Buscar

ESTUDO DIRIGIDO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO I
1) Quais possíveis consequências de defeitos no fechamento do tubo neural?
Os defeitos produzirão uma série de malformações ao feto, dependendo do momento, extensão e altura da falha desse defeito.
A Anencefalia, encefalocele, mielomeningocele, meningocele, Espinha Bífida Oculta e a hidrocefalia. A hidrocefalia não é uma má formação mas é muito comum, ela está acompanhada de uma má formação. Então a hidrocefalia é o aumento significativo da cabeça resultante do desequilíbrio entre produção e absorção de líquido cerebroespinhal. A causa mais comum de hidrocefalia fetal, é Estenose do Aqueduto de Sylvius.
2) Quais estruturas compõem neurônio? Cite suas principais características.
.Corpo celular (Dentritos e Axônio). O corpo celular é a região onde está localizado o núcleo do neurônio.
.Dentritos (São extensões muito ramificadas responsáveis por receber os sinais químicos de outro neurônio).
.Axônio (É uma extensão responsável por transmitir os sinais para outras células).
3) Quais os dois tipos de células que formam o sistema nervoso?
 
Neurônio e Células Glias ou Gliócitas.
Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida.
Tem a função básica de receber, processar e enviar informações. Altamente excitáveis, comunicam-se entre si e com outras células.
Células Glías: compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.
4) Qual a diferença entre neurônio aferente e eferente?
Neurônio aferente: receptor ou sensitivo, são os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central.
Neurônio eferente: motores ou efetuadores, transmitem os impulsos motores (respostas aos estímulos).
5) Explique a fisiopatologia da esclerose múltipla?
É uma doença autoimune, desmielinizante e inflamatória crônica que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal (SNC).
Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões.
O sistema imune do paciente corrói a bainha protetora que cobre os nervos, conhecida como mielina.
6) Como é dividido o SNC e SNP?
O Sistema Nervoso Central tem uma subdivisão: o Encéfalo (Crânio) e Medula Espinhal (Canal Vertebral). O Encéfalo se divide em Cérebro (Telencéfalo e Diencéfalo), Em Tronco Encefálico (Mesencéfalo, Ponte e Bulbo) e Cerebelo.
O Sistema Nervoso Periférico é composto por Nervos (Cranianos-Encéfalo: sensitivos, motores e viscerais), Espinhais-Medula e Gânglios, Terminações Nervosas, que saem da medula e vão enervar os músculos, os órgãos.
7) O que são neuroglias? Quais os tipos e funções?
São células que ocupam os espaços entre os neurônios. Tem a função de sustentação, revestimento ou isolamento, modulação da atividade neuronal e defesa;
8) O que é sinapse? Explique como ocorre.
Sinapse é a comunicação entre os neurônios.
Os neurônios, entram em contato com outros neurônios, passando-lhe informações. A forma dos neurônios se comunicarem denomina-se sinapse. Ou seja, os neurônios comunicam-se uns com os outros nas sinapses, pontos de contato entre neurônios (Fenda Sináptica) no qual encontramos as vesículas sinápticas, onde estão armazenados os neurotransmissores.
A comunicação ocorre por meio de neurotransmissores - agentes químicos liberados ou secretamente por um neurônio.
Os neurotransmissores mais comuns são acetilcolina e a norepinefrina, outros neurotransmissores do SNC incluem epinefrina, a serotonina e as endorfinas.
9) O que é plasticidade neural?
Plasticidade neural ou Neuroplasticidade é a capacidade do Sistema Nervoso de se modificar, remodelar e reorganizar em resultado de uma experiência. É a capacidade dos neurônios de alterar sua função, seu perfil químico (quantidade e tipos de neurotransmissores produzidos)
ou sua estrutura. Esta organização se relaciona com a modificação de algumas conexões sinápticas. A plasticidade nervosa não ocorre apenas em processos patológicos, mas assume também funções extremamente importantes no funcionamento normal do indivíduo.
10) O que pode acontecer com o neurônio após uma lesão axônica?
Uma parte do axônio permanece em contato com o corpo celular do neurônio e a outra parte fica isolada, ou seja, passa por um processo chamado degeneração Walleriana (morte celular).
11) Explique o potencial de membrana em repouso e quais são as condições que a mantém nesse estado.
O potencial de membrana é como a voltagem armazenada de uma bateria. Em repouso, o estado da membrana é polarizado (positivo fora e negativo dentro da célula).
Alta concentração de Na+ fora da célula e alta concentração de K+ dentro do meio celular.
O importante para o potencial de membrana em repouso é a bomba de sódio e potássio, que leva dois íons K+ para dentro da célula e três íons Na+ para fora da célula a cada ciclo, então é um transporte ativo, gasta ATP.
Nos neurônios, o gradiente eletroquímico e o potencial de membrana em repouso são mantidos: pela bomba de (Na+ / K+); por moléculas negativamente carregadas (ânions) presas dentro do neurônio por serem grandes demais para se difundir pelos canais; pela difusão passiva dos íons por canais iônicos na membrana celular.
Quando o neurônio não está transmitindo informações, o potencial elétrico é designado como potencial de membrana em repouso. Varia de -70 a 90mV.
É uma condição estável quando não há um movimento efetivo de íons através da membrana.
Meio extracelular: altas concentrações de sódio (Na+) e cloreto (Cl-) com baixas concentrações de potássio (K+).
Meio intracelular: altas concentrações de K+ e baixas concentrações de Na+ e Cl- e moléculas de ânions. 
12) O que é a lei do tudo ou nada?
A estimulação de um neurônio segue a LEI DO TUDO OU NADA. Isso significa que ou o estímulo é suficientemente intenso para excitar o neurônio, desencadeando o potencial de ação, ou nada acontece. Não existe potencial de ação mais forte ou mais fraco; ele é igual independente da intensidade do estímulo, o estímulo abaixa do limiar: os canais voltagem-dependente permanecem fechados, quando o estímulo atinge o limiar, ocorre a despolarização.
13) Explique como ocorre o potencial de ação. 
O potencial de ação (PA) começa com um estímulo (+15mV) que chega até a ZONA DE GATILHO (local onde o primeiro potencial de ação é gerado) e abre os canais de sódio e potássio sensitíveis à voltagem. É um fenômeno das células excitárias, é uma sequência de eventos que ocorrem rapidamente, o qual inverte o potencial de membrana em repouso e em seguida, restaura o seu estado inicial. O potencial de membrana é a diferença na carga elétrica (voltagem) da membrana celular.

Continue navegando