Buscar

A Importância da Ludicidade no Desenvolvimento Infantil

Prévia do material em texto

A importância do Aprender se divertindo – A ludicidade.
O ato de brincar no desenvolvimento infantil não significa apenas recrear, é muito mais, é como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, seu desenvolvimento acontece através de trocas reciprocas que se estabelecem durante toda a sua vida.
Sendo assim através do brincar desenvolve capacidades importantes como a atenção, a memória, a imaginação, a coordenação, podendo também desenvolver as áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade, criatividade, autonomia, desenvolvendo seu córtex e as conexões cerebrais, permitindo que os pequenos aprendam mais para o resto da vida. Aprendendo também a respeitar regras, por meio da ludicidade a criança começa a se expressar com mais facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança e aprendendo também a ser liderado e compartilhando a sua alegria de brincar.
A ludicidade proporciona um melhor aprendizado que pode ser estimulado durante a infância por meio das atividades neuropsicomotoras. 
As crianças que brincam estão mais preparadas emocionalmente para controlar suas emoções.
Durante a minha pesquisa pude observar que as crianças aprendem a autocorrigir falhas ou exageros cometidos durante o ato motor, elas aprender a utilizar diversas ferramentas para resolver diversos desafios, a memorização e a organização, treinar ritmo, persistência e controle inibitório nas atividades, entre outros.
Dentre inúmeras brincadeiras clássicas que podem ser realizadas ao ar livre e com elas podem ajudar o desenvolvimento das crianças uma delas me chamou muito a tenção pois desenvolve características que acredito ser primordial para a fase adulta, que é a brincadeira: Siga o Mestre- que estimula a liderança, a imaginação, formando adultos mais confiantes, desenvolvendo a capacidade da criatividade e aprendendo diversos movimentos que acredito também que ajuda a desenvolver um futuro adulto mais desinibido.
Para se trabalhar com a ludicidade é necessário espaços amplos, aconchegantes, com cores agradáveis, com espaços funcionais, brinquedoteca, parque, quadra.
Pois trabalhar com a ludicidade não é apenas espalhar diversos brinquedos no chão, é necessário ser pensada, preparada e ter um planejamento.
Lembrando que a atenção a segurança das crianças nos espaços deve ser primordial, analisando antes de tudo como os aspectos técnicos de equipamentos, das superfícies e dos espaços livres, é muito importante a aplicação de pisos emborrachados, entre outros.
A aprendizagem da criança se dará com mais facilidade a partir do momento em que o processo educativo espontâneo permite que a mesma brinque livremente em interação com seu meio ambiente, pude verificar que esta prática de ensino muito contribui com a construção de um trabalho pedagógico mais envolvente.
Durante a pesquisa a atividades lúdicas, observei que a realidade das escolas com a inadequação destes espaços é insatisfatória, estes não foram pensados para acomodar essas crianças, os espaços ainda são limitados e as atividades lúdicas acontecem principalmente na sala de aula. Assim as escolas ainda precisam se readequar para obter sucesso. 
Referencias: novosalunos.com.br 
Barcelonasuperficies.com.br>blog>aprender brincando 
Educacaoinfantil.ax.com.br ludicidade
www.estacaocriancars.com.br

Continue navegando