Buscar

Prova objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O ensino de alguma língua - ou até de alguma disciplina escolar - possui uma história. Estudar essa história ajuda a compreender aspectos políticos e mudanças de compreensão. Sobre o ensino de novas tecnologias para o ensino de língua estrangeira e as suas três fases, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na fase (CALL comunicativa), pode-se percebido o uso do computador para estudar a linguagem contextualizada.
(    ) Desde o surgimento do uso das tecnologias (década de 1960), pouco ou quase nada foi alterado.
(    ) Pode-se perceber que as aulas, desde a década de 1960, tem sofrido mudanças.
(    ) Nessa história do ensino do Inglês, é possível destacar o aumento de interesse desde os Jogos Olímpicos em 2016.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Os professores precisam conhecer os gêneros discursivos e as linguagens digitais que são usadas pelos alunos, para integrá-los, de forma criativa e construtiva, ao cotidiano escolar. Quando digo integrar é porque o que se quer não é o abandono das práticas já existentes, que são produtivas e necessárias, mas que a elas se acrescente o novo. Precisamos, portanto, de professores e alunos que sejam letrados digitais, isto é, professores e alunos que se apropriam crítica e criativamente da tecnologia (FREITAS, 2010, p. 340). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREITAS, M. T. A. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 335-352, 2010.
	 a)
	Ao ter ênfase no letramento digital, buscamos instigar os alunos a consumir as diversas tecnologias existentes.
	 b)
	O uso da tecnologia, visando o letramento digital, trata-se do consumo de materiais e ferramentas.
	 c)
	O uso da tecnologia, tendo em vista o letramento digital, trata-se de uma maneira de interagir, conectar e criar.
	 d)
	Ao utilizar uma tecnologia, busca-se construir um senso de "estar incluído" e em "não estar de fora" das inovações.
	3.
	Terzi e Ponte (2006, p. 667) afirmam que "se considerarmos letramento apenas como uso cultural da escrita, teremos que considerar como não letradas todas as pessoas que, por serem analfabetas, não a utilizam de maneira independente. Entretanto, essas pessoas podem apresentar uma relação diferente com a escrita, por exemplo, por conhecer algumas de suas funções. É o caso dos analfabetos que ditam cartas aos escribas. Embora não saibam redigir as cartas, eles conhecem sua função e, muitas vezes, sua estrutura textual. Aqueles que residem em grandes centros urbanos, embora não saibam ler, conhecem a função da escrita presente nos veículos de transporte coletivo, a função das placas identificativas e orientadoras de locais. Não leem e não escrevem, mas já têm algum conhecimento da função social da escrita e, por isso, não podem ser considerados basicamente não letrados". Sobre as práticas pedagógicas e o trabalho que visam o desenvolvimento das habilidades em EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao trabalharmos em EJA, podemos também utilizar as novas tecnologias.
(    ) O cuidado recomendado é que as práticas tenham sentido para o estudante.
(    ) Sabe-se que o estudante de EJA terá mais medo/vergonha de errar diante de uma máquina.
(    ) Em EJA, alguns aplicativos podem ajudar a praticar o speaking sozinho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TERZI, S. B.; PONTE, G. L. A identificação do cidadão no processo de letramento crítico. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 665-686, jul./dez. 2006.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Para Soares (2002, p. 151), letramento digital é um "certo estado ou condição que adquirem os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e de escrita na tela diferentes do estado ou condição - do letramento - dos que exercem práticas de leitura e de escrita no papel". Sobre o papel do professor, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.
	 a)
	O professor segue com grande importância, em especial, a de mediador; ele auxilia o aluno a administrar informações.
	 b)
	O professor perde o papel de mediador, ele passa a ser um produtor de informações e conhecimento.
	 c)
	O professor segue importante, contudo, com a relevância levemente alterada, tendo em vista as novas tecnologias tomarem à frente.
	 d)
	As novas tecnologias servem para práticas de leitura e escrita em telas, e os professores precisam usar apenas as telas e as TIC.
	5.
	Na Itália, a educação domiciliar segue o artigo 30 da Constituição, segundo o qual é direito e dever dos pais manter, instruir e educar as crianças, mesmo aquelas nascidas fora do casamento. A escolaridade obrigatória poderá ser cumprida mediante comparecimento às escolas públicas, às escolas particulares ou poderá ser cumprida pela educação domiciliar [...].
A Holanda é outro dos poucos países europeus onde a educação domiciliar não é uma forma aceitável de cursar o ensino obrigatório, e a educação escolar é o único modelo permitido. A lei de educação obrigatória, no entanto, contém uma disposição segundo a qual os pais podem ser dispensados de efetuar a matrícula da criança, se não houver escola de sua religião ou convicção dentro de uma distância razoável de sua residência [...].
Em Portugal, a educação domiciliar é legal, e os pais, quando desejam ensinar seus filhos domiciliarmente, devem procurar a escola da área e mostrar que são competentes para a função. Nesse caso, a escola deverá dar-lhes o acesso a programas e outros documentos relevantes para o ensino e, ao final de cada ano letivo, os pais devem apresentar as avaliações realizadas e seus resultados (ANDRADE, 2017, p. 179-180).
A partir do texto e dos estudos da disciplina sobre ensino em casa (homeschooling), analise as sentenças a seguir:
I- O homeschooling ou educação domiciliar é uma realidade em todos os países do mundo.
II- A educação em casa é uma forma de educação superior sem necessidade de qualquer avaliação.
III- Em Portugal, há a possibilidade de estudar em casa, desde que pais demonstrem competência.
IV- Na Itália, a educação domiciliar é terminantemente proibida; considerada inclusive um crime.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Édison Prado de. Educação Domiciliar: encontrando o Direito. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, p. 172-192, ago.  2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000200172&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 ago. 2019.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	Technology has significantly changed our life by introducing new possibilities for communicating and looking for any kind of information. Everybody, everywhere and at every moment uses some kind of technological appliance, also when it comes to studying and learning. Among the possibilities presented below, check the only one that is not correct when it comes to useing technology at school:
	 a)
	Midia provide students with new possibilities for learning.
	 b)
	Many technological ressources, for instance, blogs, chats, can be used with profit in class.
	 c)
	Horizons are broaden when it comes to learning any subject with the aid of technological means.
	 d)
	Technology at school may not be seen as a good thing by teachers as it will simply replace their Jobs in a near future.
	7.
	Parents and even some teachers and school staff may be affraid of the huge new world of possibilities which have been opened to their children or the ones under their responsibility by introducing technologies in their daily routine.
Digital technology actually bumped into our modern life as a whole set of unbelievable possibilities and children mainly focuse on having fun and hanging around on-line. But technology can also be applied for positive and more serious purposes when it come to English classes, as for instance, as a facilitator of learning and for improving behaviours and skills. Analyze the following statements related to this subjects:
I- Introducing apps (applications) in class may be dangerous for the learning process.
II- Children may learn even faster and easier with a smarphone allowed in class.
III- Technology in the classroom is an odd way to learn as most children even don´t know what an app (application) or a platform is.
IV- The app (application) Stories by Gus on the Go would be a good way to teach English in class.
Check the right answer:
	 a)
	I, II and III are correct.
	 b)
	II, III and IV are correct.
	 c)
	II and IV are correct.
	 d)
	II and III are correct.
	8.
	Independente das dificuldades enfrentadas no decorrer da experiência, existe uma necessidade de atitudes inovadoras em sala de aula, e que estas reflitam diretamente na postura dos alunos e no aproveitamento dos seus estudos em prol de um melhor significado dos conteúdos envolvidos e de uma formação profissional de mais qualidade (PAVANELO, 2017, p. 757). Tal perspectiva vai ao encontro da BNCC. A partir dessa reflexão e da compreensão da BNCC, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Flipped Classroom: the analysis of an experience in the discipline of Calculus i. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017
	 a)
	A escolha por atividades deve dar ênfase ao conhecimento pronto e estagnado.
	 b)
	É essencial escolher atividades que envolvam a pesquisa, estimulando a busca por respostas.
	 c)
	A educação escolar deve procurar dar ênfase à hierarquia acima da produção do conhecimento.
	 d)
	A busca por respostas deve ser uma atividade docente; o estudante deve ser estimulado a esperar.
	9.
	Technology has supplied the learning process of the english language with a range of new possibilities for teacher and students on their own. Remote education (EAD) and Self learning are among the new methods of learning english allowed by the use of Technologies. Another method for the learning of english is the Flipped Classroom. Read the following statements and check T, for true and F, for false, according to their relation to the Flipped Classroom methodology:
(    ) In the Flipped Classroom methodology students need no professor anymore to guide them through the learning process.
(    ) The Flipped Classroom consists of three main steps: before the class, during the class, after the class.
(    ) Among the three moments of the Flipped Class, in one of them, only, do the students attempt a class.
(    ) Evaluation in the Flipped Class Method may occur in class and also after class when students broaden the learnings they have achieved.  
Check the right option:
	 a)
	F - T - T - T.
	 b)
	T - F - F - T.
	 c)
	F - F - T - F.
	 d)
	T - T - F - T.
	10.
	Analisar o papel que as tecnologias e as informações/imagens tem desempenhado na vida social implica não somente explorar as características técnicas dos meios, mas buscar entender as condições sociais, culturais e educativas de seus contextos. Esse enfoque é primordial para perceber as possibilidades que se estabelecem com o uso das modernas - algumas já nem tão modernas assim - tecnologias (PORTO, 2006, p. 44). Essas tecnologias fazem parte tanto da vida de jovens e adultos quando são úteis ao ensino, facilitando o acesso à informação. Sobre as novas tecnologias no ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- Muitos adultos optam pelo estudo de idiomas em frente a um computador ou smartphone por falta de tempo.
II- A função principal da língua é a comunicação: as novas tecnologias podem contribuir nesse sentido.
III- As tecnologias contribuem com a interação, não com a comunicação.
IV- A comunicação é prejudicada pelo uso das novas tecnologias: não é possível socializar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 31 jan./abr. 2006.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
1.
 
O ensino de alguma língua 
-
 
ou até de alguma disciplina escolar 
-
 
possui uma 
história. Estudar essa história ajuda a compreender aspectos políticos e mudanças de 
compreensão. Sobre o ensino de novas tecnologias para o ensino de língua 
estrangeira e as suas
 
três fases, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
 
 
(
 
) Na fase (CALL comunicativa), pode
-
se percebido o uso do computador para 
estudar a linguagem contextualizada.
 
(
 
) Desde o surgimento do uso das tecnologias (década de 1960)
, pouco ou quase 
nada foi alterado.
 
(
 
) Pode
-
se perceber que as aulas, desde a década de 1960, tem sofrido mudanças.
 
(
 
) Nessa história do ensino do Inglês, é possível destacar o aumento de interesse 
desde os Jogos Olímpicos em 2016.
 
 
Assinale a alte
rnativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
a)
 
F 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
V.
 
 
b)
 
V 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
c)
 
V 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
V.
 
 
d)
 
F 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
2.
 
Os professores precisam conhecer os gêneros discursivos e as linguagens digitais que 
são usadas pelos alunos, para integrá
-
los, de forma criativa e construtiva, ao 
cotidiano escolar. Quando digo integrar é porque o que se quer n
ão é o abandono das 
práticas já existentes, que são produtivas e necessárias, mas que a elas se acrescente 
o novo. Precisamos, portanto, de professores e alunos que sejam letrados digitais, 
isto é, professores e alunos que se apropriam crítica e criativame
nte da tecnologia 
(FREITAS, 2010, p. 340). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
FONTE: FREITAS, M. T. A. Letramento digital e formação de professores. 
Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 335
-
352, 2010.
 
 
a)
 
Ao ter ênfase no letramento digital, buscamos instigar os alu
nos a consumir as 
diversas tecnologias existentes.
 
 
b)
 
O uso da tecnologia, visando 
o letramento digital, trata
-
se do consumo de 
materiais e ferramentas.
 
 
c)
 
O uso da tecnologia, tend
o em vista o letramento digital, trata
-
se de uma maneira 
de interagir, conectar e criar.
 
 
d)
 
Ao utilizar uma tecnologia, busca
-
se construir um senso de "estar incluído" e em 
"não estar de fora" das inovações.
 
 
3.
 
Terzi e 
Ponte (2006, p. 667) afirmam que "se considerarmos letramento apenas como 
uso cultural da escrita, teremos que considerar como não letradas todas as pessoas 
que, por serem analfabetas, não a utilizam de maneira independente. Entretanto, 
essas pessoas podem
 
apresentar uma relação diferente com a escrita, por exemplo, 
por conhecer algumas de suas funções. É o caso dos analfabetos que ditam cartas aos 
escribas. Embora não saibam redigir as cartas, eles conhecem sua função e, muitas 
vezes, sua estrutura textual
. Aqueles que residem em grandes centros urbanos, 
embora não saibam ler, conhecem a função da escrita presente nos veículos de 
transporte coletivo, a função das placas identificativas e orientadoras de locais. Não 
1. O ensino de alguma língua - ou até de alguma disciplina escolar - possui uma 
história. Estudar essa história ajuda a compreender aspectos políticos e mudanças de 
compreensão. Sobre o ensino de novas tecnologias para o ensino de língua 
estrangeira e as suas três fases, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as 
falsas: 
 
( ) Na fase (CALL comunicativa),
pode-se percebido o uso do computador para 
estudar a linguagem contextualizada. 
( ) Desde o surgimento do uso das tecnologias (década de 1960), pouco ou quase 
nada foi alterado. 
( ) Pode-se perceber que as aulas, desde a década de 1960, tem sofrido mudanças. 
( ) Nessa história do ensino do Inglês, é possível destacar o aumento de interesse 
desde os Jogos Olímpicos em 2016. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) 
F - F - V - V. 
 b) 
V - V - F - V. 
 c) 
V - F - V - V. 
 d) 
F - V - V - F. 
 
2. Os professores precisam conhecer os gêneros discursivos e as linguagens digitais que 
são usadas pelos alunos, para integrá-los, de forma criativa e construtiva, ao 
cotidiano escolar. Quando digo integrar é porque o que se quer não é o abandono das 
práticas já existentes, que são produtivas e necessárias, mas que a elas se acrescente 
o novo. Precisamos, portanto, de professores e alunos que sejam letrados digitais, 
isto é, professores e alunos que se apropriam crítica e criativamente da tecnologia 
(FREITAS, 2010, p. 340). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: FREITAS, M. T. A. Letramento digital e formação de professores. 
Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 335-352, 2010. 
 a) 
Ao ter ênfase no letramento digital, buscamos instigar os alunos a consumir as 
diversas tecnologias existentes. 
 b) 
O uso da tecnologia, visando o letramento digital, trata-se do consumo de 
materiais e ferramentas. 
 c) 
O uso da tecnologia, tendo em vista o letramento digital, trata-se de uma maneira 
de interagir, conectar e criar. 
 d) 
Ao utilizar uma tecnologia, busca-se construir um senso de "estar incluído" e em 
"não estar de fora" das inovações. 
 
3. Terzi e Ponte (2006, p. 667) afirmam que "se considerarmos letramento apenas como 
uso cultural da escrita, teremos que considerar como não letradas todas as pessoas 
que, por serem analfabetas, não a utilizam de maneira independente. Entretanto, 
essas pessoas podem apresentar uma relação diferente com a escrita, por exemplo, 
por conhecer algumas de suas funções. É o caso dos analfabetos que ditam cartas aos 
escribas. Embora não saibam redigir as cartas, eles conhecem sua função e, muitas 
vezes, sua estrutura textual. Aqueles que residem em grandes centros urbanos, 
embora não saibam ler, conhecem a função da escrita presente nos veículos de 
transporte coletivo, a função das placas identificativas e orientadoras de locais. Não

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando