Buscar

PORTIFOLIO EMPREENDEDORISMO VERDE


Prévia do material em texto

10
superior de tecnologia em gestão de recursos humanos
RENATA CARDOSO TEIXEIRA DA SILVA
“STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE”.
Colinas do Tocantins - TO
2020
renata cardoso teixeira da silva
“STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE”.
Trabalho de Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Empreendedorismo, Gestão de projetos, Modelos de gestão, Homem, cultura e sociedade, Legislação Social e Trabalhista; Orientador: Prof. Heloisa de Oliveira Kawata.
Colinas do Tocantins - TO
2020
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
2	empreendedorismo	5
2.1	características do empreendedor social	5
2.2 empreendedorismo verde	6
2.3	O que é uma startup?	6
2.4	intraempreendedorismo	7
3	gestão de projetos	7
3.1	processos exenciais na gestão de comunicação	7
3.2	papel como gerente de projetos no gerenciamento da comunicação	8
4	modelos de gestão	9
4.1	empresa de estrutura orgânica	9
4.2	BENEFÍCIOS DA ESTRUTURA ORGÂNICA	10
5	homem, cultura e sociedade	10
5.1	possibilidades de mudança	10
6	LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA	11
6.1	trabalho intermitente	11
6.2	direitos do empregado no trabalho intermitente	11
7	opinião do aluno - trabalho intermitente	12
8	CONsiderações finais	13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	14
 
Introdução
	
Esse semestre estaremos trabalhando com a temática de empreendedorismo Verde e com isso irá reforçar as habilidades nas temáticas supracitados e exigidas, o primeiro tema a ser abordado é sobre o empreendedorismo no qual levara a questionar quais são as características do Empreendedor social e com isso citar o que é uma Startup. Também falara sobre o que é o intraempreendedorismo verde e quais são os fatores presentes para estimular uma organização.
Também irá trabalhar na disciplina de gestão de projetos o quesito voltado para a comunicação sabendo que é uma ferramenta bastante importante dentro de uma organização e dentro dessa situação de PTI ele estará enfatizando quais os processos essenciais na gestão da comunicação, na aplicação de um projeto voltado para uma Startup. Também mostrará qual é o papel do gerente de projeto dentro daquele jeito de comunicação.
Será trabalhado também na temática de modelo de gestão as questões organizacionais com a indagação da empresa de estrutura orgânica citando quais são as principais características para esse ramo e quais os principais benefícios de se implantar essa estrutura em determinada empresa para que a tecnologia e veremos que a inovação pode trazer resultados para a sustentabilidade socioambiental. Somado a isso. Também na disciplina de homem Cultura e Sociedade, será levado ainda a questão do capitalismo global buscando a preservação da vida e quando possibilidades de mudança dentro do quadro levando em consideração o atual cenário capitalista.
 Por fim na disciplina de legislação social e trabalhista onde irá reforçar os seus conhecimentos diante dessa disciplina ao longo do semestre e responder quais os objetivos do trabalho intermitente e quando ele pode ser utilizado e também debater os direitos do empregado dentro do seu ambiente de trabalho e sua opinião voltado para assunto de ferramentas de precarização de trabalho. Diante de tudo isso acadêmico estará reforçando os seus conhecimentos e habilidades ao longo do semestre para que posso estar fundamentando e acarretando conhecimentos para sua profissão.
empreendedorismO
2 .1 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR SOCIAL
O empreendedor social tem na comunidade seu principal eixo de atuação para que possa ser bem-sucedido vários quesitos e praticar as seguintes ações:
· Preservação das culturas locais;
· Incentiva doação de comportamentos éticos e responsáveis e a auto-organização de renda do emprego;
· Praticar novas formas de introdução de inserção social;
· Autor regeneração emprego;
· O caminho é da cooperativada ao invés da competitividade e apresentar a eficiência em vez de apenas o individualismo;
· O empreendedor social deve aprender a identificar e aplicar soluções práticas aos problemas sociais combinando a inovação e os recursos junto com as oportunidades;
· Também sabem inovar com produtos e serviços para preencher e solucionar problemas sociais; 
· Tocar primeiramente na geração de valor e também dispor a inovação de ideias da iniciativa buscando uma maior replicação;
Todos possuem características e habilidades naturais que podem ser potencializadas com o apoio de formações específicas e de profissionais. Mesmo aqueles que se consideram sem criatividade ou com jeito para os negócios, podem ter algumas características, como dedicação e comprometimento, que são essenciais para conduzir uma empresa de sucesso.
 2.2 EMPREENDEDORISMO VERDE
 Ao levar em consideração as características da economia ou do empreendedorismo Verde podemos ver que esse ramo tem tomado novos ramos no desenvolvimento do processo de produção mundial, pois gradativamente o homem vem procurando formas mais sustentáveis e econômicas de produzir e não impactar diretamente ao meio ambiente, e isso vêm favorecendo e alavancando cada dia mais o processo de preservação e de exploração dos recursos naturais.  O empreendedorismo sustentável está deixando de lado o famoso “empreendedorismo egoísta” que apenas era preocupado com os lucros e se posicionando também diante de um papel mais responsável com relação à preservação do meio ambiente.
 Porém essa temática não pode ser algo relevante o suficiente para que o descaso continue, cada dia mais a demanda por produtos tende a aumentar e ainda o cenário de descaso com a preservação e extração de recursos naturais é algo considerável em nossa sociedade. A importância do nascimento desses novos projetos e atividades ligados ao setor sustentável, é a possibilidade de que tais empresas possam também influenciar toda uma cadeia contagiando seus fornecedores e consumidores a adotarem também boas práticas ambientais, possibilitando assim atingir toda uma ramificação desse consumo – da produção até a sua destinação final.
Visto que suas características implicam em que cada uma das instituições forneçam seus serviços e produzam cada dia mais de forma ecológica e sustentável, e se atentem para o atual cenário de nosso ambiente. O empreendedorismo verde visa preservar de maneira eficiente e policiar os processos de produção das empresas.
2.3 O QUE É STARTUP?
De forma Clara e resumida uma Startup são empresas que realizam atividades de forma inovadora para atender as demandas do mercado, na qual possuem os seus modelos de negócios de maneira escalável para que a mesma torne rentável de forma mais rápida de com isso possa manter o baixo custo dentro de sua operação, em outras palavras é um negócio conservador que irá apresentar uma solução de forma clara e objetiva para um problema no mercado, que é fortemente baseada nas competências e seus fundadores e também na possibilidade de crescimento.
2.4 SOBRE O INTRAEMPREENDEDORISMO
Também dentro de uma empresa ou instituição é necessário que haja o intra-empreendedorismo que se trata de uma modalidade de empreendedorismo praticado por funcionários dentro de uma instituição ou empresa que trabalha. Possui como característica o envolvimento adaptável em empenho e também o uso inovador de criatividades, que é sensível a mudanças ambientais e deve aprender a tolerar os riscos.
Hodiernamente o intra-empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo é um novo conceito arraigado hoje nas organizações que significa que um funcionário pode agir de forma empreendedora em uma instituição ou organização, e com essa atitude buscar objetivos e transformar ideias em realidade dentro de uma empresa.
gestão de projetos
3.1 PROCESOS EXENCIAIS NA GESTãO DA COMUNICAçãO
De acordo com o Guia PMBOK®, planejar o gerenciamento das comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas noprojeto e definir uma abordagem de comunicação. Assim sendo, no caso de um startup sustentável, alguns processos e critérios são importantes e relevantes, que são eles: 
· Estimular o projeto em equipe, se conectar as partes interessadas e reagindo as necessidades de informação e procurando atualizações dentro do startup;
· Ser ágio nas medidas e em tomar decisões, para que a informação esteja disponível na hora certa, para a equipe ou colaborador certo;
· Ter a garantia dos alinhamentos dos colaboradores, tendo eficientes informações para adaptar a cultura e estrutura organizacional;
· Considerar os interesses individuais e de grupo, seus conflitos e repertórios;
· Validar o plano com os interessados;
· Ter a garantia dos adequados meios para a resolução de um problema, no controle das mudanças e na distribuição referente as informações;
· Ter um bom padrão de comunicação dentro do startup, revisando o mesmo, sempre que preciso.
 
0. PAPEL COMO GERENTE DE PROJETOS NO GERENCIAMENTO DA COMUNICaçãO. 
Sabemos que a função do gerente no quesito de informação voltado para um startup sustentável, será gerir a Comunicação. Ele será denominado como o profissional responsável por criar e de forma ficar, também definir planos estratégicos das áreas de comercialização, para que a startup possa se alavancar e melhorar de forma eficaz no seu processo de desenvolvimento. E essencial que o profissional domine estratégias de marketing e comunicação. 
No caso do startup, este profissional estará atuando ativamente no processo de supervisão da elaboração de catálogos de produtos, para promover junto ao mercado a ampla divulgação e consequentemente a popularidade da instituição. 
1. modelos de gestão
4.1 EMPRESA DE ESTRUTURA ORGÂNICA
Ao falarmos de estrutura e organização orgânica devemos ressaltar que se trata de uma empresa que adota hodiernamente o modelo de gestão como principal foco no desenvolvimento humano liga esse modelo de gestão é indicado para as instituições que constantemente lidam com uma competitividade alta e sofrem gradativas mudanças no mercado na qual estão inseridas.
As instituições que adotam esse tipo de organização necessitam de um sistema descentralizado de decisões e uma flexível em consonância com as grandes vantagens desse modelo é que o seu potencial de desenvolvimento é alto e as habilidades dos seus profissionais, em consideração com foco são de grande relevância, permitindo que os colaboradores ganham novas experiências que contribuíram de maneira saudável e positiva na carreira na empresa e na sua carreira pessoal.
Nossa vantagem dessa organização é que em sua comunicação ela irá permitir de maneira interna uma confiável informação, e este modelo irá garantir uma melhor Interação em consonância com bom relacionamento interpessoal empresarial e orgânica. Para o qual foi criado no intuito de designar a contratação de uma segurança por parte da instituição ou empresa de maneira direta outrossim a segurança fica por parte da própria instituição e não de uma instituição terceirizada, essa instituição orgânica é formada por atividades desenvolvidas por organizações que são divididas e organizadas de maneira coordenada, tem algum viez de incluir aspectos físicos humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. 
4.2 BENEFICIOS DA ESTRUTURA ORGÂNICA
Os benefícios de se implantar essa estrutura orgânica dentro de uma empresa é que a mesma poderá gerir de maneira mais objetiva e centralizada a informação e a sua gestão E com isso focar mais nos conselhos diretos e nos negócios voltados para o consumidor final, Com altas visando a supervisão de empreendimento e os apoios necessários, e com isso a organização orgânica dentro dessa estrutura, ficara flexível em auxiliar nas tomadas de decisões em uma estruturação mais abrangente, reforçando a interação dentro dos colaboradores e funcionários e automaticamente alavancando os resultados da instituição. 
1. homem cultura e sociedade
5.1 POSSIBILIDADES DE MUDANÇA
Tendo em vista que a degeneração ambiental é resultado do alto consumismo humano e das questões capitalistas globais podemos tomar algumas atitudes que irão auxiliar na preservação da vida e na produção Econômica hein nossa contemporaneidade podemos citar algumas dessas medidas que envolve o comportamento Empresarial e também social.
· Preservar as árvores não utilizar de forma ilegal as nossas principais fontes de matéria-prima para construções sabendo que As madeiras e nossas palestras deve ser cuidado e preservado para que as gerações futuras não venham a sofrer com impactos e desmatamentos e outros quesitos;
· Cuidar bem dos cursos de água é essencial que não se haja lixo nas encostas tanto de rios em perímetro urbano quanto é e-mail do campo e preservar também as encostas dos rios para que o mesmo não venha a faltar esse bem então é social para humanidade;
· Preservar a caça e a pesca para que não haja uma grande redução da vida aquática e a extinção de animais que auxiliam na contribuição no ecossistema da nossa fauna e flora, bem como o transporte e venda ilegal desses animais;
· Não descartar resíduos em nenhuma hipótese em locais impróprios mais buscar descartar lixos em seus respectivos locais apropriados;
· Reutilizar e reaproveitar são três palavras importantes para a sustentabilidade ambiental que a diminuir a quantidade de lixo cada dia mais descartando e separando de maneira ecológica o metal plástico ou papel e o vidro;
· Reduzir de maneira consciente o consumo de água sabendo que a quantidade de água em nosso planeta é uma porção mínima se comparado não apenas o tamanho do nosso globo terrestre, mas sim a necessidade de consumo de toda a forma de vida nela existente, assim sendo o uso exorbitante e em controlável desse recurso pode prejudicar também a vida e as futuras Produções;
· Reduzir o consumo de energia elétrica para que automaticamente as indústrias hidrelétricas possam estar fornecendo esse recurso de maneira sustentável e acessível a todos;
Assim sendo se considerado cada um desses fatores e juntando o papel da conscientização social familiar e empresarial os benefícios que essas atitudes e ações trará para a humanidade e o ambiente a vida são significativas.
6 LEGISLAÇÃO social e trabalhista
6.1 TRABALHO INTERMITENTE
 Levando em consideração os objetivos do trabalho intermitente e quando ele pode ser utilizado podemos acertar quem o contrato intermitente é caracterizado pela ausência das Jornadas fixas e regulares onde o profissional pode ser chamado conforme a necessidade da instituição e do empregador, e isso terá liberdade para aceitar ou não essa convocação, o trabalho intermitente significa considerar como interno a empresa de maneira desvinculada este contrato de trabalho no qual a prestação de serviços com o subordinado não se dá de maneira continua e ocorre com alternância de períodos e variados prestações de serviços e que podem ser utilizado a medida que a necessidade da empresa se adéqua a essa modalidade, ou pode ser usado em uma soma de idealizações entre funcionário e instituição.
 6. 2 DIREITOS DO EMPREGADO NO TRABALHO INTERMITENTE
 O Profissional que desenvolve assistir criatividade no trabalho intermitente terá direito a muitos tópicos que serão solicitados abaixo como o valor é moderado do período trabalhado sendo pago semanalmente ou diariamente, as suas férias são proporcionais quando adicionais de 13, o valor do repouso também remunerado para caso trabalhador use os domingos e feriados, terá também proporcional do 13º salário, também terá adicionais legais como hora extra e dentre outros benefícios oferecidos pela instituição, terá benefícios previstos em regulamento como de FGTS e Previdência Social, terá também direito de constituições com contratos sujeitos a punições e multas de 50% a favor do empregado.
7 OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO – TRABALHO INTERMITENTE
Conforme sugerido, em minha opinião o trabalho intermitentepossui suas particularidades e pontos positivos e negativos, assim sendo procuro propor uma opinião neutra diante dessa situação dizendo que se por um lado o trabalho intermitente possui suas vantagens em ter instituição pode contratar o serviço daquele funcionário de acordo com a demanda e necessidade da inscrição, por outro prejudica de maneira significativa aquele empregado que por sua vez acaba esse ungido por um contrato ou documento que ele possa estar sempre disponível mesmo sem saber o momento adequado que terá disponibilidade para exercer suas funções, implicando em uma garantia de serviço e de uma garantia de salário fixo. Outro motivo de manter uma posição neutra aqui essa vantagem facilita e beneficia de maneira mais significativa mais o empregador do que um empregado, uma vez que o mesmo pode simplesmente se livrar da obrigação do dever de cumprir com certas obrigações.
1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Finalizamos, mas essa proposta vendo cada etapa que foi importante para desenvolver habilidades e competências em sua profissão, aprendemos na disciplina de empreendedorismo as características de um empreendedor social, vemos o que foi uma Startup e as características de um empreendedor que procura sua gestão em um empreendedorismo Verde.
 Também vemos na disciplina de gestão de projeto a importância de se trabalhar a comunicação e a gestão do orçamento de projeto aprendemos também na disciplina de modelo de gestão a importância de se aderir à proposta da empresa com estrutura orgânica, e como implantar essa estrutura dentro da instituição ressaltando seus benefícios e inovações para restituição.
 Aprendemos também na disciplina de homem cultura e sociedade a importância de se desenvolver uma instituição e uma sociedade com a mentalidade de preservar o ambiente em todo o seu processo, visto que esse papel e esse dever não é somente de uma instituição, mas de cada indivíduo em si.
 Na disciplina de legislação social e trabalhista aprendemos um pouco mais sobre o trabalho intermitente, vemos que ele pode ser utilizado legalmente hoje dentro de instituições e que apresenta grandes particularidades e pontos positivos e negativos ver com isso acadêmico foi capaz de aprender e adquirir conhecimentos e habilidades para receber em sua profissão.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de Julho de 2017. Que Dispõe sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União - Seção 1 - 14/7/2017. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13467-13-julho-2017-785204-publicacaooriginal-153369-pl.html> Acesso 06 de Ago. 2019.
VALE, G. M. V.; CORRÊA, V. S.; REIS, R. F. Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade versus Oportunidade? RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, art. 4, pp. 311-327, maio/jun., 2014.
CARLOS, José. Uso de Ozônio em Lavanderias. Brasil Grupo Philozon, 9 de março de 2011. Disponível: <http://www.philozon.com.br/noticias/uso-de-ozonio-em-lavanderias/> Acesso: 06 de Ago. 2019.
CHIAVENATO, I., Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
 Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
 Gestão de pessoas: é o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 128 p.
ZANIN, L. M.; SILVA, F. R. Evolução das teorias que suportam os artigos publicados em empreendedorismo entre 1960 e 2013: Análise da rede de citação e cocitação. XXXIX ENCONTRO DA ANPAD, 13-16 set. 2015, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: EnANPAD, 2015, p. 1-20.
Princípios de administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Administração: Teoria, processo, prática. 4ª Ed. São Paulo: Ed. Elsevier-Campus, 2007
GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. São Paulo: Habra, 1997. 
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
TAN, J. Culture, Nation, and entrepreneurial strategic orientations: implications for a n emerging economy. Entrepreneurship theory and practice, v. 26, n. 4, 2002.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. A edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MACHADO, Rosa Teresa Moreira. Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.
MARQUES, José Roberto. Rotatividade de funcionários: entenda as causas. Disponível em:<http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/as-causas-da-rotatividade-de-funcionarios/> Acesso em: 09 de Ago. 2019.
TOMÁS, Arnaldo. Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações do Conhecimento. São Paulo, Administradores.com, 2018. Disponível: <https://administradores.com.br/artigos/gestao-estrategica-de-pessoas-nas-organizacoes-do-conhecimento> Acesso: 07 de Ago. 2019.
STOREY, D. Book review: the economics of self-employment and entrepreneurship. International Small Business Journal, v. 24, n. 1, p. 101-103, 2006.

Continue navegando