Buscar

Afinal, Direito é ciência

Prévia do material em texto

AFINAL, O DIREITO É CIÊNCIA?
Adriely Oliveira dos Santos
Mediante as inúmeras divergências sobre esta temática, para iniciarmos uma discussão devemos primeiramente compreender o que é ciência e o que é Direito. Segundo CHALMERS¹ “a ciência é baseada no que podemos ver, ouvir, tocar etc”, ele diz que a ciência é objetiva, possuindo então, um caráter descritivo, sendo sua área de abrangência muito ampla, enfocando sempre no que é real, perceptível. Já o Direito, o Dicionário online de Português² define-o como sendo uma “Ciência que estuda essas normas, leis e regras, em seu aspecto geral ou particular: [...]” (direito objetivo e subjetivo) “[...] direito civil; direito penal”. Mas sabemos que o Direito não se limita apenas em civil e penal e, muito menos apenas no estudo de leis e normativas.
Sendo encontrado em todas as áreas correlacionadas com a sociedade, vemos que o Direito não caminha sozinho, está diretamente ligado com a sociologia e a histórias, as quais são consideradas ciências sociais. Tem também, ligação direta com a filosofia, a qual é a base para todas as ciências. Mas isso seria suficiente para caracterizá-lo como tal? Na minha concepção não.
Diante dessas informações, minha aplicação inicial para compreender afinal, o que é o Direito se limita em admiti-lo como uma ferramenta científica, pois o que sustenta o Direito na sua função social é o saber científico. O Direito também contém uma área de abrangência muito ampla, assim como a matemática, auxilia no estudo de diversas áreas da ciência, mas isso não quer dizer que seja uma.
Segundo JUNIOR³, o Direito possui um caráter vago, ou seja, o termo direito não está definitivamente preenchido por conceitos, pois ora se refere a algo, ora a outro. JUNIOR diz que “não é tão simples assim encontrar uma definição única para o direito”. Deste modo, pode ser que um dia o Direito seja reconhecido oficialmente como ciência e acabe com essas divergências em relação a sua classificação. Mas entre o que pode e, o que é, eu prefiro acreditar no atual ao invés de depositar a minha crença em algo que pode nunca vir a existir.
Portanto, a resposta para essa pergunta tão fomentada, segundo os conhecimentos adquiridos através de pesquisas relacionadas é, não, o Direito não é uma ciência. E sim, uma ferramenta científica assim como a tão importante matemática, colocada principalmente entra a Filosofia e a História para reger uma sociedade através de princípios éticos e morais.
REFERÊNCIAS
¹CHALMER. (1993). O que é ciência afinal. Editora Brasiliense.
²Dicionário Online de Português. (2020). Fonte: Dicio: https://www.dicio.com.br
³JUNIOR, T. S. (2003). Introdução ao Estudo do Direito. São Paulo, SP: Editora Atlas S.A.
¹Chalmer. (1993). O que é ciência afinal. Editora Brasiliense.
²Dicionário Online de Português. (2020). Fonte: Dicio: https://www.dicio.com.br
³Junior, T. S. (2003). Introdução ao Estudo do Direito. São Paulo, SP: Editora Atlas S.A.

Continue navegando