Buscar

metodologia A1

Prévia do material em texto

Conhecimento e método científico
As regras são onipresentes, importantes instrumentos para manter o equilíbrio das relações entre as pessoas na sociedade. O mesmo ocorre na execução de trabalhos de caráter científico, em que as regras estão presentes no método de pesquisa.
Método ou a metodologia se configura como uma regra orientadora das práticas investigativas da ciência. Por meio do método, o pesquisador indica os caminhos trilhados para alcançar seus resultados. O conhecimento é reconhecido como científico a partir da aplicação do método científico, caracterizado como sendo objetivo, racional, sistemático, geral e verificável. Devemos igualmente acentuar que a ciência reconhece a existência de conhecimento fora dela, isto é, conhecimentos criados sem o emprego de abordagem metodológica tal e qual preconiza a ciência.
Podemos pensar sobre o conhecimento para além da origem e da evolução histórica do termo, ou seja, no contexto da sua história social, posto que diferentes acontecimentos influenciem o que é considerado conhecimento em épocas e lugares distintos.
O que é ciência? O que é conhecimento científico?
ciência: a coerência entre argumentação, o corpo sistemático bem conduzido até suas conclusões congruentes entre si e entre as premissas iniciais, a consistência argumentativa e sua atualidade, a originalidade criativa e a objetivação como busca incessante da realidade (ainda que parcial e provisória).
Para Gil (2011, p. 02), a ciência pode ser considerada “[...] uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada — se possível, com auxílio da linguagem matemática —, leis que regem os fenômenos”. A definição supracitada indica claramente que a realidade não é ampla, profunda e integralmente explicada em uma pesquisa, mas, sim, na sucessão de pesquisas, pois são os diferentes e descontínuos enfoques que oferecem uma visão mais ampla de compreensão da sociedade, sendo amparados por métodos que robustecem a ciência. É resultado de diferentes maneiras de conhecer e construir os objetos científicos, de elaborar métodos e inventar tecnologias
O conhecimento científico não é definitivo, portanto, é provisório, podendo ligar um conhecimento ao outro, evidentemente, a partir de novos estudos. Para os atores do senso comum, seus conceitos e conhecimentos são definitivos, sendo que as modificações são difíceis de serem percebidas, justamente pela ausência de aplicação de método que afere essas mudanças. Ciência e conhecimento científico se utilizam de processos metodológicos para a expansão das fronteiras da ciência, acolhendo todas as oportunidades para o avanço científico.
Metodologia como processo de pesquisa
Entre seus objetivos, ele facilita a estruturação, o planejamento, o desenvolvimento, a execução e a análise em uma pesquisa. 
“A teoria é uma visão generalizada de fenômeno de qualquer natureza, que possa ser comprovado de alguma forma [...]”. Essa forma de comprovação das visões generalizadas ocorre por meio do emprego do método.
Todo método requer registros que identifiquem o passo a passo de uma pesquisa em suas diferentes etapas, por isso, muitos autores definem método como o caminho trilhado em uma pesquisa. 
Na pesquisa, o método facilita a compreensão do pesquisador sobre o fenômeno ou o evento investigado.
Sem o método, há dificuldades de compreensão ampla e profunda dos fenômenos ou eventos que ocorrem na sociedade, e isso acontece por vários motivos, desde a falta de conhecimento de causas e efeitos, passando pela falta de argumentos e chegando, por exemplo, à não percepção de relações entre eventos ou fenômenos. Facilita a compreensão e a análise dos resultados da pesquisa, amplia a compreensão sobre o tema, permite a descoberta de novos assuntos e campos de pesquisa e amplia a visão de mundo dos pesquisadores e leitores. 
Exige, então, disciplina, clareza, atenção e domínio do campo de investigação para a escolha da metodologia mais adequada às condições da pesquisa a ser realizada.
Etapas da pesquisa científica: escolha do tema e problema
A compreensão mais ampla e profunda do método científico requer tempo de maturação, esforço e dedicação aos estudos, condições facilitadoras à árdua tarefa da pesquisa. 
perguntas: “O que vai ser observado? Que técnicas serão usadas na observação? Como será registrada a observação? Como evitar erros gerados pela observação e interpretação da observação?”. É “[...] necessário que o pesquisador saiba escolher o problema de pesquisa, aja com iniciativa e independência do orientador, tenha imaginação criativa e outras qualidades semelhantes”.
É recomendado fazer a formulação do problema na forma interrogativa, sendo que essa estrutura poderá favorecer a finalização do trabalho no momento de apresentação das conclusões, mediante a resposta ao questionamento inicial. Contudo, outras formas de enunciado do problema são encontradas na literatura científica também. Tema e problema assumem importância no escopo de uma pesquisa, pois oferecem notoriedade à própria pesquisa e ao pesquisador, encontram reconhecimento e relevância por parte da sociedade, possuem escopo metodológico que os fundamentam e reúnem elementos para a viabilidade de uma pesquisa. 
Etapas da pesquisa científica: objetivos
Na pesquisa científica, é de fundamental importância relacionar o objetivo ao problema e às hipóteses, posto que, no final, o pesquisador constata que cada um desses elementos responde o outro. Convém ao orientador o papel de efetivamente debater e atuar, visando a evitar um dos erros mais comuns nos trabalhos acadêmicos: transcrever o problema no objetivo, fazendo o famoso jogo de palavras por meio de sinônimos. Esse é um risco que, se não for percebido, tende a colocar em cheque qualquer pesquisa. A relação entre o problema e o objetivo será mantida durante todo o processo de pesquisa, por isso, são complementares.
O exercício de elaboração dos objetivos é complexo, por isso, o pesquisador deve ter sempre em mente o problema de pesquisa, caso contrário, tende a cometer outro erro comum: dividir o objetivo geral entre os objetivos específicos, enquanto que, conforme caracterizado, os objetivos específicos são etapas para se alcançar o objetivo geral.
“Como Elaborar Objetivos de Pesquisa”, de Sandra Mattos. Ele está disponível em: <http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/Como%20elaborar%20Objetivos%20de%20Pesquisa.pdf>.
O objetivo de um projeto de pesquisa enfatiza a verdadeira expressão do significado da pesquisa, contudo, ele não é determinante para o êxito, mas, de forma isolada, pode fragilizar significativamente uma pesquisa. Sendo assim, a metodologia científica, desde sua criação histórica e social, tem contribuído de forma significativa para a criação do conhecimento de maneira sistemática, rigorosa e racional, desenvolvendo e aplicando métodos e tecnologias capazes de proporem soluções a problemas e questões emergentes e contemporâneos. 
Definir um projeto de pesquisa, distinguir os diferentes tipos de conhecimento, refletir sobre as etapas da pesquisa e compreender a relação estabelecida entre tema, problema e objetivos na pesquisa científica.

Continue navegando