Buscar

ESTUDO DE CASO 1 - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC
Curso de Administração - Noturno
Disciplina: Empreendedorismo e Rede de Cooperação
Docente: Paulo Ramalho
Discente: Daniele Danchura, Edinalva de Jesus Monteiro e Géssika do Carmo Fernandes
 
- ESTUDO DE CASO 01 – UNIDADE I -
 
1. Avalie os pontos fortes e fracos de Clarence Wooten:
Os pontos fortes de Wooten são conhecimento na área tecnológica e financeira, fácil adaptação a diferentes situações, bom relacionamento interpessoal, auto motivação, persistência, ele acredita no seu empreendimento e tem muita criatividade. Wooten tem ótimas qualidades para ser um empreendedor de sucesso, mas seus pontos fracos como a falta de foco, impaciência, dificuldade com controle financeiro, falta de planejamento estratégico, dificuldade de encontrar investidores, contribuíram com ele a ter dificuldades com o seu empreendimento.
2. O que você acha do produto versus a conclusão do serviço de Wooten? Quais são os pontos fortes e fracos do argumento dele?
A ideia de trocar o serviço por um produto foi a melhor resposta a uma deficiência no mercado de webdesign num momento em que a Internet estava em franca expansão. As empresas necessitavam entrar no mercado virtual e não estavam dispostas a pagar o custo do serviço de um webdesign, que era alto para as pequenas empresas. Além disso, a empresa não gerava receita enquanto estava realizando um serviço, sendo que com o oferecimento de produtos, a entrada de receitas torna-se constante. Sendo assim Wooten passou a oferecer um produto, bom e barato, que pudesse ser trabalhado facilmente por quem o adquirisse. Sendo assim a comercialização de templates já prontos atendia as necessidades de seu público alvo tanto no design do produto quanto no seu custo que ficou mais acessível.
· Ponto forte: oferecer um produto que seja acessível para um nicho específico (pequenas empresas) em um momento crucial, de expansão da internet; a conversão de uma empresas prestadora de serviços para uma que oferece produtos fará com que a entrada de renda se torne mais constante; conhecimento nessa área e as habilidades criativas de design.
· Pontos fracos: falta de financiamento, lançamento de produto sem ter os recursos necessários para manter a empresa, foco alto na valuation a fim de atrair investimentos, o que acabou dando resultado inverso.
 
3. Analise e avalie a oportunidade do ImageCafé:
O ImageCafé surgiu no início da era da Internet a partir de uma necessidade mercadológica onde as empresas estavam expandindo para o comércio digital, sendo assim, havia então uma procura muito grande por serviços de web designers. 
Atentando-se a oportunidade que a falta de atendimento das necessidades dos micro e pequenos empresários, que se tornou o público alvo da ImageCafé, criou-se um novo produto inovador no mercado, os templates de website. Contudo, ainda não havia concorrente com o mesmo tipo de produto, viabilizando assim, uma vantagem de crescimento dentre as grandes empresas do mercado daquela época. 
4. O que você acha da estratégia de angariamento de fundos de Wooten?
Estratégia arriscada, porém com o controle financeiro adequado seria possível levantar o capital necessário para o empreendimento e honrar seus compromissos, tanto com os investidores quanto com as despesas correntes da empresa. Outra situação que pode ser observada é o foco alto na valuation a fim de atrair investimentos, o que acabou dando resultado inverso.
5. Ele deveria ter aceitado a oferta de Dwayne Walker?
Creio que sim, pois na ocasião contavam com uma equipe reduzida de apenas dois programadores, o que tornava fácil a realocação na Costa Oeste, ainda mais por estes dois programadores terem concordado com os termos para recebimento dos valores devidos (após o recebimento do capital). Acredito ainda que o fato de Walker ter oferecido o meio milhão de dólares em parcelas de $ 20.000, faria com que Wooten se empenhasse em gerenciar melhor os recursos disponíveis e consequentemente no futuro não precisasse levantar o capital de 3 milhões. Além disso, teria a garantia de entrada de receitas na empresa, o que, em conjunto com o melhor gerenciamento de recursos, garantiria estabilidade da empresa e capital de giro.
6. Ele precisa conseguir 3 milhões?
Não necessariamente, apesar de a empresa estar em uma situação financeira crítica, o valor a ser financiado poderia ser menor, realizando a redução dos custos fixos da empresa. No artigo não fica claro se Wooten possuía um planejamento estratégico para o crescimento e expansão da empresa. Se caso ele tivesse, seria a hora de reavaliar as metas traçadas para alcançar o objetivo almejado. E, caso não possuísse, seria o caso de implantar um planejamento.
7. Como você responderia a oferta da Network Solutions?
Aceitaria, mas colocaria como condição para a venda da empresa a quitação do empréstimo de curtíssimo prazo que havia feito. Com a venda para a Network, e continuando sendo acionista, isso lhe daria fôlego financeiro para iniciar novos projetos. Caso não fosse possível a quitação do empréstimo, iria aguardar o prazo de 90 dias, e venderia o ImageCafé.
8. Como você faria a valuation do ImageCafé?
Avaliaria como o mercado avalia uma empresa neste segmento, para não perder possíveis negociações por superestimar a valuation da sua empresa. 
Para se avaliar uma empresa é preciso ter conhecimento do mercado e do setor, e principalmente de sua empresa. É preciso saber se o valor que você, os sócios, os acionistas enxergam é o mesmo que o mercado vê. Por isso a importância de se conhecer bem a empresa, pois poderá explorar os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, é possível negociar de forma mais justa a participação societária de um investidor. Avaliar uma empresa que está começando é ainda mais difícil, devido a falta de histórico financeiro e numérico, e por ainda não estar consolidada. 
Mesmo levando em consideração ao fato de que a ImageCafé surgiu no momento “perfeito”, ainda havia muita desconfiança em relação a internet e seus retornos para as empresas, tornando o produto de Wooten e consequentemente a empresa, um negócio de risco. O primeiro passo para fazer a valuation do ImageCafé seria estimar o seu fluxo de caixa para os próximos períodos, definir a taxa de desconto com base no risco da empresa, e com base nisso e no mercado presente, estimar um valor de avaliação. No caso do ImageCafé, por ser uma startup, o risco de investimento é alto por causa do alto nível de incertezas e de quebra deste tipo de empresa, mesmo tendo entrado num nicho promissor,
9. Quais são as implicações pessoais para Wooten se ele vender ou não?
A principal implicação pessoal no caso da venda da ImageCafé, seria a satisfação pessoal de Wooten. Ele poderia ficar abalado emocionalmente caso venha a vender a empresa, já que havia um anseio em ficar rico ainda jovem, mas, como demonstrado no próprio artigo, ele já teve outros negócios que não prosperaram e nem por isso desistiu. É preciso que ele entenda os reais motivos que o estão levando a vender a empresa. Já no caso de não fazer o negócio, a perspectiva é que a empresa venha a falência. Vendendo, a empresa permanecerá viva, podendo ser futuramente um negócio rentável, e assim ele terá uma rentabilidade segura, podendo investir em um novo projeto, uma nova oportunidade de negócios.

Outros materiais

Outros materiais