Buscar

DESCOBRINDO O SUJEITO QUE ÉS OU REPRESENTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descobrindo o sujeito que somos ou representamos
Prezados professores de Língua portuguesa!!!
Não ousem deixar de ler esse texto até o final...
De repente em uma sala composta de alunos do Ensino Fundamental, desmotivados com o ensino de gramática, a professora inicia a aula, cujo conhecimento é classificação do tipo de sujeito. Logo em seguida da, indaga-lhes: Que tipo de sujeito voce é, ou representa? Há momentos em que precisamos refletir sobre nossa identidade: o que somos ou representamos. sob esse aspecto, questiona-se: Que momentos seriam esses?
Diante da classificação dos sujeitos, em qual deles nos encaixamos ou deixamos transparecer?
simples? composto? oculto? indeterminado? ou inexistente?
Caso sejam simples, certamente será através da simplicidade de nossos atos. Com relação ao sujeito composto, apesar da compostura, pode em certas situações agir reciprocamente diante dos desafios da vida, portanto já não se percebe como único, pois somam-se ações. E o sujeito oculto? Por meio da sua muitas vezes mostra-se disfarçado no término de suas ações, como : percebo, sinto, reflito. e quanto ao sujeito indeterminado sabe-se que falaram mal dele, mas não determina quem. e por final, temos o sujeito inexistente despercebido pelas pessoas, empresas, mercado de trabalho, devido a sua postura passiva diante dos fatos, das inovações que surgem a cada dia.
Caros leitores, evidentemente que diante desse cenário, haverão respostas variadas conforme às reais necessidades e situações de cada indivíduo. Entretanto, alerta-se para o fato de que há uma dicotomia no universo dos sujeitos: Aquilo que somos ou representamos. Sendo assim, ora somos simples, ora compostos. muitas vezes nos ocultamos frente aos nossos desejos, sentimentos. Há ocasiões em que indeterminamos nossos objetivos , metas. Por conta disso somos sujeitos ao fracasso, imperceptíveis aos olhos de outrem. consequentemente, nos tornamos sujeitos inexistentes. e agora, leitor ja tens a resposta para os questionamentos aqui postos em reflexão?
“Que tipo de sujeito você é, ou representa na sua família, escola, m seu trabalho?”
 Autora Professora Francisca Soares Carvalho
 Contato: soarescarvalhofran@gmail.com
 Wasap: (88) 988784302

Outros materiais