Buscar

aps BIOMED

Prévia do material em texto

8) O exame de pulso trata-se de uma forma de diagnóstico, no qual o acupunturista, através de seus dedos, busca e toca a artéria do paciente e examina as manifestações do pulso com o objetivo de conhecer a evolução da doença. Disserte a respeito dos tipos de pulso e seu significado clínico:
Há 28 tipos de pulsos, são eles:
O pulso flutuante ou superficial ou também conhecido por FU MAI é um pulso que bate forte com pouca pressão e bate fraco com muita pressão, como um pedaço de madeira boiando na água. Significa que o Qi está na superfície, assim como a madeira flutua na água. Pode ser sentido com uma leve pressão dos dedos, apenas repousando os sobre a artéria. O pulso flutuante ocorre quando o calor no interior, especialmente calor relativo por deficiência de Yin, porque o calor expande o Qi que fica mais na periferia, levando o pulso a superficializar ou em casos de ataque do exterior por Qi patogênico, porque os ataques levam ao Qi a se concentrar na periferia para combater o Qi patogênico. Em casos raros, o pulso pode ser flutuante em condições de Interior, tais como anemia ou câncer. Nestes casos, o pulso é Flutuante porque o Qi é muito deficiente e “flutua” para a superfície do organismo.
O pulso profundo ou afundando, ou também conhecido por Chen, palpar o pulso afundado é como palpar uma bola de algodão sobre a areia. Só pode ser apalpada se for procurada e se uma boa pressão é exercida”. Significa que o Qi está confinado no interior e, por isto, o pulso é difícil de ser sentido e deve ser procurado na profundidade. Ter o Pulso afundado indica os problemas de doença no interior, levando o Qi a se concentrar no centro do corpo e conseqüentemente o pulso a ficar profundo, ou doença por frio, levando a concentração do Qi, que fica aprisionado no interior e aprofunda o pulso e doença com obstrução ao fluxo de Qi, onde o Qi não consegue aflorar, como estagnação de sangue.
O pulso lento, também conhecido como CHI MAI é um pulso que vem devagar e bate três vezes ou menos a cada respiração” isto significa que existe uma hipoatividade do ZONG Qi, então o pulso vem lentamente. O pulso lento ocorre nas seguintes ocasiões em que a doença por frio no interior consumiu o Yang Qi e levou a lentidão do ZONG Qi, ou quando a doença por frio no exterior esteja se aprofundando e esteja consumindo drasticamente o Yang Qi e tornando lento o ZONG Qi, ou ainda quando a doença possui acúmulo de fluídos ou estagnação de fluídos tornando lentos os processos orgânicos e o ZONG Qi e por fim a doença por estagnação de sangue.
O pulso rápido, também conhecido por SHU MAI, vem apressado e bate seis ou mais vezes a cada respiração, isto significa que existe algum processo patológico afetando o ZONG Qi, que fica apressando provocando um pulso rápido. O pulso rápido ocorre quando existe uma luta entre o Qi defensivo e o Qi patogênico levando a uma hiperatividade do Qi e que acaba por influenciar o ZONG Qi. Pode ocorrer também pela doença por calor levando hiperatividade do Qi, ou ainda pela doença que afeta o JIAO superior e afetando diretamente o ZONG Qi.
O pulso vazio, ou deficiente, também conhecido por XU MAI, ao tentar palpar o pulso deficiente notamos a semelhança em tentar se apoiar numa bola parcialmente cheia de água; a moeda que se aprofunda o dedo não há qualquer resistência. Quem se manifesta no pulso é o Qi. Como o Qi está deficiente nos pacientes com pulso deficiente, ao aprofundarmos o dedo, o Qi enfraquecido não opõe resistência.
O pulso vazio possui ocorrência em doença em que há deficiência de Qi ou sangue, ocorre também por deficiência da ascensão do Qi do Baço com síndrome do afundamento e por calor do verão lesando o sistema Ying, ou sistema nutritivo profundo.
O pulso cheio ou em excesso, também conhecido por SHI MAI vem com força e empurra o dedo nas três posições e nas três profundidades do pulso. Significa que o Qi está excessivo, e o pulso pleno de Qi empurra o dedo com força em qualquer região. O pulso cheio ocorre quando há síndrome de excesso do Yang do Fígado ou excesso de calor no interior, por síndrome de estagnação do Qi ou estagnação de Qi e sangue, por síndrome com fleuma calor ou estagnação de alimentos e por síndrome com vento.
O pulso escorregadio é suave, arredondado e escorregadio ao toque, escorregando sob os dedos, ter um pulso escorregadio é indicação de Fleuma (Tanyin), Umidade, retenção dos alimentos ou gravidez. Geralmente, o pulso escorregadio é Cheio por definição, mas em alguns casos também pode ser debilitado, indicando Fleuma (Tanyin) ou Umidade decorrente da Deficiência do Qi.
O pulso agitado é rígido sob os dedos, indica que há mudanças rápidas tanto no que se refere à qualidade como à frequência. Um pulso Agitado indica uma Deficiência de Sangue (Xue). Também pode indicar exaustão dos Fluidos Corpóreos (Jin Ye) e pode ocorrer após a sudorese profusa e prolongada ou vômito.
O pulso longo parece exceder ao tamanho das três posições(CUN, GUAN, CHI) na tomada geral do pulso. Significa plenitude de Qi ou síndrome de excesso.
O pulso curto parece ocupar unicamente a posição central (GUAN) no momento da tomada geral do pulso. Ocorre em síndromes de deficiência, principalmente deficiência de Qi.
O pulso abundante ou também conhecido por HONG MAI vem em grandes ondas como se fosse extravasar, mas elas desaparecem rapidamente”. Significa que o pulso vasto tem grande amplitude, que é causada pelo calor, mas as ondas colapsam rapidamente.
O pulso abundante tem ocorrência em doenças externas por calor causando febre, por doenças com grande calor, ou por calor no exterior mais calor no interior do corpo ou ainda por doenças internas por excesso e calor.
O pulso fino é fraco e fino como se uma pena passasse sob o dedo no momento da tomada do pulso, isto significa que é um pulso deficiente, mas pode ser individualizado e sentido com precisão, mesmo sendo muito fino. Este pulso ocorre quando há deficiência de Qi e sangue, quando a constituição corporal é débil e por deficiência de Qi do rim ou do baço. 
O Pulso fraco, também conhecido por RUO MAI, ele aparece na profundidade e é suave e sem força como um córrego com pouca água, isto significa que existe pouco Qi, e os canais não estão preenchidos por Qi e sangue. O pulso é fraco, suave e profundo. Este pulso ocorre quando há deficiência do Yang Qi e síndrome do afundamento, ou por deficiência do Qi e sangue , deficiência do WEI Qi ou do Qi do Pulmão, por Deficiência do Yang dos Rins e finalmente por deficiência da essência adquirida (JING Qi).
O pulso apertado apresenta uma sensação de algo contorcido, como se fosse uma corda espessa e indica um padrão de frio que pode ser interior ou exterior, como uma invasão de vento frio exterior. Se o pulso for Apertado e Flutuante indica frio exterior. Se for Apertado e Profundo indica frio interior. Este pulso é frequentemente observado em casos de asma decorrente do frio no pulmão (Fei), e nas alterações do estômago, pode também indicar dor decorrente de uma condição interior.
O pulso em corda ocorre por estase de Qi e está associado com a dor, desarmonia do Fígado (Gan) e Fleuma (Tanyin).
O pulso Levemente lento apresenta quatro batidas para cada ciclo respiratório, sendo geralmente saudável e não apresenta significância patológica.
O pulso oco, também conhecido por KONG MAI, vem rápido com muita tensão na superfície, mas é oco como um cone de cebolinha, isto significa que o pulso flutuante vazio espelha uma deficiência de Qi no interior. Ele ocorre em situações que há síndromes de calor por deficiência, síndromes de umidade calor no exterior em pacientes com deficiência de Baço ou por deficiência de sangue aguda por sangramento.
O pulso em couro é duro, mas enfraquece sob pressão, como uma tira de couro que cede sob o peso de uma pedra. Significa que apesar de haver distúrbio ou estagnação do Qi, o contexto é de deficiência. Por isto o pulso é sentido como corda, mas some frente a uma pressão maior no dedo. O pulso em tira de couro ocorre em situações que há Deficiência da essência dos Rinssevera com calor, severa deficiência de sangue e em grávidas significa sangramento com ameaça de abortamento.

Continue navegando