V - V.
	c)
	F - V - F - F - V.
	d)
	V - V - F - V - F.
	4.
	Toda e qualquer mudança que ocorra no meio ambiente causa um impacto ambiental, alterando as condições do meio e pode ocorrer direta ou indiretamente. Partindo do exposto, observe a imagem e analise as sentenças a seguir:
I- As indústrias são as únicas responsáveis pelo efeito estufa.
II- As plantas e as algas são responsáveis por reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera.
III- Os meios de transportes possuem uma parcela da responsabilidade do aquecimento global.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia29.php>. Acesso em: 27 jul. 2015.
	
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	O mercado de créditos de carbono surgiu a partir do Protocolo de Quioto e está centrado em projetos que sequestrem ou reduzam as emissões de Carbono na atmosfera. Dentre os setores que podem se beneficiar com os projetos de crédito de carbono, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aterros sanitários.
(    ) Áreas degradadas.
(    ) Usinas termoelétricas. 
(    ) Usina de energia Eólica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	F - V - F - F.
	d)
	V - V - F - V.
	6.
	Desde que foi o criado o direito ambiental, temos um questão recorrente quanto ao destinatário da proteção ambiental: o ser humano ou a natureza? Benjamin (2001) pondera que nos últimos anos tem ganhado força a ideia de que a natureza deve ser protegida por razões ecológicas e éticas, independentemente de sua utilidade econômica ou sanitária para o ser humano. Sobre o Direito Ambiental, analise as sentenças a seguir:
I- Proteger a fauna e a flora, salvo em casos que sejam de interesse público, as práticas são autorizadas, sem se preocupar se colocam em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
II- A Constituição de 1988 traz regra expressa que veda práticas que submetam os animais a crueldade e, já serviu de fundamento para que o STF se pronunciasse sobre a inconstitucionalidade da prática de "briga de galo" e da manifestação conhecida como "farra do boi".  
III- Para assegurar o direito ao meio ambiente equilibrado, a Constituição de 1988 veda a exploração de recursos minerais que implique degradação do meio ambiente natural, devendo ser responsabilizada criminalmente pessoa física ou jurídica que desenvolva a atividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcelos e. A natureza no direito brasileiro: coisa, sujeito ou nada disso. Caderno jurídico, Escola Superior do Ministério Público, nº. 2, julho de 2001, p. 153.
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	O tombamento do patrimônio cultural (ex.: igreja antiga) trata-se de uma maneira de se conservar o patrimônio para que a história de um povo seja mantida e repassada às gerações futuras. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O proprietário de um imóvel tombado não é responsável por sua manutenção.
(    ) O patrimônio cultural pode ser classificado em imaterial e material.
(    ) O artesanato é classificado como patrimônio imaterial.
(    ) O folclore é tido como patrimônio imaterial de um povo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	V - F - F - V.
	8.
	Para que uma Política Ambiental Pública seja bem-sucedida, é necessário que se adote alguns instrumentos. Esses instrumentos apresentam mecanismos da Política Ambiental Pública. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	a)
	Gastos governamentais.
	b)
	Instrumentos voluntários e econômicos.
	c)
	Projetos e programas de planejamento urbano.
	d)
	Instrumentos de comando e controle.
	9.
	Produção mais limpa (P + L) é um mecanismo que deve ser utilizado pelas empresas para reduzir a quantidade de resíduos e águas contaminadas no processo de produção. Sobre o princípio básico da metodologia de Produção Mais Limpa (P+L) ou (PML), analise as sentenças a seguir:    
I- Melhorar o desempenho econômico da empresa.
II- Reduzir gastos com o tratamento dos resíduos. 
III- Eliminar a poluição durante o processo de produção. 
IV- Reutilizar os produtos no processo produtivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	Ao solicitar uma auditoria ambiental em uma empresa, vários benefícios são observados após os trabalhos.Quais as vantagens obtidas com a auditoria ambiental em uma empresa?
I- Identificação e registro de não conformidades.
II- Gastos não previstos com não conformidades encontradas.
III- Aumento do impacto ambiental da unidade.
IV- Prevenção de acidentes ambientais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	b)
	As opções I e IV estão corretas.
	c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	d)
	As opções I e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2016) Em um estudo, avaliou-se a Produção mais Limpa (P+L) como ferramenta da sustentabilidade empresarial. Para tanto, aplicou-se a metodologia de P+L em três indústrias, conforme assinalado no quadro a seguir. Considerando o estudo descrito, avalie as seguintes afirmações, no que diz respeito às ações de P+L categorizadas como reúso da água:
I- A indústria alimentícia utiliza a água da chuva em banheiros e jardinagem.
II- A indústria metalúrgica utiliza a água de resfriamento de fornos para limpeza de maquinários e veículos. 
III- A indústria têxtil utiliza energia solar para alimentação da estação de tratamento de efluente. 
IV- A indústria têxtil utiliza a água do banho de enxágue a frio para tingimento com corantes. 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a)
	I, II e IV.
	b)
	I, III e IV.
	c)
	II e IV.
	d)
	II e III.
	12.
	(ENADE, 2013) Conforme o Decreto nº 4.297/2002, Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas. Esse instrumento estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinadas a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. Além disso, visa organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.
Considerando o tema do decreto mencionado, assinale a alternativa correta:
	a)
	O mapeamento de terras indígenas, as unidades de conservação e as áreas de fronteiras estão dispensadas do diagnóstico de recursos naturais.
	b)
	O ZEE prevê que as áreas degradadas sejam excluídas do zoneamento, por não assegurarem a manutenção dos serviços ambientais.
	c)
	O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região, levando em consideração suas peculiaridades.
	d)
	As potencialidades naturais, os corredores ecológicos, as tendências de ocupação e as condições de vida da população são alguns dos aspectos que devem ser contemplados no diagnóstico de recursos naturais.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Mais conteúdos dessa disciplina